• Nenhum resultado encontrado

Coleta dos dados é a “etapa da pesquisa em que se inicia a aplicação dos instrumentos elaborados e das técnicas selecionadas, a fim de se efetuar a coleta dos dados previstos” (LAKATOS; MARCONI, 2001, p. 165).

Foi realizada de forma sistemática, obedecendo aos seguintes passos: a. Seleção: consiste no exame minucioso dos dados;

c. Tabulação: consiste na disposição dos dados em tabelas ou gráficos para posterior verificação, por meio de análise estatística.

Em seguida, iniciou-se a análise dos dados que é “a tentativa de evidenciar as relações existentes entre o fenômeno estudado e outros fatores” (LAKATOS; MARCONI, 2001, p. 167), bem como sua interpretação que é “a atividade intelectual que procura dar um significado mais amplo às respostas, vinculando-as a outros conhecimentos” (LAKATOS; MARCONI, 2001, p. 168).

9 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

Para a análise e discussão dos dados, não serão utilizados todas as questões investigadas, devido à extensão do trabalho. Optou-se por selecionar as questões mais relevantes com o trabalho tanto dos pais como dos alunos, demonstrando graficamente e com seus devidos comentários. As demais respostas e gráficos com seus respectivos valores estão disponíveis para consulta nos anexos. Na figura 01, direcionada aos pais, observa-se que 42% responderam que seus filhos gostam do Futsal, embora fosse a única prática esportiva orientada no Município. Para 18% dos pais, a Escolinha de Futsal é um meio do filho praticar esportes, 14% responderam que é uma maneira de aprender a jogar, obedecendo a regras, 24% dos pais declararam que a prática do Futsal ajuda no desenvolvimento mental e corporal, colabora na disciplina e convivência, além de ser uma excelente e sadia ocupação extraclasse. Somente 2% dos pais comentaram o incentivo que a Escolinha de Futsal ofereceu para melhora nos estudos.

14% 42% 18% 8% 8% 2% 8% 0% 10% 20% 30% 40% 50% Aprender a jogar Gosta do Futsal

Meio de praticar esportes Desenvolvimento mental e corporal

Disciplina e convivência Incentivo aos estudos Ocupação extraclasse

Com relação ao rendimento escolar pode-se observar na figura 02 que 32% dos pais responderam que a Escolinha de Futsal ajudou na realização das tarefas escolares e cumprimento dos horários, enquanto 14% notaram que houve melhora das notas, uma vez que a participação na Escolinha estava condicionada ao rendimento escolar. Já 16% observaram maior compromisso tanto com a escola quanto na Escolinha de Futsal, 12% responderam apenas sim, não fornecendo nenhuma explicação. Para 10% das respostas obtidas o importante foi o incentivo do professor, para 8% a obrigação de apresentar as notas escolares, despertou o interesse do aluno pelo estudo. Apenas 4% responderam simplesmente não, e 4% não responderam à questão analisada.

32% 16% 12% 4% 4% 14% 4% 10% 4% 0% 10% 20% 30% 40% 50% Responsabilidade nas lições e horários

Compromisso com escola e escolinha

Sim

Não respondeu Não

Melhora das notas Interesse pelo estudo Incentivo do professor Apresentação das notas escolares

Figura 02. A Escolinha de Futsal contribui na responsabilidade da criança para o rendimento escolar?

Dentre as respostas positivas destacaram-se, por exemplo, a representada na figura 03, onde 36% apresentaram melhora em relação ao respeito, convivência, participação e disciplina, correspondentes às informações repassadas

sobre cidadania durante os treinamentos e conversações. Para 36% a observação do cumprimento dos deveres está fortemente relacionada à importância da educação. Enquanto 14% responderam apenas sim, não descrevendo qualquer justificativa, 10% responderam que a Escolinha contribuiu para mudança de atitudes facilmente observadas no comportamento durante os treinos e no próprio convívio com os colegas. Somente 4% responderam não, sem fazer qualquer comentário.

18% 14% 10% 36% 18% 4% 0% 10% 20% 30% 40% 50% Cumprimento dos deveres

Sim Atitudes Respeito, convivência, participação, disciplina Importância da educação Não

Figura 03. Você percebeu alguma mudança de comportamento relacionada à educação nas crianças?

