• Nenhum resultado encontrado

 Experiência profissional;

 Aprofundamento de conhecimento na área desportiva;  Relacionamento social;

 Aquisição de técnicas/estratégias de acordo com os grupos de trabalho;  Desenvolvimento de projectos.

8. Actividades complementares

As actividades extras ao nosso estágio são sempre gratificantes no nosso evoluir enquanto intervenientes no mundo desportivo.

As actividades complementares realizadas foram:

Realização da disciplina curricular – Actividades de Grupo do Mestrado em Ciências do Desporto, na Escola Superior de Educação, Comunicação pertencente ao Instituto Politécnico da Guarda;

Participação no Dia Mundial da Actividade Física na 3ª Idade; Participação na Acção de Formação em Santa Maria da Feira.

No primeiro semestre realizei uma única acção de formação que foi a participação no Dia Mundial da Actividade Física na 3ª Idade. A minha participação foi activa visto que fomos convidados para leccionar aulas aos idosos. Sendo eu “experiente com idosos” e tendo também tido formação académica através da Unidade Curricular – A Actividade na 3º Idade leccionada pela Profª. Doutora Teresa de Jesus Trindade Moreira da Costa e Fonseca, foi-me mais fácil lidar e animar os idosos no decorrer da actividade.

No segundo semestre participei numa acção de formação em Santa Maria da Feira, organizada por colegas de turma, nomeadamente Diana Figueiredo e Fábio Cardoso. Eles leccionaram-nos aulas de Hidro-Cycling e propuseram-nos uma palestra sobre actividades aquáticas e deram-nos a conhecer como a Feira Viva cresceu ao longo dos anos, desde a parte de legislação até à sua gestão.

Motivada intrinsecamente inscrevi-me numa disciplina isolada do Mestrado em Ciências de Desporto da Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto. A Unidade Curricular seleccionada foi Actividades de grupo, leccionadas pela Profª. Doutora Catarina Abrantes, docente da Universidade de Trás-os-Montes do Alto Douro e pela Mestre Bernardete Jorge, docente da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda.

9. Reflexão Final

O trabalho realizado ao longo do ano lectivo foi sempre muito constante, sofrendo só duas alterações no Plano de Estágio, que foi a substituição do Pré-Escolar de Poiares pelo do Pré- Escolar do Centro Escolar da Alameda. E por fim a última alteração foi a atribuição de mais uma turma, a meio do ano, do Pré-escolar de Loureiro.

Através das tarefas e actividades realizadas ao longo de todo o estágio e com a cooperação dos professores fui obtendo um grande leque de conhecimentos e experiências. Fiquei a conhecer a actividade desportiva dinamizada na nossa cidade e através de conversas informais com colegas de trabalho e de turma fui-me apercebendo que as metodologias de trabalho vão variando de local para local e de indivíduos para indivíduos.

No início do estágio tive que me dirigir à Câmara Municipal do Peso da Régua para verificar se poderia realizar o Estágio na instituição, como eu já havia colaborado com esta durante o meu Estágio Tecnológico de Desporto e também tinha participado como monitora durante 4 anos nas Férias 100%, não houve resistência nem entraves na aceitação do meu estágio na instituição. Depois de aceite, eu, juntamente com os seus orientadores Profª. Doutora Teresa Fonseca e o Professor Paulo Ferreira decidimos quais as modalidades e actividades que iria realizar. As actividades desenvolvidas inicialmente foram: - aulas de Actividades de Academia, - Leccionar aulas no Centro Desportivo no Pavilhão Municipal António Saraiva, - colaborar com o Técnico José Carlos no Centro de Dia de Vilarinho dos Freires e por fim leccionar aulas no Pré- Escolar de Poiares. Para além disto, verificaram-se as alterações já acima referidas.

Inicialmente pensámos que poderiam ser actividades em excesso para o estágio seriam, mas considerando as minhas pretensões em participar num vasto leque de faixas etárias, com o objectivo de obter experiência em cada uma delas, ficou decidido que as actividades atribuídas para a realização do seu estágio ficariam aquelas, uma vez que tinha tido uma formação académica compatível e que ao mesmo tempo poderia desenvolver as minhas competências em cada faixa etária sem grandes dificuldades.

As Actividades de Academia, no estágio, foram de encontro às expectativas da estagiária visto que esta, a nível profissional, quer seguir esta área. O contributo das aulas de Condição

tive a oportunidade de colocar em prática, nestas actividades, o que me tinha sido ensinado. Mas sabendo que os conhecimentos e as diferentes opiniões e abordagens nunca são excessivos, inscrevi-me na Unidade Curricular - Actividades de Grupo do Mestrado de Ciências do Desporto onde fui sujeita a avaliação.

