• Nenhum resultado encontrado

Questões Respondidas

COMENTÁRIOS:

1207

Questões Respondidas

01. (VUNESP/PREF. SJRP-SP/2011) Ao estabelecer diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do SUS, o Ministério da Saúde, considerando que o modelo de atenção à saúde vigente tem se mostrado insuficiente para dar conta dos desafios sanitários, introduz um modelo de atenção que, em contraposição ao atual, deve

a) ser centrado no cuidado médico.

b) ser estruturado com ações e serviços de saúde dimensionados a partir da oferta. c) ter, no atendimento básico, o maior número possível de especialidades médicas. d) ampliar o foco da atenção para o manejo das condições crônicas, mas atendendo, concomitantemente, as condições agudas.

e) ser configurado preferencialmente para o atendimento das condições agudas.

COMENTÁRIOS:

O modelo de atenção definido na regulamentação do SUS preconiza uma contraposição ao modelo atual que é centrado na doença e em especial no atendimento à demanda espontânea e na agudização das condições crônicas. Aponta para a necessidade de uma organização que construa a intersetorialidade para a promoção da saúde, contemple a integralidade dos saberes com o fortalecimento do apoio matricial, considere as vulnerabilidades de grupos ou populações e suas necessidades, fortalecendo as ações sobre as condições crônicas.

A Rede de Atenção à Saúde é um conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde. O objetivo da RAS é promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do Sistema, em termos de acesso, equidade, eficácia clínica e sanitária; e eficiência econômica.

Para atingir esses objetivos as partes atuam em três áreas de aplicação que são: cuidados primários, atenção especializada (ambulatorial e hospitalar) e cuidados de urgência e emergência.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1208

02. (FUNCAP/PREF. VASSOURAS-RJ) O Decreto nº 7.508/2011 prevê um acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada. Esse acordo diz respeito ao:

a) Contrato da Gestão Participativa do SUS – CGPS. b) Pacto em Defesa do SUS (parte do Pacto pela Saúde). c) Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde – COAP. d) Programação Pactuada e Integrada entre Gestores.

e) Pacto Intergestores pela Integração das Ações de Saúde.

COMENTÁRIOS:

O DECRETO N° 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011 - Regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro e 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências.

O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP) é um acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização de sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde.

Nessa esteira, a alternativa correta é a C.

03. (FUNCAP/PREF. VASSOURAS-RJ) O Decreto nº 7.508/2011 passou a exigir uma nova dinâmica na organização e gestão do Sistema Único de Saúde, sendo a principal delas o aprofundamento das relações interfederativas e a instituição de novos instrumentos, documentos e dinâmicas na gestão compartilhada do SUS. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Dentre os novos elementos advindos do Decreto estão a Relação Nacional de Ações e Serviços de

Saúde – RENASES; a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME e o Mapa da Saúde.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1209

II. O acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas Portas de Entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do serviço.

III. As Redes de Atenção à Saúde estarão compreendidas no âmbito de um Distrito Sanitário, ou de vários deles, em consonância com as diretrizes pactuadas no Conselho Nacional de Saúde.

Conforme análise, assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa I está correta.

b) Somente a afirmativa II está correta. c) Somente a afirmativa III está correta.

d) Somente as afirmativas I e II estão corretas. e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

COMENTÁRIOS:

Vamos analisar cada uma das assetivas:

I. Correta. Dentre os novos elementos advindos do Decreto estão a Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde – RENASES; a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME e o Mapa da Saúde.

II. Correta. O acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas Portas de Entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do serviço.

III. Incorreta. As Redes de Atenção à Saúde estarão compreendidas no âmbito de uma de uma Região de Saúde, ou de várias delas, em consonância com as diretrizes pactuadas nas Conferências de Saúde.

Nesses termos, o gabarito é a letra D.

04. (UFG/2012) Nos termos do Decreto 7.508/11, que dispõe sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, a Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (RENASES), que compreende todas as ações e

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1210

serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde, será atualizada, consolidade e publicada a cada:

a) ano. b) 2 anos. c) 3 anos. d) 5 anos. e) 6 meses. COMENTÁRIOS:

A RENASES que compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde. Caberá ao Ministério da Saúde dispor sobre a RENASES em âmbito nacional, observadas as diretrizes pactuadas pela CIT e a cada dois anos será atualizada.

