• Nenhum resultado encontrado

Com base nos conhecimentos sobre o tema Geologia e

No documento Geo Mod I CPrep (páginas 40-45)

GEOGRAFIA – MÓDULO I 3 GEOMORFOLOGIA

3.06 Com base nos conhecimentos sobre o tema Geologia e

Geomorfologia do Brasil, considere as afirmativas abaixo:

O vulcanismo ocorreu, no Brasil, em épocas muito remotas, principalmente na Era Cenozoica, quando lavas vulcânicas cobriram extensas áreas das regiões de Poços de Caldas e Araxá, em Minas Gerais, e grande parte do planalto Arenito- Basáltico, em São Paulo e no Paraná.

O Brasil está totalmente contido na Plataforma Sul- Americana, cujo embasamento de evolução geológica é muito complexo, remontando à era Arqueana. Teve a sua consolidação completada entre o período Proterozoico Superior e o início do período Paleozoico com o encerramento no ciclo Brasiliano.

De acordo com a hipsometria do relevo do Brasil, é possível classificá-lo como de altitudes modestas, visto que suas principais estruturas datam da Era Pré-Cambriana. Trata-se de estruturas muito antigas, submetidas a intensa ação dos agentes exógenos por um tempo muito longo (considerando a escala do tempo geológico).

No Brasil, a maioria das depressões possuem altitudes positivas, estão acima do nível do mar. Por isso, são chamadas de relativas. Ocupam grandes partes do território e se dividem em três tipos: marginais, interplanálticas e periféricas.

As bacias sedimentares ocupam cerca de 64% da área total do território brasileiro. São divididas em grandes e pequenas bacias, denominadas ferenozoicas, porque se formaram nas eras Hadeana, Arqueana e Proterozoica.

3.07 (UFPR 2014) Os escorregamentos, também conhecidos como

deslizamentos, são processos de movimentos de massa envolvendo materiais que recobrem as superfícies das vertentes ou encostas, tais como solos, rochas e vegetação. Estes processos estão presentes nas regiões montanhosas e serranas em várias partes do mundo, principalmente naquelas onde predominam climas úmidos. No Brasil, são mais frequentes nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

GEOGRAFIA – MÓDULO I

(TOMINAGA, L.K. ―Escorregamentos‖. In.: Desastres naturais: conhecer e prevenir. Cap. 9, p. 27-38. Org.: TOMINAGA, L.K.; SANTORO, J. AMARAL, R. Instituto Geológico, São Paulo, 2009).

Sobre esses processos, considere as seguintes afirmativas:

I. Os escorregamentos consistem em importante processo natural que atua na dinâmica das vertentes, fazendo parte da evolução do relevo terrestre, principalmente nas regiões serranas.

II. Nos grandes centros urbanos, os escorregamentos assumem frequentemente proporções catastróficas, uma vez que cortes nas encostas, depósitos de lixo, entre outras ações promovidas pelo homem geram novas relações com os fatores condicionantes naturais.

III. É necessário que o ser humano deixe de devastar as florestas, impermeabilizar os solos e contaminar os rios para que não mais ocorram os escorregamentos.

IV. A origem vulcânica do relevo brasileiro gerou um conjunto de serras propícias para os escorregamentos, que acarretam grandes prejuízos e perdas significativas, inclusive de vidas humanas.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas verdadeiras. a) III e IV, apenas.

b) I, II e IV, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II, III e IV.

GEOGRAFIA – MÓDULO I

3.08 (UFRGS 2012) Observe o mapa e o perfil esquemático abaixo.

Os compartimentos de relevo destacados no perfil (A — A’) com as letras A, B e C indicam, respectivamente,

a) a Planície e o Pantanal Mato-grossense — o Planalto e a Chapada dos Parecis — a Depressão do Tocantins.

b) a Depressão da Amazônia Ocidental a Depressão Cuiabana — a Planície do Rio Araguaia.

c) a Depressão do Araguaia — o Planalto e as Serras de Goiás/Minas — as Planícies Litorâneas.

d) a Depressão Sertaneja — o Planalto da Borborema — as Planícies e os Tabuleiros Costeiros.

e) os Planaltos e a Chapada dos Parecis — a Depressão Periférica — a Depressão do Miranda.

GEOGRAFIA – MÓDULO I

3.09 (IFBA) As formas de relevo da superfície terrestre são

resultantes da interação de duas grandes forças: a endógena (interna) e a exógena (externa).

Disponível em: <http://dc397.4shared.com/doc/FII3kDmr/preview.html>. Acesso em: 07 setembro de 2013.

Baseando-se na proposta de classificação do relevo do território brasileiro assinalada no mapa acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que

GEOGRAFIA – MÓDULO I

I. no mapa, as porções do território mais escuras correspondem às depressões, estruturas geológicas que remontam à era Pré- Cambriana.

II. no mapa, as porções do território mais escuras correspondem às planícies e aos dobramentos modernos, estruturas geológicas que remontam à era Pré-Cambriana.

III. classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aziz Ab´Sáber, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aroldo de Azevedo.

IV. classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aroldo de Azevedo, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aziz Ab´Sáber.

V. a classificação de relevo assinalada no mapa foi apresentada por Jurandyr Ross, sendo considerada a mais completa proposta de relevo contando com 28 unidades entre planaltos, planícies e depressões.

As proposições corretas dizem respeito apenas às alternativas a) I e III.

b) II e III. c) III e IV. d) Apenas III. e) Apenas V.

3.10 (UDESC) O relevo corresponde às formas do terreno que foram

moldadas pelos agentes internos e externos sobre a crosta terrestre. Cada forma de relevo corresponde a um estado da atuação desses agentes. Analise as proposições referentes ao relevo.

I. Planalto é um compartimento do relevo com superfície irregular e altitude superior a 300 metros, onde predominam processos erosivos. II. Planície é uma parte do relevo com superfície plana e altitude igual ou inferior a 100 metros, onde predominam os acúmulos recentes de sedimentos.

III. Depressão é uma fração do relevo mais plano que o planalto, onde predominam processos erosivos, com suave inclinação e altitude entre 100 e 500 metros.

GEOGRAFIA – MÓDULO I

No documento Geo Mod I CPrep (páginas 40-45)

Documentos relacionados