• Nenhum resultado encontrado

ANEXO IV – Transcrição da Entrevista com o Mestre Ron

ENTREVISTA COM O MESTRE RON

03 Como percebe o Taekwondo na sua vida?

Vou te explicar, é o seguinte: falo sobre o Taekwondo, eu vou falar sobre o sistema que a gente tá aí, que é o sistema Marcial. O Taekwondo Moo Duk Kwan é uma Arte Marcial coreana e também um esporte olímpico, certo? Você pega o Taekwondo coreano, Moo Duk Kwan, é um trabalho mais firme, mas pela parte marcial, é uma parte mais firme, mais básica, mas tem a parte Olímpica, certo? Pode trabalhar dos dois lados, pode trabalhar na parte Olímpica e na parte Marcial. A marcial é mais pro pessoal que não gosta de competição, certo?

Existe muita gente que não gosta de competição, então, esses pessoais, essas pessoas, se não tiver um sistema Marcial, eles não vão praticar o Taekwondo. Porque uma pessoa com 50 anos, 60 anos vai lutar raquítico: precisa da base, postura pra quando ficar mais velhinho não ficar andando de bengala com a coluna encurvada, certo? Através da postura e da base firme, ele vai tentar se equilibrar e vai fazer aquele movimento que a gente treina e tal... fundamento básico, né? Essas técnicas básicas...

Então, é... por isso que dá pra treinar os dois, eu tenho que trabalhar os dois, eu deixo mais pro lado dos meninos mais graduados, lado do Cleiton, o do seu professor, o do professor Jailson e do professor Magno essa parte de competição. Mas Magno também não gosto desses negócio de competição também não... mais pra esse lado do Marcial. Eu praticamente já não gosto mais de competição. Eu já fui competidor, já lutei muito, já lutei muito, mas eu busquei mais a parte Marcial, ia pra competição, mas usando sempre a parte do Marcial, nessa época podia, e por isso sempre me saia vencedor. Fui campeão do Nordeste, campeão estadual várias vezes, usando só o feijão com arroz, só o básico, chute básico mesmo e sempre ganhava os campeonatos.

É... o Taekwondo Moo Duk Kwan, o que é o Taekwondo Moo Duk Kwan? Taekwondo Moo Duk Kwan é a denominação da Arte Tradicional Marcial que se originou na Coréia cerca 37 a.C. Nessa época, não era conhecido por Taekwondo, mas como outras artes, como Taesoodo e TaeKyon. Isso vem mudando de nome em nome e em 55 foi quando Mestre Choi Hong Hi colocou o nome de Taekwondo, o nosso estilo é Taesoodo, na Coréia já fizeram a academia ou a federação coreana de Taesoodo, o nosso estilo, mas o mestre aqui no Brasil, botou o nome de Taekwondo Moo Duk Kwan, o que eles chamam de Taesoodo lá, aqui a gente pratica como Taekwondo Moo Duk Kwan.

Nasceu na Coréia nesse período, era praticado como educação física pra saúde ou defesa pessoal, não era esporte na época ainda, nessa época, era pra

defender o seu próprio corpo, ou a sua família, ou o seu país e eles praticavam pra... em fim de alguma coisa, de defender alguma coisa... praticavam nesse sentido ai. Foi uma arte nascida dentro do exército coreano, justamente por isso tem essa postura militar, né?! Da disciplina... e eu gosto muito. E aí ela foi desenvolvendo, né?! Eles praticavam mais em fim de defender o país como guerreiro na época da Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial... eles lutavam contra outros países como Japão, contra Mongólia, também com a China e assim por diante. Instrumento para preparar o corpo? É o Taekwondo. Taekwondo é o instrumento que os coreanos usavam para lutar contra os inimigos, né?! Que invadiam o país deles... Então, pra fortalecer o corpo, mente e espirito, tinha que ser o Taekwondo. Guerreiro forte tinha que ter praticado com o espirito mesmo de Arte Marcial, né?! Então, aí depois foi se desenvolvendo. Essa é a história do Taekwondo Moo Duk Kwan que a gente pratica como Arte Marcial. Ela não foi criada como Esporte Olímpico, foi criado como uma Arte Marcial, entendeu? E foi pra criado para defesa pessoal... de você mesmo e como exercício para a sua saúde.

Depois de um certo tempo, os japoneses começaram a divulgar o Karatê e o Judô em competições, né? Pra divulgar mais... e os coreanos, acharam também por bem, divulga-lo também através de competições. E aí começou. Na época as competições eram mais aquelas competições mais acirradas, né? O atleta buscava o nocaute o tempo todo, era uma luta mais firme e saía mais porrada, né? Tipo... o canto do guerreiro mesmo, tinha muita porrada, nocaute, com um certo tempo as coisas foram modificando, foram modernizando o negócio e tornou hoje esse... com o colete eletrônico e capacete eletrônico. Hoje não tem mais nocaute, é só o ponto, botaram os atletas pra lutar rápido, pra pontuar rapidinho e ganhar a competição.

É essa parte aí que não me interessa muito. Interessa até pras crianças, mas a gente que somos adultos, que temos uma certa idade, não interessa... interessa mais a Arte Marcial, propriamente dita. Então essa parte aí é a parte Marcial que é o Taekwondo, que é o Taekwondo que a gente pratica até hoje. O Taekwondo é realmente... como uma Arte Marcial, é feita... eu, eu lamento e até não concordo que o Taekwondo seja visto só como o praticado, só como luta... só como luta, né?

Esse... essa técnica... esses movimentos básicos, que a gente treina hoje em dia dentro da Arte Marcial foram estudados, treinados centenas de anos, certo? Serve realmente pra isso que eu tô dizendo, pra dar ao corpo saúde e à mente... e pra defesa pessoal do seu próprio corpo... e foi esquecida pelos praticantes, os mestres deixaram de praticar isso, pra mudar pro tática de competição, em busca de medalha ou de troféus. E eu nõ sou contra medalha e ou troféu, né? Mas que a gente vise também, o Taekwondo, ainda é como Arte Marcial, pra aqueles que não gostam de competição, também praticar uma Arte Marcial pra melhorar o seu próprio corpo, então, e auto-defesa, né?! Então... no mundo que a gente vive hoje,

no mundo de violência... pra mim é... parece... uma Arte das melhores para se praticar como Arte de defesa pessoal. Deixa você alerta, firme, rápido, preciso... O Taekwondo Marcial que a gente treina se baseia em 3 elementos, em 4 elementos: força, velocidade, flexibilidade e precisão, esses 4 é o que a gente treina pra melhorar. Então isso aí é difícil encontrar em outra Arte Marcial, por isso que eu acho que o Taekwondo ainda é uma das melhores a ser praticada. Ele e o Hapkido, que a gente falou logo no inicio.