Portanto, o gabarito da questão é a letra B.

05. (HU-UFS/EBSERH/AOCP/2014)De acordo com o Decreto 7.508/11, o conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde, denomina-se:

a)Mapa da Saúde. b) Região de Saúde.

c) Portas de Entrada da Saúde.

d) Serviços Especiais de Acesso Aberto. e) Rede de Atenção à Saúde.

COMENTÁRIOS:

Conforme já vimos anteriormente, o Decreto 7.508/11 define a Rede de Atenção à Saúde como um conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1211

complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde.

Diante do exposto, o gabarito só pode ser a letra E.

06. (CONUPE/PREF. CAMOCIM DE SÃO FÉLIX/2012) O Decreto Nº. 7508/2011 regulamentou a Lei 8080/90, dispondo sobre a organização do SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. Dentre as definições abaixo, assinale a INCORRETA.

a) Regulamenta as Portas de Entrada do SUS, definindo-as como os serviços de atenção primária, de atenção de urgência e emergência, de atenção psicossocial e especiais de acesso aberto.

b) Cria a Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde – RENASES que compreenderá todas as ações e serviços que o SUS oferecerá ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde.

c) Define o Mapa da Saúde que será utilizado para a identificação das necessidades de saúde e deverá ser composto por serviços e ações de saúde prestados pela iniciativa privada, de forma complementar ou não ao SUS.

d) Define Regiões de Saúde como espaço geográfico contínuo ou não, constituído de municípios que definem formar entre si uma Rede de Atenção à Saúde.

e) As Regiões de Saúde devem conter, no mínimo, ações e serviços de saúde de atenção primária, atenção psicossocial, urgência e emergência, atenção especializada ambulatorial e hospitalar e vigilância em saúde.

COMENTÁRIOS:

Conforme já vimos anteriormente, o Decreto 7.508/11 define Mapa da Saúde como a descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema. A alternativa C contempla somente serviços da rede privada e, por este motivo está errada. Gabarito: letra C.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1212

07. (CETRO/PREF. MANAUS-AM/2012) De acordo com o Decreto nº 7.508/11, os entes federativos definirão os seguintes elementos em relação às Regiões de Saúde:

I. seus limites geográficos.

II. população usuária das ações e serviços. III. rol de ações e serviços que serão ofertados.

IV. respectivas responsabilidades, critérios de acessibilidade e escala para conformação dos serviços.

É correto o que está contido em a) I e II, apenas.

b) I e IV, apenas. c) II e III, apenas. d) I, II, III e IV. e) II, apenas.

COMENTÁRIOS:

Conforme descrito no Decreto 7508/2011, os entes federativos definirão os seguintes elementos em relação às Regiões de Saúde:

I - seus limites geográficos;

II - população usuária das ações e serviços;

III - rol de ações e serviços que serão ofertados; e

IV - respectivas responsabilidades, critérios de acessibilidade e escala para conformação dos serviços.

Dessa forma, todas as alterantivas estão corretas, o que corresponde ao gabarito da questão que é a letra D.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1213

08. (FUNCAB/PREF. VILA VELHA–ES/ 2012) No que se refere à Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde – RENASES – analise as afirmativas abaixo.

I. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão adotar relações específicas e complementares de ações e serviços de saúde.

II. A cada três anos, o Ministério da Saúde consolidará e publicará as atualizações da RENASES.

III. A RENASES compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde.

Conforme análise, assinale a opção correta. a) Somente a afirmativa I está correta. b) Somente a afirmativa II está correta. c) Somente a afirmativa III está correta.

d) Somente as afirmativas I e II estão corretas. e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

COMENTÁRIOS:

Vamos relembrar os conteúdos deste material:

RENASES é Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde compreende todas as

ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde;

No planejamento da RAS devem ser considerados os serviços e as ações

prestados pela iniciativa privada, de forma complementar ou não ao SUS.