O Professor Tiago Correia e eu mesma ao longo das aulas, fomos conselheiros das utentes a nível da nutrição, saúde e desporto. Para respondermos acertadamente aos seus pedidos recorremos a bibliografia das Unidades Curriculares do Ensino Superior, nomeadamente, Saúde e Nutrição Desportiva, Saúde Publica e Exercício Físico. É de referir aqui que estas duas disciplinas ligadas à Saúde são bastante importantes no Desporto.

Na terceira idade, infelizmente para os idosos do Centro de Dia de Vilarinho dos Freires juntamente com o Técnico José Carlos só leccionávamos o Jogo Boccia, o que inviabilizou que eu pudesse ter recorrido mais à Unidade Curricular da Actividade Física na 3ª idade, visto que o que nos foi proposto nada tinha a ver com estas aulas. A estagiária recorreu e adaptou alguns conceitos práticos aprendidos na Unidade Curricular de Actividade Física Adaptada leccionada pela Professora Alexandra Fonseca e pela Professora Isabel Portugal, nomeadamente as leis do Jogo do Boccia.

Nas crianças consegui obter resultados bastante gratificantes visto que recorri aos conceitos práticos apreendidos na Unidade Curricular “A Criança e a Actividade Física”, leccionada pela Professora Bernardete Jorge, para dar as suas aulas.

Unidades Curriculares como a Pedagogia do Desporto e a Psicologia do Desporto e do Exercício Físico foram bastante requisitadas pela estagiária, visto que inicialmente eu tinha um estilo de liderança autoritário e por vezes era desnecessário ser autoritária. Ao verificar que deveria mudar o meu estilo, e com ajuda de uma forma indirecta do Professor Casanova e da Profª. Doutora Teresa Fonseca consegui mudar o meu estilo, ficando-se pelo estilo democrático mas no entanto quando era necessário, em situações extremas, utilizava o estilo autoritário.

Na avaliação qualitativa do primeiro semestre foi-me apontado que a imagem, a relação humana, espírito de iniciativa e a capacidade de decisão e adaptação às tarefas propostas teriam de ser melhoradas, pois as minhas avaliações ficaram-se pelo nível de Bom. Então decidi modificar esta avaliação trabalhando mais estes aspectos para que a avaliação pudesse melhorar para o Muito Bom no segundo semestre.

Como o estágio finalizou, no dia 11 de Junho de 2011, entendi que deveria fazer um balanço de tudo o que foi realizado, das dificuldades sentidas e dos aspectos positivos, das relações que se estabeleceram ao longo do ano, como também de tudo o que se consegui aprender.

No decorrer do estágio, os objectivos principais eram ampliar um trabalho merecedor de reconhecimento por parte das entidades e dos profissionais que colaboraram connosco. Grande foi a necessidade de recorrer a opiniões, experiências vividas e a conhecimentos dos profissionais nesta área (Professor Tiago Correia, Professor Paulo Ferreira, Professor Paulo Monteiro, Professor Sérgio Cardoso, Técnico José Carlos e a Profª. Doutora Teresa Fonseca), para que conseguisse superar-me. Também é importante referir que os colegas da turma tiveram uma grande importância no transfere de conhecimentos, visto que muitos deles estavam a trabalhar em instituições municipais e outros encontravam – se noutras áreas.

No final do 1º semestre havia realizado vinte semanas de estágio, tendo iniciado no dia 14 de Outubro de 2010 e estagiado até ao dia 25 de Fevereiro de 2011. No 2º Semestre o estágio realizou-se desde o dia 27 de Fevereiro de 2011 até ao dia 11 de Junho de 2011. No total foram realizadas trezentas e setenta e seis horas e cinquenta minutos de estágio (ver anexo 5), distribuindo este número de horas pelas actividades:

 No Gabinete do Desporto foram realizadas oitenta e três horas e cinquenta minutos;

 Na Pré-Escolar da Alameda foram realizadas dezassete horas;

 Nas Actividades de Academia foram realizadas sessenta e duas horas;

 No Centro de Dia de Vilarinho dos Freires foram realizadas oitenta e quatro horas;  Na Pré-Escola de Loureiro foram realizadas dez horas;

 No Centro Desportivo foram realizadas cento e vinte horas.

Este vasto número de actividades, foram de encontro à minha formação e relevantes na para as minhas opções na escolha da minha futura actividade profissional. Eu sinto-me mais vocacionada para as Actividades de Academia e para trabalhar com idosos porque foi nestas actividades que me senti mais realizada.

