• Nenhum resultado encontrado

Ação – operacionalização de uma decisão que visa o alcance de determinado resultado previamente estabelecido, otimizando os recursos disponíveis.

Ação corretiva - ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou de outra situação indesejável.

Ação preventiva - ação para eliminar a causa de uma potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável.

Alta Direção – Pessoa ou grupo de pessoas que dirige e controla uma organização no mais alto nível. Ambiente de trabalho – conjunto de condições sob as quais um trabalho é realizado.

Aprendizado Organizacional - busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências. O aprendizado organizacional incentiva a experimentação, utiliza o erro como instrumento pedagógico, dissemina suas melhores práticas, compartilha informação e conhecimento, desenvolve soluções e implementa melhorias e inovações de forma sustentada.

Atividade-fim – são as atividades alocadas nas Unidades que consolidam a interação da organização com a sociedade, efetivando a melhor disponibilização e colocação dos serviços oferecidos.

Atividade-apoio – ou atividades meios – são as atividades alocadas nas Unidades que sustentam e auxiliam as Unidades operacionais a colocarem os serviços policiais na sociedade.

Atividade Gerencial: É aquela que envolve comando e aferição de resultados.

Atividade Operacional: É aquela que envolve ações pré-programadas e que gera produtos palpáveis.

Atuação integrada: consiste na articulação e envolvimento das diversas áreas na tentativa de inovar a gestão e colocar em prática as teorias gerenciais, possibilitando a realização de propostas e ideais ainda não implementadas na solução de problemas que dificultam o andamento dos trabalhos.

Auditoria - Processo sistemático, documentado e independente, para obter evidências e avaliá-las objetivamente. Avaliação – é a capacidade de comparar, objetiva e oportunamente, resultados obtidos com resultados previamente acordados e de estabelecer suas causas e conseqüências.

Benchmarking: é um processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas (processos), em relação aos concorrentes mais competitivos, ou às empresas reconhecidas como líderes. Parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas.

Brainstorming: é uma técnica de criatividade em grupo, na qual se busca a geração de idéias que isoladamente ou associadas, estimulem novas idéias e subsídios direcionados à solução de um problema. Literalmente, significa "tempestade cerebral". É uma reunião para se fazer exatamente isso: trocar ideias.

BSC - Balanced scorecard - Painel de bordo integral. Painel de indicadores de desempenho associados a perspectivas - financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento - que constitui uma ferramenta de gestão estratégica

Ciclo PDCA: é uma ferramenta que busca a lógica para fazer certo desde a primeira vez, e cuja as iniciais são P – Plan (planejar), D – Do (fazer), C – Control (controlar) e A – Action (atuar corretivamente).

Eficiência - A eficiência diz respeito a como fazer e está relacionada às ações a serem realizadas. Está relacionada ao uso racional dos recursos para se atingir os resultados.

Eficácia - A eficácia mede a relação entre os resultados obtidos e os objetivos pretendidos. É a realização daquilo que foi proposto, estabelecido como meta.

83 Efetividade - Efetividade, segundo os dicionários refere-se à qualidade do que atinge os seus objetivos estratégicos, institucionais, de formação de imagem, dentre outros. Sendo assim, efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente. É a capacidade de produzir um efeito.

Indicadores de Desempenho - Expressão (numérica, simbólica ou verbal) empregada para caracterizar as atividades (eventos, objetos, pessoas), em termos quantitativos e qualitativos, com o objetivo de determinar o valor” (ISO, 1998, p. 3).

Inovação: A inovação é vital em um mundo de constantes mudanças, mas em novos moldes. Assim como a inteligência é distribuída nos sistemas vivos, a inovação deve permear toda a organização, além de suas redes internas e externas. Ela floresce em culturas onde haja confiança, propensão ao risco e tolerância com o erro bem intencionado.

Liderança - atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas. A liderança se exerce em toda a organização e muitas vezes transcende suas fronteiras. Meta – é o passo ou etapa perfeitamente quantificada, com prazo e responsável definidos para alcançar os desafios e objetivos organizacionais.

Modelo de Gestão – é o processo estruturado, interativo e consolidado, sustentados pelos instrumentos ou fundamentos estratégicos, de desenvolver e operacionalizar a administração estratégica, visando o alcance dos resultados.

