• Nenhum resultado encontrado

A busca pela compreensão da logística reversa do RCC na cidade de Fortaleza provou ser de grande valia para a ICC. Cada estágio do estudo – contexto da geração e dos prejuízos do RCC mundo afora, revisão de temas envolvendo sustentabilidade e construção civil e hierarquização com auxílio do AMD – forneceu subsídios necessários para o alcance das metas definidas. A sequência do objetivos traçados inicialmente foi construída com a função de agregar progressivamente informações necessárias para seções seguintes. A caracterização dos atores levou ao conhecimento das etapas da logística reversa e dos principais resíduos gerados, tornando possível tanto a identificação dos entraves dessa gestão como a hierarquização do RCC. As duas etapas em que a pesquisa foi dividida - análise das atividades individuais e coletivas na logística reversa do RCC e a hierarquização – se complementaram, trazendo informações vindas de fontes distintas, porém com visões convergentes sobre o assunto.

A primeira etapa da pesquisa provou a necessidade do estudo da cadeia reversa do RCC – em que se incluem seus atores, funções desempenhadas e encadeamento de suas atividades – para propor soluções adequadas para os entraves listados pelos seus participantes. Essa necessidade se deve, em grande parte, à interdependência dos atores da cadeia, que acaba transmitindo as consequências positivas ou negativas de uma ação para os demais participantes, como aumento de preços, menor aproveitamento dos resíduos, menor produção de produtos reciclados ou oferta de materiais reciclados de qualidade inferior, maior ocupação e consequente diminuição da vida útil dos aterros, entre outras.

Por meio da análise do fluxo dos processos envolvidos na geração de RCC, verificou-se que incentivos financeiros como redução de impostos para os produtores e compradores de produtos reciclados, desde que este seja economicamente viável e que não comprometa a qualidade dos serviços, se fazem necessários. Quanto ao cumprimento de normas ambientais, ao que parece, a economia conquistada com as práticas ilícitas ainda parece compensar as multas aplicadas pelo órgão fiscalizador. Percebe-se a necessidade de maior severidade na imposição de sanções aos responsáveis pelo seu descumprimento e o estabelecimento de um plano de metas ambientais que estimule a prestação de contas por parte do governo local. Aliado a isso, políticas envolvendo a conscientização e o marketing, a normatização de condutas sustentáveis – como a substituição da discricionariedade para a obrigatoriedade da segregação de RCC na fonte, presente na Resolução nº 307 do CONAMA; a subdivisão das classes de RCC, que possa facilitar a destinação dos resíduos, como já tem

sido praticado pelos órgãos da Prefeitura; e a obrigatoriedade do consumo mínimo de produtos reciclados – e o investimento em pesquisas para viabilizarem o reaproveitamento do RCC constituem medidas capazes de mitigar os impactos negativos dos entraves citados nos resultados.

Os métodos de quantificação dos resíduos, como o sistema eletrônico Coletas Online, também representam instrumentos de auxílio para as fontes geradoras e para os responsáveis pela fiscalização. Esse tipo de ferramenta auxilia tanto na estimativa de volumes produzidos – capazes de facilitar a tomadas de decisões quanto a planos de ação de minimização, segregação, acondicionamento, transporte e destino final do material – quanto na verificação, por parte das autoridades, do que foi estimado e do que tem sido transportado para o destino final. Além disso, a sistematização de dados sobre a geração real de resíduos por obra, por meio do levantamento dos volumes de saída das construtoras e de entrada nas usinas e cooperativas de reciclagem e nos aterros, facilitaria o controle e a investigação de possíveis desvios dos resíduos para destinações irregulares.

Ademais, as duas fases da pesquisa também permitiram o levantamento dos resíduos com maior necessidade de reaproveitamento por meio de metodologias diferentes. Com relação à primeira etapa da metodologia, a aplicação de entrevistas a transportadores, construtora, destinos finais e órgão público possibilitou o conhecimento dos resíduos gerados, bem como dos primeiramente reaproveitados nos pontos de reciclagem; das ações tomadas para redução de desperdícios ainda dentro de campo; e das formas de tratamento e reinserção do produto reciclado na cadeia de produção da construção.