Caberá ao Ministério da Saúde dispor sobre a RENASES em âmbito nacional, observadas as diretrizes pactuadas pela CIT e a cada dois anos será atualizada. A partir dos comentários, constatamos que o gabarito da questão é a letra C.

09. (FUNDEP/MPE/2012) O Decreto n. 7.508, de 28/06/2011, “[...] Regulamenta a Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1214

saúde e a articulação Inter federativa, e dá outras providências”. Sobre as Regiões de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA

a) Serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, de acordo com as diretrizes pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite.

b) O conjunto de ações e serviços ofertados pelas Regiões de Saúde são definidos pelos entes federativos.

c) Ações e serviços de Vigilância em Saúde não compõem as Regiões de Saúde. d) A instituição de Regiões de Saúde situadas em áreas de fronteira com outros países deverá respeitar as normas que regem as relações internacionais.

COMENTÁRIOS:

Conforme vimos anteriormente, toda Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de atenção primária, urgência e emergência, atenção psicossocial, atenção ambulatorial e hospitalar e vigilância em saúde.

Assim, o gabarito só pode ser a letra C.

10. (UPENET-IAUPE/SES-PE/2014) Em relação ao SUS, assinale a afirmativa CORRETA.

( V ) Região de saúde é o espaço geográfico contínuo, constituído por grupamentos

de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados.

( V ) Universalização e Integralidade são princípios organizativos do SUS.

( V ) O Conselho de Saúde é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do

Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de Governo, integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com composição, organização e tem suas competências fixadas na Lei Nº 8.142/90.

a) Apenas as afirmativas a e c estão corretas. b) Apenas as afirmativas b e c estão corretas. c) Apenas a afirmativa b está correta.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1215

e) Todas as afirmativas estão incorretas

COMENTÁRIOS:

Como vimos, Região de Saúde é o espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde, conforme descrito na primeira assertiva; a segunda assertiva descreve alguns princípios do SUS e, por fim, a terceira afirmativa também está correta, uma vez que trata da Lei que garante a participação popular no SUS.

Desse modo, o gabarito é a letra D.

11. (MSCONCURSOS/PREF. CRISÓLITA-MG/2014) As Redes de Atenção à Saúde – RAS, definem-se por:

a) Arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.

b) Gestão do sistema de saúde no espaço regional, contribui para o avanço do processo de efetivação do SUS.

c) A transição entre o ideário de um sistema integrado de saúde conformado em redes e a sua concretização que passam pela construção permanente nos territórios, que permita conhecer o real valor de uma proposta de inovação na organização e na gestão do sistema de saúde.

d) Resolutividade na rede de atenção, alguns fundamentos precisam ser considerados: economia de escala, qualidade, suficiência, acesso e disponibilidade de recursos.

COMENTÁRIOS:

Mais uma questão com o conceito de Rede de Atenção à Saúde; como já vimos, a RAS é um conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1216

12. (FAFIPA/PREF. PINHAIS-PR/2014) O Decreto 7508/11 regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre

a) a organização do SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa.

b) o repasse financeiro do SUS, a qualificação das conferências de saúde e a pactuação integrada.

c) o pacto pela gestão do SUS, as referências regionais de atendimento e a implantação da rede de urgência e emergência.

d) a organização das equipes de saúde da família, o repasse financeiro fundo a fundo e as estratégias operacionais do SUS.

COMENTÁRIOS:

O DECRETO N° 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011 regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro e 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências.

Nessa esteira, a alternativa correta é a letra A.

13. (CETRO/ANVISA/2013) Quanto ao processo de planejamento da saúde, disposto no Capítulo III do Decreto nº 7.508/2011, é correto afirmar que:

a) os Conselhos de Saúde estabelecerão as diretrizes a serem observadas na elaboração dos planos de saúde, de acordo com as características epidemiológicas e da organização de serviços nos entes federativos e nas Regiões de Saúde.

b) no planejamento devem ser considerados tão somente os serviços e as ações prestados no setor público, os quais deverão compor os Mapas de Saúde regional, estadual e nacional.

c) o processo de planejamento da saúde será descendente e integrado, ouvidos os respectivos Conselhos de Saúde, compatibilizando-se as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos financeiros.

d) o planejamento da saúde é obrigatório para os entes públicos, e será indutor de políticas nas 3 (três) instâncias federativas componentes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo facultativa a indução na iniciativa privada.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1217

e) o planejamento da saúde em âmbito estadual deve ser realizado de maneira regionalizada, a partir das necessidades dos Municípios, considerando o estabelecimento de metas de saúde.

