• Nenhum resultado encontrado

CHANG, R Físico-Química para as Ciências Químicas e Biológicas Vols, 1 e 2 3.ed AMGH Editora Ltda, 2010.

ANEXO IV – EMENTAS E PROGRAMAS DAS ISCIPLINAS OPTATIVAS

5. CHANG, R Físico-Química para as Ciências Químicas e Biológicas Vols, 1 e 2 3.ed AMGH Editora Ltda, 2010.

Software(s) de Apoio:

Curso: Licenciatura em Biologia

Disciplina: Saúde Pública Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-Requisito(s): --- Número de créditos 4

EMENTA

A presente disciplina visa desenvolver estudos sobre as políticas públicas de Saúde do Brasil como também conhecer a sistemática da assistência e da vigilância à Saúde focando os olhares sobre prática de Educação em Saúde, tendo em vista que, o professor de Biologia é um profissional que pode atuar na Educação em Saúde impactando positivamente a situação da saúde coletiva brasileira através de sua prática docente, uma vez que, ensinando aos estudantes adotar ações de saúde preventiva o professor possibilita o desenvolvimento de saberes que contribuem para redução de agravos à saúde da população. No entanto, para isso o docente necessita dominar os conhecimentos relativos à saúde coletiva portanto, serão introduzidos nessa disciplina, as legislações básicas do sistema único de Saúde (SUS), assim como os princípios do SUS, os conceitos básicos da saúde coletiva e noções da organização de serviços de saúde nos seus diversos níveis de complexidade. Como também, serão debruçados estudos em torno das noções de vigilância à Saúde e introduzido os conceitos básicos da epidemiologia. Sendo também escolhido para conhecer, nessa disciplina, o panorama sanitário brasileiro juntamente as práticas de Educação em Saúde e o Programa Saúde da Escola. Por fim, serão investigadas as possíveis práticas interdisciplinares em Educação em Saúde existentes nos municípios brasileiros.

PROGRAMA Objetivos

 Conhecer as legislações que embasam as políticas públicas de saúde no Brasil;

 Conhecer os princípios do Sistema Único de Saúde ( SUS);

 Estudar os conceitos básicos em Saúde Coletiva e Distinguir e caracterizar os conceitos básicos em Epidemiologia;

 Identificar os diferentes tipos de serviços de saúde, na esfera municipal, nos seus diversos níveis de complexidade ( atenção básica, média e alta complexidade);

 Conhecer as finalidades do sistema de saúde nos níveis: atenção básica, média e alta complexidade.

 Identificar as finalidades dos serviços de Vigilância à Saúde (Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância em Saúde do Trabalhador) e suas principais contribuições à saúde coletiva;

 Caracterizar historicamente o panorama sanitário brasileiro;

 Reconhecer os benefícios e ações em Educação em Saúde;

 Pesquisar projetos interdisciplinares de Educação em Saúde nos municípios.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

1. O conceito de Saúde no Sec. XXI;

2. Marco Legal do Sistema Único de Saúde – Constituição Federal de 1988. Lei orgânica do SUS 8080/90. Princípios do SUS. 3. Principais conceitos ligados da Saúde Coletiva (Endemias, Epidemias Morbidade Mortalidade, Doença Crônica

Degenerativa, Epidemiologia, Fatores de risco e Etc;

4. Características e finalidades dos serviços de Atenção: Básica, média e alta complexidade;

5. Gerencia de Vigilância à Saúde (Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância em Saúde do Trabalhador);

6. Panorama sanitário brasileiro; 7. Educação em Saúde;

8. Programa Saúde na Escola (PSE)

Procedimentos Metodológicos

As aulas deverão ser ministradas nas salas de aulas, como também deverá haver visitas à rede municipal de saúde assim como atividades de Educação e Saúde nas escolas em que o programa de saúde na escola atua.

Recursos Didáticos

Projeto de multimídia, apresentação em PPT, Vídeos, artigos científicos, jogo didático, vídeo de Educação e Saúde, textos de documentos oficiais.

Avaliação

Avaliação do aluno será processual. Sendo critérios de avaliação: a presença, a participação, a entrega de exercícios solicitados, o desempenho nas apresentações dos seminários e atividades de Educação e Saúde e o desempenho na prova escrita.

Bibliografia Básica

1. MALAGUTTI, William; MIRANDA, Sonia Maria Rezende Camargo De (Org.). EDUCAÇAO EM SAUDE. 1ª São Paulo: Phorte Editora, 2010. 312 p.

