• Nenhum resultado encontrado

Você poderia falar um pouco mais a respeito dos faixas pretas que o

ANEXO V – Transcrição da Autoconfrontação com o Mestre Ron

AUTOCONFRONTAÇÃO COM O MESTRE RON

03 Você poderia falar um pouco mais a respeito dos faixas pretas que o

senhor formou?

Bem, eu, pra falar a verdade, eu não formei nenhum faixa preta, né?! Quando esses meninos foram formados, entendeu, quem formou foi o Mestre Kin que realmente como eu acabei de explicar, como eu tava explicando... Eu era 3º Dan, não poderia formar faixa preta e ele... ele formou os meninos, eu preparei os meninos e ele formou. Não preparei como devia preparar, porque esses meninos treinaram menos de, treinaram uns quinze dias pra fazer esse exame. Eu até fiquei meio desgostoso, mas formaram faixa preta o Cleiton, o Jailton nesse dia, o Magno também se formou, o Magno também formou agressivo no exame que ele fez, foi meio tumultuado o exame.

Mas a qualidade que eles tem é a qualidade de continuar praticando, de gostar do que eles fazem, entendeu? De ser uma pessoa honesta através do esporte. São como filhos, eu realmente gosto muito deles, são pessoas educadas, firmes, respeitadoras, então pra mim a maior qualidade deles é esse respeito que eles tem por mim também, entendeu? Pessoas responsáveis, cumpridoras dos seus deveres, entendeu? E, talvez, não sei, se eles não praticassem o Taekwondo eles seriam da mesma forma, não sei se o Taekwondo teve a ver com isso, né, da formação deles, essa coisa que eles são hoje em dia. Mas, com certeza, que eu acredito neles, entendeu?

O que eu acredito hoje que ta seguindo quase o mesmo caminho, não é ainda tão firme, é o Cleiton, o Cleiton realmente é o que ta seguindo o caminho que eu passo pra ele. O professor Cleiton é o que ta mais próximo do que eu quero em relação ao Taekwondo. Os outros têm que ralar muito, tem que melhorar muito, tem que treinar mais. Eu vi ai na filmagem os movimentos e não foi do jeito que eu imaginei.

Só que eu vou dizer um negócio pra você, a qualidade deles é essa que eu to, que eu acabei de te explicar, no dia que eu formar um faixa preta por mim mesmo aí as qualidades vão melhorar, pelo menos, na parte da Arte que eu ensino. Eu não tenho também que cobrar muito deles, porque eles são pai de família, trabalhadores, só em ser pais e continuar treinando já está bom demais, é... Eu não posso cobrar muito, porque você trabalha e treina, arranjar tempo pra treinar é muito difícil, então não tem como você está todo dia se esforçando, porque você já chega do trabalho cansado e treinar e ainda se esforçar pra dominar a Arte, né, realmente.

Mas no dia que eu realmente... é difícil, né, mas no dia que eu formar um mesmo, por mim mesmo, talvez melhore mais em relação a técnica que eu vi aí, entendeu? Porque as vezes a gente ensina, não sei se é por causa do cansado, mas o menino não mostrou o movimento da defesa firme, né?!

Porque busca muito pra cá, pra depois rodar pra cá e não é assim! O golpe tem de ser daqui já, você tem de fechar aqui, não precisa rodar o corpo, se não você abre muito, né?! Fechou aqui e abriu pra lá, aí ta tudo encaixadinho aqui. Quer dizer, em relação a técnica que eu vi agora, eu não gostei não. Entendeu? Na segunda turma que passou, fazendo o Ponse aí eu já gostei mais. Mas em relação ao professor Jailton, ele estragou a filmagem, porque realmente ele não fez legal o movimento junto ao professor Cleiton.

professor Jaitson precisa levar uns puxões de orelha

04 O senhor viu trechos do seu treino no vídeo. Como o senhor se viu dando aula e como ver também a formação dos faixas-pretas que o senhor formou, em relação a educação que você ensinou a eles e eles passam pra frente?

