• Nenhum resultado encontrado

4. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

4.2. Análise e apresentação dos resultados da pesquisa

4.2.5. Comentários e sugestões dos clientes

A pesquisa contenplou também comentários e sugestões dos clientes em relação ao escritório de advocacia Siegmar Wegermann Advogados Associados.

Visando a qualidade dos serviços oferecidos, podem-se destacar três providências destacadas por Kotler (2000) “a primeira é investir em bons processos de contratação e

treinamento, a segunda é recrutar os funcionários certos e a terceira é o acompanhamento da satisfação do cliente através de sugestões e reclamações.”

Dentre estes, destaca-se a necessidade de maior comunicação entre a equipe do escritório e os clientes, através de contato mais direto, visitas para conhecer melhor a empresa de seus clientes, o serviço que ele oferece, para não gerar transtornos posteiores e evitar que os clientes necessitem buscas outros escrítórios.

A pesquisa também evidenciou que a maioria dos clientes está muito satisfeita com os serviços que o escritório “Siegmar Wegermann Advogados Associados” vem desenvolvendo, porem alguns referem que o preço cobrado pelos honorarios poderia ssr mais baixo, e em situação de dúvidas poderiam deslocar-se até o cliente para esclarece-las.

Outra questão levantada é quanto o ambiente físico, a sugestão foi ampliar a estrutura, há uma necessidade de uma sala específica de reuniões para mais de seis pessoas. Pois o escritório da suporte juridico a empresas renomadas, faz muita falta uma sala mais ampla onde poderá ser realizadas tais reuniões.

Outra sugestão foi oferecer um melhor estacionamento, a maioria dos clientes não está satisfeito, reclamam da falta de vagas quando necessitam comparecer ao escritório.

4.3. Conclusão da Pesquisa

Corroborando com as postulações das análises, identificou-se alguns atributos que os clientes consideram importantes para continuar usando os serviços oferecidos pela empresa e oportunizou ao pesquisador criar estratégias para retenção dos principais clientes da empresa.

Entre os principais resultados positivos que a pesquisa apresentou, destaca-se a importância dos serviços prestados pelos profissionais liberais, o atendimento no balcão, via internet, a confiabilidade nos serviços e na empresa e a imagem da empresa na região.

Entretanto, entre os atributos que necessitam de uma atenção especial e não tiveram um percentual satisfatório, destacam-se: a necessidade de maior comunicação entre a equipe do escritório e os clientes, um contato mais direto com visitas periódicas, ampliar a estrutura e

resolver o problema em relação a falta de vagas para estacionar quando os clientes necessitam comparecer ao escritório de advocacia.

Referente aos resultados positivos, obervando gráfico 22, onde pode-se observar os principais atributos que o cliente prioriza quando procura por serviços advocatícios, destacam-se três atributos, que comparados aos resultados obtidos com as respostas dos clientes, se conquistou um grau de satisfação máximo, quadro abaixo:

ATRIBUTOS RESULTADOS

Conhecimento técnico

Em análise a esse atributo se obteve 100% das respostas “MUITO SATISFEITO” em relação ao grau de satisfação dos entrevistados;

O conhecimento técnico da equipe é vital para o funcionamento da organização e a satisfação dos clientes;

Ética profissional

Está ligada a confiabilidade da organização onde todos os clientes mostraram-se “MUITO SATISFEITO”

Agilidade no andamento dos processos

Em relação a esse item todos os entrevistados se mostraram “MUITO SATISFEITO”

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante das informações bibliográficas e das obtidas através da pesquisa de campo que são tratadas no presente trabalho, foi possível constatar que o marketing em serviços de profissionais liberais é uma estratégica utilizada na empresa “Siegmar Wegermann Advogados Associados, que é uma empresa preocupada em desenvolver um diferencial competitivo para se destacar no mercado.