Conclusão

No final do ano cheguei à conclusão que estagiar na nossa zona de residência tem mais vantagens, pois conseguimos retirar o mérito, caso sejamos merecedores, e também porque nos surgem de uma forma mais rápida propostas de trabalho, no meio que nos é familiar.

O Estágio favorece a experiência, consolidação de valores, conhecimentos e gera o relacionamento com os outros. É uma Unidade Curricular que nos coloca em contacto com a realidade desportiva nacional e local, preparando-nos para o futuro.

O relatório aqui presente demonstra-nos todo o trabalho executado e por mim elaborado ao longo do ano lectivo. Trabalho este que ofereceu novos conhecimentos, novas práticas, novas relações de trabalho e novas aprendizagens.

Os objectivos redigidos no Projecto de Estágio foram cumpridos como o planificado, e aqueles objectivos me pareciam mais difíceis de atingir, consegui superá-los através da minha dedicação e no dispensar do meu tempo livre na pesquisa de informação.

O estágio é uma referência para a actividade profissional.

Terminado o estágio, sei que este nunca será esquecido na minha vida desportiva, pois o estágio proporcionou-me o meu primeiro contacto com a realidade do trabalho desportivo e me permitiu crescer em competências académicas, relacionais, cognitivas e pessoais.

.

Bibliografia

Digital. D (2007). Câmara Municipal do Peso da Régua. Consultado em 24/ Jun, 2011, em http://www.cm-pesoregua.pt/;

Executivo. N (2011). Plano de Desenvolvimento Social. Consultado em 10/ Nov, 2010, em http://www.cm-

pesoregua.pt/fotos/servicosonline/diagnostico_plano_desenvov_social2008_2011.

pdf;

Pina. M (2007). O Alto Douro: um espaço contrastante em mutação. Consultado em 20/Nov, 2010, em http://www.uc.pt/fluc/cegot/cvs/helpina;

Régua. M (2008). Carta de equipamentos desportivos. Consultado em 25/Nov, 2011, em http://www.cm-pesoregua.pt/fotos/Carta_Desportiva_2009.pdf

Anexos

Os anexos que constam neste Relatório final são:

1. Plano de Estágio;

2. Ficha de Observação para as Actividades de Academia; 3. Plano de aula do Pré-Escolar de Loureiro;

4. Relatório do 1º e 2º Trimestres do Centro Desportivo; 5. Contagem total do nº de horas;

6. Avaliação do 2º Período do Pré-Escolar da Alameda;

Anexo 1

Anexo 2

Ficha de Observação para as aulas de

Actividades de Academia

Anexo 3

Plano de aula para o Pré - Escolar de

Loureiro

Aula Nº: 1 Local: Pré-escolar de Loureiro Orientador: Professor Paulo Ferreira Ano: 3 a 4 anos Data: 25/03/2011 Tutor: Prof. Doutora Teresa Fonseca

Turma: 3 Hora: 10h:00 Estagiária: Marta Lopes

Unidade Didáctica: Jogos Escolares com os colegas

Objectivos Esquema Descrição Objectivo T. Parcial T. Total

Activação Funcional

Preparar o organismo para actividade física

-Correr a volta da metade do campo;

-Mobilização articular 5 5

Parte Principal

- Jogo da raposa, consiste na selecção de um grupo de raposas e outro de

caçadores. Os caçadores terão de apanhar os rabos das raposas

10

10

- jogo do lobo mau, consiste dividir a turma uns são lobos outros porquinhos.os lobos terão de apanhar

os porcos. Os porcos tem como escapatória possível que são os arcos no chão, onde o mais pequeno (casa da

palha) só pode estar um porquinho, arco médio (casa de madeira) dois porquinhos e o arco grande (casa de tijolo) três porquinhos. Mas estes só poderão estar 5 segundos dentro dos

arcos

Assinatura do Técnica Orientada: Assinatura da Orientador:

__________________________ _______________________ (Marta Lopes) (Prof. Paulo Ferrreira)

Retorno à calma

Alongar, fazendo com que o organismo volte ao

seu estado normal

Anexo 4

Relatório do 1º e 2º Trimestre do Centro

Desportivo

RELATÓRIO DO 1º

TRIMESTRE DO CENTRO

DESPORTIVO MUNICIPAL

DO PESO DA RÉGUA

2010/2011

Primeiro trimestre do Centro Desportivo Municipal

Total de inscritos no Centro Desportivo Municipal: 98 Alunos

Média de participação no centro desportivo neste trimestre

ANO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

1º Ano 20 20 12

2º Ano 72 70 41

3º Ano 57 50 21

4º Ano 96 93 32

Gráfico de participação de alunos presentes por sábados do 1º trimestre do ano lectivo

2010-2011

Gráfico de participação por meses dos alunos no centro desportivo:

Alunos Centro 0 50 100 150 200 250 300

Outubro Novembro Dezembro

Análise de dados

O 1º ano no mês de Outubro teve uma média de participação de 20 alunos, mantendo

esta participação no mês de Novembro, e por último verificou-se um decréscimo de 8

participações no mês de Dezembro.

