• Nenhum resultado encontrado

7. Apresentação, análise e discussão dos resultados da experiência empírica

7.2. Discussão dos resultados dos dados obtidos do protótipo a partir da experiência

7.2.2. Comportamentos dos jogadores

A partir da Figura 51 é possível ver que os jogadores considerados experientes (azul escuro, azul ciano e cor-de-laranja) tinham um comportamento mais tático e estratégico. Estes contornaram a zona de spawn do inimigo enquanto que os ditos jogadores inexperientes apenas se limitaram a usar uma pequena zona do mapa de jogo. Também é possível verificar que os jogadores experientes raramente repetiam os mesmos trajetos apanhando o adversário desprevenido.

Apresentação, análise e discussão dos resultados da experiência empírica

113

Figura 51 - Representação dos trajetos dos jogadores numa experiência de jogo

Como se pode ver na Figura 51, nota-se que os trajetos dos jogadores experientes são mais lineares e com poucas mudanças de direção enquanto os trajetos dos jogadores inexperientes são mais confusos e com mudanças mais frequentes. Estes trajetos sugerem que os jogadores experientes têm um comportamento em que sabem o que estão a fazer no jogo enquanto os inexperientes fazem um percurso menos preciso e mais aleatório.

No caso particular do jogador inexperiente de cor amarela (Figura 51), repara-se que este apenas usou uma pequena área do mapa, como é possível confirmar a partir da Figura 52. A pontuação deste jogador nesta ronda foi uma das pontuações mais baixas com 4 pontos16 e

também foi o jogador que morreu mais vezes durante a mesma ronda (19 vezes). Na Figura 53 destacam-se as zonas onde o jogador morreu, e de certa forma dá para compreender que o jogador raramente conseguia sair da zona de spawn da sua equipa.

16 Os pontos de um jogador são compostos pelo número total de vezes que o jogador eliminou um adversário. Caso o jogador se tenha suicidado durante o jogo (e.g. morrer com a própria granada) é retirado um ponto ao total existente.

Figura 52 - Heatmap de um jogador inexperiente Figura 53 - Localizações onde um jogador inexperiente morreu

Outra observação pertinente, acontece quando o jogador amarelo consegue sair da zona de spawn pelo facto dos dois jogadores experientes da equipa adversária estarem ocupados noutra parte do mapa, como é possível verificar na Figura 54. Se for feita uma comparação entre a Figura 53 e a Figura 54, que por sua vez representam o mesmo momento de jogo, verifica-se que esta foi a única vez em que este jogador conseguiu sair da zona de spawn.

Figura 54 - Representação de um momento de jogo onde o jogador inexperiente consegue sair da zona de spawn

Este caso particular do jogador de cor amarela (pertencente à equipa Vermelha) demonstra os comportamentos típicos de um jogador inexperiente, tal como já foi referido acima. Os jogadores inexperientes, principalmente quando têm adversários com nível de experiência superior a eles (neste caso 2 jogadores com mais experiência), tendem a não conseguir mostrar resultados positivos.

Agora (ainda na mesma ronda) analisando um jogador experiente, a azul ciano (J1), é possível verificar que, este em comparação com o jogador amarelo, atinge uma maior percentagem do espaço disponível no mapa. Este jogador experiente chega a contornar várias vezes a zona de spawn do adversário fraguando17 em média 2 a 3 inimigos por cada vez que é morto. A partir

da secção de “Histórico de Eventos" da GAMEYE app, é possível verificar que este jogador,

17 Fraguando é um termo usado pela comunidade gamming e significa o ato de matar o adversário. Frags, por sua vez, é o número total de vezes que o jogador matou o adversário.

Apresentação, análise e discussão dos resultados da experiência empírica

115 morreu apenas 8 vezes, das quais 5 foram mortes causadas pelo único jogador experiente da equipa adversária (jogador laranja – J3).

Finalmente, analisando um caso muito específico, passa-se quando um dos jogadores inexperientes (jogador azul claro – J6) morre após uma sequência de erros de jogo. Na Figura 55 que é apresentada a seguir encontra-se uma situação específica do jogador com eye tracker que o correu uns instantes antes de este morrer.

Figura 55 - Situação específica de jogo do jogador 6 (J6)

Na figura acima pode-se verificar os seguintes factos: em primeiro lugar, o jogador (J6) estava de frente para 3 adversários e os seus companheiros de equipa estavam demasiado distantes para o ajudar; em segundo, o jogador encontrava-se com 44 de vida e 69 de armadura enquanto que os seus 3 adversários tinham 100 de vida e 150 de armadura; em terceiro, o jogador estava parado à frente dos adversários (nenhuma tecla de movimentação estava a ser pressionada no momento – secção “Move keys”) sendo um alvo mais fácil de atingir; finalmente, destaca-se o vídeo, onde se pode verificar que o jogador estava a olhar para cima do adversário que tinha de frente e não diretamente para ele (eventualmente estava distraído com algum feedback de jogo – neste caso um símbolo vermelho que aparece em cima da mira que indica que está a ser atingido pela frente).

Ainda na Figura 55, no histórico de eventos, também é possível verificar que o jogador (J6) foi atingido gradualmente até que o valor de vida chegou a zero (jogador morreu). A partir dos factos que foram indicados anteriormente desta situação específica de jogo, é possível prever o que aconteceu a seguir. Isto também deve-se ao facto de este jogador ser inexperiente e não ter qualquer ideia de trabalho de equipa. Um jogador experiente, em princípio não cometeria alguns erros que foram cometidos por este jogador como ficar parado à frente dos adversários tornando-se um alvo fácil. Acrescentando ainda, um jogador que tenha noções de trabalho de equipa, não vai atacar sozinho 3 adversários, mesmo que tenha a vida a 100%, o que não era o caso.