• Nenhum resultado encontrado

A chegada do Grupo Mitsubishi ao Brasil

No documento MAGDA VALÉRIA DA SILVA (páginas 114-119)

PROCESSO ESTRUTURANTE DO GRUPO MITSUBISHI E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MITSUBISHI MOTORS

CAPÍTULO 2 – POLÍTICAS DA MITSUBISHI MOTORS CORPORATION: ASPECTOS

2.1 Conhecendo a história da Mitsubishi Corporation

2.1.1 A chegada do Grupo Mitsubishi ao Brasil

O Grupo Mitsubishi possui diversas empresas espalhadas pelo mundo, assim como pela América Latina e Central. O Brasil em virtude de suas dimensões econômicas, desde a década de 1920 configurou-se como palco de várias subsidiárias ligadas ao grupo japonês. Dentre as subsidiárias, destacam-se a Mitsubishi Indústrias Pesadas do Brasil Ltda., a MMC Automotores do Brasil S.A., a NYK Line do Brasil, a Tókio Marine Seguradora S.A., o Banco de Tokyo-Mitsubishi Brasil S.A., a Mitsubishi Corporation do Brasil S.A., entre diversas outras.

A história do Grupo Mitsubishi no Brasil começou em 1926, na cidade paulista de Campinas, através da compra de duas fazendas pelo Barão Hisaya Iwasaki, o terceiro presidente do Grupo. As atividades de uma das fazendas eram voltadas para o cultivo do café, que ficou conhecida como Tozan. Com o desenvolvimento acentuado da atividade cafeeira no Brasil, a Fazenda Tozan passou a exportar o produto, propiciando a criação, em Santos, de um estabelecimento bancário para dar suporte aos negócios. Então, surgiu a Casa Tozan. (BANCO DE TOKYO-MITSUBISHI UFJ BRASIL, 2008).

Atendendo as reivindicações da comunidade nipo-brasileira no Brasil, no ano de 1933, a Casa Tozan transformou-se em Casa Bancária Tozan Ltda. Que, em 1954, teve a denominação alterada para Tozan S.A.. A partir de 1959, o Mitsubishi Bank Ltda. passou a ter participação acionária do Banco Tozan S.A.. (BANCO DE TOKYO-MITSUBISHI UFJ BRASIL, 2008).

Com a expansão dos negócios no Brasil e o crescente prestígio que o Grupo Mitsubishi alcançava no mercado internacional, a razão social do Banco Tozan S.A. foi modificada para Banco Mitsubishi Brasileiro S.A.. (BANCO DE TOKYO-MITSUBISHI UFJ BRASIL, 2008). Com a formação do BTMU em 2006, a unidade financeira no Brasil passou

a ser denominada de Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil S.A. (BANCO DE TOKYO- MITSUBISHI UFJ BRASIL, 2008).

Outro segmento ligado ao Grupo Mitsubishi é a Mitsubishi Corporation do Brasil S.A., uma das várias empresas independentes que também possui uma representação no país. Esta foi fundada em 07 de dezembro de 1955, em São Paulo. A empresa foi, primeiramente, denominada de “Mitsubishi Shoji do Brasil Importadora e Exportadora Ltda.” A primeira filial foi sediada na cidade do Rio de Janeiro em 1956, seguida pelas filiais de Santos/SP e de Apucarana/PR em 1969. (MITSUBISHI CORPORATION DO BRASIL, 2008a).

O primeiro corpo diretivo da “Mitsubishi Shoji do Brasil Importadora e Exportadora Ltda.” era composto por cinco sócios, que em conjunto detinham a totalidade do capital social da empresa. (MITSUBISHI CORPORATION DO BRASIL, 2008a). Dentre as empresas ligadas à “Mitsubishi Shoji do Brasil Importadora e Exportadora Ltda.” e que atuava no ramo de importação e exportação de grãos, encontra-se a MC Coffee do Brasil Ltda., instalada no Brasil desde 1969, mas sob outra razão social. (MITSUBISHI CORPORATION DO BRASIL, 2008a).

