• Nenhum resultado encontrado

Após o relatório ter sido criado, a caixa de diálogo de Opções do Relatório de Calibração pode ser novamente editada, para alterar as opções do relatório, seleccionando Relatório >> Opções quando a janela do relatório estiver activa no ambiente de trabalho do EPANET.

Um exemplo de um Relatório de Calibração é mostrado na Figura 9.13. Este é composto por três páginas: Estatísticas, Gráfico de Correlação e Comparação de Valores Médios.

Página de Estatísticas

A página de Estatísticas de um Relatório de Calibração lista os vários erros estatísticos entre os valores de simulação e os dados de medições, em cada localização. Se um valor medido numa dada localização for amostrado num instante compreendido entre intervalos do relatório, o valor simulado para esse instante de amostragem é determinado por interpolação entre os valores simulados em cada um dos intervalos do relatório.

Figura 9.12 Caixa de diálogo de Opções do Relatório de Calibração

Figura 9.13 Exemplo de um Relatório de Calibração

Os elementos estatísticos listados para cada local de medição são: • Número de Observações

• Média dos Valores Observados • Média dos Valores Simulados

• Erro médio absoluto entre cada valor observado e simulado - desvio absoluto médio em relação ao valor simulado

• Raiz quadrada da média dos quadrados dos erros (raiz quadrada da média dos quadrados do erros entre os valores observados e simulados - desvio padrão em relação aos valores simulados).

Estes resultados estatísticos são fornecidos à rede como um todo (i.e., todas as medições e erros da modelação são representados conjuntamente). Também é possível listar a correlação entre valores médios (coeficiente de correlação entre o valor médio observado e o valor médio simulado em cada localização).

Página do Gráfico de Correlação

A página do Gráfico de Correlação de um Relatório de Calibração mostra um gráfico de coordenadas X-Y com os valores observados e simulados para cada medição efectuada em cada localização. Cada localização é assinalada com um cor diferente no gráfico. Quanto mais próximos estiverem os pontos da linha a 45º do gráfico, melhor é o ajustamento entre os valores observados e simulados.

Página de Comparação de Valores Médios

A Página de Comparação de Valores Médios de um Relatório de Calibração mostra um gráfico de barras que compara o valor médio observado com o valor médio simulado para o parâmetro a calibrar em cada localização onde a medição foi efectuada.

Relatório de Reacção

Um Relatório de Reacção, disponível quando se modela o destino de um constituinte reactivo de qualidade da água, representa graficamente as taxas de reacção globais que ocorrem através da rede nos seguintes locais:

• no seio do escoamento • na parede da tubagem

• no interior dos reservatórios de nível variável.

Um gráfico circular mostra a percentagem da taxa de reacção global que ocorre em cada localização. A legenda do gráfico mostra as taxas médias em unidades de massa por dia. Uma nota de pé de página no gráfico mostra a massa total no sistema por unidade de tempo.

A informação fornecida pelo Relatório de Reacção permite mostrar, em primeira aproximação, que mecanismo é responsável pelo crescimento ou decaimento de uma substância na rede. Por exemplo, se for observado que a maior parte do decaimento do cloro no sistema ocorre nos reservatórios de nível variável e não nas paredes da tubagem, pode inferir que uma estratégia correctiva baseada na limpeza e remoção de tubagens terá um efeito reduzido no aumento do cloro residual ao longo do sistema.

A caixa de diálogo de Opções de Gráfico pode ser chamada para modificar a aparência do gráfico circular seleccionando Relatório >> Opções ou fazendo clique com o botão direito do rato em qualquer local sobre o gráfico.

Relatório Completo

Quando o ícone aparece na secção de Estado da Simulação da Barra de Estado, um relatório dos resultados da simulação para todos os nós, troços e instantes de tempo pode ser guardado para um ficheiro, seleccionando

visualizado ou impresso externamente ao EPANET utilizando qualquer editor de texto, contém a seguinte informação:

• título do projecto e notas

• uma tabela com a lista dos nós inicial e final, comprimento e diâmetro para cada troço

• uma tabela com uma lista estatística da utilização de energia para cada bomba

• um par de tabelas para cada instante de tempo com a lista dos valores simulados para cada nó (consumo, carga hidráulica, altura piezométrica e qualidade) e cada troço (caudal, velocidade, perda de carga e estado).

Esta possibilidade do EPANET é útil para documentar os resultados finais da análise de uma rede de dimensões pequenas a moderadas (ficheiros de relatórios completos para redes de grandes dimensões, ao longo de vários instantes de tempo, podem facilmente ocupar vários megabytes de memória em disco). O EPANET disponibiliza outras ferramentas, as quais são descritas neste capítulo, para visualizar os resultados da simulação de modo mais selectivo.

C A P Í T U L O 10 - I M P R I M I R E C O P I A R D A D O S

Este capítulo descreve como imprimir, copiar para o clipboard do Windows ou copiar para um ficheiro o conteúdo da janela que se encontra correntemente activa no ambiente de trabalho do EPANET. A janela activa pode incluir o mapa da rede, um gráfico, uma tabela, um relatório ou as propriedades de um objecto seleccionado a partir da janela de Procura.

10.1 Seleccionar uma Impressora

Para seleccionar uma impressora a partir das impressoras instaladas no

Windows e configurar as suas propriedades: