• Nenhum resultado encontrado

2 POSSIBILIDADES DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO

2.2 Percursos Metodológicos

2.2.1 Coleta e análise dos dados

Foram entrevistados oito gestores escolares e seis pedagogos/apoio pedagógicos que trabalham nas escolas noturnas de Ensino Médio da CDE02. A seleção dos profissionais para participação na entrevista semiestruturada se deu devido os profissionais atuarem na equipe gestora e proporcionarem, por meio de suas concepções, uma visão gerencial das nuances que compõem o Ensino Médio noturno.

Na transcrição das entrevistas apresentada na seção “os resultados da pesquisa”, os gestores e pedagogos das oito escolas serão identificados conforme o quadro a seguir:

Quadro 01: Identificação dos Profissionais Entrevistados ESCOLA GESTORES PROFISSIONAIS PEDAGOGOS

Escola A GA PA

Escola B GB Não tem o profissional

Escola C GC PC

Escola D GD PD

Escola E GE PE

Escola F GF Não tem o profissional

Escola G GG PG

Escola H GH PH

Fonte: Elaboração da autora

A quantidade de pedagogos/ apoios pedagógicos é inferior a quantidade de gestores, porque em duas escolas não existe aqueles profissionais. Os pedagogos/apoios pedagógicos são os profissionais responsáveis por acompanhar e orientar os docentes e discentes na execução do fazer didático-pedagógico e no ato de aprender. Esse profissional também é o que realiza reuniões com os pais dos alunos com idade inferior a 18 anos para resolver os problemas de: indisciplina, infrequência, baixo rendimento, entre outros, e que em conjunto com o corpo docente desenvolve o projeto pedagógico da escola.

Em se tratando da trajetória profissional dos pedagogos, todos têm formação em licenciatura plena em pedagogia e atuam na função, somente um pedagogo por não ser concursado na função, está lotado como apoio pedagógico. Dos seis pedagogos entrevistados somente um tem menos de 2 anos que atua no Ensino Médio noturno, todos os demais têm mais de 10 anos de atuação nessa etapa de ensino.

Os gestores escolares, que também participaram das entrevistas, são responsáveis em gerenciar os campos administrativos, pedagógicos e financeiro da escola, sendo o articulador/condutor de todos os profissionais que atuam no âmbito escolar.

Com relação à trajetória profissional dos gestores, seis são licenciados nas áreas afins, um tem formação em psicologia, um tem formação em pedagogia e dos oito, só dois têm especialização em gestão escolar. O tempo de atuação com o Ensino Médio noturno, não necessariamente na função de gestor, varia de 3 anos a 30 anos de experiência.

Ao serem perguntados se pudessem optar em trabalhar em escola que não tivesse o turno noturno, o que eles optariam, seis responderam que gostariam de trabalhar com escolas que tivessem só o turno diurno, por questões familiares, pela carga horária e por comodidade e dois responderam que continuariam trabalhando no turno noturno por ser um desafio que auxilia na formação dos jovens.

As entrevistas semiestruturadas realizadas com a equipe gestora das oito escolas possibilitou, por meio do diálogo, a aquisição de dados e informações relevantes sobre o caso em análise. O roteiro da entrevista foi estruturado com perguntas fechadas e abertas dispostas em três blocos. Bloco 1 Trajetória Profissional, Bloco 2 Percepções acerca do Ensino Médio Noturno e Bloco 3 Visão de Futuro, disponível no apêndice A.

Outro instrumento de coleta de dados utilizado na análise da pesquisa são os relatórios técnicos de supervisão emitidos pelas duas Supervisoras Pedagógicas (SP) que assessoram as oito escolas noturnas de Ensino Médio. Os relatórios são produzidos semanal e/ou quinzenalmente e contém informações pertinentes à escola visitada. O registro semanal ou quinzenal está vinculado à demanda que as supervisoras precisam atender da CDE02, da SEDUC ou de alguma escola em particular.

Na descrição da análise dos dados coletados utilizaremos os registros das supervisoras e utilizaremos as siglas SP1 e SP2 para identificá-las.

As supervisoras pedagógicas que atuam nas oito escolas têm formação em pedagogia e experiência em assessoramento escolar. A SP1 tem mais de cinco anos atuando na função e a SP2 um pouco mais de um ano, a atuação delas nas escolas possibilita o registro de especificidades de cada unidade escolar, o acompanhamento do rendimento escolar, da docência, da gestão e de situações que necessitam de intervenções.

Por fim, dentro do percurso metodológico, o uso de dados secundários de outros pesquisadores, ampliou o entendimento e proporcionou uma análise mais consistente sobre o contexto das escolas de Ensino Médio noturno da CDE02. Na próxima seção discorreremos sobre a forma que foi realizada a análise dos dados do estudo de caso investigado.

A pesquisa adotou como desenho metodológico o estudo de caso qualitativo em oito escolas da CDE02 em Manaus, tendo como fonte empírica de análise o conjunto de opiniões das equipes gestores, expressas por meio de entrevista semiestruturada, que explorou as percepções e a visão de futuro dos entrevistados acerca do Ensino Médio noturno.

De acordo com André (2013, p. 97), “as abordagens qualitativas de pesquisa se fundamentam numa perspectiva que concebe o conhecimento como um processo socialmente construído pelos sujeitos nas suas interações cotidianas, enquanto atuam na realidade, transformando-a e sendo por ela transformados”.

A exploração do material foi feita por meio da leitura do roteiro de entrevista com o fim de selecionar os conteúdos das categorias de forma homogênea. As seis categorias (Gestão Escolar, Docência, Organização Curricular, Fluxo e Distorção Idade/Série, Percepções acerca

do aluno e Visão de Futuro), agruparam as indagações pertinentes a cada eixo evidenciando as opiniões de gestores e pedagogos.

A última etapa ocorreu com o tratamento dos dados, por meio das descrições das categorias, as inferências a partir da dedução dos conteúdos e as interpretações embasadas pelo referencial teórico, articulando o texto descrito, a pesquisa empírica e a fundamentação teórica do objeto em análise.

A coleta de dados enriqueceu a pesquisa e representou todo o arcabouço de informações empíricas gerado no levantamento dos dados pelo pesquisador. Os dados secundários contidos nos relatórios das supervisoras possibilitaram um diálogo entre as informações coletadas na pesquisa empírica. A próxima seção descreverá os resultados da pesquisa.

Documentos relacionados