• Nenhum resultado encontrado

4. METODOLOGIA

4.4. Teste de percepção

5.1.2. Análise de cada sujeito e seus canais

5.1.2.1. Christian Figueiredo – Canais Eu Fico Loko e Christian Figueiredo

Figura 14: Página Sobre do Canal Christian Figueiredo

As informações colhidas sobre a vida pessoal de Christian Figueiredo foram retiradas na página referente a ele no Wikipedia19 e em seu vídeo Draw My Life2021. Optamos por dar um foco maior para esse tipo de vídeo, pois é a história que os influenciadores querem contar sobre si. Sua narração de vida é o que importa, já que buscamos aqui traços de sua subjetividade.

Christian Figueiredo de Caldas tem 26 anos, nasceu em Blumenau, SC, e se mudou para São Paulo aos 3 anos de idade. Toda sua história de vida mostra que ele vem de um lugar de fala privilegiado: nunca sofreu bullying, estudou em escola com método Waldorf, mesada fazia parte de sua infância, inspirou-se em filmes americanos para montar venda de limonada em frente à sua casa. Aos 13 anos, se mudou para um apartamento, motivo que, segundo ele, o motivou a estar muito conectado à internet.

Aos 16 anos, período em que se considerava um perdedor (por não ser popular, nunca ter beijado na boca e ter desempenho crítico na escola) criou o canal Eu Fico Loko. Seus vídeos eram humorísticos (imitações de programas televisivos) e vlogs. Disse que sofreu com rejeição entre os conhecidos por causa de seus vídeos no início, mas que isso se transformou em popularidade, uma vez que começou a fazer sucesso na internet. No ano de sua formatura do Ensino Médio, optou por focar no canal como sua profissão e seus pais o apoiaram na decisão. É interessante notar que o momento de “saída do armário” de Christian foi quando decidiu sua profissão não convencional, mas que o fazia receber retorno financeiro alto, mesmo quando ainda era jovem.

Atualmente, Christian é casado e tem um filho, o Gael. Sendo bastante criticado pela rede, o youtuber criou uma conta no Instagram com o nome de seu filho e sua primeira postagem, em setembro de 2018, foi a ultrassonografia do bebê. Sua conta tem 2 milhões de seguidores (em 2 de junho de 2020). O parto de Gael foi filmado pelo próprio youtuber e foi postado no formato de vlog. As imagens mostram o exato momento de nascimento

19https://pt.wikipedia.org/wiki/Christian_Figueiredo (Acesso em junho de 2020)

20https://www.youtube.com/watch?v=RQDDbKOpvak (Acesso em junho de 2020)

21 Draw My Life é um tipo de vídeo (tag) em que o youtuber não aparece, sua câmera apenas foca em um

de seu filho. Desde que seu filho nasceu, seu canal secundário – Christian Figueiredo – passou a ser dedicado a mostrar primeiros momentos da vida de Gael.

Christian já escreveu três livros, sendo dois autobiográficos e um romance ficcional para adolescentes. Já esteve em programas televisivos, já foi dublador de versões brasileiras de desenhos animados, já fez um filme baseado em sua vida, além de já ter trabalhado como ator, interpretando a si mesmo, no filme sobre youtubers (todos homens) chamado Internet - O Filme. O youtuber já anunciou que seu filme terá continuação. Christian já teve um quadro no programa Fantástico, da Rede Globo, em que ajudava adolescentes com problemas gerais de suas vidas. Desde 2016, o rapaz faz turnês pelo país com suas peças teatrais de stand-up comedy, apesar de ele as descrever como “É o que eu faço na internet e o livro, traduzido para o palco”. Christian participou de uma live do canal do Youtube Brasil em 2019; o evento foi feito para a divulgação de marcas durante o Black Friday e contou com a participação de diversos outros youtubers. Esta é a live mais assistida do Youtube no mundo e foi gravada em um estúdio do Rio de Janeiro, o Youtube Space.

Seu segundo canal, Eu Fico Loko, de onde tiramos os vídeos analisados, é atualmente o mais atualizado, com conteúdo novo postado diariamente. Em abril de 2016, seu canal entrou para o ranking de 10 maiores canais do Youtube Br22. Hoje, em junho de 2020, o canal Eu Fico Loko é o 19º canal com maior número de inscritos e conta com 11,6 milhões de inscrições. No canal Christian Figueiredo, o youtuber conta com 7,04 milhões de inscrições e seus vídeos têm um alcance de visualização de 28 mil (em um vídeo de 2011) até 6,4 milhões (em vídeo de 2015 com outros youtubers jogando boliche). Sua média de visualização dos últimos 10 vídeos é de 807 mil por vídeo.

