• Nenhum resultado encontrado

COMO ISSO CAI NA PROVA?

No documento AULA 10 - Redes De Atenção À Saúde (páginas 26-42)

1191

V - atenção humanizada e centrada nas necessidades das pessoas; VI - diversificação das estratégias de cuidado;

VII - desenvolvimento de atividades no território, que favoreçam a inclusão social com vistas à promoção de autonomia e ao exercício da cidadania;

VIII- ênfase em serviços de base territorial e comunitária, com participação e controle social dos usuários e de seus familiares;

IX - organização dos serviços em rede de atenção à saúde regionalizada, com estabelecimento de ações intersetoriais para garantir a integralidade do cuidado; X - promoção de estratégias de educação permanente;

XI - desenvolvimento da lógica do cuidado para pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual, visual, ostomia e múltiplas deficiências, tendo como eixo central a construção do projeto terapêutico singular; e

XII- desenvolvimento de pesquisa clínica e inovação tecnológica em reabilitação.

COMPONENTES I - Atenção Básica;

II- Atenção Especializada em Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual, Visual, Ostomia e em Múltiplas Deficiências (Pontos de atenção: estabelecimentos de

saúde habilitados em apenas um Serviço de Reabilitação; Centros Especializados em Reabilitação (CER); e Centros de Especialidades Odontológicas - CEO); e

III- Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência.

COMO ISSO CAI NA PROVA?

01. (VUNESP/PREF. SJRP-SP/2011) Ao estabelecer diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do SUS, o Ministério da Saúde, considerando que o modelo de atenção à saúde vigente tem se mostrado insuficiente para dar conta dos desafios sanitários, introduz um modelo de atenção que, em contraposição ao atual, deve

a) ser centrado no cuidado médico.

b) ser estruturado com ações e serviços de saúde dimensionados a partir da oferta. c) ter, no atendimento básico, o maior número possível de especialidades médicas.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1192

d) ampliar o foco da atenção para o manejo das condições crônicas, mas atendendo, concomitantemente, as condições agudas.

e) ser configurado preferencialmente para o atendimento das condições agudas.

02. (FUNCAP/PREF. VASSOURAS-RJ) O Decreto nº 7.508/2011 prevê um acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada. Esse acordo diz respeito ao:

a) Contrato da Gestão Participativa do SUS – CGPS. b) Pacto em Defesa do SUS (parte do Pacto pela Saúde). c) Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde – COAP. d) Programação Pactuada e Integrada entre Gestores.

e) Pacto Intergestores pela Integração das Ações de Saúde.

03. (FUNCAP/PREF. VASSOURAS-RJ) O Decreto nº 7.508/2011 passou a exigir uma nova dinâmica na organização e gestão do Sistema Único de Saúde, sendo a principal delas o aprofundamento das relações interfederativas e a instituição de novos instrumentos, documentos e dinâmicas na gestão compartilhada do SUS. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Dentre os novos elementos advindos do Decreto estão a Relação Nacional de Ações e Serviços de

Saúde – RENASES; a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME e o Mapa da Saúde.

II. O acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas Portas de Entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do serviço.

III. As Redes de Atenção à Saúde estarão compreendidas no âmbito de um Distrito Sanitário, ou de vários deles, em consonância com as diretrizes pactuadas no Conselho Nacional de Saúde.

Conforme análise, assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa I está correta.

b) Somente a afirmativa II está correta. c) Somente a afirmativa III está correta.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1193

e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

04. (UFG/2012) Nos termos do Decreto 7.508/11, que dispõe sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, a Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (RENASES), que compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde, será atualizada, consolidade e publicada a cada:

a) ano. b) 2 anos. c) 3 anos. d) 5 anos. e) 6 meses.

05. (HU-UFS/EBSERH/AOCP/2014)De acordo com o Decreto 7.508/11, o conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde, denomina-se:

a)Mapa da Saúde. b) Região de Saúde.

c) Portas de Entrada da Saúde.

d) Serviços Especiais de Acesso Aberto. e) Rede de Atenção à Saúde.

06. (CONUPE/PREF. CAMOCIM DE SÃO FÉLIX/2012) O Decreto Nº. 7508/2011 regulamentou a Lei 8080/90, dispondo sobre a organização do SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. Dentre as definições abaixo, assinale a INCORRETA.

a) Regulamenta as Portas de Entrada do SUS, definindo-as como os serviços de atenção primária, de atenção de urgência e emergência, de atenção psicossocial e especiais de acesso aberto.

b) Cria a Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde – RENASES que compreenderá todas as ações e serviços que o SUS oferecerá ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1194

c) Define o Mapa da Saúde que será utilizado para a identificação das necessidades de saúde e deverá ser composto por serviços e ações de saúde prestados pela iniciativa privada, de forma complementar ou não ao SUS.

d) Define Regiões de Saúde como espaço geográfico contínuo ou não, constituído de municípios que definem formar entre si uma Rede de Atenção à Saúde.

e) As Regiões de Saúde devem conter, no mínimo, ações e serviços de saúde de atenção primária, atenção psicossocial, urgência e emergência, atenção especializada ambulatorial e hospitalar e vigilância em saúde.

