• Nenhum resultado encontrado

20. Ajustes do modelo

3.2 Coleta dos dados

3.2.1 Coleta de dados fase I: entrevista e grupo focal

A etapa qualitativa caracteriza a fase exploratória e a opção de utilizar essa metodologia se justifica por seu caráter aberto, enfatizando o contexto particular de uma realidade. Optou-se por duas técnicas de pesquisa: entrevista não estruturada; e grupo focal.

Vinte foram os sujeitos de pesquisa que participaram da etapa de entrevistas. Foram selecionados por conveniência e abordados em faculdades e em duas empresas que permitiram a coleta de dados, as quais não serão identificadas. Participaram da entrevista apenas pessoas que possuíam conta corrente bancária, idade entre 25 e 35 anos, curso superior completo e experiência anterior com internet banking. Esse perfil foi definido com base na

literatura e constitui uma tentativa de aproximar os sujeitos de pesquisa ao perfil dos indivíduos inovadores.

Nessa fase de pesquisa exploratória, também foram realizados grupos de foco. Grupo focal constitui uma metodologia de pesquisa qualitativa, inspirada em dinâmicas de grupos usadas na Psicologia desde a década de 1920. Hoje, os grupos de discussão são frequentemente utilizados para lidar com uma variedade de questões relativas aos consumidores e ao consumo (MALHOTRA, 2001). Além disso, a técnica está sendo utilizada tanto pelas instituições de ensino quanto por profissionais do mercado. Estes últimos fazem uso dela como ferramenta de gerenciamento, de tomada de decisão e de apoio a programas de intervenção (GONDIM, 2002).

Malhotra (2001) afirma que o número de grupos necessários depende de alguns fatores, como: natureza do problema, número de segmentos de mercado, número de idéias novas geradas em cada grupo, tempo e custo. O autor ressalta, entretanto, que ao menos dois grupos devem ser realizados. Segundo Gondim (2002), o indicador do número total de grupos deve ser a saturação das alternativas de resposta. Ou seja, quando os grupos não são capazes de produzir novidades nas suas discussões é sinal de que se conseguiu mapear o tema para os quais a pesquisa foi dirigida. Seguindo essas duas orientações, foram feitas três sessões de grupos focais.

A seleção do número e do perfil dos participantes por grupo foi feita com base em algumas premissas descritas na literatura. A escolha sobre o perfil dos participantes deve garantir que eles sejam capazes de gerar produtos em um volume expressivo em curto espaço de tempo e de trazer à tona o processo de formação de opinião. Quanto ao número de participantes, convenciona-se deve variar de 6 a 12 (GONDIM, 2002). A partir dessas premissas, fez-se a seleção dos convidados, que ocorreu de duas formas:

a) Seleção via contato com universidades. Dentre as procuradas, a universidade Newton Paiva permitiu acesso ao pesquisador para convidar os estudantes de pós-graduação, lato sensu, a participarem do grupo focal. Foram feitos 25 convites, que possibilitaram a realização de uma sessão de grupo focal com a presença de 11 participantes. Todos os estudantes estavam

cursando pós-graduação na área de Ciências Sociais Aplicadas, porém possuíam formação de ensino superior em áreas diversas (QUADRO 1).

QUADRO 1

Distribuição dos participantes do grupo focal 1, por formação e curso

Convidado Formação - ensino superior Curso - pós-graduação

1 Publicidade e Propaganda MBA Marketing e vendas

2 Ciências Contábeis MBA Marketing e vendas

3 Ciências Contábeis MBA Finanças/controladoria

4 Ciências Contábeis MBA Finanças/controladoria

5 Administração de empresas MBA Gestão de negócios

6 Administração de empresas MBA Finanças/controladoria

7 Administração com ênfase em

Comércio Exterior

MBA Marketing e vendas

8 Ciências Econômicas MBA Gestão de negócios

9 Ciências Econômicas MBA Finanças/controladoria

10 Engenharia de Produção MBA Marketing e vendas

11 Secretariado Executivo Bilingue Estratégia de empresas Fonte: Elaborado pela autora

b) Seleção via e-mail de colegas e pessoas indicadas por eles. Foram enviados 45 convites, via e-mail, a estudantes de cursos diversos de pós-graduação, lato sensu. Esses convites possibilitaram a realização de duas sessões de grupo focal, com a presença de 7 e 9 participantes. Nesses dois grupos, optou-se por trabalhar com participantes de diferentes áreas de estudo na pós-graduação, para prevenir a existência de qualquer viés que pudesse distorcer as discussões e resultados.

QUADRO 2

Distribuição dos participantes do grupo focal 2, por formação e curso

Convidado Formação - ensino superior Curso - pós-graduação

1 Biologia Química

2 Biologia Química

3 Relações Internacionais Meio ambiente

4 Administração de empresas Administração

5 Administração de empresas Comércio Exterior

6 Psicologia Administração

7 Engenharia Civil Administração

Fonte: Elaborado pela autora

QUADRO 3

Distribuição dos participantes do grupo focal 3, por formação e curso

Convidado Formação - ensino superior Curso - pós-graduação

1 História História

2 Relações Internacionais Meio ambiente

3 Administração de empresas Administração

4 Administração de empresas Administração

5 Administração de empresas Administração

6 Psicologia Administração

7 Arquitetura História

8 Pedagogia Pedagogia

9 Engenharia Civil Administração

Fonte: Elaborado pela autora

Os convites (ANEXO 1) foram direcionados a pessoas com perfis semelhantes por grupo, apesar do grau de diversidade relacionado à área de formação em dois dos três grupos. As pessoas foram convidadas a participar das reuniões, nas quais se desejava saber sua opinião sobre o assunto pretendido: intenção de utilizar o mobile banking. Um dos objetivos foi constatar se esses grupos tinham, ou não, um consenso em relação ao tema debatido e fazer

com que os indivíduos discutissem o assunto em profundidade (LAVILLE e DIONNE, 1999). Coube ao moderador a responsabilidade de estimular as discussões pelo grupo, a partir de um roteiro préestabelecido, que teve por base a teoria do comportamento planejado decomposto (ANEXO 2).

Essa fase exploratória da pesquisa visou gerar análises preliminares e insumos que, posteriormente, aliadas aos questionários já existentes para a TCP e TCP decomposto, pudessem auxiliar na elaboração do questionário de pesquisa, instrumento utilizado na coleta de dados fase II.