Na figura 04, observa-se que a maioria dos pais, totalizando 32%, afirmaram que o esporte é um meio de educar, principalmente quando envolve os temas disciplina e respeito, valores esses pouco trabalhados na atualidade, porém cobrados intensivamente na prática esportiva da Escolinha de Futsal. Enquanto 16% dos pais consideraram que a Escolinha de Futsal contribuiu para o esclarecimento sobre o uso de drogas e seus malefícios, 14% preferiram opinar sobre o cumprimento das regras exigidas para a participação na iniciação esportiva. Das

respostas obtidas destacam-se os 14% que relataram a necessidade de vários meios para educação, que começa em casa e que o esporte influencia de maneira positiva a comunicação da criança. Observou-se que 24% dos pais responderam somente sim, não fornecendo informação mais detalhada.

24% 32% 14% 16% 12% 2% 0% 10% 20% 30% 40% 50% Sim Ensinando disciplina e respeito

Cumprimento das regras

Esclarecimento sobre drogas

Educação começa em casa, o esporte ajuda Precisa vários meios

Figura 04. O esporte pode ser um meio de educar as crianças?

Quando relacionado à Escolinha de Futsal e à educação dos filhos, observa-se na figura 05, que 40% dos pais descreveram um crescimento pessoal dos filhos em relação ao período pré-participação à Escolinha de Futsal e 12% destacaram a importância do convívio social, tão necessário num tempo de tanta discriminação e violência. Se 10% aprovaram a perfeita interação aluno-professor, observada pela didática aplicada, 8% consideraram que a ocupação esportiva torna a criança mais responsável, disciplinada e organizada. Enquanto 26% responderam sim, não se atendo ao porquê da questão, 2% responderam que a educação

começa em casa, o que se considera uma lógica no ambiente familiar, e mais 2% não responderam à questão solicitada.

26% 40% 10% 12% 8% 2% 2% 0% 10% 20% 30% 40% 50% Sim Crescimento pessoal Interação aluno-professor Convívio social Ocupação

Educação começa em casa Não respondeu

Figura 05. A participação na Escolinha de Futsal é uma forma de ajudar a educar as crianças?

Quando questionados os pais, de forma aberta, onde deveriam expressar o seu sentimento em relação à participação de seu(s) filho(s) na Escolinha de Futsal, a figura 06 demonstra que 50% dos pais destacaram o despertar do coleguismo, a segura orientação do professor aos alunos e o compromisso com a melhora do rendimento escolar e 26% dos pais, o mais importante, compreenderam que disciplina em todos os momentos de prática esportiva e de lazer, obediência e respeito a limites, são fatores norteadores no desenvolvimento das atividades da Escolinha de Futsal. Enquanto 22% consideraram bom e estão satisfeitos com o trabalho aplicado, relacionado à saúde e lazer das crianças no horário extraclasse, apenas 2% não responderam a essa questão.

16% 4% 2% 14% 12% 6% 26% 18% 2% 0% 10% 20% 30% 40% 50% Bom Satisfeito Saúde e lazer Coleguismo Orientação segura Melhora no rendimento escolar Disciplina, obediência e respeito de limites Compromisso com o rendimento escolar Não respondeu

Figura 06. Faça um comentário sobre a Escolinha de Futsal e a educação das crianças. Esta pesquisa leva em consideração inclusive respostas dos alunos, em relação ao desenvolvimento e ensinamentos objetivados pela Escolinha de Futsal. Pode-se observar na figura 07, referente ao porquê da participação na Escolinha, que 46% destacaram o gosto pelo jogo, enquanto que 22%, após terem freqüentado todo o período de treinamento, responderam que aprenderam coisas novas do esporte, provando que a participação efetiva leva a um conhecimento maior da modalidade de Futsal. Para 8% das crianças o importante da Escolinha foi fazer amigos, considerando-se neste item o valor da amizade. Se 6% adoram o esporte, 4% demonstraram querer ser atletas e 14% pensaram apenas na diversão, na ocupação do horário livre, na preservação da saúde e numa forma legal de participação e convivência em grupo.

46% 4% 22% 8% 4% 4% 6% 4% 2% 0% 10% 20% 30% 40% 50% É legal

Bom para a saúde Adora o esporte Ocupação extraclasse Diversão

Fazer amigos

Aprender coisas novas do esporte

Quer ser atleta Gosta de jogar

Figura 07. Por que você participa da Escolinha de Futsal?