A segunda etapa serviu para reiterar os resultados obtidos na primeira, ao apontar os resíduos com maior necessidade de reaproveitamento, considerando-se critérios de natureza ambiental, econômica e social. A aplicação do método de priorização foi relevante por visualizar não somente a ordenação imparcial e transparente do RCC, como também todas as propriedades de superação de cada alternativa pelas matrizes apresentadas, criando a possibilidade de previsão dos resíduos com maior urgência de tratamento sem a necessidade de constante acompanhamento de profissionais da área. Assim como demonstrado na etapa 1 da pesquisa, conclui-se que existe preferência pelo tratamento do entulho, prioritariamente, seguido da madeira e do gesso, em detrimento dos materiais plásticos e papéis. Vale ressaltar que, principalmente com relação ao entulho, técnicas de reaproveitamento já são bastante populares. A madeira também tem ganhado espaço na utilização como biomassa utilizada em

fábricas. No entanto, o gesso ainda não despertou tanto o interesse por pesquisas de reaproveitamento e não dispõe de tantas técnicas ou empresas especializadas na região.

Dessa forma, conclui-se que os objetivos de analisar a cadeia de geração de resíduos na cidade de Fortaleza sob perspectiva sustentável, propor melhorias para o processo de logística reversa e hierarquizar o RCC por meio do uso do método PROMETHEE foram atingidos. Para pesquisas futuras, sugere-se a busca por uma maior quantidade de stakeholders, como outras empresas, órgão de fiscalização, cooperativas de reciclagem, entre outros, que possam ratificar e agregar mais informações sobre a logística reversa. A criação de indicadores locais também seria útil para a previsão da composição média do RCC gerado em campo, o que facilitaria a tomada de decisões paliativas e preventivas de gestão. O levantamento da legislação internacional acerca do assunto, para fins de comparação com a legislação local, também são úteis para o desenvolvimento de práticas eficientes. A hierarquização desenvolvida pode ser aprimorada na medida em que são incluídas perspectivas de um maior número de profissionais de diferentes áreas, que a tornem mais completa, abrangente e aceitável.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.004: Resíduos sólidos –

Classificação. Rio de Janeiro, 2004.

ABRECON. Relatório Pesquisa Setorial 2014/2015: A reciclagem de resíduos de

construção e demolição no Brasil. São Paulo, 2015. Disponível em: < https://bit.ly/2sj5Hh5

>. Acesso em: 10 jan. 2018.

ABRELPE. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2014. São Paulo, 2014. Disponível em: < https://bit.ly/2D3F2Lz>. Acesso em: 16 mar. 2018.

ABRELPE. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2015. São Paulo, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/nQFEcX>. Acesso em: 20 mar. 2018.

ABRELPE. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2016. São Paulo, 2016. Disponível em: <https://goo.gl/rRD1PK>. Acesso em: 30 mar. 2018.

AGOPYAN, V.; SOUZA, U. E. L.; PALIARI, J. C.; ANDRADE, A. C. Alternativas para a redução de desperdícios de materiais nos canteiros de obras. São Paulo: Departamento de Engenharia de Construção Civil - PCC-EPUSP, 1998.

AKBARNEZHAD, A.; ONG, K. C. G.; CHANDRA, L. R. Economic and environmental assessment of deconstruction strategies using building information modeling. Automation in

Construction, v. 37, p. 131–144, 2014.

ANGULO, S. C. Variabilidade de agregados graúdos de resíduos de construção e

demolição reciclados. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São

Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil. São Paulo, 2000.

ARIF, M.; BENDI, D.; TOMA-SABBAGH, T.; SUTRISNA, M. Construction waste management in India: an exploratory study. Construction Innovation, v. 12, n. 2, p. 133– 155, 2012.

ASHOKKUMAR, V.; VARGHESE, P. S. BIM based 3D Model for Construction Waste Quantification. International Research Journal of Engineering and Technology, v. 5, n. 5, p. 3069–3076, 2018.

BALLOU, R. H. Logística empresarial: transporte, administração de materiais e

distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993.

BANIAS, G.; ACHILLAS, C.; VLACHOKOSTAS, C.; MOUSSIOPOULOS, N.;

PAPAIOANNOU, I. A web-based Decision Support System for the optimal management of construction and demolition waste. Waste Management, v. 31, n. 12, p. 2497–2502, 2011. BAPTISTA JUNIOR, J. V.; ROMANEL, C. Sustentabilidade na indústria da construção: uma logística para reciclagem dos resíduos de pequenas obras. URBE - Revista Brasileira de

BEHZADIAN, M.; KHANMOHAMMADI, S. O.; YAZDANI, M.; IGNATIUS, J. A state-of the-art survey of TOPSIS applications. Expert Systems with Applications, v. 39, n. 17, p. 13051–13069, 2012.