Organização: grupo de instalações e pessoas com conjunto de responsabilidades, autoridades e relações.

Orientação por processos e informações - compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.

Parte interessada (stakeholder) Grupo que afeta e/ou pode ser afetado por atividades, produtos ou serviços de uma organização e pelo seu desempenho.

Pensamento Sistêmico - Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo. Na prática, as organizações são constituídas por uma complexa combinação de recursos humanos e organizacionais, cujo desempenho pode afetar, positiva ou negativamente, a organização em seu conjunto.

Política pública: é o conjunto de medidas adotadas pela União, Estado ou Município, com propósitos predeterminados, voltadas à solução ou prevenção de um problema social específico, dentro do rol de necessidades da população, em uma das áreas de responsabilidade governamental: saúde, educação, saneamento, segurança, trabalho, transportes, meio ambiente e outras.

Processo - é uma forma de organização e divisão do trabalho que visa a realização efetiva e otimizada das atividades na Organização. É caracterizado por entradas e saídas mensuráveis e valor agregado, e é entendido como um conjunto de atividades logicamente interrelacionadas, organizadas com a finalidade de produzir resultados específicos para atender os objetivos da organização e as necessidades dos públicos internos e externos.

Produtividade - O conceito produtividade está diretamente relacionado ao aumento e diminuição de taxas e índices a partir da variação de qualquer um dos fatores que intervêm em um determinado processo de produção ou nas diversas etapas da cadeia de valor. A produtividade é determinada pela relação entre os meios empregados (insumos, capital, mão de obra, etc.) e os resultados obtidos.

Redes de Gestão - Estruturando-se em redes, as organizações estão cada vez mais interligadas e interdependentes. No lugar das estruturas piramidais, baseadas no modelo de comando e controle, surgem novas estruturas mais horizontais e intrincadamente entrelaçadas, ligando parceiros, colaboradores, contratados, fornecedores e clientes, em várias formas de colaboração.

Satisfação do cidadão/sociedade: percepção do cidadão/sociedade do grau de satisfação no qual os seus requisitos foram atendidos.

Sistema de Gestão - Conjunto de elementos interrelacionados ou interativos para estabelecer política e objetivos, e apara atingir o alcance destes objetivos e metas.

Sistema de monitoramento: qualquer processo, produto, equipamento, pessoa, grupo, organização ou outros que seja objeto de nossa observação.

Valorização das pessoas - estabelecimento de relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender.

Visão de Futuro - compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando a sua perenização. A organização com visão de futuro pensa, planeja e aprende estrategicamente, obtendo resultados sustentáveis e de alto desempenho em suas atividades no presente e no futuro.

84 LISTAS DE SIGLAS, ABREVIATURAS E FIGURAS

Lista de Siglas e Abreviaturas

AGR/EMPM – Assessoria da Gestão para Resultados / Estado-Maior da PMMG APM – Academia de Polícia Militar

BPM – Batalhão de Polícia Militar (com responsabilidade territorial) CG – Comando-Geral da Polícia Militar

Cia Esp PM – Companhia Especial de Polícia Militar Cia MEsp – Companhia de Missões Especiais

Cia PM – Companhia de Polícia Militar (com responsabilidade territorial) Cia PM Ind – Companhia Independente de Polícia Militar

CINDS – Centro Integrado de Informações de Defesa Social CPE – Comando de Policiamento Especializado

CPM – Corregedoria da Polícia Militar DAL – Diretoria de Apoio Logístico Dst PM – Destacamento de Polícia Militar DTS - Diretoria de Tecnologia e Sistemas EMPM – Estado-Maior da Polícia Militar GC – Gestão do Conhecimento

GI – Gestão da Informação

IntranetPM- Rede de Computadores da Polícia Militar PMDI – Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado PMMG – Polícia Militar de Minas Gerais

RPM – Região de Polícia Militar

SEDS – Secretaria de Estado de Defesa Social

SEPLAG – Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais Sub Dst PM – Subdestacamento de Polícia Militar

UDI – Unidade de Direção Intermediária. UEOp – Unidade de Execução Operacional