• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4 FAIXA DE SEGURANÇA EM LT

4.3 Conceitos básicos de uso no âmbito nacional

É a faixa de terra ao longo do eixo da LT aérea, declarada de utilidade pública, adquirida pelo expropriante por meio de acordo, por instrumento público extrajudicial, decisão judicial ou prescrição aquisitiva, devidamente inscritos no cartório de registro de imóveis.

4.3.2 Faixa de Servidão

As áreas das faixas de segurança estão inseridas, em sua maioria, em propriedades de terceiros, sendo que as equipes de construção e manutenção devem ter acesso permanente a elas. Por isso, a concessionária local, na fase de elaboração do traçado preliminar e elaboração de projeto de rede rural, deve firmar com proprietários rurais o documento denominado “Instrumento Particular de Constituição de Servidão”. Nesse documento, o proprietário autoriza a construção das Linhas em suas propriedades com a implantação da infraestrutura necessária: postes, torres, estais e também autoriza o trânsito de equipes, sempre que necessário, para a manutenção e suporte aos equipamentos existentes, ou para a limpeza da faixa de segurança. Essa faixa continuará sendo utilizada pelo proprietário, vedada, porém, dentro dela a implantação de construções e/ou benfeitorias, bem como o plantio de árvores que possam comprometer a operação e a manutenção das instalações das redes de linhas de transmissão.

O conceito adotado para faixa de servidão: é a faixa de terra, ao longo do eixo da LT aérea, cujo domínio permanece com o proprietário, com restrições ao uso, declarada de utilidade pública e instituída através de instrumento público extrajudicial, decisão judicial ou prescrição aquisitiva, inscritos no cartório de registro de imóveis.

Segundo as Normas Brasileiras, que regulam o uso e a ocupação do solo, a faixa de servidão, deve preservar as áreas próximas às torres e um corredor limitado por linhas

paralelas às LT. Essa área é chamada de faixa de segurança. A largura da faixa de segurança varia de acordo com a tensão transmitida pelas linhas.

4.3.3 Faixa de segurança

É a faixa de terra ao longo do eixo da LT, necessária para garantir seu bom desempenho e a segurança das instalações e de terceiros. Ainda nesse conceito, se inclui o espaço de terra transversal ao eixo da LT e determinado em função de suas características elétricas e mecânicas, necessário para garantir o bom desempenho, sua inspeção e manutenção e a segurança das instalações ANEEL (2010).

Há instruções em algumas concessionárias nacionais, conforme pesquisa pelo autor, que autoriza ser mantidas culturas de pequeno porte pelos proprietários, tais como horta e pomar com árvores de pequeno porte. Por outro lado, culturas, como a cana de açúcar, bananeiras, são vedadas, devido ao risco de incêndios. Existem também algumas restrições de uso de cercas, muros e delimitações na área. Só pode cercar a área com autorização expressa do proprietário, através de um instrumento particular. Esse instrumento pode ser registrado em cartório ou não.

4.3.4 Conceitos para faixas em LT

Conforme a NBR-5422/85, Faixa de segurança em LT é: “a largura da faixa de segurança de uma LT de energia elétrica deve ser determinada levando-se em conta o balanço dos cabos devido à ação do vento, efeitos elétricos e posicionamento das fundações de suportes e estais.”

Tais definições são comuns a outras concessionárias de energia elétrica estabelecidas no país e no mundo e estão normatizadas em seus devidos padrões nacionais e também internacionais uma vez que as Linhas de Transmissão, são considerados sistemas de grande porte pois atravessam as fronteiras levando e ou trazendo energia elétrica de outros países como no caso da Bolívia, Uruguai, Paraguai e outros essa razão se explica

em função da localização das Bacias Hidrográficas nas quais se estabelecem as Usinas Geradoras com a proximidade dos centros urbanos ou de polos produtivos e Industriais.

Os órgãos reguladores e de fiscalização de energia elétrica do Brasil não cita uma definição especifica as diversas faixas, tensões (volts) e dimensões das mesmas uma vez que estas variam de região para região, tendo em vista a topografia, vegetação, tipo de solo entre outros que demandam projetos e formas diferentes a serem aplicadas para as Linhas de Transmissão.

Demais conceitos de faixas de LT, acerca deste tem, se vê na Tabela 4.1 a seguir

Tabela 4.1 – Conceitos para as Faixas de LT

Palavra Definição

FAIXA DE

DOMÍNIO

Faixa de terra ao longo do eixo da LT, declarada de utilidade pública, adquirida pelo expropriante através de acordo por instrumento público extrajudicial, decisão judicial ou prescrição aquisitiva, devidamente inscritos no cartório de registro de imóveis.

FAIXA DE

PASSAGEM

A faixa de passagem é uma área ao longo da LT onde são estabelecidos limites para o seu uso e ocupação com o intuito de minimizar riscos, garantir a segurança da sua operação e manutenção e a convivência harmoniosa com o meio ambiente.

FAIXA DE

SEGURANÇA

Afastamento mínimo recomendado do condutor e seus acessórios energizados a quaisquer partes, energizadas ou não, da própria linha, e ao solo ou obstáculos próximos à LT. Necessária para garantir o desempenho da LT e a segurança das instalações e de terceiros.

FAIXA DE

SERVIDÃO

Faixa de terra ao longo do eixo da LT. O domínio permanece com o proprietário com restrições ao uso, de utilidade pública e instituída através de instrumento público e decisão judicial inscritos no cartório.

4.3.5 Os Campos eletromagnéticos

As redes de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica produzem CEM - (Campo Eletromagnético) de baixa frequência, geralmente compreendendo frequências entre 50 Hz e 60 Hz. Em alguns países da Europa, a corrente elétrica possui uma frequência de 50 Hz enquanto a frequência da corrente elétrica nos países da América do Norte e no Brasil é de 60 Hz, o que não evidência riscos aos efeitos eletromagnéticos de baixa freqüência a relação de proximidade as LT, texto adaptado OMS, (2006). Por esta razão, a proximidade de moradias a Faixas de Segurança de LT é estudada cada vez mais na intenção de respostas sob possíveis patologias a população.

Documentos relacionados