BLENGINI, G. A. Life cycle of buildings, demolition and recycling potential: A case study in Turin, Italy. Building and Environment, v. 44, n. 2, p. 319–330, 2009.

BOHNENBERGER, J. C. et al. Identificação de áreas para implantação de usina de reciclagem de resíduos da construção e demolição com uso de análise multicritério.

Ambiente Construído, v. 18, n. 1, p. 299–311, 2018.

BOSSINK, B. A. G.; BROUWERS, H. J. H. Construction Waste: Quantification and Source Evaluation. Journal of Construction Engineering and Management, v. 122, n. 1, p. 55–60, 1996.

BOUTKHOUM, O.; HANINE, M.; BOUKHRISS, H.; AGOUTI, T.; TIKNIOUINE, A. Multi-criteria decision support framework for sustainable implementation of effective green supply chain management practices. SpringerPlus, v. 5, n. 1, p. 664, 2016.

BRANS, J.P.; MARESCHAL, B. Promethee Methods. In: Multiple Criteria Decision

Analysis: State of the Art Surveys. Nova Iorque: Springer New York, 2005. p. 163–186.

BRANS, J. P.; VINCKE, P.; MARESCHAL, B. How to select and how to rank projects: The Promethee method. European Journal of Operational Research, v. 24, n. 2, p. 228–238, 1986.

BRASIL. Resolução do CONAMA n° 307, de 5 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão de resíduos da construção civil. Diário Oficial da

União. Brasília, 2002.

BRASIL. Lei Federal no 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências.

Diário Oficial da União. Brasília, 2010a.

BRASIL. Decreto Federal no 7.404, de 23 de dezembro de 2010. Regulamenta a Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cria o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a implantação dos Sistemas de Logística Reversa, e dá outras providências. Diário Oficial da

União. Brasília, 2010b.

CABRAL, A. E. B. Modelagem de propriedades mecânicas e de durabilidade de

concretos produzidos com agregados reciclados, considerando-se a variabilidade da composição do RCD. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Escola de

Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

CAMPOS, V. R. Modelo de apoio à decisão multicritério para priorização de projetos

em saneamento. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

e Área de Concentração em Economia, Organizações e Gestão de Conhecimento) - Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo. São Carlos, 2011.

CBIC. PIB Brasil e Construção Civil. Disponível em: <https://goo.gl/fC6vWL>. Acesso em: 21 dez. 2018.

CEARÁ. Lei Estadual no 13.103, de 24 de janeiro de 2001. Dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado. Fortaleza, 2001. CEARÁ. Decreto Estadual no 26.604, de 16 de maio de 2002. Diário Oficial do Estado. Fortaleza, 2002.

CHILESHE, N.; RAMEEZDEEN, R.; HOSSEINI, M. R.; LEHMANN, S. Barriers to

implementing reverse logistics in South Australian construction organisations. Supply Chain

Management: An International Journal, v. 20, n. 2, p. 179–204, 2015.

CHILESHE, N. et al. Analysis of reverse logistics implementation practices by South Australian construction organisations. International Journal of Operations & Production

Management, v. 36, n. 3, p. 332–356, 2016.

CHILESHE, N.; RAMEEZDEEN, R.; HOSSEINI, M. R. Drivers for adopting reverse logistics in the construction industry: a qualitative study. Engineering, Construction and

Architectural Management, v. 23, n. 2, p. 134–157, 2016.

CHINDA, T. Examination of Factors Influencing the Successful Implementation of Reverse Logistics in the Construction Industry: Pilot Study. Procedia Engineering, v. 182, p. 99–105, 2017.

CHIOU, C. Y.; CHEN, H. C.; YU, C. T.; YEH, C. Y. Consideration Factors of Reverse Logistics Implementation -A Case Study of Taiwan’s Electronics Industry. Procedia - Social

and Behavioral Sciences, v. 40, n. 0, p. 375–381, 2012.

COCHRAN, K. M.; TOWNSEND, T. G. Estimating construction and demolition debris generation using a materials flow analysis approach. Waste Management, v. 30, n. 11, p. 2247–2254, 2010.

COELHO, A.; DE BRITO, J. Economic viability analysis of a construction and demolition waste recycling plant in Portugal - Part I: Location, materials, technology and economic analysis. Journal of Cleaner Production, v. 39, p. 338–352, 2013.

CONTRERAS, M. et al. Recycling of construction and demolition waste for producing new construction material (Brazil case-study). Construction and Building Materials, v. 123, p. 594–600, 2016.

