• Nenhum resultado encontrado

Junho foi um mês muito importante e interessante para nós, seja na nossa vida normal de cada dia, seja nas nossas atividades pastorais, seja na vida comunitária. Meteorologicamente, iniciou-se neste mês um período de temperatura muito alta e o calor nesta zona de Palmeira é inimaginável. Além disso, sendo um mês que abriu uma nova estação, o verão, pode notar-se que chegou o período das férias. Encerraram as escolas e as atividades de catequese nas paróquias. Ainda mais, este tempo de folga podia também notar-se devido ao movimento das pessoas que partiam e aqueles novos rostos que chegam e se cruzam connosco nas nossas ruas. A nível da pastoral, junho foi um mês comprometido em que aconteceram várias atividades pastorais na nossa paróquia. As atividades mais importantes, mais notadas e que marcaram muito a nossa vida paroquial e comunitária foram as seguintes:

Dia 01 de junho Neste dia, às 21h, houve um momento muito particular de confissões das crianças que se prepararam para receber a primeira comunhão. As crianças foram acompanhadas pelos pais que interessantemente foram também provocados a receber o mesmo sacramento de

reconciliação nessa noite. Puderam ver, como os filhos ficaram contentes. Foi um momento muito lindo: de ser perdoado e de perdoar.

Dia 03 de junho À noite desde dia, às 21h, na igreja de Real realizou-se a celebração da Vigília de Pentecostes para os crismandos da nossa Zona pastoral de Cávado. Foi o momento tmuito lindo da liturgia viva com muita participação dos jovens de cada lado de Cávado. Esta celebração foi animada pela Escola de Música Litúrgica São Frutuoso.

Dia 04 de Junho Foi o dia de Pentecostes e na nossa paróquia realizou-se a comunhão Solene. Vinte e seis adolescentes de 6º ano, receberam este santo sacramento de graça, renovando também as promessas do batismo. Foi um momento muito forte de emoções num clima bonito de festa.

Dia 06 de Junho Neste dia o Pe. Jorge regressou à comunidade depois do funeral do pai. Ficámos felizes com o seu regresso e continuamos a rezar por ele, pela sua família e pela alma do pai para que possa descansar na paz de Cristo. Na noite deste dia, às 21h, houve um momento

Palmeira

de confissões dos jovens que vão receber o sacramento do Crisma. Um momento que foi de graça e que vivemos com alegria e felicidade junto dos nossos jovens em preparação para o sacramento do crisma.

Dia 07 de junho Neste dia realizou-se na nossa reunião pastoral, zona do Cávado. Presentes estavam todos os párocos da zona. O objetivo principal era organizar a celebração do sacramento do crisma que se aproximava e programar as confissões dos jovens que se preparavam para receber este sacramento.

Dia 11 de junho Foi o domingo da Solenidade da Santíssima Trindade em que os nossos jovens que estavam a preparar-se para receber o sacramento do Crisma receberam finalmente este sacramento. A celebração realizou-se no Mosteiro de Tibães às 15h, e foi presidida pelo nosso arcebispo de Braga, Dom Jorge. Num clima de festa e de alegria, os jovens - vinte e seis, da nossa paróquia foram acompanhados nesta celebração pelos catequistas, os parentes e os padres João e Kennedy.

Dia 12 de junho Neste dia, às 21h, na paróquia, celebrámos o sacramento da confissão das crianças do 3º ano que se preparavam para receber a primeira comunhão. Foi um momento de graça e alegria para eles, para seus pais e toda a comunidade paroquial.

Dia 15 de junho O dia em que se celebrou a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Neste

mesmo dia, os nossos jovens de 3º ano que se preparavam para receber a primeira comunhão receberam este sacramento. Foi uma celebração calorosa e com muita participação.

Dia 17 de junho Neste Sábado, tinham várias acontecimentos seja na paróquia seja na comunidade: Uma visita: Antes de tudo, a nossa comunidade foi abençoada com uma visita do nosso irmão e confrade Pe. João do Nascimento, que trabalha em Moçambique. Uma visita breve mas muito significativo para nós. Encerramento de catequese: Este sábado foi também o último dia de catequese e a celebração eucarística das 17h, foi dedicado a finalizar e terminar as atividades da catequese deste verão. Foi o Pe. João de Nascimento que presidiu a esta celebração. Grupo Vicentino: A nossa paróquia tem a sorte de ter um novo presidente e coordenador do grupo Vicentino. João …, um dos nossos jovens e também catequista foi eleito como novo presidente e aceitou este desafio/ compromisso. Na celebração eucarística das 19h, desde dia, houve um momento de renovação dos compromissos dos Vicentinos e o juramento do novo presidente. Depois, houve uma festa maravilhosa em nossa casa que durou até à meia- noite.

Dia 20 de junho A solenidade da nossa Senhora da Consolata. Celebrámos esta festa da nossa mãe com muita alegria junta da comunidade paroquial, na missa das 19h. A presidir esta festa esteve o Pe. Kennedy e concelebraram os padres

Palmeira

João e Jorge. A celebração foi muito simples, porém animada com cânticos da Consolata.

Dia 21 de junho Para nós este dia foi importante porque foi o dia em que Pe. Jorge iniciou a distribuição dos calendários do ano 2018. Não é só distribuir os calendários mas também fazer animação e criar contactos com os nossos benfeitores e amigos da Consolata, nesta zona. Como o Pe. Jorge está envolvido nas atividades da missão itinerante, a distribuição dos calendários cria mais este espírito de sair e encontrar as pessoas que estão mais um bocadinho longe de nós e fora do nosso território pastoral.

Dia 25 de junho Neste dia de domingo a nossa casa acolheu os catequistas da paróquia que realizaram uma reunião para ver juntos o caminho já feito e de prever também os próximos caminhos. A reunião realizou-se às 19h, com uma boa participação.

Dia 26 de junho Tivemos a visita de uma família brasileira que almoçou connosco. São amigos dos nossos padres no Brasil e conhecendo o Pe. João que colaborou muitos anos com eles no Brasil, vieram visitar o Pe. João e conhecer também a nossa casa. Foi o momento muito bonito de convívio e partilha entre a nossa comunidade e eles.

Dia 28 de junho Foi o dia de convívio e partilha na nossa comunidade. Convidámos os nossos confrades fora comunidade mas que trabalham connosco na diocese de Braga para um almoço fraterno. Presentes estavam os padres: Domingos Forte, Cândido Magalhães e José Almeida. Foi muito bonito partilhar os acontecimentos da vida passada e presente com o orgulho de ser ministros de Deus na sua vinha.

Dia 29 de junho Neste dia, realizou-se a nossa reunião pastoral da zona Cávado. Presentes estavam todos os párocos da zona pastoral de Cávado. O objetivo desta reunião foi principalmente para fazer avaliação do caminho já feito e de programar os próximos passos pastorais.

Dia 30 de junho – 02 de julho Na nossa casa de Palmeira, acolhemos o grupo dos jovens voluntários que vão para Moçambique. A acompanhar este grupo de sete jovens esteve o Pe. Geoffrey Menya. O objetivo desta reunião era criar mais integração entre eles, antes de partirem, no mês de agosto. Pretendia-se também criar um momento de oração e convívio juntos. Neste tempo em que se iniciam as férias, a nossa comunidade deseja, a todos, umas boas férias E, que este período seja um momento para recobrar as forças e as energias físicas e espirituais.

Documentos relacionados