Na figura 08, observa-se a contribuição da Escolinha de Futsal para estes alunos, quando apenas 2% responderam negativamente à colaboração da Escolinha no rendimento escolar, no entanto, para 34% a participação na Escolinha e a cobrança do professor serviram de incentivo à melhora do rendimento escolar. Se 18% dos alunos sentiram-se mais responsáveis em suas tarefas diárias, 22% alegaram que a Escolinha de Futsal ajuda a manter o bom rendimento escolar pela maior atenção nas explicações e maior interesse nos estudos, cobrado na participação da prática esportiva. Responderam simplesmente sim, 16% dos alunos e mais ou menos foi a resposta vaga de 8% dos participantes da Escolinha.

16% 18% 10% 34% 6% 6% 8% 2% 0% 10% 20% 30% 40% 50% Não Mais ou menos

Atenção nas explicações Mais disposição

Incentivo e cobrança do professor

Ajuda manter o bom rendimento

Mais responsabilidade Sim

Figura 08. A participação na Escolinha ajudou a melhorar seu rendimento escolar?

Dentro da investigação proposta neste trabalho, como já citado acima, foram utilizadas questões abertas, difíceis de serem analisadas graficamente, em virtude de cada entrevistado apresentar respostas diferentes. Assim, optou-se por descrever as respostas mais comuns, sem categorizá-las, apenas como descrição literal das respostas, tendo como pergunta: Faça um comentário sobre a Escolinha de Futsal, o que mais lhe chamou a atenção e o que você leva de ensinamento da Escolinha.

De acordo com os comentários feitos pelos alunos verificou-se que a Escolinha oportuniza a prática esportiva e, de acordo com os objetivos estabelecidos, constitui-se numa atrativa ocupação extraclasse.

O conjunto dos valores positivos como a amizade, dedicação, respeito, interesse, ensinamentos, somados à prática semanal dos treinamentos despertaram a atenção dos alunos, de maneira que a freqüência e o desempenho fossem observados, de maneira positiva, em todo o período anual de funcionamento da Escolinha.

Com relação aos ensinamentos obtidos na Escolinha destacaram-se a importância do esporte para a saúde, a convivência em grupo e a sinceridade, o que comprova que a prática esportiva contribui na formação integral da educação.

Para a verificação do quadro de respostas dadas pelos alunos, sugere-se ao leitor, a observação do anexo 5, nesse trabalho.

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mais do que rever conceitos, métodos e aprendizagem, a intenção desse trabalho, valendo-se de considerações filosóficas e pedagógicas, foi analisar o papel da iniciação esportiva, no caso Futsal, como forma de cooperar na educação de crianças e adolescentes.

A iniciação esportiva, considerada um complemento estratégico no desenvolvimento humano e na formação da cidadania, encontra-se perfeitamente integrada ao processo educacional.

Na prática essa afirmação pode ser constatada pela declaração de pais, afirmando que a educação começa em casa, mas a participação na Escolinha de Futsal cooperou de forma positiva no crescimento pessoal das crianças, seja pela interação aluno-professor, pelo convívio social e pela melhora do rendimento escolar.

A prática da iniciação esportiva, além de aproveitamento de tempo livre de forma prazerosa, ofereceu oportunidades de experimentar vitórias e frustrações, e possibilitou o trabalho em equipe, que socializa com disciplina e responsabilidade.

A constatação é reconhecida pelos pais quando consideram que a iniciação esportiva propõe a valorização dos colegas, a desinibição e a descoberta de que deveres e direitos existem para serem cumpridos e exigidos.

A prática de um esporte coletivo, no caso Futsal, auxilia o desenvolvimento social das crianças, ensinando-lhes valores, como quem vence ou perde não é o indivíduo, mas a equipe.

O esporte constitui um excelente meio, numa abordagem educativa para a formação integral e crítica do ser humano, indo além da fundamentação técnica e tática e priorizando outros aspectos como cooperação, participação, solidariedade e criatividade dos indivíduos envolvidos nesse processo.

O esporte como instrumento educacional precisa se integrar às finalidades da educação, do desenvolvimento individual, da formação para a cidadania e da orientação para a prática social.

A importância dessa reflexão está na proposta de um estudo mais profundo que considere a iniciação esportiva como coadjuvante no processo educacional.

Por acreditar na capacidade influenciadora do esporte na educação é que se procurou argumentar em favor da iniciação esportiva, pautada em valores éticos, para encontrar resposta ao tema de extrema relevância na realidade atual e pensar na iniciação esportiva como uma forma de educar.

REFERÊNCIAS

BARBANTI, Valdir J. Teoria e prática do treinamento esportivo. 2 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1997.

