• Nenhum resultado encontrado

Se a simulação for executada com sucesso, o ícone aparecerá na secção de Estado da Simulação da Barra de Estado, no fundo do ambiente de trabalho do EPANET. Qualquer erro ou mensagem de aviso aparecerá na janela do Relatório de Estado. Se alterar as propriedades da rede após uma simulação ter sido executada com sucesso, o ícone da torneira é substituído por uma torneira partida, indicando que os resultados de cálculo correntes deixaram de ser aplicáveis às alterações efectuadas na rede.

8.3 Eliminar Erros dos Resultados de Simulação

O EPANET emitirá mensagens de Erro e de Aviso específicas quando são identificados problemas na execução da simulação hidráulica/qualidade da água (ver Anexo B para uma descrição completa das mensagens de erro). Os problemas mais comuns são apresentados abaixo.

23

A Bomba não Consegue Bombear Caudal ou Fornecer Energia

O EPANET emitirá uma mensagem de aviso quando uma bomba for solicitada para operar fora do intervalo de valores da curva da bomba. Se a bomba for solicitada para fornecer uma altura de elevação, superior à altura correspondente a caudal nulo, o EPANET desliga a bomba. Esta situação pode conduzir a que troços da rede fiquem isolados de uma origem de água.

A Rede está Desligada

O EPANET classifica uma rede como estando desligada se não existir possibilidade de fornecer água a todos os nós com consumo. Isto pode ocorrer se não existir qualquer caminho composto por troços abertos entre um nó com consumo e um reservatório de nível fixo, um reservatório de nível variável ou um nó com consumo negativo. Se o problema for causado por um troço fechado, o EPANET continuará a calcular a solução hidráulica (provavelmente com pressões negativas muitos elevadas) e tentando identificar o problema do troço no Relatório de Estado. Se não existir um troço de ligação, o EPANET não consegue resolver as equações de equilíbrio hidráulico, para calcular o caudal e a pressão, e emitirá a mensagem de erro 110 quando a simulação é efectuada. Durante uma simulação dinâmica é possível que determinados nós fiquem isolados à medida que o estado de certos troços é alterado ao longo do tempo.

Ocorrência de Pressões Negativas

O EPANET emitirá uma mensagem de aviso quando são detectadas pressões negativas nos nós que têm consumo positivo. Este facto indica usualmente que existe algum problema relacionado com o modo como a rede foi concebida ou como esta se encontra a funcionar. Pressões negativas podem ocorrer quando partes da rede recebem caudal apenas através de troços que tenham sido fechados. Nestes casos, uma mensagem de aviso adicional informando que a rede se encontra desligada, também é emitida.

Equilíbrio Não Atingido

Uma condição de “Equilíbrio Não Atingido” pode ocorrer quando o EPANET não consegue convergir para uma solução hidráulica num determinado passo de cálculo, com o número máximo de iterações fixado. Esta situação pode ocorrer quando válvulas, bombas ou tubagens alteram sucessivamente o seu estado entre iterações, à medida que o procedimento de cálculo para encontrar uma solução hidráulica avança. Por exemplo, os limites de pressão que controlam o estado de uma bomba podem ter sido estabelecidos dentro de uma pequena gama de valores. A curva da bomba pode também apresentar um intervalo de variação da altura de elevação pequeno (i.e., uma curva da bomba muito achatada), o que faz com que esta a bomba seja continuamente ligada/desligada.

Para eliminar a condição de “Equilíbrio não Atingido” pode tentar aumentar o número máximo de iterações permitido ou o erro máximo de convergência admitido. Ambas as opções apresentadas podem ser configuradas na caixa de diálogo de Opções de Hidráulica, a partir da página de Dados da janela de Procura. Se a condição de “Equilíbrio não Atingido” persistir, uma outra opção

de hidráulica, rotulada por “Se não Convergir”, fornece duas possibilidades para contornar o problema. Uma consiste em terminar a simulação quando a condição de for encontrada. A outra consiste em continuar a procurar uma solução hidráulica, efectuando mais 10 iterações, com o estado de todos os troços congelado com os valores correntes. Se a convergência for atingida é emitida uma mensagem de aviso sobre a possibilidade do sistema ser instável. Se a convergência não for atingida, uma mensagem de aviso “Equilíbrio não Atingido” será emitida. Em qualquer caso, a simulação prossegue para o passo de cálculo seguinte.