2. ANJOS, Luiz Antônio Dos. Obesidade e Saúde Pública. 1ª Rio De Janeiro: Fiocruz, 2006. 100 p. (Coleção Temas em Saúde). 3. PAIM, Jairnilson. O Que É o SUS. 1ª Rio De Janeiro: Fiocruz, 2009. 148 p. (Coleção Temas em Saúde).

4. PERES, Heloise Ciqueto; PRADO, Claudia; LEITE, Maria Madalena Januário. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA. 1ª São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2010. 88 p.

5. VIANA, Ana Luiza D'avila; PIERANTONI, Celia Regina (Org.). EDUCAÇAO E SAUDE. 1ª São Paulo: Hucitec Editora, 2010. 239 p.

Bibliografia Complementar

1. LIMA, E. M. M. de et al. (Org.). POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO-SAÚDE: REFLEXOES, DIALOGOS E PRATICAS. Campinas, SP: Alinea, 2009.

2. BARROSO, G. T.; VIEIRA, N. F. C.; V.VARELA, Z. M. de. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: NO CONTEXTO DA PROMOÇAO HUMANA. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2003.

3. SILVEIRA, M. M. POLITICA NACIONAL DE SAUDE PUBLICA: A TRINDADE DESVELADA - ECONOMIA-SAÚDE-POPULAÇÃO. Rio Comprido: Revan, 2005.

4. LOPES, M. POLITICAS DE SAUDE PUBLICA: INTERAÇAO DOS ATORES SOCIAIS. Rio de Janeiro: Atheneu Editora, 2010. 5. CESAR, C. L. G.; ROCHA, A. A. SAÚDE PÚBLICA - BASES CONCEITUAIS. 1ª Rio de Janeiro: Atheneu Editora, 2008.

Curso: Licenciatura em Biologia

Disciplina: Educação Ambiental Carga-Horária: 60h (80h/a) Pré-Requisito(s): --- Número de créditos 4

EMENTA

Embasamentos do meio ambiente, da ecologia, da educação e do desenvolvimento sustentável. Relação homem com a natureza. Bases da Educação Ambiental como área do conhecimento teórico, científico-metodológico. Ética ambiental. Diferentes tipos de abordagens e metodologias em Educação Ambiental. Educação Ambiental formal. Educação Ambiental e compromisso. O tratamento dos conteúdos programáticos de Ciências e Biologia para ensino fundamental e médio através da Educação Ambiental. Educação Ambiental e multi, pluri, inter e transdisciplinaridade. Imposições do desenvolvimento ecologicamente sustentado à Educação Ambiental. Projetos de Educação Ambiental e a relação com o ensino e a pesquisa.

PROGRAMA Objetivos

Construir o conhecimento em Educação Ambiental (EA), através de diversas abordagens e marcos teóricos na área, visando à efetiva participação para a inclusão da EA nos diversos projetos a serem desenvolvidos na rede escolar.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1 Ambiente, desenvolvimento e educação.

1.1 Paradigmas do Ambiente. 1.2 Paradigmas do Desenvolvimento. 1.3 Paradigmas da Educação.

2 O homem e o mundo natural

2.1 Apontamentos sobre as relações entre sociedade, natureza e cultura; 2.2 O que é meio ambiente

2.3 O que é ecologia

2.4 O que é desenvolvimento sustentável 2.5 A questão ambiental no Brasil e no mundo

3 Ética, Educação Ambiental e Cidadania.

4 Relações disciplinares e a Educação Ambiental: multi, pluri, inter e transdisciplinaridade. 5 Tendências na Educação Ambiental.

5.1 Histórico, evolução e perspectivas da Educação Ambiental. 5.2 Tendências e paradigmas da Educação Ambiental. 5.3 Educação Ambiental nos ensinos fundamental e médio.

6 Compromissos Mundiais da Educação Ambiental.

6.1 Carta da Terra. 6.2 Agenda 21.

6.3 O mercado de carbono e o Protocolo de Kyoto

7 Elaboração de projetos de Educação Ambiental

Procedimentos Metodológicos

Serão desenvolvidos por meio de aulas expositivas teórico-práticos, seminários, relatórios, integrando com os diferentes saberes.

Recursos Didáticos

Quadro branco, pincel para quadro branco, projetor multimídia e computador.

Avaliação  Avaliação dos conhecimentos adquiridos pela disciplina.

 Trabalhos realizados em grupo e individual por meio de aulas práticas ou teóricas.

 Relatórios de pesquisa.

Bibliografia Básica

1. BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e Meio Ambiente: as estratégias de mudança da Agenda 21. 11. ed. Petrópolis, RJ: