• Nenhum resultado encontrado

4 ESTUDO APLICADO

4.3 CONCLUSÃO DAS ANÁLISES

Verifica-se que de acordo com os indicadores obtidos através do trabalho de pesquisa das empresas do setor agricultura listadas na B3, que as mesmas são distintas. De acordo com as análises realizas constatou-se que nos anos de 2015, 2016 e 2017 a que melhor se consolida no mercado é a SLC agrícola s.a com indicadores econômicos e financeiros adequados e desejáveis. A que menos está estabilizada econômica e financeiramente é a Pomifrutas S.A que encontra-se atualmente em recuperação judicial.

Na análise financeira verificou-se os indicadores de liquidez e garantia de dívidas. E constatou-se que a empresa Pomifrutas S.A é a que se encontra em uma situação mais delicada, não alcançando à margem desejada para este indicador. Aliperti S.A e Terra Santa S.A variam ano após ano mantendo seus indicadores com mudanças frequentes em relação a sua margem. Também realizou-se a apuração do capital circulante líquido das organizações, e pode-se constatar que a Pomifrutas tem este indicador negativo nos anos de 2015 e 2017 e a Terra Santa está negativa em seus três anos de análise, isso significa que ambas tem o passivo circulante superior a seus ativos circulantes, enquanto as demais SLC e Aliperti mantem-se positivas.

Ainda na situação financeira, constata-se que no grau de endividamento das organizações, de curto e longo prazo. Pomifrutas não encontra-se na margem desejada pois o valor das dívidas supera o valor do patrimônio líquido da mesma. Nas dívidas totais onde analisou-se dívidas do passivo total, todas as organizações encontram-se ultrapassadas ou negativas em relação a margem ideal.

Na análise econômica apurou-se os indicadores de lucratividade. Na demonstração do resultado do exercício de 2015 apenas a Pomifrutas ficou com prejuízo, no ano de 2016 e 2017 a empresa SLC S.A foi a única que teve lucro, tornando-se assim a empresa mais estável no mercado, enquanto as demais tiveram seus custos e/ou despesas operacionais superior ao de suas receitas operacionais líquidas. No processo da análise econômica apurou-se a rentabilidade das organizações envolvendo o lucro líquido do exercício em relação a análise dos capitais, ativos e demais aspectos do patrimônio líquido. Obteve-se a maioria dos indicadores negativos com exceção da SLC S.A que obteve bons resultados em relação as demais empresas.

Nos indicadores de analise operacional, atividade giro ou ciclometria evidenciaram-se os demais aspectos das organizações. Neste indicador quanto maior o percentual encontrado pior é a situação da empresa, na qual nenhuma delas encontrou-se inferior a margem 100. Apenas do prazo médio de cobrança de duplicatas representado em quantos dias as organizações levam para receber de seus credores, na qual todas tem boas medias e a que leva menos dias é a Terra Santa S.A. No indicador que representa a média de pagamento das obrigações por parte das organizações a seus fornecedores, a que leva menos tempo é a Aliperti S.A e a SLC S.A é a empresa que leva mais tempo para quitar suas obrigações.

Buscando-se nas notas explicativas o valor da depreciação no site da B3, o ebitda - lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização das organizações, pode-se constatar este indicador negativo nos três anos de analise na Pomifrutas. Aliperti encontra-se positiva no ano de 2015 e SLC nos três anos analisados.

De modo geral, o trabalho de análise econômico e financeiro obteve-se de várias situações. As empresas variaram bastante seus indicadores de uma para a outra durante os anos de 2015, 2016 e 2017 sendo importante este processo para evidenciar a melhor organização para os usuários destas informações e futuros acionistas que queiram investir no agronegócio brasileiro.

CONCLUSÃO

Durante a elaboração deste trabalho de pesquisa pode-se perceber o quão vasto é o mundo dos negócios. As empresas competem entre si buscando formas, análises, números, a contabilidade em geral, para saber o rumo a tomar futuramente tendo em vista as decisões a serem tomadas utilizando de suas demonstrações contábeis é necessário analisar além da própria empresa, seus concorrentes de setor. O Trabalho desenvolvido além do propósito da graduação, mas aprender a entender um gestor, acionista, sócio ou diretor. A figura do contador sem dúvidas, é fundamental, afinal são eles que elaboram os indicadores econômicos e financeiros conforme foi realizado no presente trabalho, aprofundando o conhecimento das empresas do setor da agricultura do nosso país perante a crise que se instala nos dias atuais, para que assim elas possam tomar as decisões mais concretas em seus próximos planos, projetos, investimentos, dentre outros aspectos.

