• Nenhum resultado encontrado

FONTE: DADOS DA PESQUISA

5.6 COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DA BIBLIOTECA ESCOLAR: PERCEPÇÕES

A competência em informação propõe, entre outros aspectos, o aprendizado de técnicas e habilidades no uso de ferramentas e acesso à informação. Objetiva

formar pessoas para o uso efetivo e eficiente da informação, como também saber reconhecer uma necessidade de informação, conhecer as fontes de informação necessárias, saber recuperar e principalmente saber usar a informação na construção de um novo sentido.

O bibliotecário nesse cenário deve procurar por uma educação continuada, que vise o aprimoramento de suas habilidades e conhecimentos para melhores resultados nas suas atitudes e assumindo sua função educativa no uso das ferramentas de informação.

Pontes e Tálamo (2009) consideram que o profissional tem que se adaptar a nova realidade na qual a percepção da gestão do acervo passa para um novo olhar representado pela informação para orientação do usuário. E nesse sentido as suas competências profissionais podem ser adquiridas ao longo de sua jornada profissional “[...] levando em consideração os possíveis treinamentos, cursos de atualização e o interesse em aprender mais [...]” pois [...] precisa orientar seus usuários quanto a utilização da estratégia de busca, recuperação e uso da informação[...].” (PONTES; TÁLAMO, 2009, p. 89).

Procuramos saber dos bibliotecários se eles conhecem o termo competência em informação e 57,14% dos respondentes informaram que conhecem o termo, mas quando perguntados sobre o que entendem por esse tema obtivemos as seguintes afirmações:

“É a capacidade em utilizar habilidades, conhecimento e atitudes no uso da informação de forma autônoma.”.

“Ainda não li nada sobre essa terminologia, contudo como leigo no assunto considero que seja algo voltado a produção ou disseminação da informação mais precisa possível ao usuário.”

“É o desenvolvimento de competências para construir conhecimento, a partir da seleção, busca, localização e uso de informações.”

“combinação entre habilidades, conhecimentos e aptidões que temos, mais a vontade ou disposição para querer aprender. Esta combinação permite tomar decisões baseadas em informações.”

Percebe-se que os bibliotecários do IFBA buscam conhecer as novas ferramentas que teoricamente podem melhorar as suas atividades, o que precisa de

fato é transformar esse conhecimento em atitudes práticas que possam melhorar a eficiência da biblioteca, a percepção do profissional bibliotecário pela comunidade, e melhorar o desempenho dos alunos para a busca e uso da informação.

E da mesma forma o professor tem uma grande responsabilidade na formação dos alunos, sendo um dos responsáveis pelo desenvolvimento da capacidade autônoma com um grande destaque para a pesquisa-ação, a aprendizagem por experiência com base na reflexão. (ALARCÃO, 2011).

Para que a mediação ocorra de forma que o aluno possa ter um bom aproveitamento na pesquisa escolar e por consequência em todas as atividades da vida cotidiana, procuramos saber como o professor informa a biblioteca qual o assunto que irá solicitar de pesquisa para os alunos, colaborando com os bibliotecários para que os mesmos possam desenvolver atividades que estejam relacionadas com o momento da pesquisa, 71,42% dos bibliotecários informaram que não ocorre essa preparação para o desenvolvimento de uma boa pesquisa escolar.

Quando existe o trabalho de forma integrada entre bibliotecários e professores, estes envolvem a direção da escola, e o bibliotecário tem reconhecido a sua capacidade de ensinar competência em informação nos alunos.

Outra forma de conhecer os níveis de integração entre professor e bibliotecário para o desenvolvimento da competência em informação nos alunos de ensino médio foi perguntar aos bibliotecários se eles trabalham em conjunto com professores para auxiliar o aluno na pesquisa, 42,85% dos respondentes informaram que não existe trabalho em conjunto entre bibliotecários e professores, outros 42,85% informaram que em alguns momentos existe a cooperação entre ambos, e ainda outros 14,28% informaram que existe a colaboração de professores e docentes no auxílio a pesquisa escolar.

O bibliotecário poderá ir além de trabalhar em conjunto com os docentes, poderá também orientar os discentes na busca e uso da informação, e nesse sentido 57,14% dos bibliotecários informaram que orientam os discentes na busca e uso da informação, mediando o processo da pesquisa escolar. E outros 42,85% informaram que essa orientação para a busca e uso da informação ocorre de forma esporádica, em alguns momentos.

Isso nos leva a pensar quais seriam as competências em informação que cada uma das partes, tanto professor, quanto bibliotecário possui para que possam

gerar o desenvolvimento da competência nos alunos. E buscamos saber quais seriam os conhecimentos, habilidades e atitudes desses grupos.

Identificamos as seguintes competências informadas pelos bibliotecários que seriam desejáveis:

a) conhecimentos – adquiridos e construídos com o contato com uma multiplicidade de fontes de informação e de conhecimento. Mas propício para o bibliotecário que está ativamente em contato com essas fontes de informação. De acordo com o questionário aplicado aos bibliotecários destacamos os seguintes conhecimentos: Ciência da Informação; Fontes de informação; Gestão da informação; Organização da informação e Tecnologias da informação.

b) habilidades – eficiência em resolver problemas e habilidades de reconhecer oportunidades. De acordo com o questionário, identificamos as seguintes habilidades para cada segmento:

Descrição B P A7

Acesso á informação  

Avaliação da informação 

Compreender os tipos psicológicos 

Estratégia de busca da informação  Geração de informação e conhecimento 

Influencia  

Informação relevante e abrangente  Lidar com ambiguidades, conflitos, e dados

incompletos

Liderança  

Necessidade de informação  

Relacionamento com a alta administração 

Resolução de problemas 

Tomada de decisões 

Trabalho em equipe / grupos 

Uso da informação  

Uso de redes de contato  

7

c) atitudes - conjunto de aptidões que coloca uma ação para um determinado propósito. De acordo com o questionário, destacamos o seguinte:

Descrição B P A Compartilhamento  Confiável  Cooperativa   Crítica    Diplomática  Efetividade   Eficiência  Interesse pessoal    Interesse profissional   Liberdade intelectual  Manter-se atualizado   Produtividade  

Respeito à propriedade intelectual  

Responsabilidade social 

Segurança 

Dessa forma, percebe-se que o bibliotecário na instituição ainda não tem seu valor reconhecido, mas antes disso, precisa se valorizar enquanto profissional que lida com um complexo mundo informacional e tem em suas mãos o papel de educar e de transformar o aluno em um ser competente em informação colaborando assim com o seu crescimento enquanto cidadão do mundo, e os professores do ensino médio carecem perceber que tem um papel além da educação formal em sala de aula e fazer com que a biblioteca seja o ambiente fora da sala de aula para formar o aluno e desenvolver nele as competências em informação necessárias para a nova educação.