Em relação a mim realmente, eu acho que não está legal, pelo o que eu acabei de explicar, se eu tivesse uma saúde perfeitas das pernas, eu ia mostrar uma base mais baixa, né, mais equilibrada, as pernas mais dobradas, o corpo mais equilibrado, mais firme, porque não pode, apesar de ser uma Arte flexível você não pode estar em falso com o movimento, tem de ser o movimento alinhado e com domínio total, domínio total.

Porque essa Arte não foi feita para lutar contra homem magro não, você é pequenininha e só lutar com quem é mais pequeno do que você, ou seja, mais baixo. Ou seja, você é magrinha e o outro lutador ser mais magrinho que você. Não, o Taekwondo não foi feito pra isso.

Essa Arte foi feita, porque os orientais são pessoas pequenas, então foi feita pra lutar com pessoas grandes, se você for fazer o movimento em falso você vai cair, você não vai segurar o impacto, se uma pessoa maior que você te empurrar, você cai, porque é muito forte, tem muito peso. Então isso aí tem de ter firmeza pra você segurar um peso acima do seu, você tem de estar firme e segurar impacto, se não você cai. É isso que eu estou dizendo, não foi feito pra você treinar com... qualquer tipo de oponente!

É por isso que eu insisto em ensinar assim com essa firmeza, porque você não sabe quem vai pra cima de você, se o cara for maior do que você, você vai sair correndo? Então não adianta, você não confia no que você faz é covardia, pra que treinar? Só luta se o cara for menor do que você, se for maior e tiver dois metros? Você vai correr? Não pode, então por isso eu você treina firme, pra encarar o que vier pela frente.

Por isso, eu como administrador da aula aí não vou me culpar, porque as pernas realmente não me deixou fazer o movimento mais firme, entendeu? Mas pela minha explicação já dar para entender, mais ou menos, como deve ser feita a Arte.

Em relação a ser professor, a ensinar o que eles realmente aprenderam, a ensinar os atletas, são... notas dez, professores excelentes! Alguns alunos copiam o professor pra ser da mesma forma ou melhor e outros não tanto, as vezes, eles não ligam muito, quer só ta ali mesmo, né, entendeu? Então esse aí (os que não ligam tanto) a gente, as vezes, complica até a prática do professor, as vezes uns levam a sério, as vezes outros não, entendeu?

Em relação ao exame de faixa e do tempo, quer dizer, se formaram com um Mestre, mas foi eu que passei pra eles, então o tempo que eles estavam comigo. No primeiro exame de faixa que Cleiton e Jailton fez, se eles tivessem treinados três meses comigo ou pelo menos dois, eles eram melhores lá no teste da equipe que eles estavam fazendo, mesmo assim eles não ficaram atrás não, realmente eles ficaram mano a mano com os outros lá. É tanto que quando eles faziam certos movimentos lá, os outros não aguentavam.

Mas como realmente a Arte, eu reconheço que é uma Arte que muito boa e tem como melhorar, eu acho que eles não estavam prontos ainda, no meu ponto de vista, do jeito que eu ensino. Mas o Mestre quis formar eles pretas, quis deixar eles como pretas mesmo pra mim ta bom. E do tempo que eles se formaram até agora eles já evoluíram é tanto que se eles abrissem uma academia enchia de alunos, entendeu? O Cleiton e o Jailton, enchia de alunos.

É porque, na verdade, por ter treinado de uma forma, eu exijo, eu exijo muito! E não tem como ter condições do camarada ficar do jeito que está aqui na minha cabeça, entendeu? Porque eu quero que o aluno voe (risos), aí é complicado, porque o cara não tem asas. Mas os meninos estão indo muito bem, o Jailton tem a turma dele, o Cleiton tem a turma dele também. O Cleiton é mais centrado, entendeu?

Olhe, a faixa dele na filmagem, não era para estar desse jeito, uma ponta pra cima e outra ponta para baixo... quer dizer, ele ta um pouco desleixado ali, ele está um pouco desleixado. E isso ai não fui eu que ensinei para ele, isso daí é coisa dele mesmo.

