• Nenhum resultado encontrado

Acertos por assunto

8.1 Conclusão geral

Existem muitos desafios que devem ser enfrentados pelos professores de Sistemas Operacionais que desejarem ensinar o conteúdo de memória virtual de maneira aprofundada. Tais desafios relacionam-se à dificuldade do conteúdo, que envolve aspectos estruturais, funcionais e de desempenho. O módulo memória virtual do simulador Amnesia apresenta-se como uma alternativa, o qual auxilia o ensino de memória virtual simulando aspectos essenciais desse conteúdo.

Por acreditar que o simulador Amnesia não deveria ficar restrito a somente uma instituição de ensino, buscaram-se alternativas para a divulgação do simulador, como uma ferramenta didática. Dentre as soluções pesquisadas, optou-se pelo desenvolvimento de um REA. O conceito de REA fornece os direitos de adaptá-los, combiná-los e compartilhar cópias, além das vantagens de reutilização, uma vez que REA é a evolução direta de Objetos de Aprendizagem (OA).

Antes da utilização e disponibilização do Amnesia foi necessária a realização de um conjunto de testes funcionais para torná-lo um software robusto. Com a realização dos testes funcionais foi possível identificar falhas antes da aplicação com os alunos. Além disso foram realizadas mudanças no código fonte do Amnesia, melhorando a sua legibilidade. Ainda foram realizadas mudanças na interface do Amnesia, tornado-o mais intuitivo para os alunos.

Após as mudanças no código fonte do simulador Amnesia foi realizada a inclusão de uma licença de software (GPL) e a disponibilização do Amnesia. Sendo assim, o simulador Amnesia pode ser considerado um REA para o ensino de hierarquia de memória e memória virtual. O REA Amnesia demonstra o funcionamento das memórias caches, principal e virtual de forma didática, com o objetivo de facilitar e melhorar a aprendizagem nas disciplinas que apresentem esse conteúdo.

teórico, que também podem ser considerados REA disponibilizados juntamente com Amnesia. Foi criado um site para realizar a disponibilização de todos os REAs desenvolvidos nesse projeto e os OA desenvolvidos no projeto de mestrado deTiosso(2015).

As avaliações realizadas no Amnesia tiveram o objetivo de verificar a eficácia do REA no ensino dos assuntos referentes ao conteúdo de memória virtual. Foram realizados três experi- mentos com abordagens distintas com alunos de graduação e pós-graduação. Os experimentos possuem uma base experimental similar, composta de uma avaliação quantitativa e uma qualita- tiva, além de uma aula com o auxílio do REA Amnesia.

Com o resultado da avaliação quantitativa foi possível observar que houve um reforço no conhecimento dos alunos em relação aos assuntos de memória virtual. Os alunos mostraram um melhor rendimento após a utilização do REA, sedimentando o aprendizado nesse assunto. No primeiro experimento o REA Amnesia ajudou os alunos a relembrarem o conteúdo que foi visto previamente. O segundo experimento ajudou a sedimentar o conteúdo de memória virtual já abordado em sala.

O terceiro experimento permitiu obter dados mais concisos, devido ao maior número de alunos que participaram do mesmo. Foi realizado um experimento dividindo os alunos em duas turmas, onde uma turma teve a aula com o REA Amnesia e outra teve uma aula da forma tradicional. Os resultados mostraram que a aula com o REA contribuiu significativamente para o ensino e a aprendizagem de alunos, apresentado ganhos em até 180% nos acertos de alunos com notas baixas.

Com a avaliação qualitativa foi possível observar se as expectativas dos alunos foram atendidas com utilização do REA Amnesia. Os alunos se mostraram confiantes em utilizar o REA, confirmando que o uso do REA atendeu suas expectativas (73% dos alunos disseram que utilizariam o REA novamente). Nessa avaliação, os alunos apresentaram suas sugestões e falhas identificadas no REA, contribuindo com o aprimoramento do Amnesia.

As aulas com o REA Amnesia podem ser consideradas mais dinâmicas, interativas e atraentes para os alunos. Em aulas no estilo tradicional, os alunos são condicionados a anotar o que professor fala ou escreve no quadro, dificultando o entendimento dos aspectos referentes ao assunto de memória virtual. Um ponto importante é que as aulas com o REA Amnesia tendem a ser mais longas, pois inicialmente deve ser apresentado o funcionamento do REA, antes da apresentação dos assuntos de memória virtual. As aulas com o REA Amnesia também exigem um planejamento cuidadoso, onde os planos de aula oferecidos juntamente com REA pretendem facilitar essa tarefa.

O intuito do desenvolvimento do REA Amnesia é oferecer uma ferramenta para auxiliar o professor no ensino de hierarquia de memória e memória virtual. Como são conteúdos que devem ser apresentados de forma dinâmica, é extremamente importante ter à disponibilidade uma ferramenta que auxilie o professor na aplicação dessa tarefa. Os professores podem utilizar

8.2. Contribuições 119 laboratórios de computadores para facilitar o controle da apresentação do REA Amnesia, mas essa abordagem fica a critério do professor. Os alunos podem obter o REA Amnesia para reforçar os conhecimentos aprendido em sala em atividades extraclasse.

8.2 Contribuições

A principal contribuição deste trabalho de mestrado é o desenvolvimento e a disponibili- zação de um REA para o ensino do conteúdo de memória virtual. Os REAs do projeto Amnesia auxiliam tanto os professores, com a disponibilização dos planos de aula, quantos os alunos que aprendem de uma forma mais dinâmica o conteúdo de memória virtual.

Os experimentos realizados neste trabalho conseguiram melhorar o conhecimento dos alunos nos assuntos relacionados à memória virtual. Os resultados positivos obtidos nos ex- perimentos mostram que esses alunos conseguiram absorver o conteúdo ministrado e estavam confiantes em utilizar os conhecimentos adquiridos com REA Amnesia em futuras práticas.

Uma contribuição indireta deste trabalho foi a criação de novos REAs, pelos alunos que participaram do segundo e terceiro experimento. Esses alunos estavam cursando disciplinas de Sistemas Operacionais na graduação e pós-graduação, e desenvolveram REAs de diferentes assuntos relacionados a SO. Tais REA foram disponibilizados na web1, onde também se pode ter acesso ao REA Amnesia. Um aspecto interessante dessa experiência foi verificar que alguns dos alunos que participaram do desenvolvimento desses REA relataram que o Amnesia foi a inspiração para seu trabalho.