07. (CETRO/PREF. MANAUS-AM/2012) De acordo com o Decreto nº 7.508/11, os entes federativos definirão os seguintes elementos em relação às Regiões de Saúde:

I. seus limites geográficos.

II. população usuária das ações e serviços. III. rol de ações e serviços que serão ofertados.

IV. respectivas responsabilidades, critérios de acessibilidade e escala para conformação dos serviços.

É correto o que está contido em a) I e II, apenas.

b) I e IV, apenas. c) II e III, apenas. d) I, II, III e IV. e) II, apenas.

08. (FUNCAB/PREF. VILA VELHA–ES/ 2012) No que se refere à Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde – RENASES – analise as afirmativas abaixo.

I. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão adotar relações específicas e complementares de ações e serviços de saúde.

II. A cada três anos, o Ministério da Saúde consolidará e publicará as atualizações da RENASES.

III. A RENASES compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1195

Conforme análise, assinale a opção correta. a) Somente a afirmativa I está correta. b) Somente a afirmativa II está correta. c) Somente a afirmativa III está correta.

d) Somente as afirmativas I e II estão corretas. e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

09. (FUNDEP/MPE/2012) O Decreto n. 7.508, de 28/06/2011, “[...] Regulamenta a Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação Inter federativa, e dá outras providências”. Sobre as Regiões de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA

a) Serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, de acordo com as diretrizes pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite.

b) O conjunto de ações e serviços ofertados pelas Regiões de Saúde são definidos pelos entes federativos.

c) Ações e serviços de Vigilância em Saúde não compõem as Regiões de Saúde. d) A instituição de Regiões de Saúde situadas em áreas de fronteira com outros países deverá respeitar as normas que regem as relações internacionais.

10. (UPENET-IAUPE/SES-PE/2014) Em relação ao SUS, assinale a afirmativa CORRETA.

( ) Região de saúde é o espaço geográfico contínuo, constituído por grupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados. ( ) Universalização e Integralidade são princípios organizativos do SUS.

( ) O Conselho de Saúde é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de Governo, integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com composição, organização e tem suas competências fixadas na Lei Nº 8.142/90.

a) Apenas as afirmativas a e c estão corretas. b) Apenas as afirmativas b e c estão corretas.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1196

c) Apenas a afirmativa b está correta. d) Todas as afirmativas estão corretas. e) Todas as afirmativas estão incorretas

11. (MSCONCURSOS/PREF. CRISÓLITA-MG/2014) As Redes de Atenção à Saúde – RAS, definem-se por:

a) Arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.

b) Gestão do sistema de saúde no espaço regional, contribui para o avanço do processo de efetivação do SUS.

c) A transição entre o ideário de um sistema integrado de saúde conformado em redes e a sua concretização que passam pela construção permanente nos territórios, que permita conhecer o real valor de uma proposta de inovação na organização e na gestão do sistema de saúde.

d) Resolutividade na rede de atenção, alguns fundamentos precisam ser considerados: economia de escala, qualidade, suficiência, acesso e disponibilidade de recursos.

12. (FAFIPA/PREF. PINHAIS-PR/2014) O Decreto 7508/11 regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre

a) a organização do SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa.

b) o repasse financeiro do SUS, a qualificação das conferências de saúde e a pactuação integrada.

c) o pacto pela gestão do SUS, as referências regionais de atendimento e a implantação da rede de urgência e emergência.

d) a organização das equipes de saúde da família, o repasse financeiro fundo a fundo e as estratégias operacionais do SUS.

13. (CETRO/ANVISA/2013) Quanto ao processo de planejamento da saúde, disposto no Capítulo III do Decreto nº 7.508/2011, é correto afirmar que:

a) os Conselhos de Saúde estabelecerão as diretrizes a serem observadas na elaboração dos planos de saúde, de acordo com as características epidemiológicas e da organização de serviços nos entes federativos e nas Regiões de Saúde.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1197

b) no planejamento devem ser considerados tão somente os serviços e as ações prestados no setor público, os quais deverão compor os Mapas de Saúde regional, estadual e nacional.

c) o processo de planejamento da saúde será descendente e integrado, ouvidos os respectivos Conselhos de Saúde, compatibilizando-se as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos financeiros.

d) o planejamento da saúde é obrigatório para os entes públicos, e será indutor de políticas nas 3 (três) instâncias federativas componentes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo facultativa a indução na iniciativa privada.

e) o planejamento da saúde em âmbito estadual deve ser realizado de maneira regionalizada, a partir das necessidades dos Municípios, considerando o estabelecimento de metas de saúde.