O 2º ano no mês de Outubro teve uma média de participação de 72 alunos, baixando 2

participações no mês de Novembro, e por último teve um decréscimo de 21 participações

no mês de Dezembro.

O 3º ano no mês de Outubro teve uma participação de 57 alunos, baixando para 50

alunos no mês de Novembro, e por último deu-se um grande decréscimo na participação

dos alunos, 29 alunos não compareceram no mês de Dezembro.

O 4º ano no mês de Outubro teve uma média de participação de 96 alunos, baixando 3

participações no mês de Novembro, e por último um grande défice de presenças, 61 alunos

não foram assíduos no mês de Dezembro.

Este ano o número de inscrições no Centro Desportivo Municipal diminuiu em

relação ao 1º trimestre do ano anterior, sendo respectivamente no ano passado 117 alunos e

neste ano 96 alunos. É uma diferença de 21 alunos.

Esperamos que no próximo trimestre haja mais adesão ao Centro Desportivo, oferecendo

propostas desportivas aliciantes para os alunos das diversas faixas etárias.

RELATÓRIO DO 2º

TRIMESTRE DO CENTRO

DESPORTIVO MUNICIPAL

DO PESO DA RÉGUA

2010/2011

Segundo trimestre do Centro Desportivo Municipal

Total de inscritos no Centro Desportivo Municipal: 98 Alunos

Média de participação no centro desportivo neste trimestre

ANO JANEIRO FEVEREIRO MARÇO

1º Ano 5 4 5

2º Ano 12 11 11

3º Ano 9 8 7

4º Ano 12 12 11

Gráfico de participação de alunos presentes por sábados do 2º trimestre do ano lectivo

2010-2011

0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 8 de Jan 15 de Jan 22 de Jan 29 de Jan 05 de Fev 12 de Fev 19 de Fev 05 de Mar 12 de Mar 19 de Mar 26 dre Mar

1º Trimestre

Gráfico de participação por meses dos alunos no centro desportivo:

Alunos Centro 0 5 10 15 20 25 30 35 40

Janeiro Fevereiro Março

O 1º ano no mês de Janeiro teve uma média de participação de 5 alunos, diminuindo

esta participação para 4 no mês de Fevereiro, e por último não se verificou nenhum

decrescimo nem acrescimo nas participações no mês de Março.

O 2º ano no mês de Janeiro teve uma média de participação de 12 alunos, diminuindo

esta participação em 1, no mês de Fevereiro, e por último não se verificou nenhum

decrescimo nem acrescimo nas participações no mês de Março.

O 3º ano no mês de Janeiro teve uma média de participação de 9 alunos, diminuindo 1

participação no mês de Fevereiro por último deu-se um decréscimo de 1 participações no

mês de Março.

O 4º ano no mês de Janeiro teve uma média de participação de 12 alunos, mantendo-se

a participação no mês de Fevereiro, e por último um défice na média de participação de 2

alunos não foram assíduos no mês de Março.

Este ano o número de inscrições no Centro Desportivo Municipal diminuiu em

relação ao 1º trimestre do ano anterior, sendo respectivamente no ano passado 117 alunos e

neste ano 96 alunos. É uma diferença de 21 alunos.

Esperamos que no próximo trimestre haja mais adesão ao Centro Desportivo,

oferecendo propostas desportivas aliciantes para os alunos das diversas faixas etárias.

