• Nenhum resultado encontrado

COLOCANDO RECURSOS DE CLUSTER

No documento Red Hat Enterprise Linux 8 (páginas 156-159)

Eliminação de um recurso configurado

CAPÍTULO 13. COLOCANDO RECURSOS DE CLUSTER

Para especificar que a localização de um recurso depende da localização de outro recurso, você configura uma restrição de colocação.

Há um importante efeito colateral de criar uma restrição de colocação entre dois recursos: ela afeta a ordem na qual os recursos são atribuídos a um nó. Isto porque não se pode colocar o recurso A em relação ao recurso B, a menos que se saiba onde está o recurso B. Portanto, quando você estiver criando restrições de colocação, é importante considerar se você deve colocar o recurso A com o recurso B ou o recurso B com o recurso A.

Outra coisa a ter em mente ao criar restrições de colocação é que, supondo que o recurso A esteja colocado com o recurso B, o agrupamento também levará em conta as preferências do recurso A ao decidir qual nó escolher para o recurso B.

O seguinte comando cria uma restrição de colocação.

pcs constraint colocation add [master|slave] source_resource com [master|slave] target_resource [score] [options]

Tabela 13.1, “Propriedades de uma Restrição de Colocação”, resume as propriedades e opções para a configuração de restrições de colocação.

Tabela 13.1. Propriedades de uma Restrição de Colocação

Campo Descrição

fonte_resource A fonte de colocação. Se a restrição não puder ser satisfeita, o agrupamento pode decidir não permitir que o recurso funcione de forma alguma.

target_resource O alvo da colocação. O agrupamento decidirá onde colocar este recurso em primeiro lugar e depois decidirá onde colocar o recurso fonte.

pontuação Os valores positivos indicam que o recurso deve funcionar no mesmo nó. Os valores negativos indicam que os recursos não devem ser executados no mesmo nó. Um valor de INFINITY, o valor padrão, indica que o source_resource deve rodar no mesmo nó que o target_resource. Um valor de -INFINITY indica que o

source_resource não deve rodar no mesmo nó que o target_resource.

13.1. ESPECIFICAR A COLOCAÇÃO OBRIGATÓRIA DE RECURSOS

A colocação obrigatória ocorre sempre que a pontuação da restrição é INFINITY ou -INFINITY. Nesses casos, se a restrição não puder ser satisfeita, então o source_resource não tem permissão para

funcionar. Para score=INFINITY, isto inclui casos em que o target_resource não está ativo.

Se você precisar que myresource1 funcione sempre na mesma máquina que myresource2, você acrescentaria a seguinte restrição:

Como INFINITY foi utilizado, se myresource2 não puder funcionar em nenhum dos nós de cluster (por qualquer razão), então myresource1 não será permitido funcionar.

Alternativamente, você pode querer configurar o oposto, um cluster no qual myresource1 não pode funcionar na mesma máquina que myresource2. Neste caso, use score=-INFINITY

# pcs constraint colocation add myresource1 with myresource2 score=-INFINITY

Mais uma vez, especificando -INFINITY, a restrição é vinculativa. Portanto, se o único lugar que resta para correr é onde já está myresource2, então myresource1 não pode correr em nenhum lugar.

13.2. ESPECIFICAR A COLOCAÇÃO DE RECURSOS CONSULTIVOS

Se a colocação obrigatória é sobre "deve" e "não deve", então a colocação consultiva é a alternativa "eu preferiria se". Para restrições com pontuação maior que -INFINITY e menor que INFINITY, o

agrupamento tentará acomodar seus desejos, mas poderá ignorá-los se a alternativa for parar alguns dos recursos do agrupamento.

13.3. COLOCANDO CONJUNTOS DE RECURSOS

Se sua configuração exigir que você crie um conjunto de recursos que são colocados e iniciados em ordem, você pode configurar um grupo de recursos que contenha esses recursos, conforme descrito em

Configuração de grupos de recursos. Há algumas situações, no entanto, onde configurar os recursos que precisam ser colocados como um grupo de recursos não é apropriado:

Você pode precisar colocar um conjunto de recursos, mas os recursos não precisam necessariamente começar em ordem.

Você pode ter um recurso C que deve ser colocado com o recurso A ou B, mas não há nenhuma relação entre A e B.

Você pode ter recursos C e D que devem ser colocados com ambos os recursos A e B, mas não há relação entre A e B ou entre C e D.

Nestas situações, você pode criar uma restrição de colocação sobre um conjunto ou conjuntos de recursos com o comando pcs constraint colocation set.

Você pode definir as seguintes opções para um conjunto de recursos com o comando pcs constraint

colocation set.

sequential, que pode ser ajustado para true ou false para indicar se os membros do conjunto

devem ser colocados uns com os outros.

A configuração sequential para false permite que os membros deste conjunto sejam colocados com outro conjunto listado posteriormente na restrição, independentemente de quais membros deste conjunto estejam ativos. Portanto, esta opção só faz sentido se outro conjunto for listado depois deste na restrição; caso contrário, a restrição não tem efeito.

role, que pode ser ajustado para Stopped, Started, Master, ou Slave.

Você pode definir a seguinte opção de restrição para um conjunto de recursos seguindo o parâmetro

setoptions do comando pcs constraint colocation set.

score, para indicar o grau de preferência por esta restrição. Para informações sobre esta opção,

consulte Opções de Restrição de Localização.

Ao listar os membros de um conjunto, cada membro é colocado com aquele que o precedeu. Por exemplo, "conjunto A B" significa "B é colocado com A". No entanto, ao listar vários conjuntos, cada conjunto é colocado com o que está depois dele. Por exemplo, "conjunto C D seqüencial=conjunto falso A B" significa "conjunto C D (onde C e D não têm relação entre si) é colocado com o conjunto A B (onde B é colocado com A)".

O seguinte comando cria uma restrição de colocação sobre um conjunto ou conjuntos de recursos. pcs constraint colocation set resource1 resource2 [resourceN]... [options] [set resourceX resourceY ... [options]]] [set [setoptions [constraint_options]]]

13.4. REMOÇÃO DE RESTRIÇÕES DE COLOCAÇÃO

Use o seguinte comando para remover as restrições de colocação com source_resource. pcs constraint colocation remover source_resource target_resource

No documento Red Hat Enterprise Linux 8 (páginas 156-159)