Verifica-se também que o conceito de marketing de relacionamento é uniforme entre os autores citados, ou seja, o seu foco principal repousa no fato de desenvolver uma relação de longo prazo com o cliente, promovendo um contínuo aprendizado.

Essa aprendizagem permite a troca de conhecimentos para atingir os objetivos de ambos, ou seja, de um lado o cliente tem suas reais necessidades atendidas e enxerga naquela empresa muito mais que uma simples relação comercial, ele passa a considerá-la como sua parceira, e, em contrapartida, a empresa vislumbra nesse cliente a possibilidade de uma relação de longo prazo.

Essa pesquisa analisou a importância do marketing na área de serviços profissionais liberais, identificando a satisfação dos clientes do escritório; Identificando o perfil dos clientes; avaliando a satisfação dos clientes em relação aos serviços oferecidos pelo escritório; identificar quais são as reais necessidades dos clientes através da pesquisa de satisfação e propor estratégias de melhorias, visando satisfação e fidelização.

Entendendo que além de oferecer maior retorno financeiro, esse cliente também pode subsidiar as suas estratégias com idéias moldadas de acordo com suas preferências, o que confere a essa organização uma vantagem competitiva frente a seus concorrentes, pelo simples fato de que ela pode dessa forma reter informações estratégicas que o seu concorrente não possui sobre o perfil desses clientes.

O estudo de caso demonstrou que a empresa “Siegmar Wegermann Advogados Associados” apresenta uma proposta de relacionamento com os seus clientes que atinge os seus objetivos, uma vez que promove um relacionamento diferenciado e duradouro com o sua carteira de clientes e com os clientes eventuais, reforça a presença da marca da empresa e alavanca a venda de seus serviços advocatícios, promovendo uma maior lucratividade.

Um novo formato do programa na empresa pode ser desenvolvido para torná-la mais eficaz, por exemplo, desenvolvendo um projeto mais criterioso para o cliente fixo.

Uma redução de custos também pode ser realizada, como o corte de emissão de extratos físicos, por exemplo. Por fim, um trabalho de pesquisa nunca se encerra por si mesmo. Nesta pesquisa procurou-se responder a um questionamento, mas muitos outros poderiam ser objetos de estudos. Esse foi um trabalho maravilhoso, pois serviu da base, para o aprofundamento dos estudos dessa pesquisadora.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALBRECHT, Karl. Revolução nos Serviços. 5ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

BAKER, M. J. Administração de marketing. Tradução: Arlete Simelle Marques. 5ed. Rio de Janeiro: Campos, 2005.

CHIAVENATO, I. Gerenciando Pessoas. 3ª edição. São Paulo: Makron books, 252 p, 1994.

COBRA, Marcos Henrique Nogueira; ZWARG, Flávio Arnaldo. Marketing de serviços, conceitos e estratégias. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

COBRA, M. Marketing Competitivo: Uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 1993

COBRA, Marcos. Marketing Básico: uma abordagem brasileira, 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 1997.

CLUTTERBUCK, David; CLARK, Graham; ARMISTEAD, Collin. Serviço inspirado no cliente: estratégias para qualidade do serviço. São Paulo: IMAM, 1994.

CHURCHILL Jr., Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.

CHURCHILL, G. A. J.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

DEMO, P. Introdução à Metodologia da Ciência. Atlas, 2000.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa 4. ed. São Paulo:Atlas,2002.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social 5. ed. São Paulo:Atlas,2006.

GRÖNROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. A competição por serviços na hora da verdade. 4ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Campos, 1999.

JESUS, A. A. Satisfação de clientes de serviços de restaurantes: um estudo na cidade de salvador / BA. 2005. 164-169f. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) – Universidade de Vale de Itajaí, Balneário Comburiu, 2005.

KOTLER, Philip, ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 5. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1993.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing Analise Planejamento, Implementação e Controle, 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 7ª ed. Rio de Janeiro, rj: Prentice-Hall, 1998

KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI – Como criar, conquistar e dominar mercados. Rio de Janeiro, 1999.

