• Nenhum resultado encontrado

Faça o login como usuário hacluster Isto traz à tona a página Manage Clusters como mostrado em Figura 8.1, “Página Gerenciar Clusters”

No documento Red Hat Enterprise Linux 8 (páginas 64-69)

CAPÍTULO 8. COMEÇANDO COM O PCSD WEB U

2. Faça o login como usuário hacluster Isto traz à tona a página Manage Clusters como mostrado em Figura 8.1, “Página Gerenciar Clusters”

Figura 8.1. Página Gerenciar Clusters

8.3. CRIANDO UM CLUSTER COM O PCSD WEB UI

A partir da página Gerenciar clusters, você pode criar um novo cluster, adicionar um cluster existente à interface web, ou remover um cluster da interface web.

Para criar um cluster, clique em Create New. Digite o nome do agrupamento a ser criado e os nós que constituem o agrupamento. Se você não tiver autenticado previamente o usuário

hacluster para cada nó do cluster, será solicitado que você autentique os nós do cluster.

Ao criar o cluster, você pode configurar opções avançadas de cluster, clicando em Go to

advanced settings nesta tela. As configurações avançadas de cluster que você pode configurar

são descritas em Configuração de opções avançadas de configuração de cluster com a interface Web do pcsd.

Para adicionar um cluster existente à interface web, clique em Add Existing e digite o nome do host ou endereço IP de um nó no cluster que você gostaria de gerenciar com a interface web. Uma vez criado ou adicionado um agrupamento, o nome do agrupamento é exibido na página Gerenciar Agrupamento. Selecionando o agrupamento, são exibidas informações sobre o agrupamento.

NOTA

Ao usar a interface pcsd para configurar um cluster, você pode mover o mouse sobre o texto descrevendo muitas das opções para ver descrições mais longas dessas opções como um display tooltip.

8.3.1. Configuração de opções avançadas de configuração de clusters com a

interface Web do pcsd

Ao criar um cluster, você pode configurar opções adicionais de cluster clicando em Ir para

configurações avançadas na tela Criar cluster. Isto permite modificar as configurações configuráveis

Configurações de transporte: Valores para o mecanismo de transporte utilizado para a comunicação em cluster

Ajustes do quorum: Valores para as opções de quorum do serviço votequorum Ajustes do Totem: Valores para o protocolo Totem usado pela Corosync

Selecionando essas opções, são exibidas as configurações que você pode configurar. Para obter informações sobre cada uma das configurações, coloque o ponteiro do mouse sobre a opção em particular.

8.3.2. Definição de permissões de gerenciamento de clusters

Há dois conjuntos de permissões de agrupamento que você pode conceder aos usuários:

Permissões para gerenciar o cluster com a interface Web, que também concede permissões para executar comandos pcs que se conectam aos nós através de uma rede. Esta seção descreve como configurar essas permissões com a interface Web.

Permissões para usuários locais para permitir o acesso somente leitura ou leitura-escrita à configuração do cluster, usando ACLs. A configuração de ACLs com a interface Web é descrita em Configuração de componentes de cluster com a interface Web pcsd .

Você pode conceder permissão para usuários específicos que não o usuário hacluster para gerenciar o cluster através da interface Web e executar comandos pcs que se conectam aos nós através de uma rede, adicionando-os ao grupo haclient. Você pode então configurar as permissões definidas para um membro individual do grupo haclient, clicando na guia Permissões na página Gerenciar clusters e definindo as permissões na tela resultante. A partir desta tela, você também pode configurar as permissões para os grupos.