COMENTÁRIOS:

O referido Capítulo do Decreto 7508/2011 versa sobre o planejamento da saúde e descreve:

Art.15 O processo de planejamento da saúde será ascendente e integrado, do nível local até o federal, ouvidos os respectivos Conselhos de Saúde, compatibilizando-se as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos financeiros.

§ O planejamento da saúde é obrigatório para os entes públicos e será indutor de políticas para a iniciativa privada.

§ O Conselho Nacional de Saúde estabelecerá as diretrizes a serem observadas na elaboração dos planos de saúde, de acordo com as características epidemiológicas e da organização de serviços nos entes federativos e nas Regiões de Saúde.

Art. 16. No planejamento devem ser considerados os serviços e as ações prestados pela iniciativa privada, de forma complementar ou não ao SUS, os quais deverão compor os Mapas da Saúde regional, estadual e nacional.

Art. 17. O Mapa da Saúde será utilizado na identificação das necessidades de saúde e orientará o planejamento integrado dos entes federativos, contribuindo para o estabelecimento de metas de saúde.

Art. 18. O planejamento da saúde em âmbito estadual deve ser realizado de maneira regionalizada, a partir das necessidades dos Municípios, considerando o estabelecimento de metas de saúde.

Desta forma, o gabarito é a letra E.

14. (IBFC/Fundação Hemominas/2013) O decreto 7508 de 2011 regulamenta a Lei 8080/90. Considerando a organização do SUS, como expressa nesse decreto, assinale a alternativa incorreta:

a) Poderão ser instituídas Regiões de Saúde interestaduais.

b) Unidades básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento são consideradas Serviços Especiais de Acesso Aberto.

c) Região de Saúde é o espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados,

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1218

com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

d) Ao usuário será assegurada a continuidade do cuidado em saúde, em todas as suas modalidades, nos serviços, hospitais e em outras unidades integrantes da rede de atenção da respectiva região.

COMENTÁRIOS:

Serviços Especiais de Acesso Aberto - serviços de saúde específicos para o

atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial (ex: centro de referência de AIDS, a saúde do trabalhador e outros que atendam necessidades específicas do cidadão objeto de serviços próprios).

As alternativas A, C e D correspondem ao texto legal de dispositivos do Decreto nº 7.508/2011, do seguinte modo.

Diante do exposto, o gabarito só pode ser a letra B.

15. (FEPESE/PREF. SÃO JOSÉ/2014) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) com relação às Redes de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde (SUS).

( )No SUS, a Estratégia Saúde da Família representa o modelo para a organização da Atenção Primária de Saúde (APS), sendo que o seu fortalecimento torna-se uma exigência para o estabelecimento das RAS.

( ) O objetivo das RAS é promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada.

( ) A RAS caracteriza-se pela formação de relações verticais entre os pontos de atenção à saúde com o centro de comunicação na APS, pela centralidade nas necessidades em saúde de uma população.

( ) Para o funcionamento da RAS, com qualidade e eficiência, faz-se necessária a criação de mecanismos formais de contratualização entre os financiadores e os prestadores de serviço.

Assinale a alternativa que indica a sequencia correta, de cima para baixo:

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br 1219 b) F – V – F – V c) V – V – F – F d) F – F – V – V e) V – V – F – V COMENTÁRIOS:

Vamos analisar cada uma das assertivas:

( V )No SUS, a Estratégia Saúde da Família representa o modelo para a organização da Atenção Primária de Saúde (APS), sendo que o seu fortalecimento torna-se uma exigência para o estabelecimento das RAS.

No documento AULA 10 - Redes De Atenção À Saúde (páginas 42-61)

Documentos relacionados