KOTLER, Philip. Marketing de Serviços Profissionais – Estratégias inovadoras para sua atividade, sua imagem e seu lucro. São Paulo, 2000.

KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI – como criar, conquistar e dominar mercados - Traduzido por Cristina Bazan, 10ª Ed. São Paulo: Futura, 2001.

KOTLER, P.; HAYES, T.; BLOOM, P. N. Marketing de Serviços Profissionais – Estratégias inovadoras para impulsionar sua atividade, sua imagem e seus lucros. 2ª Edição. São Paulo: Manole, 2002.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12. ed. São Paulo, Prentice Hall Brasil, 2006.

LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 1991.

LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. 3 ed. São Paulo. Atlas. 2002.

LEMOS, Cadu. A Diferença entre o Sucesso e o Fracasso.São Paulo:Atlas,2001.

LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: Marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. p. 720.

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. Ed. Porto Alegre:Bookman, 2006.

MARIZ, Maria Elisa de Almeida. A satisfação do cliente com a qualidade do serviço bancário. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas).Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciência Econômicas – Área de Concentração: Administração Estratégica. São Paulo, SP: 2002.

MATTAR, Pesquisa de marketing: metodologia e planejamento. v. 1. São Paulo: Atlas, 1999.

MCCARTHY, E. Jerome. Basic Marketing – a managerial approach. Homewood, Illinois: Richard D, Irwin, 1960.

MOURA, Luciano Raizer. Qualidade simplesmente total: uma abordagem simples e prática da gestão pela qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1997.

NADLER, David. Arquitetura organizacional: a chave para a mudança empresarial. Rio de Janeiro: Campos, 1993.

NICKELS, William G; WOOD, Marian Burk.Marketing: Relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro, 1999.

PRODANOV, Cleber Cristiano. Manual de metodologia científica. 3. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2006.

RAPHEL, M. e RAPHEL, N. - Conquistando a fidelidade: como transformar clientes eventuais em verdadeiros defensores do seu negócio. São Paulo: Futura, 1996.

RICHERS, Raimar. Marketing – uma visão brasileira. São Paulo: Negócio Editora, 2000.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio do curso de administração: guia para pesquisas, projetos, estágios e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 1996

ROCHA, Julio Cézar. Grandes Temas de Marketing. Fortaleza: Editora de Ponta, 2001.

SARQUIS, Alessio Bessa. Estratégias de Marketing para serviços – como as organizações de serviços deve estabelecer e implementar estatísticas de marketing. São Paulo: Atlas, 2009

SHETH,J. N; MITTAL, B; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente. São Paulo: Atlas, 2001.

SHETH, Jagdish N.; SOBEL, Andrew. Clientes para toda a vida: como grandes profissionais desenvolvem sólidos relacionamentos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

SOLOMON, Michael R. Comportamento do consumidor: comprando, consumindo

e sendo. Porto Alegre, RS: Bookman, 2002

STANTON, Willian; SPIRO, Junior; Rosann. Administração de venda. 10ª ed. Rio de Janeiro: Ltc, 2000

STONE, Merlin; WOODCOCK, Neil. Marketing de Relacionamento. 4. ed. São Paulo: Littera Mundi, 2002.

SVIOKLA, John J.; SHAPIRO, Benson P. Mantendo clientes. São Paulo: Makron Books, 1994

TÉBOUL, James. A era dos serviços: uma nova abordagem ao gerenciamento. Tradução: Bazán Tecnológica e lingüística e Maria Inez Dominguez Menéndez. Rio de Janeiro: Qualitymark, Ed. 1999.

TSCHOHL, John; FRANZMEIER, Steve. A satisfação do cliente: Como alcançar a excelência através do serviço ao cliente. São Paulo: Makron Books, McGraw-Hill,1996.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração, 3ª Ed., São Paulo: Atlas, 2000.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração, 5ª Ed., São Paulo: Atlas, 2004.

