• Nenhum resultado encontrado

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

4.3 Deficiências detectadas na atuação dos profissionais com relação ao exigido no mercado

4.3.7 Comunicação empresarial

Quanto ao atributo Comunicação empresarial, observa-se que o recém-formado apresenta nível abaixo da expectativa, visão limitada, dificuldade em dividir soluções/projetos em equipe e em comandar pessoas, falta de habilidade em dar e solicitar informações, é imaturo, inexperiente e, segundo uma das empresas, tal atributo é pouco explorado na faculdade.

A Comunicação empresarial apresenta nível de exigência que varia entre 3,1 e 5 para o desempenho das funções dentro da empresa. O recém-formado apresenta média 2,3, e o curso interno e o treinamento no próprio trabalho são as alternativas para suprimir possíveis deficiências. Na relação questionário aberto e fechado, tal atributo aparece em 17 do total de competências e, na lista das 10 mais importantes, em 5: Trabalho em equipe, Visão sistêmica, Relacionamento interpessoal, Capacidade de comunicação e Liderança.

Considerando as observações realizadas pelas empresas quanto às deficiências apresentadas pelo recém-formado em relação a cada competência listada, observa-se que: quanto ao Trabalho em equipe, o nível encontrado é razoavelmente satisfatório e não são observadas deficiências significativas no profissional em início de carreira. A única dificuldade apresentada, segundo uma das empresas, está em dividir soluções/projetos em equipe. No Relacionamento interpessoal, observa-se que o recém-formado ainda apresenta imaturidade. Quanto à Comunicação empresarial, o nível é considerado médio, embora exista falta de habilidade em dar e solicitar informações por alguns. Uma das empresas considerou que a Capacidade de comunicação é comumente encontrada nos profissionais e a outra que o assunto é pouco explorado na faculdade. No aspecto da Liderança, uma das empresas considera que o recém-formado tem dificuldade em comandar pessoas. As outras citam como deficiências a imaturidade e a falta de experiência.

4.3.8 Criatividade e inovação

Ao recém-formado, quanto à Criatividade e inovação, falta-lhe experiência.

O atributo Criatividade e inovação apresenta nível de exigência que varia entre 3,3 e 4,7 nos diferentes níveis hierárquicos da organização. O recém-formado apresenta média 3 e a forma

de treinamento adotada pela maioria das empresas, para desenvolver tal atributo no profissional, é o curso interno. Da lista de 40 competências, a Criatividade e inovação aparecem em 9 delas e, da lista das 10 mais importantes, em apenas uma: Focado em resultado (as observações quanto às deficiências já foram explanadas no atributo 1. Conhecimento de Administração).

4.3.9 Negociação

O recém-formado, quanto ao atributo Negociação, apresenta nível abaixo da expectativa de mercado, é imaturo, é inexperiente, falta-lhe viver situações adversas para dosar sua postura, não consegue aplicar adequadamente os conhecimentos, apresenta dificuldade de argumentação e o assunto é pouco explorado na faculdade.

O atributo Negociação apresenta um nível de exigência, por parte do profissional, que pode variar de 3,4 a 5 nas diferentes funções da empresa. O recém-formado apresenta nível 2,3 e o curso interno é a forma de treinamento mais adotada pelas empresas. Aparece em 20 do total de competências listadas pelas empresas e em 4 dentre as 10 mais importantes: Conhecimento técnico, capacidade de Negociação, Relacionamento interpessoal e Focado em resultado (as observações quanto às deficiências já foram explanadas nos atributos 1. Conhecimento de Administração e 7. Comunicação empresarial).

4.3.10 Sensibilidade interpessoal

Considera-se que no recém-formado, quanto ao atributo Sensibilidade interpessoal, não são observadas deficiências significativas e tal atributo é comumente encontrado nos profissionais. Mas, segundo algumas empresas, o mesmo apresenta dificuldade em dividir soluções/projetos em equipe e em comandar pessoas, é imaturo e inexperiente.

Quanto ao atributo Sensibilidade interpessoal, segundo as médias encontradas no questionário fechado, a exigência varia entre 3,6 e 4,7 para o desempenho das diferentes funções dentro da empresa. O nível do recém-formado atualmente encontrado é 2,7 e o curso interno é a alternativa de treinamento apresentada pela maioria das empresas. Aparece em 24 do total de

competências listadas no questionário aberto. Tal atributo aparece em 5 das 10 mais importantes: Trabalho em equipe, Relacionamento interpessoal, Capacidade de comunicação, Liderança e Capacidade de gestão (as observações quanto às deficiências já foram explanadas nos atributos 1. Conhecimento de Administração e 7. Comunicação empresarial).

4.3.11 Trabalho em grupo

Quanto ao Trabalho em grupo, observa-se que o recém-formado apresenta nível médio, dificuldade em dividir soluções/projetos em equipe, aplicação inadequada dos conhecimentos, falta de habilidade em dar e solicitar informações e é imaturo.

O atributo Trabalho em grupo apresenta nível de exigência, por parte do profissional, com pouca variação: de 4,3 a 4,4 nas diferentes funções desempenhadas na empresa. O recém- formado apresenta nível 3 e o curso interno é a forma de treinamento mais adotada pelas empresas. Tal atributo aparece em 20 do total de competências listadas pelas empresas e em 5 dentre as 10 mais importantes: Conhecimento técnico, Trabalho em equipe, Visão sistêmica, Relacionamento interpessoal e Capacidade de comunicação (as observações quanto às deficiências já foram explanadas nos atributos 1. Conhecimento de Administração e 7. Comunicação empresarial).

4.3.12 Motivação e iniciativa

Quanto ao atributo Motivação e iniciativa, observa-se que o recém-formado apresenta nível médio, é imaturo, inexperiente e, segundo duas das empresas, é pouco explorado na faculdade.

A exigência nas empresas, para o desempenho das funções nos diferentes níveis hierárquicos, varia entre 3,8 e 4,7 para o atributo Motivação e iniciativa. O recém-formado apresenta média 3,1, e o curso interno é a alternativa adotada pelas empresas para suprimir possíveis deficiências. Dentre as 40 competências, motivação e iniciativa é considerado em 15 delas e, dentre as 10, em 2: Empreendedorismo e Relacionamento interpessoal (as observações quanto às deficiências já foram explanadas nos atributos 1. Conhecimento de Administração e 7. Comunicação empresarial).

4.3.13 Aprendizagem constante

Ao recém-formado, quanto à aprendizagem constante, falta experiência e, segundo uma das empresas, não há preparo por parte da IES.

O atributo Aprendizagem constante apresenta variação de exigência entre 4 e 4,6 para os diferentes níveis hierárquicos das empresas pesquisadas. O recém-formado, para tal atributo, apresenta média 3,3 e o treinamento ocorre no trabalho e por meio de curso interno. É um atributo que aparece em 11 do total de competências e em 1 das mais importantes: Empreendedorismo (as observações quanto às deficiências já foram explanadas no atributo 1. Conhecimento de Administração).