Se uma simulação, num determinado passo de cálculo, termina com a mensagem “Equilíbrio não Atingido”, o utilizador deverá reconhecer que os resultados da simulação hidráulica para este passo de cálculo não são exactos. Dependendo das circunstâncias, erros nos caudais afluentes ou efluentes de reservatórios de armazenamento, por exemplo, podem afectar também a exactidão dos resultados em todos os passos de cálculo seguintes.

Não foi Possível Resolver as Equações de Hidráulica

O Erro 110 é emitido se, num determinado instante da simulação, o conjunto das equações que modelam a distribuição de caudais e fazem o balanço de energia na rede não poderem ser resolvidas. Esta situação pode ocorrer quando uma parte dos consumos de água no sistema não possuir quaisquer ligações físicas a uma origem de qualidade da água. Neste caso, o EPANET também emitirá mensagens de aviso sobre os nós que se encontrem desactivados. As equações também podem ser irresolúveis se forem utilizados números irrealistas em determinadas propriedades dos objectos da rede.

C A P Í T U L O 9 - V I S U A L I Z A Ç Ã O D E R E S U L T A D O S

Este capítulo descreve as diferentes opções disponíveis para visualização dos dados da rede e dos resultados da simulação. Estas opções incluem diferentes vistas do mapa, gráficos, tabelas e relatórios específicos.

9.1 Ver Resultados no Mapa

Existem diferentes opções de visualização dos dados e dos resultados da simulação directamente no Mapa da Rede:

• Para os parâmetros actualmente seleccionados na página do Mapa da janela de Procura (ver secção 4.7), os nós e troços no mapa serão coloridos de acordo com o código de cores utilizado nas Legendas do Mapa (ver secção 7.7). As cores no mapa serão actualizadas à medida que um novo instante de tempo é seleccionado na janela de Procura.

• Quando a opção de Identificação Automática da página Geral da caixa de diálogo de Preferências está seleccionada (ver secção 4.9), o deslocamento do rato sobre qualquer nó ou troço permitirá mostrar o respectivo o rótulo de ID e o valor do parâmetro correntemente seleccionado para esse nó ou troço numa caixa do tipo rótulo.

• Os rótulos de ID e os valores do(s) parâmetro(s ) actualmente seleccionado(s) podem ser mostrados junto a todos os nós e/ou troços seleccionando a opção apropriada na página de Notação da caixa de diálogo de Opções do Mapa (ver secção 7.9). • Nós ou troços sujeitos a um critério específico podem ser

identificados submetendo uma Consulta no Mapa (ver abaixo). • Pode animar a visualização dos resultados no mapa da rede,

quer progressivamente quer regressivamente no tempo, utilizando os botões de Animação da página do Mapa da janela de Procura. A animação apenas é possível quando os valores do parâmetro do nó ou troço a visualizar resultarem da simulação (p.ex., o caudal nos troços pode ser animado, mas o diâmetro não).

O mapa pode ser impresso, copiado para o Clipboard do

Windows ou guardado como ficheiro de texto legível (extensão

.map), ficheiro DXF ou metafile do Windows.

Submeter uma Consulta no Mapa

Uma Consulta no Mapa permite identificar os nós ou troços na rede que satisfazem um determinado critério específico (p.ex., nós com pressão inferior a 10 m c.a, troços com velocidade superior a 0.6 m/s, etc.). Consulte a Figura 9.1 como exemplo de uma consulta no mapa. Para submeter uma consulta no mapa:

Figura 9.1 Resultados de uma Consulta no Mapa