ZAMBERLAN, Edimara Daronco. Marketing cooperativo / Ariosto Sparemberger, Luciano – Ijuí : Ed. Unijuí, 2009. –174 p. – (Coleção educação a distância. Série livro-texto)

ZEITHAML, Valarie A.; BITNER, Mary Jô. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2003.

Sites pesquisados:

Variação do PIB Brasileiro por Setores. Disponível em: < http://g1.globo.com>. Acesso em: 15 de março, 2013.

Tipos de Clientes. Disponível em: <http://danielbuchmann.blogspot.com>. Acesso em 16 de maio, 2013.

Profissões Liberais no Brasil. Disponível em: <http://www.fenaci.org.br/> . Acesso em 30 de maio, 2013.

Anexo - 1

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DACEC – Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação.

Curso de Administração – Bacharelado – Modalidade Presencial Trabalho de Conclusão de Curso

Mara Rubia Prado Da Rosa

PREZADO CLIENTE: Sou acadêmica do curso de Administração e peço sua colaboração para responder o questionário que segue abaixo, o qual é instrumento de coleta de dados para que eu possa desenvolver meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual tem o objetivo de identificar o grau de satisfação dos clientes do escritório de advocacia Siegmar Wegermann Advogados Associados. Desde já agradeço sua colaboração e retorno do mesmo respondido para o seguinte endereço de e-mail: mara.adv@terra.com.br

PERFIL DO CLIENTE a. Nome da empresa: b. Nome do respondente: c. Cargo do respondente d. Cidade/Estado:

e. Segmento da empresa: 1|__|Indústria 2|__|Comércio

3|__|Serviços 4I__I Agronegócio QUESTÕES ESPECÍFICAS: 1. Nas questões a seguir, indique o seu grau de satisfação em relação a alguns atributos da empresa, Siegmar Wegermann Advogados Associados, sendo (1) muito insatisfeito e (5) muito satisfeito. Lembre que o grau (3) não apresenta ausência de opinião, mas sim um grau intermediário de satisfação. Atributos Muito Insatisfeito Muito satisfeito ≤--- ---≥ ATENDIMENTO Agilidade no atendimento 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) Cordialidade no atendimento 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) Educação do atendente 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) Capacitação do atendente 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) SERVIÇOS Qualidade do serviço prestado 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( )

Agilidade do serviço prestado 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( )

Clareza da informação passada 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( )

Conhecimento técnico do advogado 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( )

Prazo de entrega dos serviços 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( )

PREÇO O preço cobrado pelo serviço 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( )

Prazo 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( )

Método de cobrança 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( )

EMPRESA A imagem da empresa 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( )

O ambiente/organização 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) A confiabilidade 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) Equipamentos adequados 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) CANAIS DE COMUNICAÇÂO

Telefone 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) Internet (e-mail, Skype,msn) 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( )

SATISFAÇÂO GERAL

Localização 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) Estacionamento 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) Horário de atendimento 1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) Freqüência que os advogados

visitam os clientes

1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) Satisfação geral em relação a

Siegmar Wegermann Adv. Assoc.

1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( )

2. O que você espera quando busca por serviços em um escritório de advocacia, que atributos você prioriza e tem expectativa de que seja cumprido?

( ) conhecimento técnico ( ) ética profissional

( ) agilidade no andamento do processo

( ) informações contínuas sobre os trâmites do processo ( ) imagem da organização no seu meio profissional

( ) resultados positivos em causas que o escritório atua ou atuou ( ) formas de pagamento

3. Você recomendaria os serviços da empresa Siegmar Wegermann Advogados Associados, para outras pessoas?

( ) Sim ( ) Não ( ) Eventualmente

4. Observações, comentários ou sugestões: ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________

Documentos relacionados