• Nenhum resultado encontrado

OBRIGATÓRIO A PARTIR DE: 1 DE OUTUBRO

CB 2 MATERIAL DE PROPAGAÇÃO

A escolha do material de propagação desempenha um papel importante no processo de produção, e a utilização das variedades adequadas pode ajudar a reduzir o número de aplicações de fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos. A escolha do material de propagação é uma condição prévia para um bom crescimento das plantas e uma produção de qualidade.

CB. 2.1 Qualidade e Sanidade

A finalidade da variedade de registros é fornecer aos produtores, indústrias de processamento e de distribuição um meio de supervisionar, para assegurar que os requisitos de saúde e segurança são cumpridos, e que as informações relacionadas com a identidade da variedade estão disponíveis para os regulamentadores, de modo a evitar fraudes. O registro da variedade visa proteger o comprador de sementes/plantas

jovens/material colhido, fornecendo a garantia básica de que o material de início utilizado está em conformidade com a descrição oficial da variedade.

CB. 2.1.1 Quando as sementes ou o material de propagação tiverem sido

comprados nos últimos 24 meses, existe evidência que assegure que foram obtidos de acordo com a legislação de registro da variedade (se for o caso, existe registro obrigatório da variedade no respectivo país)?

Deve estar disponível um documento (p. ex., pacote de sementes vazio, passaporte fitossanitário, lista de embalagens ou nota fiscal) que declare, no mínimo, o nome da variedade, o número do lote, o fornecedor do material de propagação e, quando disponível, informações adicionais sobre a qualidade das sementes (germinação, pureza genética, pureza física, saúde das sementes, etc.).

O material proveniente de viveiros com certificação Material de Propagação de Plantas GLOBALG.A.P., certificação reconhecida pelo GLOBALG.A.P. ou equivalente, é considerado cumpridor.

Obrigação Menor

170929_ G G _IFA _CPCC_CB _V 5_ 1_pt.doc

N.º

Ponto de Controle

Critério de Cumprimento

Nível

CB. 2.1.2 O material de propagação utilizado foi obtido em conformidade com as

leis de propriedade intelectual aplicáveis?

Quando os produtores utilizam variedades ou porta-enxertos registrados, estão disponíveis documentos escritos mediante pedido, que provam que o material de propagação utilizado foi obtido em conformidade com as leis locais de propriedade intelectual aplicáveis. Estes documentos poderão ser o contrato de licença (para material de base que não provém da semente, mas que é de origem vegetal), o passaporte fitossanitário, se aplicável, ou, se não for exigido o passaporte fitossanitário, um documento ou pacote de sementes vazio que declare, no mínimo, o nome da variedade, o número do lote, o fornecedor do material de propagação e a lista de embalagens/nota de remessa ou fatura, para demonstrar a quantidade e a identidade de todos os materiais de propagação utilizados nos últimos 24 meses. Sem opção N/A. Nota: o Banco de Dados PLUTO do UPOV (http://www.upov.int/pluto/en) e a Variety Finder Tool (Ferramenta de Localização de Variedades) no Website do CPVO (cpvo.europa.eu) listam todas as variedades a nível mundial, fornecendo seus dados de registro e os dados de Proteção da Propriedade Intelectual por variedade e país.

Obrigação Menor

CB. 2.1.3 Existem sistemas de controle da qualidade fitossanitária em caso de

propagação em viveiros próprios?

Deve existir um sistema de controle de qualidade que inclua um sistema de monitoramento dos sinais visíveis de pragas e doenças, e registros atuais do sistema de monitoramento. Viveiro significa qualquer local onde é produzido material de propagação (incluindo seleção interna de material para enxertos). O sistema de monitorização deve incluir o registro e a identificação da planta- mãe ou a parcela da cultura original, conforme aplicável. Devem ser feitos registros com intervalos regulares estabelecidos. Se as árvores ou plantas cultivadas se destinam somente para uso próprio (isto é, não vendidas), isto será suficiente. Quando são utilizados porta-enxertos, tem de ser dada atenção especial à origem dos porta-enxertos por meio de documentação.

Obrigação Menor

170929_ G G _IFA _CPCC_CB _V 5_ 1_pt.doc

N.º

Ponto de Controle

Critério de Cumprimento

Nível

CB. 2.2 Tratamentos Químicos e Preparação

CB. 2.2.1 O material de propagação comprado (sementes, porta-enxertos,

brotos, mudas, estacas) é acompanhado por informações sobre tratamentos químicos efetuados pelo fornecedor?

Estão disponíveis, mediante pedido, registros com os nomes dos produtos químicos utilizados pelo fornecedor no material de propagação (p. ex., manutenção de registros/embalagens de sementes, lista com os nomes dos PPPs utilizados, etc.).

Os fornecedores que detêm um certificado de Material de Propagação de Plantas GLOBALG.A.P. reconhecido pelo GLOBALG.A.P. ou equivalente, são considerados como estando em cumprimento do Ponto de Controle. N/A para culturas perenes.

Obrigação Menor

CB. 2.2.2 Existem registros dos tratamentos com produtos fitofarmacêuticos

durante a fase de desenvolvimento do material de propagação em viveiros próprios?

Devem existir registros de todos os produtos fitofarmacêuticos aplicados durante a fase de desenvolvimento do material de propagação em viveiros próprios, e os registros devem incluir o local, a data, o nome comercial e a substância ativa, o operador, a autorização, a justificação, a quantidade e os equipamentos utilizados.

Obrigação Menor

CB. 2.3 Organismos Geneticamente Modificados (N/A se não forem utilizadas variedades geneticamente modificadas)

CB. 2.3.1 A cultura ou o ensaio com OGMs cumpre toda a legislação em vigor

no país de produção?