Algumas estão mais consolidadas, como é o caso da SLC S.A, já a Pomifrutas S.A encontra-se em recuperação judicial, então seus indicadores estão mais decrescentes, Terra Santa S.A e Aliperti S.A variam bastante seus indicadores de um exercício para o outro. Brasil Agro S.A e CTC Canavieiras S.A não disponibilizam suas demonstrações contábeis de forma adequada, e acabaram ficando fora da pesquisa e, por este motivo não foram comparadas em relação as demais prejudicando assim o trabalho de análise do setor no seu total.

A análise bibliográfica evidenciada no referencial teórico da pesquisa, foi fundamental para o aprofundamento no estudo aplicado. Os diversos autores consultados por meio de suas obras com certeza influenciaram muito no entendimento e auxiliaram na construção dos cálculos de indicadores econômicos e financeiros das organizações que foram trabalhadas no decorrer do semestre. Todo processo de estudo aplicado teve suas demonstrações contábeis atualizadas de acordo com o IGP-M tendo assim dados reais e atualizados para a elaboração dos quadros, gráficos e as análises.

Este trabalho proporcionou a acadêmica um vasto e profundo conhecimento que sem dúvidas utilizará durante toda a atuação profissional. Foi muita pesquisa, tanto bibliográfica quanto virtual, o site da B3 foi a principal ferramenta de pesquisa das demonstrações contábeis e os resultados foram todos alcançados com sucesso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico, 6 ed. São Paulo:Atlas, 2003.

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanços, 7 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

ASSAF NETO, Alexandre. Valuation Métricas de Valor & Avaliação de Empresas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

BASSO, Irani Paulo. Contabilidade Geral Básica. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

BASSO, Irani Paulo; FILLIPIN, Roselaine; ENDERLI, Stela Maris. Estrutura, Análise e Interpretação de Demonstrações Contábeis. Ijuí: Ed. Unijui,2015.

BENEDICTO, Gideon Carvalho de; PADOVEZE, Clóvis Luís. Análise das Demonstrações Financeiras. 3 ed. rev. e ampl. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

BEUREN, Ilse Maria et al. Como elaborar trabalhos Monográficos em Contabilidade. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

BRASILAGRO. Disponível em: >> http://www.brasil- agro.com/brasilagro2011/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=36811 > acesso em 19/04/2018.

BRUM, Argemiro J. Modernização da Agricultura soja e trigo. Ed. Unijuí: Ijuí, 1985.

CONTABILIDADE, Conselho Federal de. NBC TG Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro. Em 16/12/2011.

Disponível em >>

http://www1.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2011/001374 << acesso em: 22/06/2018.

CONTABILIDADE, Conselho Federal de. NBC TG 26 Apresentação das Demonstrações Contábeis. Em 22/12/2017. Disponível em >> http://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2017/NBCTG26(R5)&a rquivo=NBCTG26(R5).doc << acesso em 21/06/2018.

FRANCO, Hilário. Estrutura, Análise e Interpretação de Balanços. 15 ed. São Paulo:Atlas, 1992.

ESTEVAM, Francisca; ANTONIO B. Jose Filho. Importância da ambiência na mecanização agrícola. Núcleo de estudos em ambiência agrícola e bem estar animal – Universidade Federal do Ceara (UFC). Jornal dia de Campo. São Paulo

03/12/2013.Disponível em >>

http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=29403&secao=C olunas%20e%20Artigos acesso em >> 15/03/2018.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOMES, Elivelton A. O., COELHO, Viviane; NETO, Rubens. A importância da análise das Demonstrações Contábeis numa Perspectiva Organizacional. UNESEPE/FVR.

Artigo disponível em >>

http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/gestao_foco/artigos/ano2015/importanc ia_analise_demonstr.pdf acesso em >> 07/05/2018.

ÍNDICE GERAL DE PREÇOS DO MERCADO - IGP-M. Disponível em >>http://www.portalbrasil.net/igpm.htm<< acesso em: 01/11/2018.

IUDICIBUS, Sergio de. Analise de Balanços.10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARION, José Carlos. Análise das Demonstrações Contábeis: Contabilidade Empresarial. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia cientifica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de Balanços.6 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SEBRAE. Cálculo da Lucratividade do seu Negócio. Em 17/04/2018. Disponível em >> http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/calculo-da-lucratividade-

do-seu-negocio,21a1ebb38b5f2410VgnVCM100000b272010aRCRD<< acesso em:

23/06/2018.

OLIVEIRA, Regiane; MENDONÇA, Heloísa. Economia Brasileira. El Pais. São

Paulo, 20 mar 2018. Disponível em:

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/01/politica/1519904602_861271.html >>acesso em 15/03/2018.

PORTAL DA EDUCAÇÃO, Análise do capital de Giro, São Paulo, 2012. Disponível

em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/contabilidade/analise-de-

capital-de-giro/19983 >> acesso em 01/06/2018.

