• Nenhum resultado encontrado

Estudo de Caso: A consciência Histórica e Geográfica nos alunos

5. Comparação entre dados

“(…) a História é analisada pelos geógrafos em função das marcas que deixou na estruturação do espaço.”163

Neste sexto capítulo da segunda parte, proceder-se-á a uma leitura comparativa entre os dados de ambas as disciplinas, para que não se torne fastidiante a leitura decidiu-se elaborar uma tabela onde surgirão comentários sobre as ilações tiradas a partir da observação dos gráficos anteriormente analisados.

Comparações entre Disciplinas

Total de Inquiridos » Maior número na História uma vez que apresenta mais duas turmas, uma de 9º e mais uma de 12º ano de escolaridade.

» E as restantes turmas aproximam-se em termos de valores.

Idades » As idades equiparam-se uma vez os níveis de escolaridade serem próximos (10º e 12º anos para ambas as disciplinas).

» A turma de 12º ano com História é que detém o aluno mais velho com 21 anos.

Sexo » Na distribuição dos inquiridos por sexo, as mulheres têm a maior percentagem.

» Aquando da distribuição por turmas, a de Geografia têm mais rapazes do que a de História do mesmo ano (10º ano).

» As raparigas são as mais velhas em ambas as disciplinas.

O porquê da disciplina » A Geografia foi a que apresentou uma maior variedade de respostas.

» Em História apenas 1 aluno não sabe o motivo da disciplina e pertence ao 10º ano sem a disciplina. Em Geografia registaram-se 7 alunos, 4 são do 10º ano com a disciplina e 3 são do 10º ano sem Geografia.

» Na Geografia 4 não responderam, em História todos responderam. » A opção “cultura geral” é a primeira opção em História, em Geografia é a 2º mais referenciada.

» Como “ensino obrigatório” responderam 25 alunos em História e 5 em Geografia.

» Ambas as disciplinas tiveram alunos a fazer referência à consciencialização que as disciplinas possam auferir, na História uniformalizada na expressão “compreender a realidade”, em Geografia

163

69

“auxiliando no futuro” e “influência do Homem no meio”, porem estas não foram as mais redigidas pelos alunos. Em História ficou em 3º lugar e em Geografia em 4º lugar.

» Por sexo, em ambas as disciplinas se registou que foram as raparigas a dar o maior número de respostas.

Locais de pesquisa de conhecimentos históricos e geográficos

» Ambas as disciplinas observou-se que os alunos na maioria não realizam pesquisas.

» Como segunda opção, as respostas dos inquiridos recaíram nas pesquisas efetuadas na internet, isto para ambas as disciplinas.

» A turma de 9º ano a História foi a que apresentou maior variedade de opções ou de “locais de pesquisa”. A Geografia foi a de 10º ano com a disciplina.

» Para ambas as disciplinas são as raparigas as que menos pesquisas realizam.

» São elas as detentoras do maior número de respostas para: “internet”.

O que os alunos falam sobre conhecimentos geográficos e históricos

mundiais

» O maior número de alunos optou pelo “não” realizarem pesquisas, isto para ambas as disciplinas.

» Os de História apresentaram maior número de temas, mas temos mais inquiridos nesta área.

» A maior percentagem em História recai na História do século XX e para Geografia são as localizações.

» Na distribuição por turmas, a de Geografia em todas as turmas a resposta mais elevada foi “não”. Em História duas turmas se destacaram por não terem optado em maioria pelo “não”, os temas foram: História Geral do Século XX e XXI (9º ano) e política (12º ano com História).

Hábitos de Leitura sobre a Cidade/Vila/Lugar

» Em História existe uma maior discrepância entre os que não realizam (55) pesquisas e os que a efetuam (43), em relação à Geografia (esse valor é diminuto entre o “sim” (32) e o “não” (34).

» Contudo esta discrepância poderá relacionar-se com o maior número de inquiridos a História.

» Na disposição dos resultados por turmas, em História é a turma de 10º ano sem a disciplina a ter maior percentagem de “sim” (13,27% em relação a 11,22%), a de 12º ano sem a disciplina apresenta o mesmo valor para ambas as respostas (5,10%). As restantes turmas o “não” é a

70

resposta mais elevada.

» Em Geografia é o 10º ano com a disciplina a assinalar maior percentagem para o “sim” (24,24%), mas a diferença em relação ao “não” é de 1%.

» A diferença reside no facto de serem as turmas sem a disciplina que mais pesquisam, no caso particular da História.

