• Nenhum resultado encontrado

Trata -se de um ambiente colaborativo, onde os atores (alunos, tutores de orientação, professores e coordenadores) poderão navegar, conhecer pessoas e grupos de estudo, além de proporcionar ferramentas para o desenvolvimento do trabalho final e atender as necessidades administrativas da coordenação de orientação.

Neste trabalho, foram feitas as personalizações visando atender as necessidades do Ensino a Distância da UFSC. O modelo desenvolvido pode ser implementado e utilizado como um módulo de orientação na plataforma educacional VIAS-K (figura 1), correspondendo à gama de ferramentas e funcionalidades do ambiente ou, ainda, pode ser utilizado como um módulo independente de qualquer plataforma educacional, continuando sua utilização via web pelo fato da Internet possibilitar uma grande flexibilidade de tempo e espaço aos usuários.

A aplicação deste projeto resultará em uma maior interação entre o aluno, seus colegas, professores e coordenadores, estimulando assim a pesquisa, a aprendizagem e o interesse pelo estudo.

O modelo é constituído por três partes específicas, como ilustra a figura 14. Um grupo de ferramentas, que será utilizado pelos atores para acessar o banco de dados, contendo toda a informação necessária para que ocorra a interação desejada. O acesso a este banco de dados pode ser feito pelos atores, diretamente por meio das ferramentas disponíveis ou por intermédio dos grupos de estudos disponibilizados pelos orientadores.

Figura 14: Modelo de orientação a distância proposto

O grupo de ferramentas é dividido em cinco módulos, de acordo com a similaridade das funções, sendo que cada um desses módulos possui ferramentas específicas. São elas:

Módulo 1 – COMUNICAÇÃO – Módulo que agrupa funcionalidades com o objetivo principal de promover uma comunicação entre todos os envolvidos no processo de orientação. Apresenta sete ferramentas distintas, que são: mural, agenda, mensagens, chat, videochat, faq (dúvidas freqüentes) e fórum, conforme segue nas descrições abaixo.

• Mural – possibilita a publicação de avisos, tanto por algum docente da instituição como pelos alunos;

• Agenda – responsável pela marcação de compromissos, sejam eles pessoais, profissionais ou acadêmicos;

• Mensagens – responsável pela publicação de mensagens entre os envolvidos na orientação de um aluno específico. Funciona de modo similar ao Mural, porém focado para a prática da orientação e com acesso restrito às pessoas envolvidas no projeto em questão;

MP LEGENDA MP – Modelo proposto GF – Grupo de ferramentas GE – Grupos de estudo BD – Banco de Dados BT – Banco de trabalhos BM – Banco de modelos BP – Banco de projetos DI – Dados institucionais DC – Dados cadastrais BA – Banco de Históricos GF BT BM BP DC DI BA BD GE ATORES

Chat – possibilita bate-papos (via texto) entre os usuários do ambiente;

Videochat - proporciona bate-papos (via texto, som e imagem) entre os usuários do ambiente;

• Fórum – possibilita discussões entre os usuários do ambiente;

• FAQ (dúvidas freqüentes) – permite a publicação das dúvidas mais freqüentes recebidas pelo tutor e/ou orientador.

• Módulo 2 – DADOS – Este módulo trata dos dados cadastrais dos usuários do ambiente. Por meio deste é possível ter acesso às informações dos envolvidos no processo, além da possibilidade deles de comunicarem e conhecerem melhor. A ferramenta Dados apresenta diferentes informações de acordo com a categoria do usuário.