SILVA, Antônio Carlos Ribeiro da. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade. São Paulo; Atlas,2003.

SILVA, José Pereira da. Análise financeira de empresas. 9. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2008.

ZAMBERLAN, Luciano et al. Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas. Ijuí: Unijuí, 2016.

ANEXOS

Empresa: SIDERURGICA J.L. ALIPERTI S.A

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

01/01/2015 a 31/12/2015 01/01/2016 a 31/12/2016 01/01/2017 a 31/12/2017

RECEITA OPERACIONAL BRUTA 69.040 33.530 33.954

(-) Deduções da Receita Bruta 0 0 0

RECEITA OPERACIONAL LIQUIDA 69.040 33.530 33.954 Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos -36.228 -18.493 -19.165

LUCRO OPERACIONAL BRUTO 32.811 15.037 14.789

Despesas/Receitas Operacionais -26.162 -24.464 -33.109

Despesas com Vendas -1.430 -994 -1.479

Despesas Gerais e Administrativas -32.879 -28.315 -26.450

Outras Receitas Operacionais 10.210 9.930 10.479

Outras Despesas Operacionais -83 -3.335 -14.059

Depreciação e Amortização -1.980 -1.750 -1.600

Outras Despesas 0 0 0

LUCRO OPERACIONAL PROPRIO 6.649 -9.426 -18.320

Resultado Financeiro 430 -2.744 -6.290

Receitas Financeiras 5.212 3.272 2.055

Despesas Financeiras -4.782 -6.017 -8.345

LUCRO OPERACIONAL LIQUIDO 7.079 -12.171 -24.610

Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o

Lucro -3.786 -2.496 -2.363

Diferido 0 0 0

RESULTADO LIQUIDO DO EXERCICIO 3.292 -14.666 -26.973 Fonte: Adaptado da BM&FBovespa, (2018).

BALANÇO PATRIMONIAL ATUALIZADO - SIDERURGICA J. L. ALIPERTI S.A.

Conta Descrição 31/12/2015 31/12/2016 31/12/2017 1 Ativo Total 451.399 422.769 421.997 1.01 Ativo Circulante 88.466 72.206 72.619 1.01.01 Caixa e Equivalentes de Caixa 1.901 35 56 1.01.02 Aplicações Financeiras 30.882 14.968 18.106 1.01.02.01 Aplicações Financeiras Avaliadas a Valor Justo 30.882 14.968 18.106 1.01.03 Contas a Receber 7.450 2.716 1.074 1.01.03.01 Clientes 7.450 2.716 1.074 1.01.04 Estoques 37.170 41.831 36.009 1.01.04.01 Produtos Acabados 32.721 19.793 15.313 1.01.04.02 Matérias-Primas 635 0 0 1.01.04.03 Materiais Intermediários 245 0 0 1.01.04.04 Outros 3.569 22.038 20.696 1.01.08 Outros Ativos Circulantes 11.063 12.656 17.374

1.01.08.03 Outros 11.063 12.656 17.374 1.01.08.03.01 Outros 0 8.197 8.108 1.01.08.03.02 Adiantamento à Fornecedores 7.145 0 0 1.01.08.03.03 Demais Contas à Receber 1.318 1.239 3.348 1.01.08.03.04 Despesas do Exercício Seguinte 129 24 39 1.01.08.03.05 Outros Direitos 2.471 3.196 5.879 1.02 Ativo Não Circulante 362.933 350.562 349.378 1.02.01 Ativo Realizável a Longo Prazo 26.426 28.271 26.336 1.02.01.03 Contas a Receber 26.426 28.271 26.336 1.02.01.03.02 Outras Contas a Receber 26.426 28.271 26.336 1.02.02 Investimentos 2.670 2.615 5.088 1.02.02.01 Participações Societárias 2.670 2.615 5.088 1.02.02.01.04 Outras Participações Societárias 2.670 2.615 5.088 1.02.03 Imobilizado 333.537 319.631 317.908 1.02.03.01 Imobilizado em Operação 321.805 308.824 306.821 1.02.03.01.01 Terrenos 119.583 111.561 112.159 1.02.03.01.02 Edifícios 18.456 16.527 15.546 1.02.03.01.03 Máquinas, Equipamentos e Instalações 8.929 7.169 7.272 1.02.03.01.04 Propriedades Rurais 149.103 139.100 137.518 1.02.03.01.05 Reflorestamentos 1.371 1.279 1.286 1.02.03.01.06 Outros 24.363 33.188 33.040 1.02.03.03 Imobilizado em Andamento 11.732 10.807 11.087 1.02.04 Intangível 301 46 46 1.02.04.01 Intangíveis 301 46 46 2 Passivo Total 451.399 422.769 421.997 2.01 Passivo Circulante 13.743 16.542 29.863 2.01.01 Obrigações Sociais e Trabalhistas 710 460 565 2.01.01.01 Obrigações Sociais 425 240 331 2.01.01.02 Obrigações Trabalhistas 285 220 234 2.01.01.02.01 Salários e Ordenados 285 220 234 2.01.02 Fornecedores 1.799 1.655 2.404 2.01.02.01 Fornecedores Nacionais 1.799 0 2.404 2.01.03 Obrigações Fiscais 6.025 8.261 12.209 2.01.03.01 Obrigações Fiscais Federais 1.253 2.385 2.139 2.01.03.01.01 Imposto de Renda e Contribuição Social a Pagar 457 653 428 2.01.03.01.02 Obrigações Fiscais Federais 795 1.732 1.711 2.01.03.02 Obrigações Fiscais Estaduais 4.641 3.962 3.990 2.01.03.03 Obrigações Fiscais Municipais 131 1.914 6.080 2.01.04 Empréstimos e Financiamentos 529 780 3.301 2.01.04.01 Empréstimos e Financiamentos 529 780 3.301 2.01.04.01.01 Em Moeda Nacional 529 780 3.301 2.01.05 Outras Obrigações 2.706 4.438 10.343 2.01.05.02 Outros 2.706 4.438 10.343 2.01.05.02.04 Demais Contas à Pagar 2.706 4.438 10.343 2.01.06 Provisões 1.975 949 1.041 2.01.06.01

