• Nenhum resultado encontrado

É de extrema importância realizar análises de investimento com preciosismo antes de tomar qualquer decisão, inclusive quando dados primários apontarem ser viável, pois qualquer condição pode reverter os resultados esperados.

Pôde-se estimar os custos que compõem um loteamento através de um estudo previamente feito no ano de 2013 elaborado por Guerini no Curso de Gerenciamento de Empreendimentos de Parcelamento do Solo Urbano, ajustando-os de acordo com o INCC de todos os anos até o presente momento.

Foi possível encontrar preços de mercado para lotes da região através de pesquisa de mercado, nota-se que há pouca variação de preço entre as imobiliárias.

Por meio das análises econômico-financeiras do empreendimento, pode-se concluir que o mesmo apresenta viabilidade, pois em todos os cenários de execução e vendas, o valor presente líquido foi positivo. A confirmação de que o empreendimento é viável pode ser explicado pelos valores encontrados, onde o TMA (taxa mínima de atratividade) era de 0,67% a.m, e a TIR (taxa interna de retorno) foi de 12,68% a.m no cenário A de vendas otimistas e 6,63% a.m no cenário B de vendas otimistas. E apesar de nos cenários A e B de vendas pessimistas primeiramente o VPL (valor presente líquido) tenha dado negativo, aparentando uma inviabilidade do empreendimento, a viabilidade pode ser explicada pois o valor do patrimônio gerado ao investidor supre o valor negativo encontrado.

Vale ressaltar que os cálculos apresentados anteriormente foram baseados em cenários de execução da obra e de vendas pré-estabelecidos, podendo variar muito de um caso a outro, pois para realização de um empreendimento de grande porte como esse, muito irá depender da capacidade de vendas, pois as receitas são de extrema importância para o pagamento das máquinas, homens, mão de obra, etc. Se em algum mês as vendas forem abaixo do esperado, as receitas consequentemente serão baixas e irá atrasar a execução da obra, e assim sucessivamente, mudando todo o quadro de execução e vendas.

De forma geral, os valores finais encontrados não sofreram muitas alterações com a alteração de cenário de execução de obra e cenário de vendas, porém melhores resultados seriam obtidos com maior volume de vendas no lançamento, aumentando assim as entradas no fluxo de caixa e diminuindo o investimento por parte do investidor.

REFERÊNCIAS

ABRADEE. Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. Redes de Energia Elétrica. Disponível em: < http://www.abradee.com.br/setor-eletrico/redes-de-energia-eletrica > Acesso em: 13/11/2016.

ABRÃO, J. Análise Econômico-Financeira de um empreendimento Residencial Multifamiliar. Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil – UFSC, 2009.

AECweb. Rede de drenagem pluvial eficiente pode evitar enchentes. (201-?). Disponível em: < http://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/rede-de-drenagem-pluvial-eficiente-pode-evitar- enchentes_10832_0_1 > Acesso em: 13/11/2016.

ALÉM SOBRINHO, P.; CONTRERA, R.C. Abastecimento e concepção. Apresentação da disciplina Saneamento II. São Paulo. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Disponível em: < http://docplayer.com.br/11497737-Introducao-e-concepcao-de-sistemas-de- abastecimento-de-agua.html > Acesso em: 13/11/2016.

ARSEGO, T. M. E. Análise de Viabilidade Econômica de Um Edifício Residencial Multifamiliar no Bairro Serraria (São José/SC). Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil – UFSC, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14653-4: Avaliação de Bens Parte 4: Empreendimentos.

______. NBR 12721/2005. Avaliação de custos de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios.

______. NBR 12218/1994. Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público.

AVILA, Antonio Victorino; JUNGLES, Antonio Edésio. Gerenciamento na Construção Civil. Chapecó: Argos, 2006.

BAGGIO, Adelar Francisco. Planejamento e Administração estratégica, edição 2000. 55 pg.

BORGES, Leandro. O que é e como calcular a Taxa Interna de Retorno (TIR). Disponível em: < http://blog.luz.vc/o-que-e/taxa-interna-de-retorno-tir/ > Acesso em: 12/11/2016.

BRAGA, Roberto. Fundamentos e técnicas de administração financeira. 1 ed. São Paulo: Atlas, 1989.

BRIGHAM, Eugene F.; HOUSTON, Joel F. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

BROM, L. G.; BALIAN, J. E. A. Análise de investimentos e capital de giro: conceitos e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.

CASAROTTO FILHO, Nelson; KOPITTKE, Bruno H. - Análise de Investimentos. 9º Edição São Paulo: Atlas, 2000.

CASAROTTO FILHO, Nelson; KOPITTKE, Bruno H. Análise de Investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão e estratégia empresarial. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 1994.

COUTO, A.C. O Planejamento Na construção Civil: Conceitos Fundamentais. Artigo Publicado. IEC-PUC Minas, 2010.

