• Nenhum resultado encontrado

Classificação e pontuação do método de pesquisa

MÉTODOS DA PESQUISA

3.4 Classificação e pontuação do método de pesquisa

A palavra método significa o conjunto de etapas e processos a serem ultrapassados ordenadamente na investigação dos fatos ou na procura da verdade. É uma abordagem mais ampla, em um nível de abstração mais elevado dos fenômenos da sociedade (Cruz e Ribeiro, 2004).

Conforme Marconi e Lakatos (2003), “método é o conjunto das atividades sistemáticas que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo e traçar o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista”. Esta pesquisa procurou contribuir com a proposição de um método de mensuração do sucesso do gerenciamento de projetos.

Atribuir número ou símbolos para as respostas, de forma que elas possam ser agrupadas em um número limitado de classes ou categorias, denomina-se codificação. A classificação dos dados em categorias reduz as respostas a informações fundamentais e necessárias para se obter uma análise eficiente (Schindler e Cooper, 2003).

A partir da investigação o referencial teórico, foi elaborado um questionário com sessenta e oito perguntas (ver apêndice A) com o objetivo de identificar as variáveis responsáveis pelo sucesso do gerenciamento.

60

a. Parte 1 – Informações Gerais sobre os Projetos da Empresa. Esta primeira parte é composta por sete questões, que abrangem informações sobre os projetos gerenciados pela empresa.

b. Parte 2 – Informações sobre as variáveis gerenciadas classificadas nos grupos direcionadores: habilidades gerenciais, fatores críticos de sucesso, monitoramento e controle, e lições aprendidas.

A parte dois contém quatro grupos direcionadores, sendo que o direcionador “habilidades gerenciais” contém dezoito questões; fatores críticos de sucesso, dezenove questões; monitoramento e controle dos projetos, treze; lições aprendidas, sete. Adicionalmente, foi incluída uma questão final, cujo objetivo era disponibilizar a oportunidade de incluir novas variáveis que o respondente considerassem importantes.

As variáveis selecionadas como relevantes para o sucesso do gerenciamento dentro de cada grupo direcionador foram analisadas pelos métodos: análise de correspondência para selecionar as variáveis mais relevantes; método analise hierárquica de processos – AHP para ordenar ou definir o grau de priorização de cada variável dentro de cada grupo direcionador e análise conjunta, que tem a função de criar hierarquia para validar essa hierarquização. As análises de correspondência e análise conjunta foram realizadas por meio do software estatístico SAS. Para aplicação do método AHP foi desenvolvida uma planilha em Excel.

Portanto, a pontuação da escala para a mensuração do sucesso do gerenciamento de projetos, objetivo deste estudo, foi composta pelas etapas: (1) seleção das variáveis mais relevantes quanto ao grau de importância e aplicação dentro de cada grupo direcionador; (2) priorização de cada variável dentro dos grupos direcionadores (3) validação da análise para composição da escala, a fim de se obter a pontuação de cada variável.

Para a pontuação e composição da escala e definição do método de medição do sucesso do gerenciamento de projetos, foram atribuídas as seguintes pontuações (ver Tabela 3.1).

61

A partir da pontuação da escala e respostas, determinou-se uma régua de classificação para identificar o nível de sucesso do gerenciamento de projeto. As definições dessa classificação são:

a. Projeto de Sucesso Total – as respostas constituem um conjunto de “boas práticas” avaliadas como práticas verificadas ou realizadas dentro da organização. Para isso, consideraram-se somente as respostas “alta aplicação/importância”. Assim, se a empresa gerenciar as variáveis selecionadas pelo método nos grupos direcionadores - habilidades gerenciais, monitoramento e controle, fatores críticos de sucesso e lições aprendidas - na sua totalidade obterá um resultado de 500 pontos na escala.

b. Projeto de Sucesso Parcial – as respostas foram caracterizadas como um conjunto de “práticas de refino”, avaliadas como práticas verificadas e realizadas moderadamente. Ao aplicar entre 69% das práticas, obteve-se uma pontuação de 345 pontos. Portanto, os valores obtidos na escala entre 195 e 345 pontos, foram considerados como projetos de sucesso parcial.

c. Projeto de Insucesso – as respostas “práticas com baixa aplicação” foram avaliadas como uma aplicação/importância abaixo de 39% ou práticas não existentes dentro da organização. Portanto, obteve-se uma pontuação de 136 pontos. Valores obtidos na escala entre 0 e 195 pontos, foram considerados como projetos não gerenciados de maneira eficiente.

Assim, para a classificação do sucesso do gerenciamento de projetos foram definidas as seguintes faixas de classificação: percentuais entre 70 a 100% para os projetos de sucesso total;

Frequência

de aplicação Tipo de Resposta Interpretação da resposta

Pontuação atribuída 1. Alta importância e aplicação (70 a 100%) A prática verificada tem muita importância/aplicação para a organização 5 2. Média importância e aplicação (40 a 69%) A prática verificada tem média importância/aplicação para a organização 3 3. Baixa importância e aplicação (1 a 39%) A prática verificada tem baixa importância/aplicação para a organização 1 4. Nenhuma importância e aplicação (0%) A prática não tem importância/aplicação para a organização. 0

62

entre 40% e 69% para os de sucesso parcial; entre 1 e 39% para os de insucesso e 0% para nenhuma importância. Consequentemente, uma pontuação na escala de 500, 345 e 195. Para melhor visualizar a escala de avaliação do sucesso do gerenciamento de projeto apresenta-se a Figura 3.2.

0% 40% 70% 100%

Projeto de Insucesso Projeto de Sucesso Parcial Projeto de Sucesso Total 0 195 345 500 pontos

Figura 3.2 – Escala de mensuração de sucesso

Para fundamentar esta proposição, o método contém as “melhores práticas” de gerenciamento de projetos e pode ser aplicado em empresas de diferentes segmentos e porte. A aplicação da escala permite ao gerente de projeto monitorar as variáveis relevantes planejar o sucesso do gerenciamento de cada projeto.

O objetivo foi propor um método com um número menor de variáveis para confecção do método de mensuração a fim de facilitar o monitoramento e aplicação deste. A funcionalidade desse método proposto foi validada por dois gerentes de projeto pertencentes a empresas do mesmo porte.

Propor 4 grupos direcionadores e um número menor de variáveis proporcionou facilidade de aplicação e análise do método. A classificação quanto ao sucesso do gerenciamento de projeto

Conjunto de “práticas de refino” para o sucesso do gerenciamento dos projetos

Conjunto de “melhores práticas” para o sucesso do gerenciamento dos projetos

63

será validado e obtido pelo monitoramento e aplicação do método proposto por esta pesquisa, conforme ilustra a Figura 3.3.

Apresentar uma escala de mensuração que, se corretamente aplicada e gerenciada, poderá conduzir as empresas a obterem o sucesso do gerenciamento de seus projetos, ou mesmo, apontar os fatores que necessitam ser melhor gerenciados deve ser visto como uma contribuição para a literatura da área de gerenciamento de projetos.

Grupo de Direcionadores Classificação do Projeto Sucesso Suces so Controle Lições

Insucesso Parcial Total

Projeto Projeto Projeto

Sucess o

Figura 3.3 Matriz de clas sificação do s ucess o do gerenciamento de projetos

Gerenciais Aprendidas Habilidades Fatores Críticos Sucess o Monitoramento e

64

CAPÍTULO 4