14. (IBFC/Fundação Hemominas/2013) O decreto 7508 de 2011 regulamenta a Lei 8080/90. Considerando a organização do SUS, como expressa nesse decreto, assinale a alternativa incorreta:

a) Poderão ser instituídas Regiões de Saúde interestaduais.

b) Unidades básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento são consideradas Serviços Especiais de Acesso Aberto.

c) Região de Saúde é o espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

d) Ao usuário será assegurada a continuidade do cuidado em saúde, em todas as suas modalidades, nos serviços, hospitais e em outras unidades integrantes da rede de atenção da respectiva região.

15. (FEPESE/PREF. SÃO JOSÉ/2014) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) com relação às Redes de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde (SUS).

( )No SUS, a Estratégia Saúde da Família representa o modelo para a organização da Atenção Primária de Saúde (APS), sendo que o seu fortalecimento torna-se uma exigência para o estabelecimento das RAS.

( ) O objetivo das RAS é promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1198

( ) A RAS caracteriza-se pela formação de relações verticais entre os pontos de atenção à saúde com o centro de comunicação na APS, pela centralidade nas necessidades em saúde de uma população.

( ) Para o funcionamento da RAS, com qualidade e eficiência, faz-se necessária a criação de mecanismos formais de contratualização entre os financiadores e os prestadores de serviço.

Assinale a alternativa que indica a sequencia correta, de cima para baixo:

a) V – F – F – V b) F – V – F – V c) V – V – F – F d) F – F – V – V e) V – V – F – V

16. (VUNESP/PREF. SÃO PAULO/2014) Considere as afirmações a seguir a respeito da Política Nacional de Atenção às Urgências e a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS), classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A garantia de implantação de modelo de atenção de carater multiprofissional, compartilhado por trabalho em equipe, instituído por meio de práticas clínicas, cuidadoras e baseado na gestão de linhas de cuidado, constitui uma das diretrizes da Rede de Atenção às Urgências no SUS.

( ) “Promoção, Prevenção e Vigilância à saúde” como componente da Rede de Atenção às Urgências no SUS tem opor objetivo estimular e fomentar o desenvolvimento de ações de saúde e educação permanente voltadas para a vigilância e prevenção das violências e acidentes, das lesões e mortes no trânsito e das doenças crônicas não transmissíveis, além de ações intersetoriais, de participação e mobilização da sociedade.

( ) A composição mínima do Comitê Gestor da Rede Municipal de Atenção às Urgências deve compreender: o Coordenador Municipal da Rede de Atenção ás Urgências e os representantes: dos serviços de saúde prestadores da área de urgências; do Conselho Municipal de Saúde; do Corpo de Bombeiros, das Polícias Rodoviária, Civil e Militar, da Guarda Municipal, onde essas corporações atuem na atenção às urgências; da Defesa Civil Municipal; do gestor municipal da área de trânsito; e, quando justificável, dos representantes da Aeronáutica, Marinha e Exércitos brasileiros.

A classificação correta obtida, de cima para baixo, é:

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br 1199 b) F, F, V. c) V, F, V. d) F, F, F. e) V, V, V.

17. (CESPE/TJ-AL/2012) A Rede Cegonha, proposta pelo Ministério da Saúde, visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada da gravidez, do parto e do puerpério, bem como garantir à criança o direito ao nascimento seguro e ao desenvolvimento saudável. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta com base na Portaria GM/MS n.º 1.459/2011.

a) Na referida portaria, é previsto o custeio de centros de parto normal, conforme padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde, com valores mensais fixos.

b) Para aderir à Rede Cegonha, o município deve ter uma população maior que 150 mil habitantes.

c) A Rede Cegonha deve garantir atenção à saúde da criança de zero a doze meses, segundo a necessidade da criança e a gravidade do quadro clínico apresentado.

d) O município interessado em aderir à Rede Cegonha será beneficiado com repasse dos recursos da União, após celebrar pacto com o colegiado de gestão estadual.

e) Os municípios que não contam com serviços próprios de atenção ao parto e ao nascimento, incluídos os exames especializados na gestação, não poderão aderir à Rede Cegonha no componente pré-natal.

