• Nenhum resultado encontrado

Isolamento térmico XPS esp. 3 cm Camada de Enchimento 7 cm Sistema de Impermeabilização

Reboco tradicional

Laje aligeirada de blocos cerâmicos esp.25 cm Betonilha de reguralização de 3 cm Deck de madeira

66 É aconselhável que este sistema de isolamento térmico de fachadas apresente uma resistência térmica de pelo menos 1 m2º.C/W.

Este sistema é composto por isolamento térmico pré-fabricado aplicado sobre suporte e revestido por reboco armado realizado em várias camadas.

Este sistema é composto por placas de poliestireno expandido (EPS), revestidas como reboco delgado aplicado em várias camadas, sendo o mesmo armado com rede ou redes de fibra de vidro com tratamento antialcalino de 160 g/m2. O acabamento é executado em revestimento plástico fino.

É comum observar em fachadas visivelmente contaminadas por fungos a aplicação de produto com propriedades antifúngicas após lavagem de toda a superfície, devendo o aplicador deixar atuar o produto por um período igual ou superior a 24 horas. Após o período de atuação do antifúngico deverá proceder-se a nova lavagem desde o ponto superior da fachada até ao inferior, garantindo assim uma lavagem eficaz de toda a superfície.

Como forma de garantir a adesão ao suporte e uniformizar o seu efeito é aconselhável a aplicação de primário aquoso. O suporte neste caso é composto por blocos de betão perfazendo uma superfície vertical plana. Mais se refere que encontra-se estipulado a aplicação do mesmo sistema em superfícies horizontais localizadas sobre varandas e blocos salientes da construção. Tal solução só é viável visto as superfícies não se encontrarem expostas à precipitação.

As paredes exteriores na presente empreitada (PE1) têm a seguinte composição:

 Reboco delgado com 0,5 cm de espessura

 Isolamento térmico em poliestireno expandido moldado (EPS) com 6 cm de espessura

 Parede de alvenaria de bloco térmico de 24 cm de espessura

 Reboco tradicional interior de 2 cm de espessura

67 Figura 41 - Pormenor Parede Exterior (cedida pela empresa)

De acordo com a descrição anteriormente apresentada do elemento estamos perante uma parede exterior composta por reboco delgado com 0,5 cm de espessura (λ =1,3 W/m.ºC), isolamento térmico em poliestireno expandido moldado (EPS) com 6 cm de espessura (λ =0,037 W/m.ºC), parede de alvenaria de bloco térmico de 24 cm de espessura (R=1,07 m2.ºC/W) e reboco tradicional interior de 2 cm de espessura (λ = 1,3 W/m.ºC) com coeficiente de transmissão térmica U= 0,35 W/(m2ºC), Msi = 150 kg/m2 para o cálculo de inércia térmica e, atendendo ao revestimento utilizado, um fator de correção r =1,0.

A envolvente opaca exterior é de cor clara, a qual, de acordo com o Quadro V.5 do Anexo V do Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE), terá um coeficiente de absorção solar da superfície exterior da proteção α=0,4.

4.1.3.3| Paredes interiores

As paredes interiores são compostas por paramento único, executado em tijolo cerâmico vazado de 11 e 20 cm. A diferenciação nas espessuras tem como objetivo apenas cumprir exigências relativas à arquitetura.

68 Estes elementos compartimentam espaço designado por zona técnica que obrigatoriamente terá de se encontrar constantemente ventilado devido a ser instalado neste espaço equipamento de produção de águas quentes sanitárias sendo por isso considerado espaço não aquecido.

Seguidamente apresenta-se pormenor referente a parede interior 1, com a seguinte composição:

 Reboco na espessura de 2cm pelo interior de espaço não aquecido

 Alvenaria de tijolo cerâmico vazado 30×20×11 (cm)

 Reboco na espessura de 2cm pelo interior da habitação

Figura 42 - Pormenor Parede Interior 1 (cedida pela empresa)

De acordo com a descrição anteriormente apresentada do elemento estamos perante uma parede interior composta por reboco tradicional de 2 cm de espessura (λ =1,3 W/m.ºC), parede de alvenaria de tijolo cerâmico de 11 cm de espessura (R=0,19 m2.ºC/W) e reboco tradicional de 2 cm de espessura (λ =1,3 W/m.ºC) com coeficiente de transmissão térmica U= 1,78 W/(m2ºC), Msi = 80 kg/m2 para o cálculo de inércia térmica e, atendendo ao revestimento utilizado, um fator de correção r =1,0.

69 Apresenta-se pormenor referente a parede interior 2, com a seguinte composição:

 Reboco na espessura de 2cm pelo interior de espaço não aquecido

 Alvenaria de tijolo cerâmico vazado 30×20×20 (cm)

 Reboco na espessura de 2cm pelo interior da habitação

Figura 43 - Pormenor Parede Interior 2 (cedida pela empresa)

De acordo com a descrição anteriormente apresentada do elemento estamos perante uma parede Interior composta reboco tradicional de 2 cm de espessura (λ =1,3 W/m.ºC), parede de alvenaria de tijolo cerâmico de 20 cm de espessura (R=0,52 m2.ºC/W) e reboco tradicional de 2 cm de espessura (λ =1,3 W/m.ºC) com coeficiente de transmissão térmica U= 1,23 W/(m2ºC), Msi = 110 kg/m 2 para o cálculo de inércia térmica e, atendendo ao revestimento utilizado, um fator de correção r =1,0.

4.1.3.4| Pavimentos

Foram considerados dois tipos de pavimento com requisitos distintos, sendo estes os pavimentos em contacto com espaços exteriores e os pavimentos em contacto com

70 áreas interiores com requisitos de interior, que apresentam τ = 0,70 de acordo com cálculo apresentado em subcapítulo destinado.

Apresenta-se descrição de elemento em contacto com espaços exteriores:

 Madeira colada na espessura de 2 cm

 Betonilha de regularização na espessura de 3 cm

 Camada de enchimento na espessura de 7 cm

 Isolamento térmico com placas de poliestireno extrudido (XPS) na espessura de 3 cm

 Laje aligeirada de blocos cerâmicos na espessura de 25 cm

 Reboco tradicional na espessura de 2 cm

De acordo com a descrição anteriormente apresentada do elemento estamos perante pavimento sobre o exterior (fluxo descendente – Pav1) composto por madeira colada com 2 cm de espessura (λ =0,23W/m.ºC), betonilha de regularização de 3 cm de espessura (λ =1,65W/m.ºC), camada de enchimento de 7 cm de espessura (λ

=1,65W/m.ºC), laje aligeirada de blocos cerâmicos de 0,25 m de espessura (R=0,24 m2.ºC/W), placas de isolamento térmico de poliestireno extrudido XPS de 3 cm de espessura (λ =0,037 W/m.ºC) e reboco delgado com 0,5cm de espessura (λ =1,3 W/m.ºC) com coeficiente de transmissão térmica U= 0,70 W/(m2ºC), Msi = 150 kg/m 2 para o cálculo de inércia térmica e, atendendo ao revestimento utilizado, um fator de correção r =1,0.

Figura 44 - Pormenor pavimento sobre o exterior (cedida pela empresa)

Documentos relacionados