• Nenhum resultado encontrado

Categoria tecnologia no uso de plataformas de Governo Aberto

No documento Download/Open (páginas 111-113)

4.2 Conjunto dos aspectos motivacionais

4.2.2 Resultado das entrevistas semiestruturadas com os utilizadores

4.2.2.4 Categoria tecnologia no uso de plataformas de Governo Aberto

A partir dos dados coletados junto aos utilizadores de plataformas de Governo Aberto, a categoria “tecnologia” é composta pelas propriedades facilidade, praticidade e rapidez, melhor diálogo entre o governo e sociedade, processo de participação mais direto, desburocratizar os processos públicos, comodidade, forçar os responsáveis resolver e feedback, como pode ser visualizado na Figura 20.

Figura 20 (4) - Categoria tecnologia no uso de plataformas de Governo Aberto

Fonte: extraído do Atlas.ti® a partir das entrevistas com os utilizadores.

Todas propriedades desta categoria foram criadas devido ao grau de saturação dessas variáveis nas falas dos entrevistados, portanto, justifica-se a criação desta nova categoria e suas respectivas propriedades.

A propriedade facilidade, praticidade e rapidez é uma motivação intrínseca ao indivíduo, onde o cidadão é movido pela forma fácil e prática de propor, participar, fiscalizar e denunciar a partir da utilização de plataformas de Governo Aberto, como nesses exemplos:

Estas plataformas são de grande facilidade e diminui essa distância, pois nem todo mundo tem disponibilidade de tirar uma foto, ir presencialmente no departamento responsável, numa Câmara ou numa Prefeitura, chegando lá ele vai esperar horas para ser atendido, e se for atendido, muitas vezes será mau atendido, e com este recurso não, é apenas registrar, receber o protocolo e aguardar que o problema seja resolvido. Por esse motivo, eu acredito que o uso destas plataformas estimula a participação. (P44, 46, grifo nosso). Como a maioria das pessoas tem um computador ou um celular, facilita muito para as pessoas interagir através destes canais e reivindicar seus direitos, pois quando estamos em casa sem fazer nada, temos um tempo livre para fazer alguma coisa para ajudar a resolver os problemas de nosso bairro. (P49, 53, grifo nosso).

A propriedade melhor diálogo entre o governo e a sociedade é um aspecto motivacional intrínseco ao indivíduo. A partir das falas é possível observar que os

indivíduos acreditam que o uso destas ferramentas é estimulante, pois promovem um melhor diálogo, por exemplo:

Bom, benefícios ela pode trazer sim, pois os benefícios serão consequência de um diálogo mais fácil entre a população e os governos, então vai ser muito mais fácil para a população entender e para o governo entender o que a população necessita. (P43, 45, grifo nosso).

A propriedade processo de participação mais direto está relacionada com o uso da tecnologia, no processo, com o intuito de promover uma participação mais direta e efetiva. Esta propriedade foi percebida nas seguintes falas:

A melhoria de vida né, onde o cidadão vai ter contato direto, com o elo que une resolver esses problemas, por que antes não se tinha, tinha que ir lá e hoje não. Agora é bem mais prático, praticidade é tudo né, as vezes a gente não tem tempo de ir lá, procurando, agora tirou a foto, mandou e enviou. E pronto! Como se ela agisse como uma pressão, vamos colocar pressão para eles agirem. (P56, 65, grifo nosso).

Então, eu vejo como uma grande facilidade e diminui essa distância, porque nem todo mundo vai ter disponibilidade de tirar uma foto, ir presencialmente no Departamento responsável, numa Câmara ou numa Prefeitura, chegando lá ele vai esperar horas para ser atendido, e se for atendido, muitas vezes será mal atendido, e com o aplicativo não. (P44, 46, grifo nosso).

A propriedade desburocratizar os processos públicos está relacionada com o uso da tecnologia, incluída no processo, com o intuito de utilizá-la no sentido de desburocratizar os processos governamentais, a exemplo de:

Justamente é quebrar esse fator burocrático, quando você tem uma facilidade maior de entrar em contato com os órgãos de seus determinados setores. (P46, 49, grifo nosso).

Então eu vi nesse aplicativo uma alternativa prática e fácil de estar resolvendo coisas que antes nós não podíamos fazer por conta que tinha que passar por toda burocracia governamental, até difícil você chegar até um ente público para reclamar, pois sempre visto como uma pessoa que está ali para atrapalhar a gestão, e nessa ferramenta não, você pode atuar de forma simples e prática. (P44, 46, grifo nosso).

A propriedade comodidade está relacionada ao uso da tecnologia, incluída no processo, com o intuito de garantir comodidade ao cidadão, a exemplo de:

Um aplicativo desse, além de nos fornecer a participação, também nos oferece comodidade e flexibilidade no diálogo com o poder legislativo, executivo, fiscalização e judiciário. Dessa forma, na minha opinião, é um recurso fundamental para as cidades nos tempos de hoje. (P57, 67, grifo nosso).

A propriedade forçar os responsáveis a resolver está relacionado ao uso da tecnologia, incluída no processo, com o intuito de cobrar ou forçar os representantes a resolverem os problemas, a exemplo de:

Precisamos que esses problemas sejam resolvidos, e para isso, os responsáveis do governo precisam colocar a mão na massa e resolvê-lo, pois, é para isso que eles estão lá. (P45, 48, grifo nosso).

A propriedade feedback está relacionada ao uso de um recurso tecnológico, incluída no processo, com o intuito de manter o cidadão atualizado sobre suas possíveis solicitações ou demandas, a exemplo disso:

O feedback do responsável à pessoa que registrou, para que ele possa estar sabendo o que está acontecendo, como que está a sua solicitação, porque está no orçamento do mês que vem, pois muitas vezes um problema é registrado e não é resolvido, nisso pensamos que não foi resolvido porque o gestor não identificou sua denúncia, e muitas vezes está passando por licitação e a pessoa que enviou não está sabendo disso. É muito importante esse feedback para que o cidadão possa entender o porquê da demora da resolução do problema, as vezes no governo tem pessoas competentes que têm interesse de fazer, e tem todo o processo burocrático, que é um processo natural, e a pessoa que enviou não está sabendo. (P44, 47, grifo nosso).

No documento Download/Open (páginas 111-113)