DIAS, Jéssica. Blog da Engenharia. Disponível em: < http://blogdaengenharia.com/por-que- engenharia-economica-e-importante-para-o-engenheiro-de-producao/ > Acesso em:

09/11/2016.

DIAS, P. R. V. Engenharia de custos: uma metodologia de orçamentação para obras civis. Itaperuna: Hoffmann, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999. GITMAN, L. J. Princípios da Administração Financeira, 7ed. Editora HARBRA. São Paulo, 2002.

GOLDMAN, Pedrinho. Introdução ao planejamento e controle de custos na construção civil brasileira. 4. ed. São Paulo: Pini, 2004. 176 p.

GRANT, Eugene L. Principles of Engineering Economy. New York: 1830.

GUEDES, Hugo A. S. Rede de Distribuição de Água. Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, 2016.

GUERENI, P. J. P. Modelo para Análise da Qualidade do Investimento e Formatação do Preço Mínimo da Unidade Vendável Para Loteamentos Residenciais Urbanos.

Monografia (MBA em Economia Setorial e Mercados, com ênfase em Real Estate). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2013

HOCHHEIM, N. PLANEJAMENTO ECONÔMICO FINANCEIRO. Apostila do Curso de Engenharia Civil. UFSC, 2003.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil, 2016.

LEI 6.766 – Lei de Parcelamento do Solo Urbano - de 19 de dezembro de 1979 Lei Municipal.

LIMA JR, R. J.; Análise de investimentos: princípios e técnicas para empreendimentos do setor da construção civil. Texto Técnico. EPUSP, 1993.

LUNELLI, Reinaldo Luiz. Análise de Investimentos. Disponível em: <

http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/analiseinvestimentos.htm > Acesso em: 13/11/2016.

MASCARÓ, Juan L.; YOSHINAGA, Mário. Infraestrutura Urbana. Porto Alegre: Masquatro, 2013.

MATTOS, Aldo Dórea. Planejamento e Controle de Obras. São Paulo: Pini, 2010. MONTES, Eduardo. Estimar os custos. 2016. Disponível em: <

http://escritoriodeprojetos.com.br/estimar-os-custos > Acesso em: 13/11/2016.

MUTTI, C. N..Administração da Construção. Apostila Do Curso de Engenharia Civil. UFSC, 2013.

NBR 14653-4:2002. Avaliação de Bens Parte 4: Empreendimentos.

NBR 12721/2005. Avaliação de custos de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios.

NBR 12218/1994. Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público. OLIVEIRA, J. A. N. Engenharia econômica: uma abordagem às decisões de

RIO GRANDE DO SUL. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Regularização fundiária. Disponível em: < http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pgm/default.php?reg=6&p_secao=29 > Acesso em 08/11/2016.

ROSS, A. S.; WESTERFIELD W. R.; JORDAN D. B.; LAMB, R. Fundamentos da Administração Financeira. Editora MC Graw Hill, 2013.

ROSS, A. S.; WESTERFIELD W. R.; JAFFE, J. Corporate Finance. Editora McGraw-Hill Irwin, 2013.

SILVA, R. O. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

SOUZA, Acilon B. Projetos de Investimento de Capital: Elaboração, Análise e Tomada de Decisão. São Paulo: Atlas, 2003.

SPADA, Adriano L. Conceitos Básicos sobre Sistemas de Energia e Aterramento em Áudio. Disponível em: < http://www.attack.com.br/artigos_tecnicos/geracao_da_energia.pdf > Acesso em: 13/11/2016.

Spranger Estimativa. Estimativa x Orçamento. Disponível em: < http://spranger- estimativa.com/art14.htm > Acesso em: 13/11/2016.

Spzyra, Alexandre P. A importância dos fluxos de caixa nas empresas de pequeno porte. 2009. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a- importancia-do-fluxo-de-caixa-nas-empresas-de-pequeno-porte/29465/ > Acesso em: 13/11/2016.

TISAKA, M. Orçamento na Construção Civil. São Paulo, Editora Pini 2006.

Universidade Corporativa Banco do Brasil. Curso Operações de Investimento, caderno 1. 2006.

Universidade Corporativa Banco do Brasil. Curso Operações de Investimento, caderno 2. 2005.

WELLINGTON, A. M. The Economic Theory of The Location of Railways. New York: 1887.

XAVIER, I. Apostila Do Curso – Orçamento, Planejamento e Custos de Obras. FUPAM, 2008.

ZAMBALDE, Matheus. A importância da análise de viabilidade para empreendimentos imobiliários – parte 01. 2016. Disponível em: < http://mastergeoengenharia.net/importancia- viabilidade-imobiliario/ > Acesso em: 14/11/2016.

ZDANOWICZ, José Eduardo. Fluxo de Caixa – Uma decisão de Planejamento e Controles Financeiros. 1. ed. Porto Alegre: D.C Luzzatto Editores ME, 1986.

Documentos relacionados