• Nenhum resultado encontrado

Caraterização do jardim-de-infância

Durante a observação realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada I e II, que decorreu no ano letivo 2014/2015, foi possível efetuar uma caraterização do jardim- de-infância (fig. 2) pertencente ao Agrupamento de Escolas de Monserrate, situado no concelho de Viana do Castelo.

Passa-se então a caraterizar o referido JI. Relativamente às caraterísticas estruturais do Jardim-de-Infância (JI) este era composto por espaços interiores e exteriores. Os espaços interiores diziam respeito às diferentes salas onde decorreram as atividades: sala 1 (fig. 3); sala 2 (fig. 4); sala 3 (fig. 5) e sala 4 (fig. 6), hall de entrada, que servia como local para as crianças guardarem e arrumarem os seus objetos pessoais e onde se encontravam expostos alguns dos trabalhos elaborados pelas crianças. Contava ainda com uma sala de acolhimento para as crianças que também funcionava como ginásio (fig. 7), duas instalações sanitárias para as crianças (fig. 8), uma sala de reunião para as educadoras (fig. 9) e outros intervenientes educativos e respetiva instalação sanitária. Existiam, ainda, duas salas destinadas ao prolongamento (fig. 10 e fig. 11), um clube de ciências (fig. 12),

7

uma biblioteca infantil (fig. 13), uma arrecadação, um cantinho com cacifos para as auxiliares educativas guardarem os seus pertences e uma cantina (fig. 14). Este último local estava devidamente equipado com mesas e cadeiras suficientes para as crianças e as auxiliares, bem como com os utensílios necessários para se utilizar e armários para arrumar os diversos pertences da cantina. De notar que a cantina funcionava apenas como refeitório, uma vez que as refeições eram confecionadas no 1º CEB.

Apesar do JI possuir um ginásio, as sessões de motricidade infantil realizavam-se no ginásio do 1º CEB, dado apresentar melhores condições para a realização das mesmas e por ter sido apontado como um ponto fraco das instalações do JI.

Figura 5. Sala 3

Figura 7. Sala de acolhimento e ginásio

Figura 8. Instalações sanitárias das crianças

Figura 10. Sala 1 prolongamento

Figura 12. Clube de ciências Figura 13. Biblioteca infantil Figura 14. Cantina

Figura 9. Sala de reuniões Figura 4. Sala 2 Figura 6. Sala 4 Figura 11. Sala 2 prolongamento Figura 3. Sala 1

8

Relativamente às diferentes salas de atividades, estas apresentavam a mesma estrutura, modificando apenas a disposição dos seus adereços e a disposição das áreas e ou cantinhos. Deste modo podiam ser observadas nas quatro salas do JI as seguintes áreas: casinha, TV e rádio, jogos de mesa, cabeleireiro, jogos de construção, jogos do chão, expressões plásticas (pintura, desenho, colagem, modelagem de plasticina e quadro de giz), computador, faz de conta, biblioteca, das letras e por fim cantinho dos aniversários.

No que concerne ao espaço exterior este era amplo e rodeado por um muro com rede, que impossibilitava as crianças de acederem à rua. Este espaço estava dividido com o recreio do 1º CEB (fig. 15) e era composto por um espaço com parque infantil (fig. 16), lugar cimentado onde as crianças jogavam à bola, recriavam jogos tradicionais e brincavam com os triciclos e trotinetas. Este espaço contemplava, ainda, zonas verdes, nas quais se encontrava um jardim, uma horta e diferentes árvores (fig. 17), duas caixas de areia (fig. 18) e uma casinha em madeira (fig. 19).

É importante referir que durante o ano letivo de 2014/2015 o espaço do jardim foi requalificado para a elaboração de um novo recreio, cujo objetivo principal consistiu em aproveitar um espaço totalmente desaproveitado apesar de se constatar ser um espaço de eleição por parte das crianças principalmente nos dias em que a temperatura era mais elevada. Por outro lado proporcionava novas brincadeiras às crianças, com a utilização de diferentes jogos e materiais, com os quais as crianças podiam interagir. A responsabilidade da requalificação deste espaço foi da sala 3, tendo sido bem recebido por parte das crianças, que o denominaram "Recreio Relvado" (fig. 20). Neste sentido, ambos os recreios foram presenteados com novo material para as crianças brincarem, nomeadamente caixas de areia e casinha de madeira.

Figura 15. Recreio do JI

9

Este espaço do recreio era utilizado pelas crianças no horário da manhã, posteriormente ao lanche, bem como depois do almoço, contando com a supervisão respetiva das educadoras e auxiliares educativas. É importante referir que este espaço era igualmente utilizado na componente de apoio à família (CAF), no final do horário escolar, contando também com a supervisão das respetivas animadoras.

O espaço interior (salas de atividades) e o espaço exterior permitiam que as crianças estivessem constantemente ativas, promovendo momentos de aprendizagem e desenvolvimento das mesmas, assim como a promoção das relações interpessoais, potenciadas principalmente através do brincar.

Relativamente à comunidade escolar o JI acolhia um total de 81 crianças, com idades compreendidas entre os dois e os seis anos de idade. Este grupo de crianças encontrava-se dividido por quatro salas de atividades, contando cada sala com uma educadora titular e uma auxiliar educativa. Num dos grupos de crianças (sala 3), existiam duas crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), sendo necessário o apoio educativo de duas docentes especializadas em Educação Especial. É importante salientar que o grupo de intervenientes educativos era, ainda, composto por duas educadoras de infância que se encontravam com componente não letiva, embora também desempenhassem funções de apoio educativo, no envolvimento das crianças em atividades da Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no 1º CEB e no apoio da biblioteca infantil do JI. Estavam ainda envolvidas três animadoras que desempenhavam funções na componente de apoio à família (CAF), na qual participavam um total de 50 crianças. O horário de funcionamento do JI decorria entre as 7:45h e as 18:30h, estando dividido numa componente classificada como letiva e na componente de apoio à família (CAF). Esta última pretendia apoiar as famílias relativamente aos seus horários de

Figura 19. Casinha de madeira

Figura 20. Recreio Relvado Figura 18. Caixa de areia

Figura 17. Espaço de

10

trabalho, funcionando deste modo em três momentos distintos: no período da manhã antes de iniciar a componente letiva, durante o período do almoço e no período da tarde, posterior à componente letiva. A componente letiva funcionava no horário das 9:00h às 12:00h, retomando às 13:30h e finalizando às 15:30h. Neste sentido importa referir que durante este ano letivo, algumas crianças dos diferentes grupos estiveram envolvidas em atividades relacionadas com a área do conhecimento do mundo (clube de ciências), propostas por uma das animadoras, bem como atividades promovidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), como a patinagem. Por outro lado, ao longo de todo o ano letivo, os quatro grupos de crianças estiveram envolvidos, em sessões de expressão musical, protagonizadas por uma docente externa ao JI, que ocorriam em dois dias da semana distintos, sempre no horário da tarde.

O estabelecimento educativo pertence à rede pública e respeita as regras de funcionamento, regendo-se pelo regulamento interno elaborado pelo Agrupamento de Escolas, assim como pelo Projeto Educativo, Projeto Curricular de Turma e pelo Plano Anual de Atividades, promovendo assim o desenvolvimento de novas atividades, pertinentes para o grupo de crianças.

Torna-se importante mencionar que, para que o bom desenvolvimento de todas as crianças do JI fosse garantido, foi fundamental o papel de responsabilidade de todos os intervenientes educativos, privilegiando-se um bom clima de interação e entreajuda.