• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2: O USO DA BICICLETA COMO ESPORTE, LAZER E MEIO DE

2.3 O uso da bicicleta como lazer

2.3.3 Cicloturismo

O cicloturismo é uma atividade do ciclismo com definição ainda em construção. Muitos pesquisadores buscaram aclarar a modalidade, mas ainda sem um parâmetro final. A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (2007) apresenta o cicloturismo como uma atividade turística onde, durante sua prática, a bicicleta terá papel fundamental para realização de um roteiro.

De acordo com o Ministério do Turismo, no Manual de Incentivo e Orientação para Municípios Brasileiros: Circuitos de Cicloturismo (VIACICLO, 2011) ainda, o cicloturismo é uma atividade do segmento Turismo de Aventura, considerando suas características de deslocamento e a forma como o cicloturista interage com o meio ambiente durante sua visitação.

não tem regras nem definições rígidas, abrangendo desde pequenos

passeios de algumas dezenas de quilômetros até viagens com centenas ou milhares de quilômetros, que levam dias ou meses. Não existe preocupação com rendimento e sim com o turismo e o prazer de viajar pedalando. Qualquer que seja a distância ou duração, o espírito e as emoções são semelhantes: o importante não é o lugar para onde você vai, mas o caminho que você percorre. O maior prazer está no

percurso (ROLDAN, 2000, p. 13)

Diferente do visto no ciclismo recreativo, de acordo com Roldan (2000) o cicloturismo envolve o prazer da viagem, independente de fatores como distancia, tempo ou rendimento do ciclista no pedal.

O Manual de Incentivo e Orientação para os Municípios Brasileiros: Circuitos de Cicloturismo (2011) também acrescenta ser o cicloturismo uma mescla “que articula cinco outras modalidades: o ecoturismo, o turismo rural, o turismo de aventura, o turismo cultural e o gastronômico” (VIACICLO, 2011, p. 12). Aponta também que, diferente de outros perfis de turistas, o cicloturista realiza sua viagem de forma mais aventureira, explorando lugares mais distantes e criando vínculos com as pessoas que conhecem – uma prática mais sustentável.

Outro importante fato do cicloturismo é a pesquisa divulgada pelo Manual de Incentivo e Orientação para os Municípios Brasileiros: de acordo com resultados de mais de 300 cicloturistas brasileiros, mais da metade classifica como fraca a estrutura e serviços oferecidos na comunicação e recepção dos cicloturistas (CIRCUITOS DE CICLOTURISMO, 2014, p. 12). Esse dado aponta um segmento com demanda para investimento, mas com empecilhos para desenvolvê-lo.

Ainda de acordo com a cartilha ofertada pelo ViaCiclo (2011), desenvolver roteiros para atender cicloturistas traz uma série de benefícios (FIGURA 7) para as cidades que os recebem, diferente de outras modalidades praticadas.

FIGURA 7. EFEITOS POSITIVOS DO CICLOTURISMO

Fonte: Circuitos de Cicloturismo (2011)12

Nicho em expansão, conquistando cada vez mais novos turistas em busca de experiências diferenciadas, o Brasil oferece diversos roteiros, a cada dia mais expandindo lugares e ofertas em destinos inusitados. O subitem Roteiros de bicicleta e pacotes para cicloviajantes descreve exemplos no setor privado de agências e roteiros para atender ao público.

2.3.3.1 Roteiros de bicicleta e pacotes para cicloviajantes

Os roteiros de bicicleta, considerando o público-alvo específico o qual atendem, são criados dentro da lógica de ofertar uma experiência diferenciada aos cicloviajantes. De acordo com o proposto na Elaboração de um circuito de cicloturismo na cartilha de Circuitos de Cicloturismo (2011), um

Circuito de Cicloturismo é uma proposta de roteiro a ser seguido por turistas que usam a bicicleta como meio de locomoção, no qual são instaladas algumas infra-estruturas de apoio. Os ciclistas têm a

12

“Manual de Incentivo e Orientação para Municípios Brasileiros: Circuitos de Cicloturismo, desenvolvido pela Associação dos Ciclousuários de Florianópolis (ViaCiclo) e apresentado pelo governo de Santa Catarina durante o 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil (2011). Disponível em: <http://ciclo.tur.br/arquivos/Manual-Circuitos-Cicloturismo.pdf>. Acesso em: <out. 2018>.

liberdade de escolher qualquer caminho, mas sentir-se-ão atraídos por aqueles que oferecerem boas condições e por aqueles reconhecidos e divulgados, seja por outros cicloturistas ou por demais meios (CIRCUITOS DE CICLOTURISMO, 2014, p. 19)

Ainda, para Santos e col. (2015), existe outro aspecto relevante para desenvolver roteiros de cicloturismo: para ocorrer de forma bem-sucedida e prazerosa, é preciso considerar outros aspectos que influenciam na atividade, como a oferta de roteiros, demanda turística e a atual situação do turismo na cidade – principalmente serviços de apoio e infraestrutura para atender as necessidades especiais que demandam os cicloviajantes durante, antes e depois.

Enfatizado esse encadeamento de serviços, muitos cicloturistas e iniciativas privadas divulgam na internet roteiros e passeios possíveis de realizar com a bicicleta, como visto no site BiciMap (FIGURA 8) – disponível em espanhol e francês. É possível encontrar no blog experiência de outros cicloviajantes, quem desenvolveu o roteiro, custo total da viagem, entre outros aspectos relevantes.