COSTA, C. A. B. Três convicções fundamentais na prática do Apoio à Decisão. Revista

Pesquisa Operacional, v. 13, n. 1, 1993.

CSCMP. Supply chain managent terms and glossary. Council of Supply Chain

Management Professionals, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/2DWAwvA>. Acesso em:

21 dez. 2018.

sólidos urbanos. Dissertação (Mestrado-Programa de Pós-Graduação e Área de Concentração

em Hidráulica e Saneamento) - Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, 2011.

DOLAN, P. J.; LAMPO, R. G.; DEARBORN, J. C. Concepts for Reuse and Recycling of Construction and Demolition Waste. US Army Corps of Engineers, p. 1–137, 1999.

DURDYEV, S. et al. Sustainable construction industry in Cambodia: Awareness, drivers and barriers. Sustainability (Switzerland), v. 10, n. 2, p. 1–19, 2018.

EPA. European Waste Catalogue and Hazardous Waste List. Wexford: Environmental Protection Agency, 2002.

FIGUEIRA, J.; MOUSSEAU, V.; ROY, B. ELECTRE Methods. In: Multiple Criteria

Decision Analysis: State of the Art Surveys. Nova Iorque: Springer New York, 2005. p. 1–

35.

FIGUEIRA, J. R.; GRECO, S.; ROY, B.; SLOWINSKI, R. An overview of ELECTRE methods and their extensions. Journal of MultiCriteria Decision Analysis, v. 110, p. 61–85, 2013.

FIGUEIRA, J.; ROY, B. Determining the weights of criteria in the ELECTRE type methods with a revised Simos’ procedure. European Journal of Operational Research, v. 139, n. 2, p. 317–326, 2002.

FLEISCHMANN, M. et al. Quantitative models for reverse logistics: A review. European

Journal of Operational Research, v. 103, n. 1, p. 1–17, 1997.

FLEISCHMANN, M.; KRIKKE, H. R.; DEKKER, R.; FLAPPER, S. D. P. A characterisation of logistics networks for product recovery. Omega, v. 28, n. 6, p. 653–666, 2000.

FORTALEZA. Lei Municipal no 8.408, de 24 de dezembro de 1999. Estabelece normas de responsabilidade sobre a manipulação de resíduos produzidos em grande quantidade, ou de naturezas específicas, e dá outras providências. Diário Oficial do Município. Fortaleza, 1999.

FORTALEZA. Decreto Municipal no 10.696, de 2 de fevereiro de 2000. Diário Oficial do

Município. Fortaleza , 2000.

FORTALEZA. Portaria SEMAM nº 06, de 03 de setembro de 2004. Estabelece que toda obra de construção civil só poderá ser licenciada pela SEMAM, mediante aprovação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, no Município de Fortaleza. Diário Oficial do

Município. Fortaleza, 2004.

FORTALEZA. Portaria SEMAM nº 48, de 31 de maio de 2011. Estabelece que todos os procedimentos construtivos da indústria da construção civil [...] deverão implementar o sistema de logística reversa para esses resíduos, segregando-os na origem, por classe, nos termos da Res. CONAMA nº 307 e destinado-os a usinas de reciclagem. Diário Oficial do

FORTALEZA. Lei Municipal no 10.304, de 28 de abril de 2015. Altera os arts. 1o ao 33 da Lei no 8.408, de 24 de dezembro de 1999, e dá outras providências. Diário Oficial do

Município. Fortaleza , 2015a.

FORTALEZA. Decreto Municipal no 13.577, de 05 de maio de 2015. Altera dispositivos do

Decreto no 10.696, de 02 de fevereiro de 2000, que regulamentou a Lei no 8.408 de 24 de dezembro de 1999, e dá outras providências. Diário Oficial do Município. Fortaleza, 2015b. GÁLVEZ-MARTOS, J. L.; STYLES, D.; SCHOENBERGER, H.; ZESCHMAR-LAHL, B. Construction and demolition waste best management practice in Europe. Resources,

Conservation and Recycling, v. 136, n. April, p. 166–178, 2018.

GCP. Global construction 2030 - A global forecast for the construction industry to 2030. Londres: Global Construction Perpectives and Oxford Economics, 2015.

GOMES, C. F. S. et al. Multicriteria decision making applied to waste recycling in Brazil.

Omega, v. 36, n. 3, p. 395–404, 2008.