Provisões Fiscais Previdenciárias Trabalhistas e

2.01.06.01.05 Provisão de Férias 858 641 731 2.01.06.02 Outras Provisões 1.116 308 310 2.01.06.02.04 Provisão de Dividendos/Participação 1.116 308 310 2.02 Passivo Não Circulante 141.205 130.493 147.215 2.02.01 Empréstimos e Financiamentos 49.024 45.509 62.835 2.02.01.01 Empréstimos e Financiamentos 49.024 45.509 62.835 2.02.01.01.01 Em Moeda Nacional 35.444 32.585 49.765 2.02.01.01.02 Em Moeda Estrangeira 13.580 12.924 13.070 2.02.02 Outras Obrigações 1.738 713 509 2.02.02.02 Outros 1.738 713 509 2.02.02.02.03 Parcelamentos 1.738 713 0 2.02.03 Tributos Diferidos 88.114 82.097 81.686 2.02.03.01 Imposto de Renda e Contribuição Social Diferidos 88.114 82.097 81.686 2.02.04 Provisões 2.330 2.173 2.185 2.02.04.01

Provisões Fiscais Previdenciárias Trabalhistas e

Cíveis 2.330 2.173 2.185

2.03 Patrimônio Líquido Consolidado 296.451 275.733 244.919 2.03.01 Capital Social Realizado 51.632 48.168 48.426 2.03.01.01 Capital Social 52.205 48.703 48.964 2.03.01.02 Ações em Tesouraria -574 -535 -538 2.03.03 Reservas de Reavaliação 10.602 9.686 9.396 2.03.03.01 Ativos Próprios 5.579 5.000 4.685 2.03.03.02 Controladas/Coligadas e Equiparadas 5.023 4.686 4.711 2.03.04 Reservas de Lucros 46.471 28.979 2.349 2.03.04.01 Reserva Legal 5.689 5.308 2.349 2.03.04.05 Reserva de Retenção de Lucros 40.782 23.671 0 2.03.06 Ajustes de Avaliação Patrimonial 187.643 188.823 184.794 2.03.09 Participação dos Acionistas Não Controladores 102 78 -46

Fonte: Adaptado da BM&FBovespa, (2018).

Empesa: POMIFRUTAS S.A

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

2015 2016 2017

RECEITA OPERACIONAL BRUTA 39.824,70 45.267,43 44.730,00 (-) Deduções da Receita Bruta - - -

RECEITA OPERACIONAL LIQUIDA 39.824,70 45.267,43 44.730,00 Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos - 47.756,16 - 48.441,42 - 49.154,00

LUCRO OPERACIONAL BRUTO - 7.931,46 - 3.173,99 - 4.424,00 Despesas/Receitas Operacionais - 14.832,97 - 9.444,39 - 17.257,00 Despesas com Vendas - 1.390,32 - 1.591,47 - 1.753,00 Despesas Gerais e Administrativas - 7.514,58 - 5.710,40 - 6.368,00 Outras Receitas Operacionais - 4.450,32 512,26 - 8.909,00 Outras Despesas Operacionais - 1.477,75 - 2.654,77 - 227,00 Despesa com Provisão Preço Mínimo Ações - 1.477,75 - -