Suas postagens mais numerosas são de daily vlogs, mas o canal também tem quadros fixos, como o “Tira ou não tira a aliança”, que consiste em colaborações com casais públicos, em que cada um deve responder se eles tirariam ou não a aliança para pessoas bonitas. Christian hoje é uma celebridade, acima da profissão de influenciador. Alguns exemplos de títulos de seus canais são “Revelando segredos hipnotizado”, “Como saber se ela gosta de você”, “Fui traído?!” e “O Gael nadou pela primeira vez”.

Seus vídeos são despretensiosos, coloridos, alegres, em sua maioria, barulhentos (com gritos, áudios distorcidos e efeitos sonoros de desenhos animados). Seu público é, em sua maioria, infantil e pré-adolescente; entretanto, por ter muito tempo no Youtube, alguns seguidores permanecem acompanhando-o há anos, fazendo com que seu público de jovens adultos também seja expressivo. Acreditamos que uma das motivações para a qual sua Voz possui um registro mais alto seja pelo fato de seu público ser majoritariamente infantil, fato que faz com que falantes aumentem suas alturas melódicas ao falar com crianças (ESTES; HURLEY, 2012). Christian trata os expectadores como “gente”, “galera”, de maneira bastante informal.

Um dos vídeos analisados de Christian teve como tema “Como ser um youtuber”. Apesar de ter recebido perguntas mais técnicas (como “Qual câmera você usa?” ou “Você usa algum tipo de iluminação específica para gravar seus vídeos?”), Christian respondeu a perguntas pessoais como “Você pega fã, né? Tô ligado na sua fita, deve comer altas pepecas.” ou “Você já engravidou alguma fã?”. No entanto, o influenciador enfatiza que ser youtuber é uma profissão e que seus expectadores precisam focar nos resultados e na fama depois de muito tempo.

No outro vídeo, cujas respostas foram analisadas, Christian recebeu perguntas mais aleatórias: “Quantas tatuagens você tem?”, “Pensa em se casar e ter filhos?” e “Qual o tamanho do seu pau?” – a que o youtuber responde com o comentário irônico “Não cabe na tela”. É possível notar que, tendo feito uma seleção de perguntas previamente, Christian faz questão de ler e responder às perguntas mais polêmicas e que o colocam como um homem viril, “pegador” (de mulheres) e dotado. Interessante também é o fato de que, em seus vídeos mais atuais, em que está quase sempre acompanhado de sua esposa ou filho, Christian deixa um ar mais de homem de família e evita falar até mesmo palavrões, que foram muito notados nos vídeos analisados, antes de ter-se tornado pai.

5.1.2.1.1. Análise crítica do discurso de seus vídeos analisados

Vamos iniciar a análise com os aspectos textuais (FAIRCLOUGH, 2001) de Christian Figueiredo: a linguagem usada nos vídeos é informal e se enquadra em uma variedade de

prestígio social e econômico (LUCCHESI, 2012). O influenciador faz uso de palavrões e palavras de baixo calão (por exemplo, “caralho”, “porra”, “pinto” e “pau”), em geral, palavras que identificam o órgão sexual masculino, algo que reflete a cultura falocentrista (JORGE; MARQUES, 2016). Os vídeos possuem uma estrutura compatível ao gênero #responde no Youtube: introdução, pedido por comentários e inscrições, influenciador lê as perguntas e responde de forma breve e, por último, conclusão.

Agora vamos dar um enfoque à categoria prática discursiva (FAIRCLOUGH, 2001): o contexto de produção é um monólogo com um interlocutor virtual e a distribuição através de transmissão gravada no canal Christian Figueiredo. O público alvo é de jovens adolescentes ou jovens adultos que possuem um conhecimento de mundo sobre a cultura de consumo popular jovem (por exemplo, ele cita marcas como Apple, Canon e Burger King e cita também a série Breaking Bad). A força de seu discurso vai ao encontro dos seguintes fatos que mostram seu lugar de fala privilegiado: homem branco cisgênero, heterossexual, cabelo liso e curto, magro e adequado aos padrões de beleza da sociedade brasileira. Interessante é que nos dois vídeos usados na análise Christian se apresenta com cabelo alisado, mas recentemente o youtuber passou a se apresentar com os cabelos cacheados, seu natural. Os vídeos possuem as datas de postagem 30 de janeiro de 2013 e 12 de junho de 2016.

Quanto à análise da prática social (FAIRCLOUGH, 2001) podemos observar que Christian alimenta pressupostos da heteronormatividade ao mencionar questões como namorada e quando ironiza que “come altas pepecas” como Megan Fox e Gisele Bündchen. Christian faz uma série de menções e comentários falocêntricos, como dizer que seu pênis não cabe na tela ou quando alega que a genitália do homem africano é grande:

[1] E eu também uso um microfone, esse aqui, ó [mostra o microfone em formato de cone de cor preta e tamanho de cerca de 30 cm.]. Parecendo pipi de africano.