• Nenhum resultado encontrado

Carnaubenses ausentes e presentes: momentos de reencontro e de compartilhamento identitário

Dentre as peculiaridades existentes nas festas religiosas católicas, uma delas é a particularidade de propiciar momentos de reencontro entre aqueles que moram na cidade e aqueles que foram embora galgando novas oportunidades de vida em outras cidades, não deixam de retornar a suas cidades de origens em períodos festivos. Existem, pois, dois momentos, em especial, onde os carnaubenses ausentes retornam em massa para a cidade; um deles tem um retorno oficial, o outro, ocorre sem que precise de pompa ou datas previstas. O fato é que o retorno do grupo e as homenagens para o grupo em seu retorno só ocorrem em um momento especial: a festa de Nossa Senhora das Vitórias.

O momento da Festa de Nossa Senhora das Vitórias é onde existe uma noite de novena dedicada ao grupo e em que todos esperam o retorno e o festejam. Embora, muitos ausentes retornem em Carnaúba em outros períodos como na semana santa, o retorno não é em grupo, nem institucionalizado e sobretudo não é na festa da Santa Vitória. Nas festas de Santa Luzia e São José não há predominância desse caráter de retorno dos ausentes de forma massiva.

O retorno dos ausentes na Semana Santa se justifica, então, por ser um feriado, o retorno na festa da Santa Vitória acontece independentemente de ser feriado, pois, os ausentes vêm para passar pouco mais de 24 horas, mas, fazem questão de se fazer presentes.

2.4.1 A comunidade Carnaubense

Durante as observações participantes, um dos momentos em que melhor percebi o sentimento de pertença aflorar nas pessoas foi durante o reencontro de antigos colegas de classe durante a festa de Nossa Senhora das Vitórias.

O dia 20 de outubro foi, por conseguinte, a data escolhida para ter o primeiro encontro de ex-alunos da escola mais antiga de Carnaúba dos Dantas. Este evento iniciou às 10 horas da manhã de um domingo e se estendeu até às 18:00 deste mesmo dia. A ideia principal do evento era promover um reencontro entre antigos colegas de classe em uma viagem de retorno no tempo.

Os que visitavam a escola estadual Caetano Dantas puderam observar muitas imagens da cidade, da escola, do cotidiano dos carnaubenses e, sobretudo, de quando estudavam juntos. O evento propiciou aos ex-alunos, carnaubenses presentes e ausentes, um compartilhamento de lembranças comuns às duas categorias. As pessoas não cansavam de relembrar os momentos marcantes para a história da comunidade e, claro, da sua própria vida, o cotidiano partilhado e vivenciado por todos anteriormente.

Analisando o modo como todos puderam dialogar, identifiquei que o evento promoveu uma socialização por parte deles que talvez não acontecesse desde a juventude. As pessoas mais simples, que claramente não tiveram a oportunidade de continuar estudando, conversavam com os que “venceram na vida”.

O reencontro dos ex-alunos trouxe, por sua vez, um sentimento de igualdade entre eles, pois, naquele evento não estava importando a que classe cada um pertencia atualmente e sim, como eles se lembravam do tempo da escola, de seus professores em comum e da cidade na época.

Nós temos uma atividade presente em Carnaúba dos Dantas em outros segmentos. Por exemplo, toda a atividade cultural de Carnaúba dos Dantas que envolva cultura, nós estamos presentes. Quer seja um evento desportivo, que é cultura também, um evento religioso. A nossa associação, eu gostaria até de que você compreendesse isso aqui, apesar de que nós estarmos com esse empenho de vir a Carnaúba dos Dantas na festa de Nossa Senhora das Vitórias, mas, não quer dizer que é a ARCA é só, é católica puramente, nós respeitamos todos os segmentos religiosos, até porque o nosso estatuto ele não permite que se faça discriminação de religião, de raça, de política. Aí você diz a arca é política?? É, é política dentro de seus limites, agora, não é uma instituição política partidária, mais nós somos respeitados em Carnaúba dos Dantas exatamente por que o nosso fundamento é bem alicerçado, bem forte exatamente por isso. (Humberto Dantas, Diretor da ARCA e Carnaubense ausente, 20 de outubro de 2013).

A ARCA faz questão de estar presente junto à comunidade nos eventos culturais e políticos. Embora seus membros sejam enfáticos em colocá-la como uma instituição sem interesses religiosos e partidários, inevitavelmente eles optam por realizar suas atividades dentro da festa que para os nativos é seu momento mais

39 O nome da escola é dedicado ao fundador da cidade Caetano Dantas Correia. Atualmente, essa

escola funciona apenas no período noturno, dedicando-se ao ensino de jovens e adultos, modalidade EJA.

importante do ano. Ao estarem lá nesses momentos tão preciosos para os presentes, os filhos ausentes reiteram sua importância para a comunidade.

Ao pensar sobre este momento, dentre outros eventos que aconteceram na festa, percebi que alguns deles, como é o caso deste evento específico, reforçam o sentido de comunnitas (TURNER, 2008), pois parte dos atores envolvidos, embora não pertençam mais ao cotidiano da cidade, são realocados temporalmente, já que vêm à tona momentos em que não haviam divisões entre ausentes e presentes e todos faziam parte da mesma comunidade.

Na sua estadia em Carnaúba dos Dantas, o grupo dos ausentes retorna ao seio de suas famílias. Alguns se hospedam em casas de parentes que residem na cidade, outros são proprietários de habitações e os demais ficam nas residências dos amigos que residem no município.

Diferente dos romeiros, os filhos ausentes retornam e são esperados pelos seus conterrâneos ansiosamente. Sabe-se, até o momento, que nenhum carnaubense ausente dormiu na rua ou dentro do ônibus que os trouxe. No entanto, é preciso lembrar que nem todos os que viajam são considerados figuras ilustres e importantes dentro da festa. Isso fica para os membros mais famosos e também mais abastados. Os demais permanecem pela cidade discretamente.

Desta forma, é no reencontro entre os grupos que a comunidade se sente completa. Pais, filhos, irmãos e primos estão juntos novamente e a sociedade enfim está completa e pode comemorar sua festa.

2.5 Das relações econômicas estabelecidas através do espaço Monte do Galo