Em 1972, a “Mitsubishi Shoji do Brasil Importadora e Exportadora Ltda.” passa por uma reorganização societária e a Mitsubishi Corporation tornou-se sócia majoritária. Tal condição proporcionou, ao mesmo tempo, o aumento de seu capital social e a expansão de seus negócios pelo país. (MITSUBISHI CORPORATION DO BRASIL, 2008a). Em 1973, transformou-se em Sociedade Anônima (S.A.), passando a ser denominada de Mitsubishi Shoji do Brasil S.A.. Seis anos mais tarde, exatamente em 1979, sua razão é novamente alterada para a atual denominação de Mitsubishi Corporation do Brasil S.A. (MITSUBISHI CORPORATION DO BRASIL, 2008a).

Após várias mudanças no nome de sua razão social, os negócios da subsidiária do Grupo japonês no Brasil - Mitsubishi Corporation do Brasil S.A. - já eram extensos. Além

disso, se expandiram ainda mais e passaram a atuar em áreas mais diversificadas, que serão descritas resumidamente a seguir. Portanto, entre os negócios empreendidos pela Mitsubishi Corporation do Brasil S.A. no território nacional, destacam-se as seguintes empresas: MC Coffee do Brasil Ltda.; Metal One do Brasil Representações Comerciais Produtos Siderúrgicos Ltda.; AccesStage Sistemas S.A.; MC Development do Brasil Ltda.; MC Machinery System do Brasil Ltda.; MC1 Tecnologia de Informação Ltda., entre outras. (MITSUBISHI CORPORATION DO BRASIL, 2008b).

Nesse processo, a década de 1980 segue sem grandes novidades para a Mitsubishi Corporation do Brasil S.A. no país. No decorrer dos anos 90 do século passado, exatamente em 1996, as atividades relacionadas à comercialização do café foram transferidas para a nova empresa que foi constituída para esse fim, a MC Coffee do Brasil Ltda. Seguindo o mesmo caminho da comercialização de café, o setor de comercialização de produtos siderúrgicos cria, em 2004, o Metal One do Brasil Representações Comerciais Produtos Siderúrgicos Ltda., que passa a gerir as atividades relacionadas à comercialização de produtos siderúrgicos nos mercados nacional e internacional. (MITSUBISHI CORPORATION DO BRASIL, 2008b).

Além das atividades relacionadas à comercialização de commodities diversos, a Mitsubishi Corporation do Brasil S.A. também atua no setor de transmissão eletrônica de dados através da AccesStage Sistemas S.A. Criada em 2002, é uma joint-venture entre as gigantes Mitsubishi (detém 41,4% do capital) e Intec. Portanto, foi a primeira empresa a disponibilizar para o mercado brasileiro um serviço de Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI), conectando empresas em tempo real. (MITSUBISHI CORPORATION DO BRASIL, 2008b).

Os serviços estão baseados na ampla utilização da internet nas atividades rotineiras de uma dada empresa, desde as mais simples até as mais complexas, possibilitando dessa forma, uma integração da mesma com seus fornecedores, distribuidores, representantes comerciais,

bancos e outros parceiros, de forma simples, ágil e segura. Entre seus clientes, estão a Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC), os bancos Bradesco, Itaú, HSBC e Santander etc. (ACCESSTAGE SISTEMAS, 2009).

A AccesStage Sistemas S.A. posicionou-se como uma alternativa de alta qualidade em relação às Redes de Valor Agregado Tradicionais (VANS), com soluções que garantem o tráfego seguro de informações e documentos. (ACCESSTAGE SISTEMAS, 2009).

A MC1 Tecnologia de Informação Ltda., fundada em 2004, oferece softwares de aplicações móveis para o mercado corporativo, incluindo automação da força de vendas, corretagem de seguros e administração hospitalar, com o objetivo de proporcionar agilidade, mobilidade, segurança, precisão e confiabilidade no resultado dos negócios e investimentos de sua clientela (Sadia, Nestlé, Vallé, Monsanto, Honda, Sabesp, Bunge, Basf, Porto Seguro, Faber Castel, Grupo Abril, entre outras). A Mitsubishi Corporation do Brasil detém 29,63% do capital dessa empresa. (MITSUBISHI CORPORATION DO BRASIL, 2008b).

