• Nenhum resultado encontrado

Foram realizados três grupos focais, tomando como base os pilares estruturantes preconizados por Gondim (2003) e Pelicioni et al (2001) no que diz respeito às características e modalidades desta ferramenta. A seleção dos participantes foi feita por conveniência obedecendo a critérios predeterminados de recrutamento de especialistas envolvidos ou atuantes em ações ligadas ao fenômeno da judicialização da saúde. Tanto o módulo piloto quanto as outras duas rodadas de discussão obedeceram aos seguintes critérios:

a) Local de realização: os grupos focais foram realizados em sala separada resguardando as condições mínimas de silencio, tranquilidade e comodidade aos participantes, permitindo uma maior interação durante a moderação.

b) Registro: o grupo focal piloto e a terceira rodada de discussão foram gravados em áudio e o segundo grupo focal foi registrado em áudio e vídeo. O gravador de áudio não foi desligado em nenhum momento, captando, inclusive, algumas manifestações isoladas e pontuais durante a moderação.

c) Duração: O módulo piloto teve a duração de 90 min. O segundo grupo focal teve duração de pouco mais de 100 min. Já a terceira rodada de discussão durou 155 minutos. Nos três casos, o tempo despendido foi suficiente para a abordagem de todos os aspectos pretendidos na pesquisa.

d) Moderação: A moderação dos grupos focais seguiu um roteiro previamente elaborado e validado para tal finalidade. Inicialmente, foi solicitado aos participantes que se apresentassem de forma sucinta dizendo apenas o nome e a organização que representavam. Na sequência, foram apresentados o objetivo geral e os específicos da pesquisa, contextualização do tema a ser discutido e apresentação dos quatro blocos de variáveis de pesquisa. Para cada bloco de variáveis, foram feitas cinco perguntas com 15 min em média para discussão.

O primeiro grupo focal teve a função de módulo piloto e objetivou a validação das variáveis categóricas apresentadas no capítulo 2. Desta validação, foram obtidas quatro novas variáveis que foram incorporadas ao roteiro de pesquisa aplicado no segundo grupo focal. Participaram do primeiro grupo três servidores públicos federais lotados no Ministério da Saúde. Deste total, dois atuam diretamente com a análise de processos de compra de

medicamentos por demanda judicial e um atua na área de planejamento de compras do Departamento de Logística em Saúde.

O segundo grupo focal contou com a participação de um número maior de especialistas que lidam com o fenômeno da judicialização em redes de atuação distintas, o que permitiu uma maior abrangência quanto à avaliação da pertinência das variáveis de pesquisa. O Quadro 12 com o perfil dos participantes da segunda rodada de discussão.

Quadro 12 - Perfil dos especialistas: segunda rodada de discussão do grupo focal

PARTICIPANTES DIMENSÃO QUE

REPRESENTA PERFIL

3 - Representantes CDJU. POLÍTICO

ADMINISTRATIVA Experiência de 03 anos na coordenação de área de compra de medicamentos no Ministério da Saúde.

1 - Representante do DLOG. POLÍTICO

ADMINISTRATIVA Experiência na gestão da área de distribuição e armazenamento de medicamentos por demanda judicial/Ministério da Saúde. 2 - Representantes SAS. POLÍTICO

ADMINISTRATIVA Experiência na gestão de Secretaria de Atenção à Saúde/Ministério da Saúde. 1 - Representante da Indústria

Farmacêutica MÉDICO SANITÁRIA Experiência no fornecimento de diversos medicamentos ao Ministério da Saúde pela via judicial..

1 - Advogado particular

PROCESSUAL

Experiência na representação jurídica de diversos autores com ações judiciais contra a União.

2 - Representantes de Associação de

Pacientes. SOCIODEMOGRÁFICA Experiência na assistência de pacientes que detenham ações judiciais contra o governo 1 - Representante da CONJUR. POLÍTICO

ADMINISTRATIVA Advogado da União com experiência na análise jurídica dos processos de demanda judicial no Ministério da Saúde.

