• Nenhum resultado encontrado

1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO

3.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

A pesquisa se classifica quanto a sua natureza, seus objetivos e a forma de abordagem com procedimentos técnicos tratados na sequência.

3.1.1 Do ponto de vista de sua natureza

Este estudo, quanto à natureza se classifica como pesquisa aplicada, que pode ser enumerado quanto aos fins conforme Vergara (1997, p.31):

A pesquisa aplicada é fundamentalmente motivada pela necessidade de resolver problemas concretos, mais imediatos ou não. Tem, portanto, finalidade, ao contrário da pesquisa pura, motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador e situada, sobretudo no nível da especulação.

Ainda nesse sentido, Gil (2010, p.27), conceitua a pesquisa aplicada como a “Pesquisa voltada a aquisição de conhecimentos com vistas à aplicação numa situação especifica”.

Contudo, o estudo realizou-se em uma propriedade rural tendo como base à análise dos custos de uma safra de soja, sendo classificada como pesquisa aplicada.

3.1.2 Do ponto de vista de seus objetivos

A pesquisa se classifica como Descritiva do ponto de vista de seus objetivos. Para Gil (2010, p.27):

As pesquisas descritivas têm como objetivo a descrição das características de determinada população. Pode ser elaborada também com a finalidade de identificar possíveis relações entre variáveis. São em grande número a pesquisas que podem ser classificadas como descritivas e a maioria das que são realizadas com objetivo profissionais provavelmente se enquadra nesta categoria.

Ainda segundo Silva (2010, p.60):

A pesquisa descritiva exige do pesquisador um certo grau de responsabilidade para que possua validade cientifica. Para isso se faz necessário delimitações de técnicas, métodos, modelos e teorias que orientarão a coleta e a interpretação dos dados.

Do ponto de vista da autora Andrade (1997, p.15):

Na pesquisa descritiva, os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira sobre eles. Portanto, os fenômenos do mundo físico e humano são estudados, mas não manipulados pelo pesquisador.

Como pode ser interpretado, a pesquisa descritiva é utilizada por ser a mais adequada de acordo com os objetivos, elencando-se possíveis relações entre as variáveis, tais como produção, custo e resultados.

3.1.3 Quanto à forma de abordagem do problema

A pesquisa foi elaborada de forma qualitativa definida por Beuren et al (2004, p.92):

Na pesquisa qualitativa concebem-se analises mais profundas em relação ao fenômeno que está sendo estudado. A abordagem qualitativa visa destacar características não observadas por meio de um estudo quantitativo, haja vista a superficialidade deste último.

Ainda para Silva (2010, p.28), quanto à forma de elaboração da pesquisa que será qualitativa o autor relata:

Com o crescimento das investigações nas ciências humanas, as abordagens qualitativas procuram consolidar procedimentos que pudessem superar os limites das análises meramente quantitativas, e o que difere uma abordagem da outra é o fato de o paradigma qualitativo não empregar dados estatísticos como centro do processo de análise de um problema.

Para Silva; Menezes (2005, p.20):

A Pesquisa Qualitativa considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

A pesquisa qualitativa foi elaborada no presente trabalho por ser a melhor forma de abordagem ao tema proposto, partindo de um princípio de um estudo mais aprofundado do tema estudado.

3.1.4 Do ponto de vista dos procedimentos técnicos

Quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa se classifica como pesquisa bibliográfica, documental, levantamento de dados e estudo de caso.

Na pesquisa bibliográfica, foram buscados nos diversos autores os conceitos que tratam dos assuntos, que são necessários para elaboração dos procedimentos técnicos deste trabalho.

Do ponto de vista do autor Gil (2010, p.29); “A pesquisa bibliográfica é elaborada com base em material já publicado. Tradicionalmente, esta modalidade de pesquisa inclui material impresso, como livros, revistas, jornais, teses, dissertações e anais de eventos científicos.” Silva (2010, p.54) conceitua pesquisa bibliográfica com:

Pesquisa bibliográfica é um tipo de pesquisa realizado pela maioria dos pesquisadores mesmo em seu preâmbulo. Essa pesquisa explica e discute um tema ou problema com base em referências teóricas já publicadas em livros, revistas, periódicos, artigos científicos etc. Podem ocorrer pesquisas exclusivamente com base em fontes bibliográficas.

Com a pesquisa bibliográfica é possível ter um embasamento específico sobre o tema estudado.

A pesquisa documental leva em consideração os estudos dos documentos para obtenção de resultados com exatidão, pois é utilizado para os procedimentos de elaboração de diversos métodos para chegar a um resultado eficiente para a propriedade rural em estudo. A pesquisa documental pode-se citar o que o autor Gil (2010, p.30), relata:

A pesquisa documental é utilizada em praticamente todas as ciências sociais e constitui um dos delineamentos mais importantes no campo da História e da Economia. Como delineamento, apresenta muitos pontos de semelhança com a pesquisa bibliografia, posto que nas duas modalidades utilizam-se dados já existentes. A principal diferença está na natureza das fontes.

Segundo Andrade (1997, p.24):

A pesquisa documental fundamenta-se no levantamento de documentos, escritos ou não, de primeira mão, isto é, que não se prestam ainda, para o embasamento de uma

pesquisa; portanto ainda não foram “trabalhados”. Podem ser retrospectivos ou contemporâneos.

A pesquisa documental e de extrema importância, pois a partir destes levantamentos de dados, foram elaborados os relatórios necessários para o estudo deste trabalho.

Ainda constam os procedimentos de levantamentos de dados que pode se conceituar nas palavras do autor Gil (1999, p.70), “Basicamente procede-se a solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para em seguida, mediante análise quantitativa, obter as conclusões correspondentes aos dados coletados”.

Silva (2010, p.56), relata: “Pesquisa-levantamento – consiste na coleta de dados referentes a uma dada população com base em uma amostra selecionada, de forma clara e direta, dos quais se objetiva saber o comportamento”. Para Beuren et al (2004, p.86), a pesquisa de levantamento de dados:

No que concerne à Contabilidade, o estudo de levantamento é utilizado, geralmente, quando a população e numerosa e, por conseguinte, há impossibilidade de estudar detalhamento cada objeto ou fenômeno em especifico. Ressalta-se que, nem por isso, esse tipo de pesquisa deixa de ser relevante; ao contrário, muitas vezes ele e de fundamental importância para a proposição de mudanças ou até saber se a direção das decisões está correta.

O procedimento de levantamento de dados é elaborado de forma clara e específica para a utilização dos mesmos.

Para concluir os procedimentos técnicos ainda temos o estudo de caso que segundo Beuren et al (2004, p.84) é caracterizado como: “A Pesquisa do tipo de estudo de caso caracteriza-se principalmente pelo estudo concentrado de um único caso. Esse estudo é preferido pelos pesquisadores que desejam aprofundar seus conhecimentos a respeito de determinado caso especifico.”

Para Gil (1999, p.73); “O estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir conhecimentos amplos e detalhados do mesmo, tarefa praticamente impossível mediante os outros tipos de delineamentos considerados.”

Segundo Silva (2010, p.57) a pesquisa de estudo de caso: “é um estudo que analisa um ou poucos fatos com profundidade. A maior utilidade do estudo de caso e verificada nas pesquisas exploratórias e no início de pesquisas mais complexas”.

Com o estudo do caso, foi possível analisar todos os documentos disponíveis, para ter uma visão dos problemas enfrentados pelo proprietário em alocar os recursos que disponibiliza em benefício de sua propriedade.

Documentos relacionados