18. (BETIM-MG/2012) Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) com relação a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) :

I – Foi instituída pela Portaria Nº 3.088/2011 – e regulamenta a assistência para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). II – É composta pelos seguintes pontos de atenção: atenção básica em saúde; atenção psicossocial especializada; atenção de urgência e emergência; atenção residencial de caráter transitório; atenção hospitalar e reabilitação psicossocial. III – Tem os CAPS como principal ponto da rede, capaz de resolver, através de equipes multiprofissionais e planos terapêuticos singulares todas as situações relacionadas ao uso de crack, álcool e outras drogas, além dos transtornos mentais.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1200

A classificação correta obtida, de cima para baixo, é:

a) V, V, V b) F, F, F c) V, V, F d) V, F, F e) F, V, V

19. (UPENET/IAUPE/2014) Sobre as Redes de Atenção à Saúde, marque a resposta INCORRETA:

a) Para sua organização é necessário definir os limites geográficos, população e rol de ações e serviços que serão ofertados. A esse processo dá-se o nome de Mapa de Saúde.

b) São definidas como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.

c) Todos os pontos de atenção à saúde são importantes para que se cumpram os objetivos das redes de atenção à saúde, se diferenciam, apenas, pelas distintas densidades tecnológicas que os caracterizam.

d) Sua organização exige a definição da região de saúde.

e) As Linhas de Cuidado: orientam os usuários sobre os caminhos que devem percorrer nos pontos da de atenção para ter suas necessidades atendidas.

20. (CONPASS/PREF. BETÂNIA-PE/2014) “Lançado em 2011, com o objetivo de ampliar o acesso e a qualificação do atendimento às pessoas com deficiência, permanente ou temporário, no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na organização do cuidado através dos Centros Especializados em Reabilitação (CER)”. A qual Programa o texto se refere?

A) Saúde Toda Hora B) Viver Sem Limite C) Academia da Saúde D) Humaniza SUS E) Projeto Expande

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1201

21. (CESPE-UnB/SESA-ES/2013) Para ser instituída, a região de saúde deve conter, ações e serviços que incluem

a) atenção psicossocial, atenção ambulatorial especializada e hospitalar e vigilância em saúde.

b) atenção primária e de combate aos adolescentes infratores. c) atenção psicossocial e de proteção às famílias carentes.

d) atenção primária, de urgência e emergência e atenção religiosa.

e) atenção ambulatorial especializada e hospitalar e de proteção aos viciados em drogas.

22. (CESPE-UnB/SESA-ES/2013) O Decreto Presidencial n.º 7.508/2011, que regulamenta a Lei n.º 8.080/1990, define que “o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas portas de entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada”. Com relação à organização e ao planejamento dos serviços de saúde, assinale a opção correta.

a) As equipes de saúde da família devem ordenar as redes de atenção à saúde, reconhecendo as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades dessa população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que a programação dos serviços de saúde parta das necessidades de saúde dos usuários.

b) A estratégia de saúde da família, que visa à reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do SUS, tem sido ampliada mais em caráter de quantidade, já que não tem mostrado impactos reais nos indicadores epidemiológicos nos locais onde está implantada.

c) A prática da enfermagem na comunidade tem sido prejudicada pelo excesso de diferentes formações profissionais, uma vez que os núcleos de competência profissionais específicos interferem negativamente no campo comum de competência, reduzindo a capacidade de cuidado de toda a equipe.

d) A criação de vínculo consiste na construção de relações de afetividade e confiança entre o usuário e o trabalhador da saúde, permitindo que os pacientes aceitem o tratamento determinado pelos profissionais de saúde de forma passiva e sem questionamentos.

e) A gestão do cuidado integral do usuário nas equipes de saúde da família deve ser realizada prioritariamente pelo enfermeiro, já que os demais profissionais, em especial o médico, têm como atribuição maior a realização dos procedimentos individuais.

VP Concursos - Consultoria e Coaching | www.vpconcursos.com.br

1202

23. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ/PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SÁUDE PET-SAÚDE-REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE/2013-2014) Dentre as necessidades da RAS é correto afirmar:

a) Inovar o processo de organização do Sistema de Saúde a partir de uma associação fina, da técnica e da política, produzindo impactos positivos nos indicadores de saúde da população, que se apresentam hoje com uma tripla carga de doenças.

b) Garantir pulverização dos serviços nos municípios, no âmbito da atenção primária, com ênfase para o cuidado médico, considerando os graves problemas de

No documento AULA 10 - Redes De Atenção À Saúde (páginas 26-42)

Documentos relacionados