• Nenhum resultado encontrado

Compre o quanto quiser 

No documento A+Arte+de+Enriquecer+-+Roberto+Navarro (páginas 38-42)

“Nunca use o seu dinheiro para comprar coisas se você pode usar o dinheiro dos outros.” 

No início de 2016 eu fui levar meu carro BMW para um revi- são na concessionária e iquei apaixonado por uma motocicleta BMW R1200GS que custava R$ 67.000,00. Só que eu não tiro dinheiro de investimentos para comprar nada. Então resolvi criar um pote para comprar a moto. Ministrei um curso chamado Fitness Financeiro no qual eu aliava conceitos de bem-est ar à riqueza. Esse curso, depois, deu origem à Fábrica de Milionários, um programa Online que ensina como ativar o seu mecanismo cerebral de geração de riqueza (MCGR). Até o momento em que escrevo esse livro os dois cursos juntos já ge- raram mais de um milhão de reais de faturamento somando os tickets vendidos e o efeito colateral dos lançamentos nos outros cursos do ICF. Ou seja, além de não gastar meu dinheiro ou inanciar a moto em várias prestações com juros exorbitantes, eu ainda criei ativos que me geraram mais de 10 vezes o valor do passivo. Nesse caso, eu poderia ter comprado a moto tranquilamente. Ou até 10 motos.

É claro que eu não iria comprar 10 motos. O que eu quero que você entenda é que você é 100% capaz de realizar todos os seus so- nhos sem ter que sacriicar a sua vida inanceira e da sua família. Você só precisa criar ativos que banquem a realização desses sonhos.

Não existe nada de errado em comprar passivos, porém é pri- mordial que você crie ativos para respaldar cada passivo. Assim o seu patrimônio vai crescer e você vai poder desfrutar das maravilhas que a vida e o dinheiro oferecem. Não adianta ter um milhão de dólares na sua conta se você não souber administrá-lo para fazê-lo crescer, ao invés de só gastar.

E agora, qual será sua estratégia? Qual o próximo passo que dará? O que você deseja comprar? Qual o plano para essa compra com a criação de novos ativos?

Eu tenho um grande amigo que constrói recursos através de ações da Bovespa. Cada vez que quer adquirir algo - pode ser até uma TV - ele estuda muito e monta um plano de home broker com ações para gerar o valor que ele precisa. Assim ele aumentou o próprio pa- trimônio e não precisou tirar um centavo do bolso.

Entretanto, esse é um negócio de alto risco. É necessário apren- der a operar com ações da Bolsa de Valores, ter muita disciplina e se- gurança para poder montar uma estratégia assim. Caso você tenha in- teresse nessa área, estude muito o mercado antes de entrar nele. Faça cursos, procure conversar com pessoas mais experientes que já atuam no mercado e, então, quando você estiver bem preparado e sabendo o que está fazendo, vá em frente.

Conheço várias pessoas que já izeram da criação de ativos um hábito no seu dia a dia. Procure conhecer alguém que tenha facilidade em fazer dinheiro para que você possa se orientar e transformar essa atividade numa prática frequente. A boa notícia para quem tem esse tipo de vivência é que se trata de uma atividade que você realmente poderá cultivar diariamente, colocando em prática os ensinamentos aqui explicitados.

Proceda à construção de novos ativos para cada passivo, anali- se cada passo e, se achar que não consegue sozinho, procure ajuda de um Coach Financeiro. Ele funcionará como um GPS que lhe apoiará em sua Jornada.

Agora, você não precisa começar a usar esse conceito com um grande objetivo. Comece por algo pequeno, porque assim você mostra pro seu cérebro que é possível. Depois você vai aumentando a comple- xidade dos objetivos. Responda às seguintes perguntas:

• O que eu quero conquistar nos próximos 30 dias? • Quanto custa?

• O que eu posso criar para conquistar esse objetivo?

Se nada vier à sua mente, pense em alguém que você conhece que sabe gerar dinheiro e se pergunte: O que o fulano criaria, se sou- besse o que eu sei, para criar a renda necessária para esse objetivo?

Com isso em mãos, parta para a conquista do objetivo. Agora, o que não pode acontecer é você comprar primeiro e depois economi- zar em outras áreas para poder pagar. É muito comum as pessoas o fazerem. Isso é o oposto do que eu acabei de ensinar aqui. O objetivo é gerar novas receitas e criar novos ativos. Dessa maneira você estará indo muito além da própria criação e do fato de fazer dinheiro; estará construindo e adquirindo novos hábitos saudáveis e ricos. Ao incorpo- rar sua nova maneira de ser e suas novas atitudes, progredirá inancei- ramente em direção a uma riqueza palpável. Então, o que pode fazer agora que ainda não fez?

Existem vários modelos de sucesso inanceiro, mas tenha em mente que o que é bom para uma pessoa pode não ser para outra;

depende muito do estilo de vida de cada um. Tem pessoas que adoram comprar e vender e fazem muito dinheiro com esse tipo de ativida- de; enquanto outras resolvem enveredar por esse caminho, mas estão sempre perdendo dinheiro na venda, envolvendo-se com pessoas er- radas e acabam icando no prejuízo. Alguns escolhem aplicar dinheiro em imóveis comerciais, outros em ações, outros em novos negócios. Eu tenho uma amiga que vendeu o carro que tinha e comprou dois carros mais novos e alugou para outras pessoas trabalharem na Uber. Assim ela transformou 1 carro em 2 e mais uma renda extra.

Enim, são muitos os modelos de investimento e geração de ati- vos. Deina o seu estilo, veja o que mais lhe atrai para fazer dinheiro e opere com o sistema que melhor se adapte ao seu estilo empreende- dor de ser.

Só que, ao mesmo tempo em que você cria ativos para cada pas- sivo, você precisa também investir em algo para te dar segurança para quando você não puder mais trabalhar. Você precisa de um plano de aposentadoria que não seja a previdência pública. E é sobre isso que vamos falar no próximo capítulo.

Capítulo 5

O que você está esperan-

No documento A+Arte+de+Enriquecer+-+Roberto+Navarro (páginas 38-42)

Documentos relacionados