GOMES, L. F. A. M. Teoria da decisão. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

GOMES, L. F. A. M.; ARAYA, M. C. G.; CARIGNANO, C. Tomada de decisões em

cenários complexos: introdução aos métodos discretos de apoio à decisão. São Paulo:

Pioneira Thomson Learning, 2004.

GOMES, L. F. A. M.; GOMES, C. F. S. Tomada de decisão gerencial: enfoque

multicritério. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. Proposta de regionalização para a gestão

integrada de resíduos sólidos do estado do Ceará. Fortaleza, 2012. Disponível em:

<https://goo.gl/fRjHRe>. Acesso em: 11 jan. 2019.

GORGOLEWSKI, M. Designing with reused building components: Some challenges.

Building Research and Information, v. 36, n. 2, p. 175–188, 2008.

GUARNIERI, P.; SOBREIRO, V. A.; NAGANO, M. S.; SERRANO, A. L. M. The challenge of selecting and evaluating third-party reverse logistics providers in a multicriteria

perspective: A Brazilian case. Journal of Cleaner Production, v. 96, p. 209–219, 2015. HOSSEINI, M. R.; CHILESHE, N.; RAMEEZDEEN, R.; LEHMANN, S. Reverse logistics in the construction industry. Waste Management & Research, v. 33, n. 6, p. 499–514, 2015. HUANG, I. B.; KEISLER, J.; LINKOV, I. Multi-criteria decision analysis in environmental sciences: Ten years of applications and trends. Science of the Total Environment, v. 409, n. 19, p. 3578–3594, 2011.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saneamento

Básico 2008, 2010. Disponível em: <https://goo.gl/5crur7> . Acesso em: 10 jan. 2019.

<https://goo.gl/jxnM1W>. Acesso em: 17 mar. 2018.

JOHN, V. M. Reciclagem de Resíduos na Construção Civil: Contribuição à metodologia

de pesquisa e desenvolvimento. Tese (Livre Docência) - Escola Politécnica da Universidade

de São Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil, São Paulo, 2000.

JOHN, V. M. Aproveitamento de resíduos sólidos como materiais de construção. Reciclagem

de entulho para a produção de materiais de construção, p. 27–45, 2001.

KAZMIERCZAK, C. D. S. KULAKOWSKI, M. P.; BOITO, D.; GARCIA, A. C. A. Estudo

comparativo da geração de resíduos de construção e demolição em São Leopoldo e Novo Hamburgo - RS. XI Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído.

Anais...Florianópolis - SC: 2006

KIKER, G. A. et al. Application of Multicriteria Decision Analysis in Environmental Decision Making. Integrated Environmental Assessment and Management, v. 1, n. 2, p. 95, 2005.

KRUMWIEDE, D. W.; SHEU, C. A model for reverse logistics entry by third-party providers. Omega, v. 30, n. 5, p. 325–333, 2002.

LAMBERT, D. M.; COOPER, M. C.; PAGH, J. D. Supply Chain Management:

Implementation Issues and Research Opportunities. The International Journal of Logistics

Management, v. 9, n. 2, p. 19, 1998.

LAU, H. H.; WHYTE, A. A.; LAW, P. L. Composition and characteristics of construction waste generated by residential housing project. International Journal of Environmental

Research, v. 2, n. 3, p. 261–268, 2008.

LEAL, D. A.; ANGELIM, V. L.; BARROS NETO, J. DE P. Logística reversa aplicada à

construção civil: uma revisão sistemática da literatura. Sustentabilidade na Construção. Anais...Porto, Portugal: Construção 2018, 2018

LEIGH, N. G.; PATTERSON, L. M. Deconstructing to Redevelop: A Sustainable Alternative to Mechanical Demolition: The Economics of Density Development Finance and Pro Formas.

Journal of the American Planning Association, v. 72, n. 2, p. 217–225, 2006.

LEITE, P. R. Logística Reversa. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

LOCKREY, S.; NGUYEN, H.; CROSSIN, E.; VERGHESE, K. Recycling the construction and demolition waste in Vietnam: opportunities and challenges in practice. Journal of

Cleaner Production, v. 133, p. 757–766, 2016.

LOVE, P. E. D.; IRANI, Z.; EDWARDS, D. J. A seamless supply chain management model for construction. Management: An International Journal, n. 9, p. 43–56, 2004.

LU, W. et al. An empirical investigation of construction and demolition waste generation rates in Shenzhen city, South China. Waste Management, v. 31, n. 4, p. 680–687, 2011.