Outras Despesas - - 2.654,77 - 227,00

LUCRO OPERACIONAL PROPRIO - 22.764,44 - 12.618,38 - 21.681,00 Resultado Financeiro - 9.362,30 - 6.158,00 1.020,00 Receitas Financeiras 10.643,87 10.294,83 12.989,00 Despesas Financeiras - 20.006,18 - 16.452,84 - 11.969,00

LUCRO OPERACIONAL LIQUIDO - 32.126,74 - 18.776,39 - 20.661,00 Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro 564,02 506,29 610,00 Diferido 564,02 506,29 610,00

RESULTADO LIQUIDO DO EXERCICIO - 31.562,72 - 18.270,10 - 20.051,00

Fonte: Adaptado da BM&FBovespa, (2018). Figura 8: BP Pomifrutas S.A

BALANÇO PATRIMONAL ATUALIZADO POMIFRUTAS S.A

Conta Descrição 31/12/2015 31/12/2016 31/12/2017 1 Ativo Total 117.399 92.241 64.655 1.01 Ativo Circulante 36.549 24.567 8.895 1.01.01 Caixa e Equivalentes de Caixa 335 65 67 1.01.02 Aplicações Financeiras 0 298 0 1.01.03 Contas a Receber 1.536 716 1.624 1.01.04 Estoques 16.084 9.823 5.445 1.01.06 Tributos a Recuperar 1.414 374 509 1.01.07 Despesas Antecipadas 1.471 983 321 1.01.08 Outros Ativos Circulantes 15.709 12.308 929 1.02 Ativo Não Circulante 80.850 67.673 55.760 1.02.01 Ativo Realizável a Longo Prazo 17.636 12.895 9.316 1.02.02 Investimentos 18.702 17.489 17.592 1.02.03 Imobilizado 44.244 37.028 28.599 1.02.04 Intangível 268 262 253 2 Passivo Total 117.399 92.241 64.655 2.01 Passivo Circulante 83.751 22.295 63.904 2.01.01 Obrigações Sociais e Trabalhistas 3.341 1.845 4.536 2.01.02 Fornecedores 9.376 5.508 4.973 2.01.03 Obrigações Fiscais 2.434 1.899 2.454 2.01.04 Empréstimos e Financiamentos 56.582 6.036 46.446 2.01.05 Outras Obrigações 12.017 7.006 5.495 2.02 Passivo Não Circulante 68.610 111.405 62.484 2.02.01 Empréstimos e Financiamentos 254 52.420 17.841 2.02.02 Outras Obrigações 36.913 30.221 22.824 2.02.03 Tributos Diferidos 10.202 9.012 8.450 2.02.04 Provisões 21.241 19.752 13.369 2.03 Patrimônio Líquido Consolidado -34.962 -41.459 -61.733 2.03.01 Capital Social Realizado 141.989 141.892 142.652 2.03.03 Reservas de Reavaliação 6.979 6.472 6.513 2.03.04 Reservas de Lucros 37 35 35 2.03.05 Lucros/Prejuízos Acumulados -183.967 -189.858 -210.933

Empresa: SLC AGRICOLA S.A

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

01/01/2015 a 31/12/2015 01/01/2016 a 31/12/2016 01/01/2017 a 31/12/2017

RECEITA OPERACIONAL BRUTA 1.878.198 1.650.803 2.219.901 (-)Deduçoes da Receita Bruta 0 0 0

RECEITA OPERACIONAL LIQUIDA 1.878.198 1.650.803 2.219.901 Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos -1.416.404 -1.405.649 -1.542.605

LUCRO OPERACIONAL BRUTO 461.794 245.154 677.296

Despesas/Receitas Operacionais -157.396 -135.427 -83.843 Despesas com Vendas -98.165 -97.069 -90.206 Despesas Gerais e Administrativas -62.306 -58.772 -86.036 Outras Receitas Operacionais 0 4.117 3.091 Outras Despesas Operacionais 3.075 16.297 89.308 Despesa com Provisão Preço Mínimo Ações

Outras Despesas

LUCRO OPERACIONAL PROPRIO 304.398 109.727 593.453

Resultado Financeiro -126.711 -113.866 -92.463 Receitas Financeiras 476.982 397.526 183.685 Despesas Financeiras -603.693 -511.392 -276.148

LUCRO OPERACIONAL LIQUIDO 177.686 -4.139 500.990

Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro -48.494 19.696 -131.728 Diferido -48.494 19.696 -131.728

RESULTADO LIQUIDO DO EXERCICIO 129.193 15.558 369.262

Fonte: Adaptado BM&FBovespa, (2018).

