• Nenhum resultado encontrado

plana do corpo 2 - Construção de Jardim de Infância/Creche

CIVIGEST – Gestão de Projectos, Lda.

Rua António Rodrigues da Rocha,

nº294, 1ºAndar 4400-025 VILA NOVA DE GAIA

Assunto: Patologia detetada na impermeabilização da cobertura

Obra: Alteração e Ampliação em Edifício Destinado a Estabelecimento de Apoio Social - Creche

Exmo. Sr. Manuel Santos

O trabalho da impermeabilização da cobertura e pavimento do edifício novo teve início dia 7 de Outubro de 2011 sendo o empreiteiro geral a Engcrel – Construção e Reabilitação de Edifícios e a empresa subcontratada no âmbito do referido trabalho a Brex - Revestimentos e Isolamentos, Lda. A primeira camada de tela asfáltica da marca Texsa – Texal FV 3 kg, faltando a colocação da segunda camada que será realizada com tela asfáltica da marca Texsa – Texal FP 4 kg, incluindo todos os remates conforme o caderno de encargos.

A conclusão da impermeabilização da cobertura revelou-se difícil tendo sido solicitado em reunião de obra nº25 de 26 de Outubro de 2011 ao Sr. José Soares representante da Engcrel – Construção e Reabilitação de Edifícios Lda. a rápida resolução deste ponto, pois verificou-se que a primeira camada devido à exposição às condições atmosféricas encontrava-se em degradação.

Os trabalhos de aplicação de tela asfáltica na cobertura do edifício novo do tipo Poliplás 30, da Imperalum ou similar (1ª camada) e do tipo Poliplás 40 (2ª camada) reiniciaram dia 25 de Novembro. Após conclusão deste trabalho a Fiscalização detetou a existência de infiltrações na pala do edifício requerendo ao Sr. José Soares explicações para o sucedido visto durante a execução não se ter detetado qualquer não conformidade. Foi transmitido que a água se infiltraria pelo topo dos muretes que ainda não se encontravam com os rufos aplicados.

Os rufos de pingadeira em platibandas na cobertura do edifício novo começaram a ser aplicados a 7 de Fevereiro de 2012 não ficando concluídos como registado na ata de reunião nº36.

A 7 de Março de 2012 na reunião de obra nº40 voltou-se a alertar para a conclusão dos trabalhos que ainda não se encontram concluídos sendo necessário aparafusar todos os rufos à platibanda, e aplicar o rufo de remate com empena do vizinho bem como selar todas as juntas com recurso a silicone. Detetou-se também a necessidade de aparafusamento complementar em canto localizado a Este, com objetivo de solucionar possível levantamento do rufo devido ao vento.

A 17 de Abril os rufos foram concluídos com exceção rufo de remate com empena do vizinho que se encontra por executar até à data mesmo com diversas diligências tomadas pela Fiscalização nesse sentido.

Após a aplicação dos rufos, continuou-se a verificar infiltrações na cobertura tendo-se enviado a 29 de Junho de 2012 comunicação de correio eletrónico oficializando o que até a data se vinha a transmitir em obra em prol da aplicação deste elemento.

Mais se informa que a cessão de posição contratual do contrato administrativo da empreitada foi assinado entre Engcrel – Construção e Reabilitação de Edifícios Lda. empreiteiro geral cedente, e Cousil – Sociedade de Restauros e Construção Civil, Lda. empreiteiro geral cessionário foi assinada a dia 26 de Junho não desresponsabilizando com a assinatura do mesmo, o trabalho executado pela Engcrel abrangido pela garantia de 5 anos legalmente exigível. A cedência de posição contratual deveu-se à falta de capacidade técnica e financeira do anterior adjudicatário (Engcrel) para a acabar a referida empreitada.

Foi realizado novo ensaio de carga em telas asfálticas a cobertura plana em 27 de Junho de 2012 detetando-se fugas na impermeabilização. No dia 29 de Junho solicitou-se novamente a reparação da patologia verificada via correio eletrónico.

A Engcrel informou que se deslocaria à obra no dia 11 de Julho de 2012 para proceder às reparações necessárias. Na referida data não compareceu ninguém da Engcrel ou por ela designada.

Após nova comunicação, foi-nos informado que seriam reparados os danos em 18 de Julho de 2012, também, nessa data não compareceu ninguém.

Após nova insistência foi finalmente em 30 e 31 de Julho de 2012 que se deslocaram à obra o responsável da Engcrel para proceder às reparações, sendo estas dadas como reparadas.

Mais se informa que no dia 20 de Julho de 2012, foi enviado pela Direção do Centro social do Candal-Marco carta ao empreiteiro Engcrel – Construção e Reabilitação de Edifícios Lda., entidade cedente a solicitar a resolução da patologia citada em cobertura plana, alertando que a empreitada encontra-se com prazo de conclusão reduzido e determinando um prazo de cinco dias a contar da data de receção do documento para a retificação do trabalho, prazo este que foi largamente ultrapassado. Acautelou-se também que caso a reparação solicitada não se verificasse, proceder-se-ia de acordo com a cláusula oitava do contrato em vigor à dedução dos valores retidos para garantia de obra, os custos de reparação bem como quaisquer outros que da patologia descrita adviessem.

Foi solicitado pela Fiscalização à Cousil a repetição o teste de estanquicidade em 01/08/2012, sendo que se continuam a verificar infiltrações na obra pelas telas da cobertura.

Dia 15 de Agosto de 2012 foi rececionado comunicação de correio eletrónico do subempreiteiro Brex Revestimentos e Isolamentos Lda. a garantir de dia 20 de Agosto voltaria à obra com objetivo de resolver problema da infiltração.

Voltou-se a não verificar a boa execução de reparação onde como ultima tentativa voltou-se a contactar os anteriores adjudicatários para reparação a dia 7 de Setembro de 2012 mantendo-se a patologia detetada comprovando-mantendo-se este facto com novo ensaio de carga.

A Civigest como entidade fiscalizadora da empreitada de Alteração e Ampliação em Edifício Destinado a Estabelecimento de Apoio Social – Creche, perante os factos considerados, coloca à consideração da direção do Centro Social do Candal-Marco as diligências necessárias a efetuar para a resolução deste problema que condiciona a prazo de conclusão da obra visto a Fiscalização ter esgotado todos os recursos dentro da sua área de atuação.

Sem mais de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos.

___________________________

Anexo VI - Exemplar de Ata de Reunião da

Documentos relacionados