A MC Development do Brasil Ltda. é outra empresa ligada à Mitsubishi Corporation do Brasil S.A. É uma investidora que apresenta interesses nas áreas de recursos minerais e companhias siderúrgicas. Atualmente, é acionista da Usina Siderúrgica de Minas Gerais S.A. (USIMINAS). O capital da MC Development do Brasil é 100% da Mitsubishi Corporation do Brasil S.A. (MITSUBISHI CORPORATION DO BRASIL, 2008b).

A MC Machinery System do Brasil Ltda., a mais recente empresa subsidiária da Mitsubishi Corporation do Brasil S.A. no país, fundada em 2009, passa a oferecer serviços de manutenção para Electrical Discharing Machinery (EDM) e também equipamentos para usinas de geração de energia, óleo e gás, petroquímica, energias de fontes renováveis e equipamentos para siderúrgica, instalações para mineração, portos, equipamentos de manuseio de materiais, navios novos e reformados, equipamentos marítimos, implementos

agrícolas, máquinas operatrizes e peças automotivas. Esta empresa é 100% da Mitsubishi Corporation do Brasil S.A. (MITSUBISHI CORPORATION DO BRASIL, 2008b).

Além das empresas pertencentes a MMC do Brasil, a MC1 Tecnologia de Informação Ltda., a MC Machinery System do Brasil Ltda., a MC Development do Brasil Ltda., s AccesStage Sistemas S.A., existem outras que atuam no país, sendo algumas com 100% do capital do Grupo japonês e outras de capital misto, sendo necessária a realização de parcerias. Entre as empresas de capital misto, estão a Rio Negro Participações Ltda.; a MCE-Comércio e Serviços Produção e Geração de Energia Ltda.; a Nova Era Silicon S.A.; a Mita S.A.; a Metal One do Brasil Representação de Produtos Siderúrgicos Ltda.; a Pará Pigmentos S.A.; a Alunorte – Alumina do Norte do Brasil S.A.; a MMC Automotores do Brasil; a CBC Indústrias Pesadas S.A.15, entre outras. (CADE, 2009).

Como forma de visualizar as ações das empresas subsidiárias, tanto as que possuem capitais integrais do Grupo como aquelas sustentadas por capitais mistos, isto é, as que se encontram ligadas direta ou indiretamente ao Grupo Mitsubishi no Brasil, observa-se o organograma 3.

Conforme apresenta o organograma 3, é possível notar que a atuação do Grupo Mitsubishi no Brasil é grande, tendo destaque na área de commodities (grãos e siderurgia), assim como na área de informática e desenvolvimento de softwares que possibilitam ganho de tempo e maximização de lucros para sua clientela. Isto significa pensar que o Grupo evoluiu tecnologicamente e que tais avanços possibilitam, cada vez mais, a conexão de suas subsidiárias com diversas empresas espalhadas pelo mundo.

15 Empresa subsidiária da Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. no Brasil e ligada à Mitsubishi Indústrias Pesadas do Brasil Ltda.

Fonte: CADE (2009); CBC (2009); MITSUBISHI CARBIDE (2009); MITSUBISHI CORPORATION DO BRASIL (2008a, 2008b). Org. SILVA, M. V. da. 2009.

* Não obteve informações sobre data de fundação destas empresas. 1926

É criada no Brasil a casa monetária Tozan que em 2006 deu

origem ao Banco de Tokyo- Mitsubishi Brasil S.A. 1870

É fundada a empresa de navegação marítima Tsukumo Shokai que deu origem ao GRUPO

MITSUBISHI

1955

Em São Paulo é fundada a Mitsubishi Shoji do Brasil Importadora e Exportadora Ltda.

1956

A Mitsubishi Shoji do Brasil Importadora e Exportadora Ltda. abre a

primeira filial no Rio de Janeiro

1971

A Mitsubishi Shoji do Brasil Importadora e Exportadora Ltda. abre

filial em Santos/SP. 1972

A Mitsubishi Corporation passou a ser sócia majoritária da Mitsubishi Shoji do Brasil. 1973

Passa a ser denominada de Mitsubishi Shoji do Brasil S.A. e abre filial em Apucarana/PR.

1979

A Mitsubishi Shoji do Brasil S.A. passa a ser denominada de Mitsubishi Corporation

do Brasil S.A.

1996

No documento MAGDA VALÉRIA DA SILVA (páginas 114-119)