• Nenhum resultado encontrado

Conteúdo mais acessado acesso livre

5.4 CATEGORIA IV: INFRAESTRUTURA

Esta categoria executou a análise da infraestrutura dos Telecentros no que diz respeito às instalações das salas de aula (condições físicas do prédio, acessibilidade, ergonomia, banheiros, água potável, ventilação).

O anteprojeto de criação das Estações digitais previa que as instalações dos telecentros seriam feitas preferencialmente em escolas, ou junto a outros estabelecimentos públicos estatais que possuissem infraestrutura para suportar a instalação de equipamentos de informática, além de boa edificação, capaz de propocionar segurança e acessibilidade para a população. Em relação aos recursos necessários, foram listados os seguintes itens:

a) 01 sala em condições para instalação de equipamentos de informática; b) 01 computador (servidor);

c) 10 computadores (clientes); d) 01 impressora matricial; e) 01 scanner;

f) 01 switch 24 portas inteligentes;

g) 01 conexão em rede local e com a internet;

h) 01 “no break” com capacidade para suportar o servidor; i) 10 estabilizadores de tensão para os PC’s;

j) Cabeamento para as redes;

k) Sistema operacional Windows 98 para os terminas e Windows XP para o servidor, prevendo migração para sistemas abertos, como por exemplo LINUX>

l) 12 mesas para computadores e periféricos; m) 25 cadeiras.

Dos itens acima listados, não foram identificados estabilizadores e o número de mesas e cadeiras é reduzido para 10 alunos e um educador. Em relação aos computadores, impressoras e similares, tratar-se-á destes itens na próxima categoria.

Durante a pesquisa, constatou-se que a maior parte das Estações Digitais encontra-se instalada em prédios públicos, como os Centros de Referência da Cidadania e da Juventude. Além disso, há telecentros instalados também em associações de moradores e ONG’s. Foi observado ainda, durante as visitas, que as Estações Digitais possuem estrutura física bastante semelhante, mas não são criteriosamente padronizadas. Isto que dizer que a estrutura torna-se diferenciada dependendo do local que está instalada. Observam-se abaixo alguns exemplos:

Figura 10 – Infraestrutura das Estações Digitais – Casa Brasil

A Estação Digital instalada na Casa Brasil possui, além da sala de informática, uma sala para o curso de Manutenção de Celulares e outra para o curso de DJ. Nas entrevistas realizadas, foi relatado problemas com relação à segurança dos ambientes, pois a Casa Brasil já sofreu arrombamentos e tentativas de furtos.

Na Estação Digital da Associação Comunitária de Amigos e Moradores do Grotão, apesar da estrutura física deficitária do local, que é mantida pela comunidade, a sala da Estação Digital possui ar-condicionado e piso em boas condições, como mostram as fotos abaixo.

Figura 11 – Estação digital na Associação de Moradores- Grotão

Fonte: Dados da pesquisa, 2014

A figura 10 mostra faixada da associação, localizada no bairro do Grotão. O bairro de maneira geral possui muitos problemas de infraestrutura. Adiante, na figura 11 tem-se foto do corredor de entrada da associação, e na figura 12, foto da sala de aula do mesmo local. O mobiliário registrado nesta foto não é o mesmo para todas as Estações Digitais.

Figura 12 – Entrada da Estação Digital na Associação de Moradores

Fonte: Dados da pesquisa, 2014

Problemas de acessibilidade são identificados nas Estações Digitais, como falta de rampas e portas estreitas para cadeirantes. As cinco Estações visitadas não possuem alunos cadeirantes, todavia, a presença de idosos é constante, fato este que justifica a necessidade de adequação dos espaços físicos.

Figura 13 – Sala da Estação Digital na Associação de Moradores

Fonte: Dados da pesquisa, 2014

Todas as Estações visitadas possuem aparelho de ar-condicionado, item essencial para o funcionamento de salas de aula com equipamento de informática. Outra característica em comum foi em relação aos problemas de infiltração nas paredes, o que resulta em um ambiente muitas vezes úmido, sendo que este problema se agrava nas salas que não possuem janelas, como da figura 12 acima.

Figura 14 – Sala da Estação Digital no Centro de Referência da Cidadania- Funcionários

Na Estação Digital mostrada na figura 13, vê-se um mobiliário diferente com cadeiras de plástico. Avaliando sob uma perspectiva ergonômica, ou seja, de melhor adaptação possível entre os equipamentos e o modo de utilização desses pelas pessoas tendo em vista o bem-estar para a otimização do trabalho, muitos problemas são identificados com este tipo de mobília. As mesas são altas, não possuindo adequação para posicionamento dos braços durante o manuseio do computador. Isto pode ser claramente observado na próxima figura, onde se pode perceber que esse problema de postura é muitas vezes negligenciado:

Figura 15 – Problemas com o mobiliário

Fonte: Dados da pesquisa, 2014

Na figura 14 se percebe a dificuldade de adequação entre o mobiliário e a aluna, promovendo uma postura inadequada que é prejudicial tanto para a saúde física da assistida quanto para e execução das tarefas no computador.

Já na figura 15, tem-se a comparação entre uma postura correta e os problemas causados pela falta da mesma:

Figura 16 – Comparativo ergonômico do mobiliário para computadores

Fonte: Disponível em:http://ergonomianasescolas.blogspot.com.br/

Como descrito na figura 15, uma postura incorreta diante do computador pode causar cefaleia, fadiga visual, olhos ressecado, prurido, torcicolo, câimbras, lombalgia, entre outros. A situação torna-se pior quando as máquinas não são desktops, pois é mais difícil realizar estas adaptações em computadores portáteis.

Segue, abaixo, figura 16, exemplo de mobiliário apropriado para o uso de computadores portáteis:

Figura 17 – Exemplo de mobiliário adequado para notebook

Fonte: Disponível em:http://ergonomianasescolas.blogspot.com.br/

Já em relação aos banheiros e a disponibilidade de água potável nos locais, itens esses apontados como essenciais nas cartilhas do governo Federal sobre a montagem e o funcionamento de Telecentros, apenas uma Estação Digital estava inapta para ofertar água aos alunos. Já os banheiros, estavam em funcionamento regular, com uma estrutura razoável.

Estes problemas acima descritos foram citados por alguns educadores durante as entrevistas, que apontaram a necessidade de uma melhor adequação do espaço físico, com melhoria nas instalações elétricas (fios à mostra, aparelho de ar condicionado antigo, que produz muito ruído) e pintura das salas. Segundo o educador E3, “O ambiente precisa de manutenção regular, para não ser um ambiente ‘feio’”. O educador se referia neste caso, à pintura, que estava bastante danificada.

Na pesquisa com os alunos, uma das questões pedia que os mesmos apontassem melhorias nas Estações Digitais. Porém, a questão da infraestrutura, não foi indicada como problema, como se pode ver no gráfico abaixo (gráfico 10):

Gráfico 10 – Necessidades apontadas pelos alunos nas Estações Digitais

Fonte: Dados da pesquisa, 2014

O gráfico 10 representa a análise feita pelos alunos sobre possíveis melhorias no