Você pode conceder as seguintes permissões:

Leia as permissões, para ver as configurações do cluster

Escrever permissões, para modificar as configurações do cluster (exceto permissões e ACLs) Conceder permissões, para modificar as permissões de agrupamento e ACLs

Permissões completas, para acesso irrestrito a um cluster, incluindo adição e remoção de nós, com acesso a chaves e certificados

8.4. CONFIGURAÇÃO DE COMPONENTES DE CLUSTER COM O PCSD

WEB UI

Para configurar os componentes e atributos de um cluster, clique no nome do cluster exibido na tela

Manage Clusters. Isto faz surgir a página Nodes, conforme descrito em Seção 8.4.1, “Configuração de nós de cluster com a interface Web do pcsd”. Esta página exibe um menu na parte superior da página com as seguintes entradas:

Nós, como descrito em Seção 8.4.1, “Configuração de nós de cluster com a interface Web do pcsd”

Recursos, conforme descritos em Seção 8.4.2, “Configuração de recursos de cluster com o pcsd Web UI”

Dispositivos de vedação, como descrito em Seção 8.4.3, “Configuração de dispositivos de vedação com a interface Web do pcsd”

ACLs, como descrito em Seção 8.4.4, “Configuração de ACLs com a interface web pcsd”

Propriedades do Cluster, como descrito em Seção 8.4.5, “Configuração das propriedades do cluster com a interface Web do pcsd”

8.4.1. Configuração de nós de cluster com a interface Web do pcsd

Selecionando a opção Nodes no menu ao longo da parte superior da página de gerenciamento de cluster exibe os nós atualmente configurados e o status do nó atualmente selecionado, incluindo quais recursos estão rodando no nó e as preferências de localização de recursos. Esta é a página padrão que é exibida quando você seleciona um cluster na tela Manage Clusters.

Forme esta página, Você pode adicionar ou remover nós. Você também pode iniciar, parar, reiniciar ou colocar um nó em modo de espera ou de manutenção. Para informações sobre o modo standby,

consulte Colocando um nó em modo standby. Para informações sobre o modo de manutenção, consulte

Colocando um nó em modo de manutenção.

Você também pode configurar os dispositivos de vedação diretamente desta página, como descrito na seleção Configure Fencing. A configuração dos dispositivos de cercas é descrita em Seção 8.4.3, “Configuração de dispositivos de vedação com a interface Web do pcsd”.

8.4.2. Configuração de recursos de cluster com o pcsd Web UI

Selecionando a opção Resources no menu ao longo da parte superior da página de gerenciamento de cluster exibe os recursos atualmente configurados para o cluster, organizados de acordo com grupos de recursos. A seleção de um grupo ou recurso exibe os atributos desse grupo ou recurso.

A partir desta tela, você pode adicionar ou remover recursos, pode editar a configuração dos recursos existentes e pode criar um grupo de recursos.

Acrescentar um novo recurso ao agrupamento:

Clique em Add. Isto faz surgir a tela Add Resource.

Quando você seleciona um tipo de recurso no menu suspenso Type, os argumentos que você deve especificar para esse recurso aparecem no menu.

Você pode clicar em Optional Arguments para exibir argumentos adicionais que você pode especificar para o recurso que você está definindo.

Após inserir os parâmetros para o recurso que você está criando, clique em Create Resource. Ao configurar os argumentos para um recurso, uma breve descrição do argumento aparece no menu. Se você mover o cursor para o campo, é exibida uma descrição mais longa da ajuda desse argumento. Você pode definir um recurso como um recurso clonado, ou como um recurso clonado promocional. Para informações sobre estes tipos de recursos, consulte Criando recursos de cluster que estão ativos em vários nós (recursos clonados).

Uma vez criado pelo menos um recurso, você pode criar um grupo de recursos. Para obter informações gerais sobre grupos de recursos, consulte Configuração de grupos de recursos.

Selecione os recursos que farão parte do grupo na tela Resources e, em seguida, clique em

Create Group. Isto exibe a tela Create Group.

A partir da tela Create Group, você pode reorganizar a ordem dos recursos em um grupo de recursos usando o recurso de arrastar e soltar para mover a lista dos recursos de um lugar para outro.

