• Nenhum resultado encontrado

Alunos e comunidade Alumni

Os alunos do Ibmec São Paulo contam com diversas atividades e serviços que, somados ao conteúdo do curso, permitem uma experiência de ensino diferenciada e enriquecedora.

Foram realizados 78 eventos para alunos e alumni ao longo do ano, cobrindo uma vasta gama de temas, sempre buscando complementar e enriquecer sua experiência dentro da escola.

Uma das iniciativas de destaque foram as Atividades Complementares para alunos da Graduação, componentes curriculares obrigatórios para os alu- nos que ingressaram a partir do 1º semestre de 2007, agregadas à grade acadêmica básica. As Atividades Complementares têm por objetivo am- pliar o currículo dos alunos com conhecimentos, experimentos e vivências que contribuam para aprimorar sua competência como profissionais e como cidadãos. Ao todo, 238 alunos participaram das Atividades Complementares, dentre as quais podemos destacar os cursos Elaboração de Estudo de Caso e Gestão de Projetos Culturais e Sociais.

O vínculo dos alunos com a escola se estende para além da conclusão do curso. A comunidade Alumni Ibmec São Paulo reúne os ex-alunos ofere- cendo-lhes a oportunidade de continuar contando com o apoio da Escola para seu desenvolvimento acadêmico e profissional ao mesmo tempo em que se envolvem com as iniciativas da instituição.

III Encontro Anual Alumni

11 12

15

18

21 22

2002 2003 2004 2005 2006 2007

A comunidade Alumni encerrou seu quarto ano de atividade com mais de 3.700 membros, representando 59% do total de graduados na escola até o momento. Ao longo de 2007, 94 alumni retornaram ao Ibmec São Paulo para dar continuidade aos seus estudos. Esse número representa um cres- cimento de 77% em relação a 2006.

Dentre as atividades oferecidas exclusivamente para os alumni, merece destaque o 3º Encontro Anual, que reuniu antigos colegas de turma e teve como tema o Japão, permitindo aos participantes conhecer mais sobre a cultura desse país, antecipando as comemorações do centenário da imigra- ção japonesa, celebrado em 2008.

Diversos alunos e alumni também participaram de projetos importantes da Escola, como o Centro de Empreendedorismo, o Centro de Pesquisa em Estratégia, o processo de revisão da Visão e Missão, e mesmo na gestão do Ibmec São Paulo, como foi o caso de Fabio Renato Fukuda, Fernando Kenji Muramoto, Guilherme de Araújo Loureiro e Patrícia da Silvia H. Palomo, to- dos eles alumni da graduação que participaram das discussões da Comissão Externa de Avaliação (CEA), ajudando a definir os rumos da instituição. Dentre as novidades programadas para 2008, podemos destacar o Programa de Desenvolvimento de Carreiras, já oferecido a alunos e agora oferecido também gratuitamente a alumni, e o Programa de Mentoring, para o qual ex-alunos serão convidados e orientados para atuar como mentores de alunos da graduação, auxiliando a Escola na formação e no desenvolvimento desses jovens profissionais.

III Encontro Anual Alumni

10 10 16 13 12 17 10 19 2 2 0 2 4 5 6 2 2004 2005 2006 2007 Artigos internacionais Artigos nacionais Livros Capítulos Produção dos pesquisadores

Artigos internacionais Artigos nacionais Livros

FATOS RELEVANTES EM 2007

Ibmec Pessoas

Em 2007, a área de Recursos Humanos, chamada Ibmec Pessoas, empe- nhou-se em responder com agilidade e adequação às necessidades impos- tas pelo crescimento da escola.

O programa anual de desenvolvimento de lideranças envolveu superviso- res e novos gestores, além dos gestores mais experientes, tais como direto- res e coordenadores acadêmicos que participaram do primeiro programa, em 2006. Assim, o Ibmec Pessoas caminhou lado a lado com o cresci- mento do número de colaboradores, ocupantes de cargos de liderança, que, conscientes de seu papel na organização, demonstraram grande com- prometimento e motivação para fazer a coisa certa, do jeito certo, quando o assunto é gestão de pessoas. Hoje, podemos dizer que nossos gestores reconhecem a necessidade de aprender continuamente, aprimorando-se como líderes, pois sabem que suas ações e decisões afetam diretamente o grupo de colaboradores, podendo adicionar valor ao contexto como um todo, ou seja, promover e fortalecer a cultura institucional.

Os processos anuais e individualizados de estabelecimento de metas, a de- finição de um plano de desenvolvimento, a avaliação de desempenho (análise dos resultados obtidos) e a orientação quanto ao crescimento na carreira e a uma atuação adequada aos objetivos almejados pela institui- ção, são exemplos do aprimoramento de nossos líderes em sua capacidade de voltar a atenção para o outro, inspirando pessoas em torno de propósi- tos comuns.

As tabelas a seguir indicam investimentos relevantes feitos em recursos humanos no Ibmec São Paulo.

Valores investidos com bolsas e treinamentos (em milhares de reais)

2004 2005 2006 2007 Total Bolsa de estudo Graduação - 1 92 116 209 Bolsa de estudo Inglês - 3 18 42 63 Outros treinamentos 130 183 120 264 697 Treinamentos institucionais 6 33 124 101 264 Total 136 220 354 523 1.233

Quantidade de colaboradores contemplados

2006 2007

Bolsa de estudo Graduação 31 39

Bolsa de estudo Inglês 32 57

Treinamentos institucionais 174 212

Registramos, em 2007, um amadurecimento que gerou maior conscientiza- ção sobre os fatores com significativo grau de impacto na cultura organiza- cional. Os cargos nas áreas de apoio da escola foram desenhados tendo como base um conjunto de conhecimentos específicos e um conjunto de conhecimentos fundamentais, entendidos como alicerces e pontos de intersecção entre todas as áreas e que todos devem ter em comum, no exercício de suas funções. Esta forma de desenho dos cargos facilita enor- memente a mobilidade interna e o aproveitamento da “prata da casa”.

Houve ainda, à luz da formulação estratégica de longo prazo, uma atuali- zação no conjunto de competências essenciais, que devem ser desenvolvi- das continuamente por todos os colaboradores.

O conjunto de competências essenciais orientado aos colaboradores do Ibmec São Paulo (corpo administrativo e corpo docente) visa estimular o desenvolvimento e expressão de conhecimentos junto a um modo de pen- sar e agir consoante com nossos valores e princípios fundamentais. Desta forma, ao contarmos com uma equipe competente, motivada, integrada e identificada com nossos valores e princípios, teremos todas as pré-condi- ções para cumprir, com sucesso, nossas Missão e Visão.

Nosso objetivo é fazer do Ibmec São Paulo uma referência também pelas práticas de gestão, honrando na prática aquilo que ensinamos. Temos um longo caminho a percorrer, mas sabemos que direção seguir.

Documentos relacionados