• Nenhum resultado encontrado

Como o Filósofo Voltaire explica as diferenças entre os homens?

No documento Sociologia II (páginas 151-155)

Atividades autoinstrutivas

35. Como o Filósofo Voltaire explica as diferenças entre os homens?

a) Haveria diferentes origens para a mesma espécie e por isso haveria di- versas subespécies de homens. Neste sentido, cada povo produzirá sua própria história que reflete seu estágio de progresso, o que explicaria as diferenças.

b) As diferenças dependem do processo histórico, econômico e social de cada grupo. Por isso não há nada determinado quando falamos de gru- pos humanos.

c) As diferenças são determinadas pelos genes, pois há, nos grupos huma- nos, genes da riqueza e genes da pobreza.

d) O instinto animal, presente na humanidade, é o que define as diferenças entre os grupos.

e) A capacidade intelectual, inteligências, é o que determina as diferenças entre os grupos sociais. Os mais inteligentes aproveitam melhor a riqueza e com isso conseguem ser superiores.

36. Francis Galton, utilizando-se de ideias evolucionistas presentes no

livro “A origem das espécies” de Darwin, acabou direcionando-as à sociedade visando melhorias hereditárias, o que mais tarde aca- bou sendo denominada de eugenia. Qual alternativa corresponde ao conceito de eugenia?

a) Estudo da capacidade dos povos em melhorar sua cultura.

b) Estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou em- pobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou men- talmente.

c) Estudo das condições geográficas e climáticas que determinam o proces- so de evolução dos povos.

d) Estudo das capacidades intelectuais que diferenciam as pessoas dentro de um mesmo grupo social.

e) Estudo das diferenças culturais determinadas pelas características psico- lógicas de cada povo.

37. Ao viajar para o Brasil, entre 1865 e 1866, fez da Amazônia um

laboratório de estudo sobre mestiçagem brasileira a fim de for- talecer a elite norte-americana que pregava a segregação dos ne- gros. É neste contexto também que estabelece o ponto de vista do racismo científico entre nós. Qual a conclusão dos estudos de Agassiz sobre o Brasil?

a) O subdesenvolvimento do Brasil é resultado de um processo de explora- ção das riquezas e da escravização dos povos indígenas e negros.

b) O subdesenvolvimento do Brasil é temporário, pois mudanças políticas e econômicas poderão melhorar as condições de vida da população brasi- leira.

c) O Brasil serve de modelo para outros países, pois a miscigenação é um fator positivo de nossa cultura.

d) O Brasil serve de modelo para outros países pois a miscigenação é um fator negativo de nossa cultura.

e) O Brasil sempre será modelo para outros países pois nossa Constituição é uma das melhores do mundo.

38. “Temos de lutar já, para não deter nosso progresso contra a influ-

ência da igualdade universal, uma vez que é difícil preservar as aquisições da superioridade dos indivíduos e o caudal de cultura e refinamento produzidos pelas associações entre pessoas seletas. Em que condições estaríamos se, a essas dificuldades se acrescen- tassem as influências muito mais tenazes da incapacidade física...? Como erradicaremos o estigma de uma raça inferior depois de ter permitido que seu sangue flua livremente para o de nossos fi- lhos?” (CARTWRIGHT apud GOULD, 1999:37-38). Qual proposta está implícita no texto?

a) Determinismo biológico.

b) Eugenia.

c) Miscigenação.

d) Determinismo geográfico.

e) Capacidade de mutação genética.

39. O determinismo biológico, ao ser utilizado para referenciar a dife-

rença entre homens e mulheres, acaba induzindo a desigualdade sexual ao criar padrões de comportamento específicos para um e para outro. Qual a alternativa que identifica a explicação do de- terminismo biológico como responsável pelas diferenças entre ho- mens e mulheres?

a) As atividades que as mulheres realizam em uma cultura, não podem ser realizadas pelos homens de outra cultura.

b) As diferenças entre homens e mulheres podem ser percebidas quando comparamos o número menor de mulheres no mundo.

c) As mulheres são consideradas superiores ao homem, pois seu crânio é mais desenvolvido do que o dos homens.

d) Os homens são considerados superiores à mulher, pois o crânio das mu- lheres é menos desenvolvido.

