• Nenhum resultado encontrado

10. DIAGNÓSTICO DO SISTEMA DE MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

10.4. CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS E INFRAESTRUTURA EXISTENTES NO

10.4.4. Coleta de Materiais Recicláveis

A coleta de materiais recicláveis consiste no recolhimento dos resíduos reaproveitáveis que são previamente separados dos resíduos orgânicos na fonte geradora, cuja separação evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis e aumenta o valor a eles agregado.

Nos anos de 2007 e 2008 foi fundada com o apoio da prefeitura a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tupaciguara (ASCAMAT). Campanhas de conscientização ambiental foram desenvolvidas nas escolas (públicas e privadas), através de vídeos e palestras. A figura a seguir apresenta o panfleto utilizado para conscientização da população.

MUNICÍPIO DE TUPACIGUARA Plano Municipal de Saneamento Básico

Diagnóstico Técnico Participativo

Figura 10.6. Panfleto utilizado para a conscientização ambiental nas escolas.

Fonte: DRZ Geotecnologia e Consultoria, 2014.

Em 2007 a ASCAMAT contava com 13 catadores associados. Estima-se que existam, hoje no município, 20 catadores que dependem exclusivamente da renda da reciclagem.

MUNICÍPIO DE TUPACIGUARA Plano Municipal de Saneamento Básico

Diagnóstico Técnico Participativo

Gestão Ambiental www.drz.com.br

124

Figura 10.7. Logo marca da ASCAMAT.

Fonte: DRZ Geotecnologia e Consultoria, 2014.

No dia 24 de setembro de 2014, a ASCAMAT recebeu do município o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis de Tupaciguara. Em 02 de outubro de 2014 iniciou-se o serviço de coleta dos materiais recicláveis e outras ações de conscientização foram implantadas, desde então a coleta de materiais recicláveis ocorre todas as quintas-feiras.

Atualmente, encontra-se em fase final a reforma de um barracão onde será o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis. Quando a reforma estiver concluída, os catadores estarão proibidos de recolher materiais recicláveis do aterro controlado, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a prefeitura municipal e o Ministério Público.

10.4.5. Limpeza Urbana

Neste item, é dado ênfase às questões relacionadas à limpeza das vias públicas, incluindo dados de varrição, capina e roçagem, poda e corta de árvores e limpeza de bocas de lobo e galerias pluviais no Município de Tupaciguara.

Os serviços em geral são executados pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Serviços Urbanos.

MUNICÍPIO DE TUPACIGUARA Plano Municipal de Saneamento Básico

Diagnóstico Técnico Participativo 10.4.5.1. Varrição

O serviço de varrição consiste na limpeza das áreas públicas da cidade, recolhendo restos de folhas e mesmo resíduos que estejam pelas calçadas e áreas públicas. Em Tupaciguara, o serviço é realizado de forma mecanizada e manual por funcionários da prefeitura.

Para realização da varrição, a prefeitura destina, de seu quadro próprio, 12 funcionários divididos em duas equipes. Uma equipe de cinco funcionários fica responsável pela limpeza semanal das principais vias da cidade: Rua Brandão e Rua Rodrigo do Vale. A outra equipe, composta de sete funcionários, faz um rodízio pelos bairros da cidade, simultâneo à coleta de entulhos, onde o município é dividido em quatro setores.

Além dos equipamentos manuais, os funcionários utilizam quatro máquinas costais para realizar a varrição e dois tratores com caçamba para recolher o material proveniente da execução do serviço.

Figura 10.8. Execução do serviço de varrição.

Fonte: DRZ Geotecnologia e Consultoria, 2014.

Não há informações sobre a quantidade de resíduos coletados provenientes do serviço de varrição. Esses resíduos são encaminhados a uma área separada dos resíduos domiciliares no aterro controlado de Tupaciguara.

MUNICÍPIO DE TUPACIGUARA Plano Municipal de Saneamento Básico

Diagnóstico Técnico Participativo

Gestão Ambiental www.drz.com.br

126

10.4.5.2. Capina e roçada

Para realizar a capina, o município conta com duas equipes. Uma equipe é responsável pela capina das praças e creches, a outra pelos povoados, entradas da cidade e as ruas e avenidas.

As equipes utilizam duas roçadeiras para realizar o serviço nas vias asfaltadas e praças. Nas ruas e avenidas de paralelepípedo, é utilizada a capina química que ocorre três vezes por ano, utilizando 400 litros de Randap. Os resíduos da capina química são coletados por um trator com caçamba e encaminhados à mesma área onde estão sendo colocados os resíduos de varrição no aterro controlado.

Assim como os resíduos provenientes da varrição não se tem informações sobre as quantidades coletadas de resíduos provenientes da capina e da roçada.

Figura 10.9. Trator utilizado para recolher os resíduos provenientes da capina e da roçada.

Fonte: DRZ Geotecnologia e Consultoria, 2014.

10.4.5.3. Limpeza de boca de lobo

Consiste na desobstrução das galerias de água de chuva, a manutenção e limpeza das bocas de lobo e galerias são fundamentais para a minimização de impactos ambientais nas redes de drenagem naturais e enchentes.

MUNICÍPIO DE TUPACIGUARA Plano Municipal de Saneamento Básico

Diagnóstico Técnico Participativo

10.4.5.4. Entulhos de grande volume e resíduos de construção civil

Os entulhos de grande volume são provenientes de limpeza doméstica e de quintal, como móveis velhos ou quebrados, galhos, troncos, raízes de árvores e grama.

Os Resíduos de Construção Civil são oriundos de resquícios das atividades de obras e infraestrutura, tais como: reformas, construções novas, demolições, restaurações, reparos e outros inúmeros conjuntos de fragmentos, como restos de pedregulhos, areias, materiais cerâmicos, argamassas, aço e madeira.

O município ainda não criou legislação específica para fiscalizar e punir os responsáveis pela destinação irregular destes resíduos. Ocorre que, por medidas preventivas em prol da saúde pública, Tupaciguara realiza periodicamente mutirões que percorrem os bairros para a retirada dos entulhos.

Esses mutirões são formados por cinco funcionários, sendo um operador de retroescavadeira, dois motoristas, cada qual com um caminhão e dois ajudantes. Em épocas festivas, como carnaval e exposição, a equipe é duplicada.

Documentos relacionados