Digite um nome de grupo e clique em Create Group. Isto o retorna à tela Resources, que agora exibe o nome do grupo e os recursos dentro desse grupo.

Após ter criado um grupo de recursos, você pode indicar o nome desse grupo como parâmetro de recurso ao criar ou modificar recursos adicionais.

8.4.3. Configuração de dispositivos de vedação com a interface Web do pcsd

Selecionando a opção Fence Devices no menu ao longo da parte superior da página de gerenciamento de agrupamento exibe a tela Fence Devices, mostrando os dispositivos de vedação atualmente

configurados.

Para adicionar um novo dispositivo de cerca ao conjunto:

Clique em Add. Isto faz surgir a tela Add Fence Device.

Quando você seleciona um tipo de dispositivo de cerca no menu suspenso Type, os

argumentos que você deve especificar para aquele dispositivo de cerca aparecem no menu. Você pode clicar em Optional Arguments para exibir argumentos adicionais que você pode especificar para o dispositivo de cerca que você está definindo.

Após inserir os parâmetros para o novo dispositivo de vedação, clique em Create Fence

Instance.

Para configurar um dispositivo de esgrima SBD, clique em SBD na tela Fence Devices. Isto chama uma tela que lhe permite ativar ou desativar a SBD no cluster.

Para mais informações sobre dispositivos de cercas, consulte Configuração de cercas em um cluster de Alta Disponibilidade da Red Hat.

8.4.4. Configuração de ACLs com a interface web pcsd

Selecionando a opção ACLS no menu ao longo do topo da página de gerenciamento de cluster exibe uma tela a partir da qual você pode definir permissões para usuários locais, permitindo acesso somente leitura ou leitura-escrita à configuração do cluster usando listas de controle de acesso (ACLs).

Para atribuir permissões ACL, você cria uma função e define as permissões de acesso para essa função. Cada função pode ter um número ilimitado de permissões (leitura/escrita/denúncia) aplicadas a uma consulta XPath ou à identificação de um elemento específico. Após definir a função, você pode atribuí- la a um usuário ou grupo existente.

Para mais informações sobre a atribuição de permissões usando ACLs, consulte Definindo permissões locais usando ACLs.

8.4.5. Configuração das propriedades do cluster com a interface Web do pcsd

Selecionando a opção Cluster Properties no menu ao longo do topo da página de gerenciamento de cluster exibe as propriedades do cluster e permite modificar estas propriedades a partir de seus valores

padrão. Para obter informações sobre as propriedades de agrupamento do Pacemaker, consulte

Propriedades de agrupamento do Pacemaker.

8.5. CONFIGURAÇÃO DE UMA INTERFACE WEB PCSD DE ALTA

DISPONIBILIDADE

Quando você usa a interface pcsd, você se conecta a um dos nós do cluster para exibir as páginas de gerenciamento do cluster. Se o nó ao qual você está se conectando cair ou ficar indisponível, você pode reconectar-se ao cluster abrindo seu navegador para uma URL que especifique um nó diferente do cluster.

É possível, no entanto, configurar a própria interface pcsd para alta disponibilidade, caso em que você pode continuar a gerenciar o cluster sem entrar em uma nova URL.

Para configurar a interface web pcsd para alta disponibilidade, execute os seguintes passos. 1. Certifique-se de que os certificados pcsd estejam sincronizados entre os nós do cluster,

definindo PCSD_SSL_CERT_SYNC_ENABLED para true no arquivo de configuração

/etc/sysconfig/pcsd. A habilitação da sincronização de certificados faz com que pcsd

sincronize os certificados para a configuração do cluster e os comandos de adição de nós. No RHEL 8, PCSD_SSL_CERT_SYNC_ENABLED é definido como false por padrão.

2. Crie um recurso de cluster IPaddr2, que é um endereço IP flutuante que você usará para se

No documento Red Hat Enterprise Linux 8 (páginas 64-69)