BELLO JR., Nicolino. A ciência do esporte aplicada ao futsal. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

CANINEU, Neto. O valor do esporte no desenvolvimento social das crianças. Disponível em: http://www.sorocaba.com.br/esporteglobal/index.shtml?1066829100. Acessado em: 05 de abr. 2005.

CAPITANIO, Ana Maria. Educação através da prática esportiva: missão impossível?. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd58/esport.htm. Acessado em: 10 de ago. 2004.

COSTE, Jean-Claude. A psicomotricidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. DE MEUR, A.; STAES, L. Psicomotricidade: educação e reeducação. São Paulo: Manole, 1989.

FONSECA, Gerard Mauricio. Futsal: treinamento para goleiros. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. 2ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001.

GOMES, Antônio Carlos; MACHADO, Jair de Almeida. Futsal: metodologia e planejamento na infância e adolescência. Londrina: Midiograf, 2001.

GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro Pinto. Crescimento, composição corporal e desempenho motor de crianças e adolescentes. São Paulo: CLR Balieiro, 1997.

KORSAKAS, Paula; DE ROSE, Dante. Os encontros e desencontros entre esporte e educação: uma discussão filosófico-pedagógica. Disponível em: http://www.mackenzie.br/editoramackenzie/revistas/edfisica/edfis1n1/art_7edfis1n1.p df. Acessado em: 05 de abr. 2005.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LUCENA, Ricardo. Futsal e a iniciação. 4 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

MAGILL, Richard A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. 5 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

______. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 1984.

MICHALANY, Douglas. A grande enciclopédia da vida. São Paulo: Michalany Ltda, v. 3. [s.d.]

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MÜTSCHELE, Marly Santos. Como desenvolver a psicomotricidade. São Paulo: Edições Loyola, 1988.

MUTTI, Daniel. Futsal: da iniciação ao alto nível. São Paulo, 1999.

PINSKY, Jaime. Cidadania e educação. 3 ed. São Paulo: Contexto, 1999.

SADI, Renato Sampaio. Educação Esportiva... é possível? Revista Virtual EFArtigos, Natal, v. 2, n. 2, maio 2004. Disponível em: www.efartigos.hpg.ig.com.br/efescolar/artigo18.html. Acessado em: 03 de maio 2005.

SANTANA, Wilton Carlos de. Habilidades. Disponível em: http://www.pedagogiadofutsal.com.br/habilidades.php. Acessado em: 12 de jan. 2005.

SANTOS FILHO, José Laudier dos. Manual de futsal. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

SCHMIDT, Richard A.; WRISBERG, Craig A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

TEIXEIRA JR., Jober. Futsal 2000: o esporte do novo milênio. Porto Alegre: Gráfica Metrópole, 1996.

ANEXO 1: QUESTIONÁRIO DESTINADO AOS PAIS

Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC Curso de Pós-Graduação

Especialização em Treinamento Esportivo Srs. Pais,

Estou enviando um questionário para avaliação do trabalho desenvolvido na Escolinha de Futsal, como forma de obtenção do título de Especialista em Treinamento Esportivo pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

Objetivo: Verificar a influência da Escolinha de Futsal na educação das crianças. QUESTIONÁRIO - PAIS

1. Você considera válido o trabalho desenvolvido pela Escolinha de Futsal? 2. Por que seu filho freqüenta a Escolinha de Futsal?

3. Com a prática do Futsal as crianças apresentaram melhorias na aprendizagem dos gestos motores, como correr, saltar, pular? Explique.

4. Você considera importante a Escolinha de Futsal no desenvolvimento motor da criança? Comente.

5. A Escolinha de Futsal contribui na responsabilidade da criança para o rendimento escolar? Explique.

6. Você percebeu alguma mudança de comportamento relacionada à educação nas crianças? Descreva.

7. O trabalho desenvolvido contribui no desenvolvimento social, como participação em grupo, disciplina, boas maneiras? Comente.

8. A Escolinha de Futsal colabora na formação de cidadãos mais conscientes? Explique. 9. O esporte pode ser um meio de educar as crianças? Explique.