É... então fica difícil você ter alunos e todos eles ficarem do jeito que está na sua cabeça, é assim até com os nossos próprios filhos, nossos irmãos de família, se eles fizessem o que está na nossa cabeça, seria perfeito! Mas não fazem, as vezes você é um bom professor, faz tudo certinho, mas os alunos não deixa você, não faz com o que você realmente... É complicado, poucos fazem do jeito que você quer!

Mas em relação a isso, eles (Jailton e Cleiton) estão muito bem e estou também muito bem, não estou assim mais firme, por causa dos problemas nas pernas, mas com certeza isso pode melhorar.

05 O que o senhor achou de falar em frente das câmeras?

Na verdade, no primeiro dia foi bem melhor, eu tava empolgado com a aula, não tinha... não... eu fiz ali o que eu realmente faço. Te expliquei o que eu treino na academia, entendeu? Ou com câmera ou sem câmera, eu dizia do mesmo jeito. E aquilo é o que eu era e o que eu sou. Hoje me pegou de surpresa, eu olhando pra mim e fiquei sentido pelo o que eu falei, né, pra quem realmente ta falando na hora, na hora tudo é diferente. Mas assim você se escutando depois e se vendo, já é um pouco mais chocante, você começa a ficar emocionado e tenho certeza que eu não disse nem metade do que eu disse ali porque eu não to muito bem e já estou falando e gaguejando, porque o que eu vi ali me deixou com a cabeça um pouco aérea.

Você vê que nesse dia aí, tava nota 10, né?! Mas hoje já me pegou de surpresa, porque foi um impacto, meu irmão. Realmente eu to falando aqui com o impacto, mexeu com minha cabeça, mexeu com meu corpo, entendeu? Realmente é uma coisa que pra você fazer melhor você tem de fazer mais umas três vezes.

Ó é isso aí que eu digo, ó, entendeu?! Ó o Cleiton é o mais próximo do que eu quero (apontando pra TV).

Na verdade ali, eu não tava fazendo isso como uma aula, eu tava fazendo ali como um... assim tipo como uma demonstração para a filmagem e tals. Mas eu tava tão empolgado que eu não percebi isso aí na hora. E mesmo que eu tenha

percebido isso na hora, eu não tinha como falar nada porque ia estragar o momento: “olha, isso aqui ta errado, não sei o que”.

Porque esses meninos mais antigos, já são preta, já vem treinando a muito tempo é o que eles são! Você é dessa forma, eu não posso mudar. Certo? O professor te ensina a vida inteira, você é daquela mesma forma, escreve daquela forma, faz do mesmo jeito, eu não tenho como mudar do dia pra noite isso, você é aquilo!

Então, você tem que entender que tem alunos que chega aí e são uma rocha, mesma na amarela, na verde. E tem professor faixa preta que já vem lá de baixo da mesma forma e é até hoje, que e jeito dele, né, que é o jeito dele... então não tem como mudar. Ai eu: “arroxe mais o movimento”, né?!

Essa Arte que a gente treina é baseada em quatro elementos: velocidade, flexibilidade, força e precisão. Quer dizer, dentro da velocidade e da precisão, você tem que pegar força. Se você fizer um trabalho flexível e rápido, mas sem força ele vai ficar mole, assim né?! Quando você faz rápido, flexível, mas tem força, ai sai... entendeu?! Sai quase perfeito, do jeito que eu quero, entendeu, então ta faltando o emprego da força, nesses movimentos ai. Não sei se é porque eles estavam cansados, mas ta bom, mas ta bom. Pra mim é uma coisa, pra quem não entende muito, ou seja, essa turma que ta fazendo ai o... do jeito que tá, pra eles é um Mestre, né?!

06 Teve algum momento durante a filmagem que te chamou mais a atenção?

07 Então você acha que isso está sendo uma proposta de educação pra