40. “Segundo um comunicado de imprensa emitido pela CEPAL, os estudos sobre a carga de trabalho total, remunerado e não re- munerado, de homens e mulheres em diferentes países da região mostra duas tendências. Em todos os casos, o tempo total de tra- balho é maior para as mulheres que para os homens. Além disso, as mulheres dedicam mais do seu tempo ao trabalho não remune- rado que os homens.” Podemos denominar essa constatação de:

a) Simetria de gênero.

b) Simetria desigual de gênero.

c) Assimetria de gênero.

d) Dificuldade na igualdade de gênero.

e) Igualdade de gênero, afinal o homem não é superior à mulher.

41. A televisão é o segundo meio de comunicação de massa que mais

atinge os lares brasileiros, ficando atrás somente do rádio. Segun- do pesquisa, 95,1% dos lares brasileiros possuem no mínimo uma televisão (PNAD, 2008). Outro dado é 68 milhões de brasileiros assistem regularmente a novelas noturnas em português (Site Ob- servatório sobre o direito a comunicação). Com base nesta infor- mação, a indústria cultural se caracteriza por:

a) ( ) Indústria cultural, ou cultura de massa é a produção em série para o consumo, com um padrão de visão de mundo estabelecido por uma classe dominante.

b) ( ) os programas são feitos para serem consumidos como mercadorias e que atendam uma parcela pequena da população.

c) ( ) Indústria cultural caracterizado pela transformação da cultura em mercadoria, produção em pequena quantidade e custo alto, para que nem todos possam ter acesso.

d) ( ) Na cultura de massa e indústria cultural, o que sempre vai estar em jogo é a preocupação em informar adequadamente as pessoas.

e) ( ) É uma indústria como qualquer outra, que deseja o bem das pes- soas e que trabalha para conquistar o seu cliente, vendendo imagens, seduzindo o seu público.

42. (Prova ENADE 2006, Comunicação Social) A Vigilância Epidemioló-

gica e o Departamento de Serviços Municipais de Saúde detecta- ram que uma doença tropical espalhou-se rapidamente na região Norte do país. A área rural, incluídas as localidades onde não há energia elétrica, foi a mais atingida.

Considerando essa situação hipotética, o veículo de comunicação mais adequado para alertar rapidamente o maior número de pes-

soas sobre os cuidados e a prevenção relativos à doença mencio- nada é: a) ( ) a revista. b) ( ) o jornal. c) ( ) a televisão. d) ( ) o rádio. e) ( ) o folheto.

43. Assinale V para a alternativa VERDADEIRA e F para a alternativa

FALSA e marque a alternativa com a sequência encontrada. So- bre a expansão do capitalismo no mundo, e a crescente circulação de mercadorias, é possível afirmar que este processo, conhecido como globalização, ocasiona:

( ) um fenômeno gerado pela necessidade do capitalismo em conquistar novos mercados portanto, globalização é um conjunto de mudanças que vem ocorrendo nas últimas décadas na sociedade.

( ) mudanças relacionadas com a economia: produzir mercadorias e dis- tribui pelo mundo para garantir comprador; com a política: a escolha de um representante político tem que se ajustar a essa economia para garantir que seu país participe das decisões do mundo;

( ) mudanças relacionadas com a cultura: as diversas formas de manifes- tação cultural estão ocorrendo, seja em prol dos direitos e garantias de tra- dições e identidades, seja novas conquistas e; com a sociedade: convivendo com as mais diversas formas sociais de vida e trabalho alterando as institui- ções e suas estruturas

( ) a produção de mercadorias para atender o comércio chega num nível cada vez mais competitivo que por sua vez vai exigir trabalhadores mais qua- lificados,

( ) mudanças no mundo estão ocorrendo de forma mais rápida, mais ace- lerada do que tempos atrás, afetando a vidas de todos nós grupos sociais, classes sociais, povos, tribos, clãs e etnias com suas formas sociais de vida e trabalho. a) VVVVV b) FFFFF c) FVFVV d) VVVFV e) FFFVV

44. Assinale a alternativa INCORRETA. As consequências sociais gera-

No documento Sociologia II (páginas 151-155)