Módulo 3 - PROJETOS – Este módulo tem como objetivo principal o acompanhamento do trabalho propriamente dito, a ser elaborado para a conclusão do curso. Ele consiste nas seguintes ferramentas:

• Material – por intermédio desta ferramenta, o aluno pode armazenar seus documentos e rascunhos, aos quais o professor orientador terá acesso, possibilitando assim a orientação a todos os documentos elaborados por seu aluno orientando;

• Cronograma – tem o propósito de informar o aluno e até mesmo o professor orientador e o tutor de orientação, sobre quais os passos a serem tomados e quando. Os itens podem ser cadastrados apenas pelo orientador ou pelo tutor, sendo sua visualização permitida a todos os envolvidos;

• Tutorial – possibilita a configuração automatizada do trabalho final dentro das normas ABNT;

• Metodologia – disponibiliza as normas ABNT para possíveis consultas em caso de dúvidas;

• Bloco de Notas – serve como um caderno, onde o usuário anota assuntos acadêmicos e, até mesmo, pessoais e profissionais.

Módulo 4 – GRUPOS – Este módulo visa a criação de grupos de pesquisa separados por tema, ou por orientador, dependendo da opção do orientador. Ao criar grupos, os orientadores possibilitam ao aluno trabalhar em equipe, além de pesquisar os trabalhos realizados por outros grupos. Desta forma, pode optar pelo assunto que mais lhe interessar, tendo uma maior gama de informações que irão auxiliar no momento de decidir o tema ou pesquisar materiais para seu trabalho final. Ao estar vinculado a um grupo específico, o usuário tem acesso a uma área restrita com informações sobre o assunto desejado.

“Organizar um grupo de pesquisa e manter uma reunião semanal de estudo não é tarefa fácil, mas é necessária” (BIANCHETE e MACHADO, 2002, p.282). Para alcançar a sua finalidade, este módulo é dividido em duas ferramentas: grupos existentes e meus grupos.

• Grupos existentes – disponibiliza a relação de todos os grupos de estudo existentes na instituição ou até mesmo grupos externos à instituição, caso o professor orientador faça parte deles, juntamente com informações básicas sobre cada um dos grupos;

• Meus grupos – disponibiliza a relação de todos os grupos de estudo dos quais o usuário faz parte, possibilitando o acesso aos mesmos.

Módulo 5 - APOIO - Este módulo de ferramentas é destinado, como o próprio nome já indica, ao apoio dos usuários, seja para armazenamento ou consulta de materiais ou para verificar as estatísticas de utilização e orientações no ambiente. É composto por:

• Biblioteca – destinada ao armazenamento, disponibilização e recebimento de arquivos digitais e/ou endereços da internet. Pode-se armazenar arquivos ou links, sejam eles públicos ou privados, além de poder pesquisar registros cadastrados por outros usuários;

• Estatísticas – responsável por informar dados úteis e/ou interessantes ao usuário, sobre a utilização do ambiente, sobre o curso em questão e orientações recebidas e a receber;

• Turmas – utilizada para cadastrar as turmas pertencentes à instituição de ensino , indicando quais estão na fase de orientação e quais irão começar esta fase;

• Encontros – esta ferramenta vem atender uma grande necessidade dos cursos a distância que propõe encontros presenciais: o acompanhamento destes encontros periódicos (seminários, workshops e outros). Esses encontros presenciais têm propósitos variados, como passar instruções administrativas, aumentar a motivação dos alunos, aumentar as relações pessoais entre alunos e professores e possibilitar participações mais específicas dos orientadores;

• Estrutura – responsável pelo cadastro dos dados institucionais.

Figura 15: Interatividade entre atores e o ambiente proposto

A figura 15 representa a maneira como acontece a interatividade no modelo proposto entre os atores envolvidos no processo. O coordenador de orientação tem a possibilidade de acompanhar todas as interações ocorridas, além de poder atuar em todas elas, caso seja necessário.

Os professores orientadores e os tutores de orientação interagem com os alunos por intermédio dos módulos de ferramentas. Esta interação ocorre de modo que todos os atores acreditem ser o foco principal do modelo, a pessoa para a qual o ambiente foi desenvolvido. Foco este que, na verdade, está no aluno, pois todas

COORDENADOR TUTOR ORIENTADOR ALUNO COMUNICAÇÃO GRUPOS DADOS PROJETOS APOIO

as informações e todo o conteúdo produzido fica vinculado a ele, possibilitando a troca de orientadores sem perda de dados.