BALANÇO PATRIMONIAL ATUALIZADO

Conta Descrição 31/12/2015 31/12/2016 31/12/2017 1 Ativo Total 5.661.131 5.424.310 5.293.685 1.01 Ativo Circulante 2.320.955 2.319.738 2.250.339 1.01.01 Caixa e Equivalentes de Caixa 747.897 884.003 611.539 1.01.01.01 Caixa e Equivalentes de Caixa 664.891 884.003 611.539 1.01.01.02 Aplicações Financeiras de curto prazo 83.006 0 0 1.01.02 Aplicações Financeiras 0 174.829 137.789 1.01.02.01 Aplicações Financeiras Avaliadas a Valor Justo 0 174.829 137.789 1.01.03 Contas a Receber 243.119 184.549 351.858 1.01.03.01 Clientes 188.388 73.001 168.128 1.01.03.02 Outras Contas a Receber 54.731 111.548 183.730 1.01.03.02.01 Adiantamentos a Fornecedores 4.732 1.719 9.017 1.01.03.02.02 Operações com Derivativos 28.403 99.430 47.140 1.01.03.02.03 Títulos e créditos a Receber 4.738 7.906 123.657 1.01.03.02.05 Outras Contas a Receber 16.859 2.494 3.916 1.01.04 Estoques 776.398 483.832 569.524 1.01.05 Ativos Biológicos 451.754 518.396 522.997

1.01.06 Tributos a Recuperar 95.234 66.371 45.908 1.01.06.01 Tributos Correntes a Recuperar 95.234 66.371 45.908 1.01.06.01.01 Impostos a Recuperar 95.234 66.371 45.908 1.01.07 Despesas Antecipadas 5.831 7.680 8.354 1.01.08 Outros Ativos Circulantes 722 77 2.370 1.01.08.02 Ativos de Operações Descontinuadas 722 77 2.370 1.02 Ativo Não Circulante 3.340.175 3.104.572 3.043.346 1.02.01 Ativo Realizável a Longo Prazo 289.784 220.076 182.726 1.02.01.06 Tributos Diferidos 25.065 26.125 18.760 1.02.01.06.01 Imposto de Renda e Contribuição Social Diferidos 25.065 26.125 18.760 1.02.01.07 Despesas Antecipadas 3.017 3.757 2.567 1.02.01.09 Outros Ativos Não Circulantes 261.701 190.194 161.399 1.02.01.09.03 Tributos a Recuperar 55.393 55.536 62.841 1.02.01.09.04 Operações com Derivativos 108.595 48.389 23.766 1.02.01.09.06 Títulos a Receber 7.958 0 0 1.02.01.09.07 Adiantamentos a Fornecedores 81.490 71.161 57.763 1.02.01.09.08 Outras Contas a Receber 8.265 15.108 17.029 1.02.02 Investimentos 99.530 209.521 202.243 1.02.02.02 Propriedades para Investimento 99.530 209.521 202.243 1.02.03 Imobilizado 2.947.699 2.671.747 2.647.977 1.02.03.01 Imobilizado em Operação 2.887.335 2.624.045 2.587.912 1.02.03.03 Imobilizado em Andamento 60.364 47.702 60.065 1.02.04 Intangível 3.163 3.228 10.400 1.02.04.01 Intangíveis 3.163 3.228 10.400 1.02.04.01.02 Outros (sistema) 3.163 3.228 10.400 2 Passivo Total 5.661.131 5.424.310 5.293.685 2.01 Passivo Circulante 1.863.686 1.828.577 1.662.232 2.01.01 Obrigações Sociais e Trabalhistas 14.674 15.226 23.315 2.01.01.01 Obrigações Sociais 14.235 14.867 22.869 2.01.01.02 Obrigações Trabalhistas 439 359 446 2.01.02 Fornecedores 425.265 437.391 424.041 2.01.02.01 Fornecedores Nacionais 425.265 437.391 424.041 2.01.03 Obrigações Fiscais 7.146 7.952 28.414 2.01.03.01 Obrigações Fiscais Federais 6.029 6.445 27.133 2.01.03.01.01 Imposto de Renda e Contribuição Social a Pagar 4.430 4.601 25.737 2.01.03.01.02 Impostos, Taxas e Contribuições Diversas 1.599 1.844 1.396 2.01.03.02 Obrigações Fiscais Estaduais 883 1.363 1.035 2.01.03.03 Obrigações Fiscais Municipais 233 144 246 2.01.04 Empréstimos e Financiamentos 993.413 1.149.481 860.976 2.01.04.01 Empréstimos e Financiamentos 993.413 1.149.481 860.976 2.01.04.01.01 Em Moeda Nacional 737.571 908.630 718.405 2.01.04.01.02 Em Moeda Estrangeira 255.842 240.851 142.571 2.01.05 Outras Obrigações 401.422 203.584 283.654 2.01.05.02 Outros 401.422 203.584 283.654 2.01.05.02.05 Dividendos a Pagar 31.026 7.074 83.598 2.01.05.02.06 Adiantamento de Clientes 117.710 19.182 98.652