Onde encontram a informação sobre a sua

Cidade/Vila/Lugar

» O uso da Internet é o que possui mais percentagem, tal como se verificou nos “locais de pesquisa” também nesta questão o número de respostas ficou em primeiro lugar para ambas as disciplinas.

» Em 2º lugar os “pais” são igualmente a fonte de informação para ambas as disciplinas.

» A “escola” surge em 4º lugar para a História e Geografia.

A utilidade da História e Geografia na Formação Cívica

» Maior variedade de respostas em Geografia.

» O “não” sem explicar em Geografia teve maior percentagem que em História.

» Igualmente em ambas as disciplinas se registou uma percentagem elevada de alunos a responderem “sim” sem explicar o motivo.

» A História com a maior percentagem em relação à Geografia sobre o conceito de relação entre a História e a Formação Cívica.

» Se reunirmos as respostas de Geografia: “proteção ambiental e censos”; “proteção ambiental” e “cidadãos mais conscienciosos”, (15,39%) observamos a presença de uma consciencialização, mas mesmo reunindo estas respostas, a História possui mais alunos a interligarem a disciplina à ideia de consciência (27,55%).

» Em ambas as disciplinas são os alunos mais velhos a referirem princípios de cidadania.

Acontece em Sala de Aula

» Mais análise de fontes em História do que em Geografia.

» Uso mais sistemático do manual e de fichas de trabalho em Geografia.

» O escutar o professor em História surge em 2º lugar e na Geografia em 3º.

Uso da História e da Geografia em ambas as

disciplinas

» Observou-se que o “uso de mapas” em História é basicamente unanime por todas as turmas.

» Em Geografia o uso da História é igualmente unanime por todas as turmas, mas apenas um aluno não respondeu.

71 Acontecimentos

Mundiais Históricos ou Geográficos

» O maior número de alunos a “nada” mencionar pertence a Geografia. » Conseguiram-se mais respostas em História do que em Geografia. » Em ambas as disciplinas existiram alunos a escolher o tema: “Guerras Mundiais”.

Explicações dos Acontecimentos Mundiais Históricos ou

Geográficos

» Por uma diferença de 3 alunos a disciplina de Geografia teve menos alunos a não explicar os acontecimentos, do que em História.

» Em História mais alunos referiram que gostam do que em Geografia (não olvidar que o número de alunos inquiridos é superior em História).

» São os de História que possuem maiores valores sobre uma consciência mundial.

Acontecimentos Portugueses Históricos

ou Geográficos

» Para o caso de acontecimentos portugueses, maior número de alunos em Geografia (31) que nada mencionaram, em relação à História (14). » Em ambas as disciplinas existiram alunos a redigirem sobre o “Terramoto de Lisboa”.

Explicações dos Acontecimentos Portugueses Históricos

e Geográficos

» Unindo os valores de “nada” e “sem explicação” é a Geografia a detentora de maior número de alunos a nada mencionar (48), em História temos 39.

» O maior número de alunos a referir a expressão “que gosta” foi em História.

» É na História que os alunos atribuem uma maior consciência cívica as suas explicações, isto porque em Geografia poucos alunos referiram explicações para o que haviam redigido anteriormente.

Estes são alguns dos elementos comparativos entre as disciplinas dentro do que foi possível extrair da leitura dos gráficos. Não se pretende afirmar que os alunos de determinada disciplina são mais ou menos conscienciosos, a ilação é dar a conhecer o universo de conhecimentos dos alunos. Tal como se referiu na primeira parte deste trabalho, procurou-se conhecer a consciencialização dos alunos de História, sobre o contexto temporal, contextual e espacial mundial e nacional, assim como a sua opinião sobre o carácter cívico da disciplina e o porquê da mesma na área de estudos. O mesmo para a disciplina de Geografia.

Darei início à III parte deste relatório com o objetivo de proporcionar elementos ativos para o desenvolvimento do conceito de consciencialização: visita/saída de estudo e aulas. A escolha destas atividades relaciona-se com o facto de terem elementos mais significativos de consciencialização local, nacional e mundial.

72

Esta parte do trabalho é constituída por uma breve abordagem acerca da importância das planificações e dos critérios que devem ser tidos em consideração na sua elaboração, as planificações elaboradas a longo, médio e curto prazo e as atividades realizadas antes e após a aplicação do inquérito (aulas e saída/visita de estudo que foram pertinentes para a dinamização do conceito de consciência para ambas as disciplinas).

Parte III

Atividades

73