10. A Escolinha de Futsal é um meio para ensinar responsabilidade, disciplina e organização? Por quê?

11. A participação na Escolinha de Futsal é uma forma de ajudar a educar as crianças? Por quê?

ANEXO 2: QUESTIONÁRIO DESTINADO ÀS CRIANÇAS

QUESTIONÁRIO – CRIANÇAS

1. Por que você participa da Escolinha de Futsal?

2. A Escolinha contribui na aprendizagem do Futsal? De que maneira?

3. A participação na Escolinha ajudou a melhorar seu rendimento escolar? Como?

4. Você considera importante a apresentação do boletim escolar para a participação na Escolinha?

5. Você acha que essa cobrança despertou seu interesse pelo estudo?

6. Além da atividade esportiva a Escolinha melhorou seu comportamento, disciplina, maneira de agir e organização?

7. Faça um comentário sobre a Escolinha de Futsal, o que mais lhe chamou a atenção e o que você leva de ensinamento da Escolinha.

ANEXO 3: RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO ENVIADO AOS PAIS, QUE NÃO FORAM ANALISADAS

Questão 1: Você considera válido o trabalho desenvolvido pela Escolinha de Futsal? Respostas: Todos os pais responderam sim.

Questão 3: Com a prática do Futsal as crianças apresentaram melhorias na aprendizagem dos gestos motores, como correr, saltar, pular? Explique.

20% 16% 24% 14% 12% 8% 6% 0% 10% 20% 30% 40% 50% Sim Execução de exercícios físicos Rápidos, resistentes e dispostos Ágeis Ajuda no desenvolvimento e crescimento Melhora na coordenação motora Aprende corretamente a praticar esporte

Questão 4: Você considera importante a Escolinha de Futsal no desenvolvimento motor da criança? Comente.

28% 20% 14% 22% 16% 0% 10% 20% 30% 40% 50% Sim

Desenvolve corpo e mente Torna as crianças mais ágeis

Contribui para a saúde Melhora na qualidade dos movimentos

Questão 7: O trabalho desenvolvido contribui no desenvolvimento social, como participação em grupo, disciplina, boas maneiras? Comente.

40% 14% 20% 6% 12% 2% 2% 4% 0% 10% 20% 30% 40% 50% Sim

Valorização dos colegas Reconhece seus direitos e deveres

Participação nas atividades escolares

Desinibição Mais ou menos Não

Não respondeu

Questão 8: A Escolinha de Futsal colabora na formação de cidadãos mais conscientes? Explique. 46% 14% 18% 12% 10% 0% 10% 20% 30% 40% 50% Sim Responsabilidade

Consciência dos direitos e deveres

Concientização sobre drogas

Questão 10: A Escolinha de Futsal é um meio para ensinar responsabilidade, disciplina e organização? Por quê?

68% 14% 4% 6% 2% 2% 2% 2% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% Sim Pelo convívio Melhor caminho Exigência do professor Interação alunos-pais-professor Na escolinha se encontra esses valores Depende do aluno Não respondeu

ANEXO 4: RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO ENVIADO AOS ALUNOS, QUE NÃO FORAM ANALISADAS

Questão 2: A Escolinha contribui na aprendizagem do Futsal? De que maneira.

28% 16% 18% 20% 6% 12% 0% 10% 20% 30% 40% 50% Incentivo do professor Prestar atenção às explicações Sim Prática de exercícios e jogos Aprender fundamentos do esporte Aprender regras

Questão 4: Você considera importante a apresentação do boletim escolar para a participação na Escolinha? 96% 4% 0% 20% 40% 60% 80% 100% Não Sim

Questão 5: Você acha que essa cobrança despertou seu interesse pelo estudo? 54% 4% 20% 14% 6% 2% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% Mais ou menos Aumento do interesse Dedicação Exigência do professor Não Sim

Questão 6: Além da atividade esportiva a Escolinha melhorou seu comportamento, disciplina, maneira de agir e organização?

94% 6%

0% 20% 40% 60% 80% 100%

Não Sim

ANEXO 5 – RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO ENVIADO AOS ALUNOS REFERENTES À QUESTÃO 7

Questão 7: Faça um comentário sobre a Escolinha de Futsal, o que mais lhe chamou a atenção e o que você leva de ensinamento da Escolinha.

ESCOLINHA Legal

Útil

Oportunidade de prática esportiva Ocupação extraclasse ATENÇÃO Treinos Amizade Disciplina Organização Dedicação Desempenho Respeito

Interesse, competência, ensinamento, assiduidade e dedicação do professor ENSINAMENTO Convivência em grupo Responsabilidade Sinceridade Companheirismo Respeito Atenção às explicações

Importância do esporte para a saúde Organização

No documento INICIAÇÃO ESPORTIVA: UMA FORMA DE EDUCAR? (páginas 66-89)

Documentos relacionados