• Nenhum resultado encontrado

Quanto à natureza a pesquisa classifica-se como aplicada. De acordo com Teixeira, Zamberlan e Rasia (2009 p.112) a pesquisa aplicada “visa a gerar conhecimentos para aplicação prática voltados à solução de problemas específicos da realidade.” No mesmo entendimento Vergara (2004 p.47) afirma que “a pesquisa aplicada é motivada pela necessidade de resolver problemas concretos, mais imediatos, ou não.” Sendo assim, este presente estudo caracteriza como pesquisa aplicada porque o pesquisador pretende conhecer a organização identificando problemas para então analisar e propor soluções.

Quanto à forma de abordagem a pesquisa classifica-se em qualitativa e quantitativa. Segundo Teixeira, Zamberlan e Rasia (2009 p. 113) a pesquisa quantitativa “considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las.” Neste estudo desenvolvido a maioria dos dados coletados foram tabelados e transformados em números e posteriormente foram analisados, caracterizando assim uma pesquisa quantitativa. Já a pesquisa qualitativa conforme os mesmos autores (2009, p. 113) “defende que há uma relação dinâmica entre mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números.” Sendo assim, a pesquisa é classificada como qualitativa porque no estudo desenvolvido certos dados coletados receberam um tratamento qualitativo.

Quanto aos fins ou objetivos, a presente pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva. De acordo com Vergara (2004) a pesquisa exploratória é desenvolvida em área que exista pouco conhecimento acumulado ou sistematizado. Segundo Gil (2002) a pesquisa exploratória visa proporcionar uma maior familiaridade com o problema, possibilitando uma compreensão maior sobre o mesmo e o aprimoramento de ideias. Sendo assim, a pesquisa caracteriza-se neste estudo como exploratória porque investiga a organização estudada visando adquirir um conhecimento mais amplo sobre as relações interpessoais no ambiente de

trabalho da mesma. Além disso, este é o primeiro estudo desenvolvido sobre o tema na referida organização.

A pesquisa descritiva segundo Gil (2002) e Vergara (2004) tem como objetivo descrever as características de determinado grupo ou estabelecimento de relação entre variáveis. Nesse entendimento a presente pesquisa é definida como descritiva por que visa conhecer e descrever as relações interpessoais na organização em estudo e as varáveis que influenciam essas relações.

Quanto aos meios ou procedimentos técnicos a pesquisa realizada se classifica como bibliográfica, documental, estudo de caso, levantamento, de campo e participante.

De acordo com Gil (2002) a pesquisa bibliográfica é realizada com base em material já elaborado, encontrado principalmente em livros e artigos científicos. Na mesma linha de entendimento para Vergara (2004) pesquisa bibliográfica é o estudo desenvolvido utilizando material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicos, acessível ao público em geral. Dessa maneira, a pesquisa é bibliográfica porque foi realizado um estudo teórico sobre o referido tema utilizando fontes bibliográficas como livros, artigos, monografias, teses e dissertações.

Segundo Vergara (2004) a pesquisa documental utiliza documentos conservados no interior das organizações de qualquer natureza, ou com pessoas. Pra Gil (2002) a pesquisa documental é realizada com materiais que não recebem ainda um tratamento analítico. Partindo deste entendimento a pesquisa é documental, pois foram utilizados documentos internos da organização objeto de estudo para coleta de dados.

De acordo com Gil (2002) o estudo de caso é profundo e exaustivo de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento. Estudo de caso conforme Vergara (2004) é o estudo de uma ou poucas unidades, como pessoas, família, empresa, órgão público, comunidade ou mesmo país e tem caráter de profundidade e detalhamento. Sendo assim, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso por ser um estudo profundo que permite um conhecimento amplo e detalhado das relações interpessoais no interior da Escola Coroinha Daronchi.

A pesquisa levantamento segundo Gil (2002) caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas, que se deseja conhecer. Realiza-se de forma a solicitar informações sobre um determinado grupo acerca do problema estudado e após recorre-se a análise quantitativa. Com base nesse entendimento, o estudo a ser desenvolvido caracteriza-se como levantamento

porque coletou informações por meio de entrevista com a diretora da organização escolar e por questionário respondido pelos servidores e alunos, após os dados serem coletados por meio de questionário foram tabulados e analisados de forma quantitativa.

Pesquisa de campo para Gil (2002) é realizada através de observações diretas das atividades do grupo estudado e da captação de explicitações e interpretações do grupo. No mesmo sentido, Vergara (2004) caracteriza pesquisa de campo como investigação empírica realizada no local onde ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-lo. Segundo autor a pesquisa de campo pode incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e observações participantes. Assim, a pesquisa é de campo porque os dados foram coletados através de entrevista e questionários aplicados na organização. Além disso, o pesquisador possui familiaridade com a organização estando presente frequentemente no campo de estudo o que permite realizar observações sobre a mesma.

Pesquisa Participante, segundo Gil (2002) caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas. Segundo Vergara (2004) a pesquisa participante não se esgota na figura do pesquisador. Desta tomam parte pessoas implicadas no problema investigado, fazendo com que a fronteira entre pesquisador e pesquisado, seja quase imperceptível. A presente pesquisa é definida como participante porque a pesquisadora, assume também papel de pesquisada, pois faz parte do quadro de servidores da organização e participará da coleta de dados respondendo o questionário (apêndice B)

Documentos relacionados