2.01.05.02.07 Operações com Derivativos 128.524 56.302 42.583 2.01.05.02.08 Arrendamentos a pagar 36.460 37.267 37.486 2.01.05.02.09 Títulos a Pagar 80.566 81.377 17.543 2.01.05.02.10 Outros Débitos 7.136 2.381 3.792 2.01.06 Provisões 21.766 14.942 41.832 2.01.06.01 Provisões Fiscais Previdenciárias Trabalhistas e Cíveis 21.766 14.942 41.502 2.01.06.01.02 Provisões Previdenciárias e Trabalhistas 10.803 10.177 12.445 2.01.06.01.03 Provisões para Benefícios a Empregados 9.232 2.690 26.941 2.01.06.01.05 Provisões para Contingências Trabalhistas 1.732 2.075 2.116 2.01.06.02 Outras Provisões 0 0 330 2.01.06.02.03 Provisões para Passivos Ambientais e de Desativação 0 0 330 2.02 Passivo Não Circulante 1.246.814 980.858 929.626 2.02.01 Empréstimos e Financiamentos 1.009.846 741.630 728.198 2.02.01.01 Empréstimos e Financiamentos 1.009.846 741.630 728.198 2.02.01.01.01 Em Moeda Nacional 369.847 466.082 587.608 2.02.01.01.02 Em Moeda Estrangeira 639.999 275.547 140.590 2.02.02 Outras Obrigações 73.510 24.295 14.453 2.02.02.02 Outros 73.510 24.295 14.453 2.02.02.02.03 Títulos a Pagar 39.130 0 0 2.02.02.02.04 Operações com Derivativos 33.718 24.216 14.372 2.02.02.02.05 Outros Debitos 663 79 81 2.02.03 Tributos Diferidos 163.458 214.933 186.975 2.02.03.01 Imposto de Renda e Contribuição Social Diferidos 163.458 214.933 186.975 2.03 Patrimônio Líquido Consolidado 2.550.631 2.614.874 2.701.827 2.03.01 Capital Social Realizado 1.010.248 942.472 947.522 2.03.02 Reservas de Capital 80.025 80.552 49.970 2.03.02.01 Ágio na Emissão de Ações 77.067 71.718 67.573 2.03.02.04 Opções Outorgadas 37.446 39.323 42.993 2.03.02.05 Ações em Tesouraria -34.488 -30.489 -60.596 2.03.04 Reservas de Lucros 311.115 291.184 404.975 2.03.04.01 Reserva Legal 9.571 10.418 28.074 2.03.04.05 Reserva de Retenção de Lucros 6.001 5.598 5.628 2.03.04.08 Dividendo Adicional Proposto 31.026 7.074 116.405 2.03.04.10 Reserva de Investimento Incentivada 0 0 4.367 2.03.04.11 Reserva para Expansão 264.517 268.093 250.501 2.03.08 Outros Resultados Abrangentes 950.338 1.123.763 1.110.732 2.03.09 Participação dos Acionistas Não Controladores 198.905 176.903 188.628

Empresa: TERRA SANTA AGRO S.A

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

01/01/2015 a 31/12/2015 01/01/2016 a 31/12/2016 01/01/2017 a 31/12/2017

RECEITA OPERACIONAL BRUTA 849.031 815.660 866.424

(-) Deduções da Receita Bruta 0 0 0

RECEITA OPERACIONAL LIQUIDA 849.031 815.660 866.424

Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos -726.769 -836.472 -880.554

LUCRO OPERACIONAL BRUTO 122.262 -20.811 -14.130

Despesas/Receitas Operacionais -70.668 -114.247 -122.177 Despesas com Vendas -17.682 -24.584 0 Despesas Gerais e Administrativas -61.754 -53.952 -86.340 Honorários da Administração -8.043 -5.367 -6.542 Outras Despesas Operacionais 8.768 -35.711 19.057 Perdas pela Não Recuperabilidade de Ativos 0 0 -54.894 Outras Despesas 8.768 -35.711 19.057

LUCRO OPERACIONAL PROPRIO 51.594 -135.058 -136.307

Resultado Financeiro -96.426 -34.639 -126.831 Receitas Financeiras 54.335 30.894 54.962 Despesas Financeiras -150.761 -65.534 -181.793

LUCRO OPERACIONAL LIQUIDO -44.832 -169.698 -263.138

Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro 52.668 18.155 58.934

Diferido 0 0 0

RESULTADO LIQUIDO DO EXERCICIO 7.837 -151.543 -204.204

Fonte: Adaptado BM&FBovespa, (2018).