FIGURA 8. PRINTSCREEN BICIMAP

Fonte: Rutas para viajar en bici por Europa, BiciMap13

13

BiciMap, criado em 2010, na Espanha, é uma agência online especializada em roteiros específicos para cicloturismo. Disponível em: < https://guiasbicimap.com/es/donde-vamos/rutas-para-viajar-en-bici-por-europa>. Acesso em: <out. 2018>.

No Brasil, é possível encontrar um vasto material online – ainda que amplo, apresenta informações muitas vezes incompletas, como falta de mapas informativos, pontos de parada ou quilometragem total – de diferentes circuitos e rotas, como Circuito do Vale Europeu (Santa Catarina), Caminho da Fé (São Paulo), Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul), Chapada Diamantina (Bahia), Serra da Canastra (Minas Gerais) e Circuito Costa Verde e Mar (Santa Catarina). Em seguida, uma apresentação mais detalhada do primeiro Circuito consolidado em território brasileiro descortina elementos que compõe um circuito cicloturistico.

 Circuito do Vale Europeu

O circuito do Vale Europeu, formado numa totalidade de nove municípios brasileiros (Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó) é demarcado, principalmente, pelas paisagens naturais e a cultura remanescente da colonização europeia na região. Primeiro roteiro no país pensado para a bicicleta, o circuito é usado como referência para outros municípios que planejam desenvolver próprios circuitos para atender ao cicloturista.

O site oficial (http://circuitovaleeuropeu.com.br/) desenvolvido desde 2016 como parceria entre a Secretaria de Turismo e o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) disponibiliza quatro eixos fundamentais de informações: Roteiros, Restaurantes, Hospedagem e Operadores. É possível acessar o site tanto por aparelho móvel quanto por navegação padrão, disponível apenas em língua portuguesa.

O cicloviajante pode optar quais atrativos incluir ou não nos dias de passeio, de acordo com preferências próprias e tempo disponível. Contudo, recomenda-se percorrê-lo durante sete dias, sendo possível encontrar a rota do circuito em formatos compatíveis com aplicativos de celular de georreferenciamento (Strava, Google Maps, Wikiloc entre outros aplicativos usados para a atividade).

Informa-se também no site, considerando todos os dados como altimetria total do trajeto, mapa, nível de dificuldade, que é possível autoguiar-se pelos 300 quilômetros que formam o percurso total. Todos os roteiros estão devidamente sinalizados para atender o cicloturista (FIGURA 8), o que torna o passeio menos desgastante e diminui o risco do turista perder-se ou pedalar além do previsto. Para incentivar os cicloviajantes, o percurso também oferece um “passaporte”. Em cada cidade e estabelecimento

integrante do Circuito, é possível receber um “carimbo” no passaporte. No final do trajeto, oferecem um certificado de conclusão do Circuito do Vale Europeu.

FIGURA 8. FOTO DE INDICAÇÕES DO CAMINHO

Fonte: Circuito vale Europeu14

2.3.3.2 Tendências para a bike: cicloturismo de luxo

Uma das principais tendências apresentadas por empresas para o segmento é o cicloturismo de luxo. Para esse perfil de viajante, os locais de parada, os restaurantes e os hotéis disfrutam de serviço diferenciado e exclusivo, algo atingível apenas por uma pequena parcela dos turistas (MANGORRINHA, 2012).

Pioneiros em viagens de cicloturismo de luxo, a empresa canadense Butterfield e Robinson oferece pacotes nos Estados Unidos, Europa, Ásia, África e América Latina. Serviços de alta qualidade, hotéis luxuosos e experiências singulares para tornar o cicloturismo o mais autêntico possível garantiu a empresa o prêmio World’s Best Tour Operator, da revista Travel + Leisure, tanto em 2018 e no ano anterior, 2017 (DUVINE, 2018).

No Brasil, a empresa que ganhou destaque foi a Bike Expedition, especializada em roteiros de charme. Localizada na capital de São Paulo, os roteiros guiados

14

O Circuito do Vale Europeu apresenta, além da sinalização própria para autoguiar-se, empreendimentos bike-friendly, tornando-o exemplo de parceria entre setor privado e iniciativa pública. Disponível em: < http://cicloturismo.circuitovaleeuropeu.com.br >. Acesso em: <abr. 2018>

oferecidos são desde África até o Oriente Médio. O preço médio de um pacote, sem passagem área inclusa, é de 20 mil reais (BLOG BIKE EXPEDITION, 2018). Também há oferta de roteiros não guiados em três países europeus: França, Portugal e Alemanha.

Em cada roteiro (FIGURA 9), encontram-se disponível também o nível de dificuldade e o tempo para percorrê-lo.

FIGURA 9. ROTEIROS GUIADOS BIKE EXPEDITION

Fonte: Roteiros Bike Expedition15

Sintetizado os três principais usos da bicicleta, o terceiro capítulo apresenta o movimento bike-friendly, nascido dessas múltiplas relações entre o homem, espaço e a bicicleta. Conceito em constante transformação de significado, o que torna um destino turístico amigo da bicicleta?

15

A empresa brasileira Bike Expedition, atualmente, se especializou no segmento de cicloturismo de luxo, oferecendo roteiros de charme em diversos destinos nacionais e internacionais. Disponível em:<https://bikeexpedition.com.br>. Acesso em:<out. 2018>

Documentos relacionados