A unidade de produção registrada ou o grupo de produtores registrados deve possuir uma cópia da legislação em vigor no país de produção e cumprir essa legislação. Devem ser mantidos registros da modificação específica e/ou do identificador único desse OGM. Deve existir orientação para técnicas de criação de animais e de gestão específicas.

Obrigação Maior

CB. 2.3.2 Está disponível documentação de quando o produtor cultiva

organismos geneticamente modificados?

Se existem variedades geneticamente modificadas e/ou produtos derivados de modificação genética, devem ser mantidos registros de plantação, utilização ou produção dessas variedades e/ou produtos geneticamente modificados.

Obrigação Menor

CB. 2.3.3 Os clientes diretos do produtor foram informados da natureza OGM do

produto?

Devem ser fornecidas provas documentadas de comunicação e devem permitir verificar que todo o material fornecido a clientes diretos está em conformidade com os requisitos do cliente.

Obrigação Maior

170929_ G G _IFA _CPCC_CB _V 5_ 1_pt.doc

N.º

Ponto de Controle

Critério de Cumprimento

Nível

CB. 2.3.4 Existe um plano para o manejo de material geneticamente modificado

(p. ex., cultura e ensaios), que identifique estratégias para minimizar os riscos de contaminação (p. ex., mistura acidental de culturas vizinhas que não são geneticamente modificadas) e para manutenção da integridade do produto?

Deve estar disponível um plano escrito que explique como é manuseado e armazenado o material geneticamente modificado (p. ex., culturas e ensaios) de forma a minimizar o risco de contaminação do material convencional e manter a integridade do produto.

Obrigação Menor

CB. 2.3.5 As culturas OGM são armazenadas separadamente de outras culturas

para evitar a mistura acidental?

Deve ser efetuada uma avaliação visual da integridade e a identificação do armazenamento de culturas geneticamente modificadas (OGM).

Obrigação Maior

CB. 3

GESTÃO E CONSERVAÇÃO DO SOLO

Uma boa gestão do solo assegura a fertilidade a longo prazo, ajuda ao rendimento da produção e contribui para a rentabilidade. Não aplicável no caso de culturas que não são produzidas diretamente no solo (p. ex., plantas hidropônicas ou em vaso).

CB. 3.1 O produtor dispõe de um plano de gestão do solo? O produtor deve demonstrar que levou em conta as necessidades nutricionais

da cultura e a manutenção da fertilidade do solo. Devem estar disponíveis registros de análises e/ou literatura específica sobre a cultura, como evidência.

Os produtores de flores e ornamentais devem efetuar cálculos, pelo menos uma vez por cada cultura colhida, e em uma base regular justificada (p. ex., a cada duas semanas em sistemas fechados) para culturas cultivadas de forma contínua. (As análises poderão ser realizadas com equipamento na unidade de produção ou kits móveis.) Sem opção N/A.

Obrigação Menor

CB. 3.2 Existem mapas dos solos da unidade de produção? Deve ser identificado o tipo de solo de cada local da unidade de produção,

baseado em um perfil de solo ou em análises de solos ou em um mapa topográfico local (regional) do tipo de solos.

Recom.

CB. 3.3 No caso de culturas anuais, é feita uma rotação de culturas, onde for

possível?

Quando são efetuadas rotações de culturas anuais para melhorar a estrutura do solo e minimizar as pragas e doenças com origem no solo, isto pode ser verificado a partir da data de plantação e/ou dos registros de aplicação de produtos fitofarmacêuticos. Devem existir registros para a rotação dos dois anos anteriores.

Obrigação Menor

170929_ G G _IFA _CPCC_CB _V 5_ 1_pt.doc

N.º

Ponto de Controle

Critério de Cumprimento

Nível

CB. 3.4 São utilizadas técnicas para melhorar ou manter a estrutura do solo e

evitar a sua compactação?

Existem provas das técnicas aplicadas (p. ex., utilização de cobertura verde com sistema radicular profundo, drenagem, subsolagem, utilização de pneus de baixa pressão, trilhos, marcação de filas permanente, evitar aração na fila, espalhamento, espezinhamento, etc.) que sejam adequadas para utilização na terra e, quando possível, minimizam, isolam ou eliminam a compactação do solo, etc.

Obrigação Menor

CB. 3.5 O produtor utiliza técnicas para reduzir a possibilidade de riscos de

erosão do solo?

Existem evidências de práticas de controle e medidas corretivas (p. ex., cobertura do solo, curvas de nível, drenagem, semeadura de grama ou fertilizantes verdes, árvores e arbustos nas bordas das parcelas, etc.) para minimizar a erosão do solo (p. ex., água, vento).

Obrigação Menor

CB. 3.6 O produtor teve em consideração a quantidade de nutrientes

fornecidos pelas aplicações de fertilizantes orgânicos?

Uma análise do fornecimento é efetuada ou são utilizados valores padrão reconhecidos, que têm em consideração os conteúdos dos nutrientes NPK (nitrogênio [N], fósforo [P], potássio [K]) nos fertilizantes orgânicos aplicados para evitar a contaminação do solo.

Obrigação Menor

CB. 3.7 O produtor mantém registros dos métodos, densidades e datas de

semeadura/plantação?

Devem estar disponíveis registros da semeadura/plantação, dose/densidade e da data.

Obrigação Menor

170929_ G G _IFA _CPCC_CB _V 5_ 1_pt.doc

N.º

Ponto de Controle

Critério de Cumprimento

Nível