BALANÇO PATRIMONIAL ATUALIZADO • TERRA SANTA AGRO S/A

PERIODO

Conta Descrição 31/12/2015 31/12/2016 31/12/2017 1 Ativo Total 2.555.041 2.090.883 2.222.459 1.01 Ativo Circulante 669.893 442.621 536.320 1.01.01 Caixa e Equivalentes de Caixa 27.096 4.209 10.561 1.01.02 Aplicações Financeiras 5.336 0 710 1.01.03 Contas a Receber 53.577 14.158 38.906 1.01.03.01 Clientes 16.971 5.136 12.719 1.01.03.02 Outras Contas a Receber 36.606 9.022 26.187 1.01.04 Estoques 320.107 204.832 259.067 1.01.05 Ativos Biológicos 232.364 194.121 202.684 1.01.06 Tributos a Recuperar 20.596 17.455 17.671 1.01.07 Despesas Antecipadas 6.427 3.420 4.180 1.01.08 Outros Ativos Circulantes 4.390 4.425 2.541 1.01.08.01 Ativos Não-Correntes a Venda 0 209 51 1.01.08.03 Outros 4.390 4.216 2.490

1.01.08.03.01 Créditos diversos 2.192 1.850 0 1.01.08.03.02 Partes Relacionadas 2.197 2.366 0 1.02 Ativo Não Circulante 1.885.147 1.648.262 1.686.139 1.02.01 Ativo Realizável a Longo Prazo 335.728 256.676 305.070 1.02.01.06 Tributos Diferidos 196.290 150.724 171.567 1.02.01.08 Créditos com Partes Relacionadas 17.758 0 0 1.02.01.09 Outros Ativos Não Circulantes 121.681 105.951 133.503 1.02.01.09.03 Tributos a Recuperar 70.075 58.892 89.180 1.02.01.09.04 Depósitos Judiciais 7.783 7.838 20.223 1.02.01.09.05 Outros Créditos 5.153 14.966 12.761 1.02.01.09.06 Títulos a receber 38.670 24.255 11.339 1.02.02 Investimentos 0 0 7.840 1.02.02.02 Propriedades para Investimento 0 0 7.840 1.02.03 Imobilizado 1.240.888 1.108.606 1.092.802 1.02.04 Intangível 308.531 282.980 280.427 2 Passivo Total 2.555.041 2.090.883 2.222.459 2.01 Passivo Circulante 1.318.251 462.310 588.274 2.01.01 Obrigações Sociais e Trabalhistas 9.425 11.214 11.434 2.01.02 Fornecedores 186.527 176.300 151.079 2.01.03 Obrigações Fiscais 7.472 8.661 8.886 2.01.04 Empréstimos e Financiamentos 929.827 131.194 230.089 2.01.05 Outras Obrigações 185.000 134.941 186.786 2.01.05.02 Outros 185.000 134.941 186.786 2.01.05.02.04 Adiantamentos de Clientes 129.810 101.599 143.123 2.01.05.02.06 Tributos Parcelados 1.376 2.064 5.642 2.01.05.02.08 Instrumentos Financeiros Derivativos 2.226 5.876 11.947 2.01.05.02.10 Arrendamentos e serviços a pagar 42.437 15.371 16.237 2.01.05.02.11 Dívida com a União - PESA 3.279 3.219 2.923 2.01.05.02.12 Títulos a pagar 5.872 6.813 6.914 2.02 Passivo Não Circulante 147.092 656.148 642.265 2.02.01 Empréstimos e Financiamentos 113.062 615.972 561.607 2.02.02 Outras Obrigações 6.989 12.319 12.372 2.02.02.02 Outros 6.989 12.319 12.372 2.02.02.02.06 Tributos Parcelados 995 5.228 10.165 2.02.02.02.08 Fornecedores 537 2.079 0 2.02.02.02.10 Títulos a pagar 779 2.050 2.207 2.02.02.02.11 Dívida com a União - PESA 4.677 2.962 0 2.02.03 Tributos Diferidos 6.937 8.167 48.668 2.02.04 Provisões 20.104 19.689 19.618 2.02.04.01 Provisões Fiscais Previdenciárias Trabalhistas e Cíveis 20.104 19.689 19.618 2.02.04.01.06 Provisão para Contingências 20.104 19.689 19.618 2.03 Patrimônio Líquido Consolidado 1.089.698 972.425 991.920 2.03.01 Capital Social Realizado 2.886.739 2.693.071 2.707.502 2.03.02 Reservas de Capital 2.887 2.097 1.890 2.03.05 Lucros/Prejuízos Acumulados -1.660.811 -1.700.139 -1.701.546 2.03.06 Ajustes de Avaliação Patrimonial -139.117 -22.604 -15.926

Documentos relacionados