1 - Representante SCTIE. POLÍTICO

ADMINITRATIVA Experiência na gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos para a Saúde/Ministério da Saúde.

Fonte: Do autor

Dos 12 especialistas convidados, apenas 02 não compareceram, quais sejam: representante da academia e representante da CONJUR. As ausências registradas foram referentes aos participantes da CONJUR e SCTIE, respectivamente. Desta segunda rodada de discussão foram obtidas mais duas variáveis que foram adicionadas ao roteiro aplicado na terceira rodada de discussão. As variáveis obtidas serão analisadas no capítulo destinado aos resultados da pesquisa. O roteiro que orientou a realização dos grupos focais pode ser visualizado na íntegra em consulta aos apêndices deste trabalho.

Participaram do segundo grupo focal, 10 especialistas divididos em quatro grupos específicos: a) representantes do Ministério da Saúde lotados em áreas chaves da Pasta; b)

representantes da Indústria Farmacêutica que fornecem medicamentos ao MS para o atendimento de ações judiciais; c) advogados particulares com representação processual em ações contra a União e d) representantes de associações de pacientes que possuam assistidos com ações judiciais vigentes contra a União.

A exemplo do que ocorreu na segunda rodada de discussão, o terceiro grupo focal contou com a participação tanto de agentes internos quanto de agentes externos ao MS. O perfil dos especialistas sofreu algumas alterações, uma vez que se buscou integrar à discussão o maior número possível de agentes envolvidos com o tema. Abaixo segue o Quadro 13 com a descrição dos perfis.

Quadro 13 - Perfil dos especialistas: terceira rodada de discussão do grupo focal

PARTICIPANTES DIMENSÃO QUE

REPRESENTA

PERFIL

3 - Representantes CDJU POLÍTICO ADMINISTRATIVA

Experiência de 03 anos na coordenação de área de compra de medicamentos no Ministério da Saúde

2 – Representantes da Indústria

Farmacêutica SANITÁRIA MÉDICO- Experiência na gestão e controle de Indústria Farmacêutica 1 - Representante do

Departamento de Economia da Saúde - MS

POLÍTICO

ADMINISTRATIVA Conhecimento e Experiência em economia da saúde e demais assuntos em saúde. 1 - Advogado particular

PROCESSUAL

Experiência na representação jurídica de diversos autores com ações judiciais contra a União

2 – Representantes da

CGATS/DECIT ADMINISTRATIVA POLÍTICO Advogado da União com experiência na análise jurídica dos processos de demanda judicial no Ministério da Saúde.

1 - Representante da academia POLÍTICO

ADMINISTRATIVA Conhecimento na área acadêmica sobre judicialização da saúde por meio de publicação de artigos científicos sobre o tema

1 - Representante do TCU POLÍTICO

ADMINITRATIVA Entendimento das questões sobre judicialização da saúde do ponto de vista de um órgão de controle

1 - Representante da CONJUR

PROCESSUAL Advogado da União com experiência na análise jurídica dos processos de demanda judicial no Ministério da Saúde.

Fonte: Do autor

4.2.2 Dados quantitativos

Além da moderação realizada nos três grupos focais, foi aplicado um questionário ao final de cada rodada de discussão, excetuando-se o módulo piloto. O questionário foi introduzido como parte integrante do roteiro, contendo uma escala numérica de 1 a 5. Essa escala representa a graduação da relevância das variáveis de pesquisa às possíveis ações do MS

em relação à judicialização da saúde, sendo que o número 1 – representa “irrelevante”; 2 – “pouco relevante”; 3 – “relevante”; 4 – “muito relevante e 5 – “essencial”. Com isso, objetivou- se captar de forma quantitativa a percepção dos especialistas quanto a essa relevância. A aplicação do questionário tem papel fundamental para esta pesquisa, pois com base nos dados dele provenientes foi possível realizar a análise com base na lógica fuzzy.