Anexo 5

Data Quinta-feira Sexta-feira Sábado Gabinete Desport. Infantário Act. De Academia Centro de Dia Gabinete Desportivo Infantário L Centro Desportivo 14/10/10 3 2 15/10/10 3 1 16/10/10 4 21/10/10 3 2 22/10/10 3 2 23/10/10 4 28/10/10 3 2 29/10/10 3 1 30/10/10 4 4/11/10 Falta (Atropelada) 5/11/10 Falta (Atropelada) 6/11/10 4 11/11/10 3 2 12/11/10 3 2 13/11/10 4 18/11/10 3 2 19/11/10 3 2 20/11/10 4 25/11/10 3 2 26/11/10 3 2 27/11/10 4 2/12/10 3 2 3/12/10 3 2 4/12/10 4 9/12/10 3 2 10/12/10 3 2 11/12/10 4 16/12/10 3 2 17/12/10 3 4 18/12/10 4 23/12/10 - 2 24/12/10 - - 25/12/10 - 30/12/10 3 2 31/12/10 3 2 1/01/11 - 6/01/11 3 2 7/01/11 3 2 8/01/11 4 13/01/11 3 2 14/01/11 3 2 15/01/11 4 20/01/11 1 2 21/01/11 3

28/01/11 3 2 29/01/11 4 3/02/11 1 2 4/02/11 3 2 5/02/11 4 10/02/11 1 2 11/02/11 3 2 12/02/11 4 17/02/11 1 2 18/02/11 3 2 19/02/11 4 24/02/11 1 2 25/02/11 3 2 26/02/11 4 3/03/11 1 2 4/03/11 3 2 5/03/11 4 10/03/11 1 2 11/03/11 3 2 12/03/11 4 17/03/11 1 2 18/03/11 3 2 19/03/11 4 24/03/11 1 2 25/03/11 3 0,30 2 26/03/11 1 31/03/11 1 2 1/04/11 3 0,30 2 2/04/11 3 7/04/11 1 2 8/04/11 3 0,30 2 9/04/11 4 14/04/11 1 2 15/04/11 3 0,30 2 16/04/11 4 21/04/11 - 2 22/04/11 - - - 23/04/11 - 28/04/11 1 2 29/04/11 3 0,30 2 30/04/11 4 5/05/11 Feriado

6/05/11 Semana Academica na Guarda (aviso antecipado)

7/05/11 Semana Academica na Guarda (aviso antecipado)

12/05/11 Realizar 1 Cadeira de Mestrado do Curso Ciências do Desporto (Aulas de Grupo)

13/05/11 Realizar 1 Cadeira de Mestrado do Curso Ciências do Desporto (Aulas de Grupo)

14/05/11 Realizar 1 Cadeira de Mestrado do Curso Ciências do Desporto (Aulas de Grupo)

19/05/11 1 2 3

20/05/11 1 -

21/05/11 4

27/05/11 3 2 -

28/05/11 12

2/06/11 Faltei

3/06/11

Realizar 1 Cadeira de Mestrado do Curso Ciências do Desporto (Aulas

de Grupo) 4/06/11 4 9/06/11 1 2 10/06/11 Não há 2 - 11/06/11

Total

36h 17h 62h 84h 47,50h 10h 120 h

Anexo 6

Relatório das Actividades Físicas Desportivas Jardim de Infância

Centro Escolar Alameda Turma 3

O 1º período foi a etapa inaugural das Actividades Físicas e Desportivas, que serviu para a professora conhecer os novos alunos e com eles desenvolver os primeiros hábitos e rotinas de trabalho.

A adaptação dos alunos à professora foi bastante satisfatória, pois a maioria conseguiu uma boa integração que lhes proporcionou bem-estar e confiança no processo ensino - aprendizagem. Quanto maior for o entusiasmo e motivação, mais activa e regular será a prática deste tipo de actividades no futuro.

Através das aulas de actividade física pretendeu-se fomentar o desenvolvimento global das capacidades das crianças, que embora se encontrem numa fase muito precoce do seu crescimento, começam agora a formar os alicerces da aprendizagem futura. Com o tempo, as competências físicas, cognitivas, psicológicas, emocionais e sociais serão com toda a certeza fortalecidas.

Os objectivos das aulas visavam o contínuo desenvolvimento global da criança, trabalhando assim capacidades como a coordenação (através de exercícios que melhorassem os membros inferiores), o equilíbrio (através de percursos rectilíneos ou curvilíneos sobre diferentes superfícies), a resistência geral (participando em jogos nos quais o aluno efectuasse corrida quase de forma involuntária desenvolvendo a resistência à fadiga) e a motricidade fina (manipulando arcos e bolas).

Em suma, a turma conseguiu ser assídua, participativa e empenhada nas actividades propostas pelo professor, o que permite alcançar a satisfação pelo trabalho realizado. Para o 3º período, o principal objectivo será continuar a fomentar o desenvolvimento global destas crianças, preparando-as para novos desafios de maior exigência e complexidade.

A Professora Marta Lopes

Anexo 7

Acta da reunião de avaliação do Pré-

Escolar da Alameda

Documentos relacionados