• Nenhum resultado encontrado

Categoria 3 Percepções sobre a atuação do Coordenador de ciclo

No documento Lideranças e cultura colaborativa (páginas 63-66)

PARTE II. Estudo Empírico

6. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS

6.3 Categoria 3 Percepções sobre a atuação do Coordenador de ciclo

 

De que forma o coordenador percepciona e exerce a supervisão no órgão de gestão que coordena?

Em relação a esta categoria, uma vez que se pretende um registo autocrítico do cargo de coordenador, o diretor geral não foi questionado. Nessa reflexão obtiveram-se as seguintes unidades de registo:

espírito crítico; depende da situação concreta; por vezes…sinto-me condicionada por ser professora ao mesmo tempo; não sou perfeita; tenho muito que aprender; empenhada.

Ao inserirmos estes indicadores nas unidades de contexto obtemos uma explicação, não só de natureza pessoal mas também profissional:

• B. Eu esforço-me por isso, embora tenha consciência de que nem sempre consigo. Não consigo chegar da mesma maneira a todos os elementos da comunidade educativa.

• C …. riso…não, há sempre falhas e maneiras de melhorar…porque também sou professora…às vezes há aspetos da parte da coordenação que ficam para trás.

• D. Nem todas, umas melhores, outras pior…sinto-me condicionada, pelo facto de ser professora ao mesmo tempo….

• E. Eu, não sou perfeita…riso….Quando decidimos alguma coisa no conselho de coordenação, até chegarmos a um acordo, há sempre coisas que uns concordam outros não. Mas depois, temos de atuar em conformidade.

• F. …Há determinados aspetos sobre os quais eu tenho maiores dificuldades e que tenho vindo a aprender….É mais fácil lidar com os alunos….

• G. É assim, seria fantástico, mas não…Tento obviamente, e eu acho que isto é o principal, porque sou uma pessoa empenhada…

Uma possível inferência das unidades de contexto passa pela constatação dos coordenadores fazerem alusão ao facto de, para além do exercício do cargo

de coordenação, também serem professores. Se, por um lado, referem que o serem responsáveis por um grupo de alunos lhes confere proximidade com o processo ensino-aprendizagem, por outro, parece ser fator de uma possível menor abrangência no desempenho do trabalho de coordenação pedagógica. Por outro lado, é referido a importância de “decidir em conformidade” e esta realidade resulta, como é referido, da existência de uma equipa de coordenação. Ainda, no âmbito da autocrítica relativa ao desempenho no exercício no cargo, pretende-se verificar quais as funções a que o coordenador atribui maior ponderação e dedicação em função de determinados momentos do ano letivo. Através das unidades de registo podemos identificar alguma constância nas percepções:

início do ano; momentos religiosos e celebrativos; avaliação; bem-estar dos alunos; visitas de estudo; festa da comunidade educativa; terceiro período.

De uma forma mais implícita ou não, com mais ou menor especificidade, todos referem os eventos simbólicos, a avaliação, o processo ensino- aprendizagem, as atividades e o bem-estar dos alunos e dos professores. Esta conformidade de percepção poderá resultar da existência de uma equipa de trabalho, como já foi referido, e as diferenças de valorização devem-se à especificidade de cada ciclo e de realidade, como comprovam as unidades de contexto:

• B….a abertura do ano…os momentos mais explicitamente religiosos…Mas, todo o ano é importante, porque todo o ano temos uma quantidade de atividades e de ações que abrangem âmbitos que eu referi…Durante todo ano trabalhamos muito com os alunos numa linha de entendimento e de escuta.

• C. …por exemplo a festa da comunidade educativa…os momentos em que os pais são chamados à escola.

• D. Todos os momentos do ano são importantes. Tanto o início do ano, como os momentos de avaliação e os principais eventos do colégio.

• E. Dou prioridade à avaliação dos alunos, festejos ao longo do ano. Quando eu falo na avaliação dos alunos estou a falar em processo ensino aprendizagem…bem- estar dos alunos e dos professores”.

• F. Vai variando ao longo do ano.

• G. O momento chave…é o terceiro período, porque é aquele que exige mais trabalho, em que acontecem mais coisas, em que a pressão do coordenador é

65 maior, porque os alunos estão pressionados, com o final do ano e com os resultados.

No que se refere à pretensão de recolher a percepção do coordenador relativamente à forma como decorrem as reuniões de ciclo e ao ânimo, confiança e motivação sentidos pelos professores, as unidades de registo conferem:

motivação; envolvência; responsabilidade; atitude crítica; papel da Diretora Pedagógica e Geral; coordenar festas e atividades pedagógicas; equipas entusiasmadas; fatores exteriores de desmotivação; reuniões restritas; os professores saem confiantes: satisfaço com o meu trabalho.

É um registo aparentemente disperso e desconexo, mas quando utilizamos a informação abrangente da unidade de contexto, encontramos evidências comuns, no sentido de que esta equipa tem uma atitude critica à sua atuação e preocupação com o reflexo do seu desempenho na relação pedagógica com os professores. Por outro lado, também pudemos inferir que existem percepções que resultam das características pessoais e psicológicas de cada coordenador:

• B. …O meu papel é essencialmente de motivação e de envolvência neste projeto de envangelização da escola….

• C. …eu sinto que as pessoas que fazem parte dos ciclos são muito responsáveis e são muito criticas. São muito atentas e estão todos com um grande objetivo que é que tudo funcione em prole da criança.

• D. Em muitas reuniões eu sinto isso. Noutras vejo que remetem muito para a diretora pedagógica. Sobretudo …quando me questionam na parte labora e na parte legislativa. Sinto, aí, que muitas vezes têm a intenção de remeter para a entidade máxima da escola. Agora, quando é para coordenar festas, o nosso dia-a-dia, sinto que toda a equipa é colaborativa e saímos entusiasmadas e com vontade de fazer.

• E. Eu acho que saem motivados…mas depois há sempre fatores exteriores que começam a minar e há sempre coisas que depois ficam para trás e que as pessoas não fazem…Agora se saem com o sentido de missão cumprida, se calhar sim, e às vezes se calhar até mais do que isso, dão conta de alguma falhas que vão tentar colmatar....

• F. …Quando são reuniões mais restritas, sei lá, com os diretores de turma, ou com o diretor de turma e um aluno…ou com os encarregados de educação…ou só com um professor, na generalidade sinto que saem confiantes da orientação que dei ao assunto.

• G. Eu, por acaso, acho que sim….

6.4 Categoria 4-Perceções sobre a (in) existência de trabalho

No documento Lideranças e cultura colaborativa (páginas 63-66)