• Nenhum resultado encontrado

Conceitos e Importância da EAD

3.2 Educação a distância

3.2.1 Conceitos e Importância da EAD

Entende-se por Educação a Distância (EAD) a educação realizada sem que todos os agentes envolvidos no processo estejam presentes durante um determinado período e em um mesmo local. Não há a necessidade do aluno estar frente-a-frente com o professor e nem estar nas instalações de uma instituição de ensino. A aprendizagem acontece por meio de recursos educativos e de forma que o aluno gerencie o seu próprio ritmo e o tempo reservado para o estudo.

São diversas as definições encontradas na literatura que remete m a EAD à educação caracterizada por um estudo individual, visto a separação geográfica entre os envolvidos (aluno, professor e instituição) e a mediação por tecnologias. Vale lembrar que a tecnologia não se restringe aos modernos recursos tecnológicos que, neste caso, norteiam os meios de comunicação e informação – como rádio, televisão e Internet.

Define-se por tecnologia “o conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade” (FERREIRA, 1986). Portanto, quando se faz referência ao uso de recursos tecnológicos na EAD, inclui-se também os livros e apostilas – como está registrado no próximo tópico deste trabalho, abordando as gerações da Educação a Distância.

A definição dada por Moran, Masetto e Behrens (2000) faz referência ao processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou fisicamente. Apesar de não estarem juntos, de maneira presencial, eles podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.

Educação a Distância é uma forma sistematicamente organizada de auto- estudo, onde o aluno se instrui a partir do material que lhe é apresentado; onde o acompanhamento e a supervisão do aluno são levados a cabo por um grupo de professores. Isto é possível à distância, através da aplicação de meios de comunicação capazes de vencer essa distância, mesmo longa. O oposto de educação a distância é a educação direta ou face a face: um tipo de educação que tem lugar com o contato direto entre professores e alunos. (DOHMEN apud LANDIM, 1997, p.24).

Outra definição tida como referência é de Moore (1996). Este autor ratifica o pensamento de Moran, Basetto e Behrens (2000) e da maioria dos autores, e vai mais além, fazendo referência da metodologia necessária a ser empregada nos programas de ensino a distância. Educação a distância é a aprendizagem planejada que geralmente ocorre num local diferente do ensino e, por causa disso, requer técnicas especiais de desenho de curso, técnicas especiais de instrução, métodos especiais de comunicação através da eletrônica e outras tecnologias, bem assim arranjos essenciais organizacionais e administrativos.

Como expõe Landim (1997, p. 33), “o cuidadoso planejamento do processo ensino -aprendizagem em EAD possibilita o trabalho independente e a individualização da aprendizagem, devido à flexibilidade que se poderá imprimir a esta modalidade educativa”. Landim (1997) refere-se aos recursos e à metodologia empregada nos cursos de EAD, os quais não procuram somente transmitir

conhecimentos, mas tornar o aluno capaz de “aprender a aprender” e “aprender a fazer”.

O autor Almeida (2001) apresenta o mesmo pensamento que o anterior e afirma:

Para haver educação, deve ser construído e desejado um projeto com objetivos claros, com uma articulação que leve em conta a visão de mundo de cada sujeito envolvido, com perspectivas para o ser que aprende, com definições precisas do projeto que se quer para a sociedade (ALMEIDA et

al, 2001, p.18-19).

É importante esclarecer que os programas de ensino via Internet, por exemplo, caracterizam-se pela distância física e não pela ausência. Apesar do aluno não ter o professor ao seu lado, ele deve ter o acompanhamento e a orientação permanente de profissionais do curso. E esta atenção é, muitas vezes, maior que a existente em aulas presenciais. As ferramentas de comunicação empregadas são fundamentais para a interação entre eles. A troca de informações e a motivação entre os alunos também é fator importante. Sem esquecer do cuidado especial com o conteúdo e a didática escolhida, como citou Moore (1996).

Qualquer comunicação implica interatividade e, no processo de EAD, tanto uma quanto outra devem ter destaque especial. A comunicação é feita de várias maneiras, todas, portanto, promovendo a interatividade, com suas características e exigências próprias (LANDIM, 1997, p. 53).

Para esta última autora, todo processo educativo é um processo de comunicação que necessita de interatividade, mostrando assim como é importante a abordagem do tema interatividade na fundamentação teórica deste trabalho.

Definindo EAD a partir do ponto de vista legal, esta modalidade de ensino aparece caracterizada pela realização de um processo de ensino-aprendizagem, com mediação docente e de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação e comunicação, utilizados isoladamente ou combinados, dispensados os requisitos de freqüência vigentes para a educação presencial (Art. 1º, Decreto que regulamenta a EAD prevista na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).

A importância da Educação a Distância está em suprir uma série de dificuldades encontradas no ensino dito presencial – como a restrição quanto ao número máximo de alunos por sala de aula; a falta de vagas nas escolas; além de permitir que alunos de diferentes localidades geográficas possam realizar algum curso não existente na sua cidade.

Conforme Relatório da Comissão Assessora para Educação Superior a Distância (2002) do MEC, “o número de brasileiros que aspira a uma formação superior e, por diferentes razões – principalmente econômicas –, não encontra condições de ingressar nos cursos atualmente oferecidos é estimado em mais de três vezes superior ao de vagas iniciais hoje oferecidas”.

Isto sem mencionar a flexibilidade que um curso realizado a distância oferece ao estudante. Não havendo um compromisso de local e data pré-determinados, ele opta pelo melhor momento e local. Pode-se fazer o curso sem sair de casa, no local de trabalho ou onde preferir. É a oportunidade indo de encontro à flexibilidade de tempo e de local.

Para a realização dos mesmos, os alunos contam com o material disponibilizado. O processo de ensino aprendizagem ocorre por meio dos recursos que constam no programa de cada ensino. Os principais são: material impresso, fita- cassete, CD, Internet, software educacional, videoconferência e teleconferência. Cabe aqui ressaltar que os diversos recursos foram criados cada um no seu tempo e, por isso, determinando as gerações da EAD. Diferente do que se possa imaginar, a EAD não é uma modalidade nova, sua origem mais remota encontra-se há seis séculos.