MAJUMDER, M. Multi Criteria Decision Making. In: Impact of Urbanization on Water

Shortage in Face of Climatic Aberrations. Singapura: Springer Singapore, 2015. p. 35–47.

MÁLIA, M.; DE BRITO, J.; PINHEIRO, M.D.; BRAVO, M. Construction and demolition waste indicators. Waste Management & Research, v. 31, n. 3, p. 241–255, 2013.

MANOWONG, E. Investigating factors influencing construction waste management efforts in developing countries: an experience from Thailand. Waste Management & Research, v. 30, n. 1, p. 56–71, 2012.

MATHIYAZHAGAN, K.; HAQ, A. N. Analysis of the influential pressures for green supply chain management adoption-an Indian perspective using interpretive structural modeling.

International Journal of Advanced Manufacturing Technology, v. 68, n. 1–4, p. 817–833,

2013.

MIRANDA, L. F. R. et al. Panorama atual do setor de reciclagem de resíduos de construção e demolição no Brasil. XVI Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, p. 21, 2016.

MIRANDA, L. F. R.; ANGULO, S. C.; CARELI, E. D. A reciclagem de resíduos de construção e demolição no Brasil: 1986-2008. Ambiente Construído, v. 9, n. 1, p. 57–71, 2009.

MOKHTAR, S. N. et al. Factors that Contribute to the Generation of Construction Waste at Sites. Advanced Materials Research, v. 163–167, p. 4501–4507, 2011.

MOUSSEAU, V.; FIGUEIRA, J.; NAUX, J. P. Using assignment examples to infer weights for ELECTRE TRI method: Some experimental results. European Journal of Operational

Research, v. 130, n. 2, p. 263–275, 2001.

MOUSSEAU, V.; SLOWINSKI, R. Inferring an ELECTRE TRI Model from Assignment Examples. Journal of Global Optimization, v. 12, n. 2, p. 157–174, 1998.

NAGALLI, A. Gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil. São Paulo: Oficina de Textos, 2014.

NAHMENS, I. From lean to green construction: a natural extension. Construction Research

Congress, p. 1058–1067, 2009.

NASIR, M. H. A. et al. Comparing linear and circular supply chains: A case study from the construction industry. International Journal of Production Economics, v. 183, p. 443–457, 2017.

NETRO, Z. G. C.; ÁLVAREZ, J. E. M.; CARRILLO, A. C.; FLORES, R. G. Solid waste management in Mexico’s offshore platform construction: determining potential supply for a reverse logistics process. NETNOMICS: Economic Research and Electronic Networking, v. 17, n. 1, p. 71–94, 2016.

construction industry. Journal of Environmental Management, v. 90, n. 12, p. 3717–3720, 2009.

OGUNBIYI, O.; GOULDING, J. S.; OLADAPO, A. An empirical study of the impact of lean construction techniques on sustainable construction in the UK. Construction Innovation, v. 14, n. 1, p. 88–107, 2014.

OLIVEIRA, L. R.; MEDEIROS, R. M.; TERRA, P. B.; QUELHAS, O. L. G. Sustentabilidade: da evolução dos conceitos à implementação como estratégia nas organizações. Production, v. 22, n. 1, p. 70–82, 2012.

OLIVEIRA, M. E. D.; SALES, R. J. M.; OLIVEIRA, L. A. S.; CABRAL, A. E. B. Diagnóstico da geração e composição de RCD em Fortaleza. Engenharia Sanitária

Ambiental, v. 16, n. 3, p. 219–224, 2011.

OPOKU, A.; AHMED, V.; CRUICKSHANK, H. Leadership style of sustainability professionals in the UK construction industry. Built Environment Project and Asset

Management, v. 5, n. 2, p. 184–201, 2015.

PASCHOALIN FILHO, J. A. P.; BEZERRA, P. R. L.; DE OLIVEIRA, L. R. G. J.; DE FARIA, A. C. Gerenciamento de resíduos de construção civil em edifícios residenciais no município de São Paulo. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 11, n. 1, p. 73–89, 2017. PEARCE, D. Is the construction sector sustainable?: Definitions and reflections. Building

Research and Information, v. 34, n. 3, p. 201–207, 2006.

PEREIRA, A. L.; BOECHAT, C. B.; TADEU, H. F. B.; SILVA, J. T. M.; CAMPOS, P. M. S.

Logística reversa e sustentabilidade. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

PERO, M.; MORETTO, A.; BOTTANI, E.; BIGLIARDI, B. Environmental Collaboration for

Documentos relacionados