• Nenhum resultado encontrado

Em face da importância da eficiência na gestão de compras para redução dos custos e melhoria da competitividade das organizações, o presente estudo, realizado em um Hospital da cidade de Natal/RN, teve por objetivo desenvolver um modelo de portfólio para gestão estratégica de compras hospitalares, baseado no modelo de portfólio de compras proposto por Kraljic (1983).

Este estudo atendeu aos objetivos propostos. Foram identificados os critérios intrínsecos à gestão de compras do Hospital estudado. Por meio da aplicação do método de apoio à decisão

fuzzy-TOPSIS, os itens de compras, que serviram de amostra, foram classificados na matriz de

portfólio de compras e foi classificado o posicionamento estratégico do Hospital analisado. Os resultados encontrados no modelo desenvolvido, foram validados pelos decisores participantes desse estudo.

O estudo pode comprovar a complexidade que envolve a gestão de compras hospitalar diante das diferenças existentes entre os materiais comprados, em relação aos impactos que estes geram para o negócio, aos custos envolvidos e aos diferentes níveis de risco à saúde do paciente. Da mesma forma, as características do mercado de fornecimento, com critérios intrínsecos a esse ramo, que tornam sua cadeia de suprimentos diferenciada.

Concluiu-se que, na maior parte dos casos dos itens classificados como “gargalos”, não se tratava de escassez de fornecimento, mas, de limitações de fornecimento geradas em parte por propensão médica em relação a determinados fornecedores, e, em outros casos, pela necessidade de se adequar aos preços tabelados pelos planos de saúde.

Esses itens representam uma fragilidade da empresa nos seus processos de fornecimento. Por um lado, a preferência do médico, em função da qualidade do produto, impacta diretamente na qualidade do procedimento realizado, na recuperação do paciente e até na redução de custos futuros, quando, por meio do uso de um produto de qualidade superior, se evita que outros procedimentos ocorram.

Por outro lado, essa escolha pode desencadear uma alta complexidade no fornecimento por limitar o número de fornecedores a que se pode comprar, e nesse caso, o poder de barganha do Hospital se torna vulnerável.

Concluiu-se que existe um equilíbrio de poder de barganha entre o Hospital e seus fornecedores de itens estratégicos, o que propicia o fortalecimento desses relacionamentos visando uma parceria estratégica.

Do mesmo modo, o fortalecimento dos relacionamentos não pode ser visto como necessário, apenas, entre compradores e fornecedores. Os relacionamentos intersetoriais são importantes para manter um posicionamento favorável para o Hospital.

No caso do ramo Hospitalar em que a opinião médica tem forte domínio sobre as escolhas de compras, o estreitamento da comunicação entre médicos e compradores se faz fundamental para tornar claro para ambas as partes os impactos das decisões e tentar minimizar essas limitações.

Nas situações em que a compra de fornecedores específicos não possa ser evitada, que essa decisão seja reflexo de discussões mais aprofundadas entre as partes e que seja uma decisão coorporativa. A decisão coorporativa, nesse caso, além de agilizar o processo de compra, propicia a busca por alianças entre comprador e fornecedor, procurando estabelecer preços diferenciados pelo volume comprado e pela exclusividade.

Percebe-se, no estudo, que a análise da matriz de portfólio de compras no contexto hospitalar foi de grande relevância prática, considerando que:

 Evidenciou a diferença nas características de compra e fornecimento dos itens hospitalares.

 Evidenciou as características intrínsecas ao ramo que favorecem a complexidade de fornecimento e apontando para necessidade de essas serem melhor discutidas.  Identificou as diferentes categorias de produtos que requerem gestão

diferenciadas.

O método fuzzy-TOPSIS demonstrou flexibilidade e eficiência na resolução de problemas de classificação, voltados para modelos de portfólio de compras, sistematizando as informações e tornando mais claro o processo decisório. A utilização de variáveis linguísticas no modelo facilitou o processo de avaliação dos critérios e alternativas por parte dos decisores, na medida em que se aproximavam mais da subjetividade desses, tornando o processo de avaliação mais próximo do real.

A relevância deste estudo reside na sua contribuição para o avanço do estado da arte de modelos de portfólio de compras por três aspectos específicos: a análise da ferramenta de portfólio de compras voltada para o ambiente hospitalar; a inclusão dos critérios risco e lead

time no modelo, visando atender às particularidades da gestão de compras hospitalar e à

proposta de solução do modelo por meio do método multicritério fuzzy-TOPSIS, ainda não utilizado em estudos prévios dessa temática.

Como limitações deste estudo, aponta-se o fato do mesmo ter sido desenvolvido em, apenas, uma unidade hospitalar; nesse sentido, o conjunto de critérios discutidos para o modelo, foi inerente à realidade dos gestores de compra apenas daquela unidade.

Para estudos futuros, sugere-se uma ampliação deste, envolvendo outras unidades hospitalares, visando discutir mais profundamente o conjunto de critérios que permeiam as definições de importância de compra e complexidade de fornecimento no contexto de compras hospitalares. Utilizando o método de apoio à decisão DEMATEL (Decision Making Trial and

Evalutation Labortory) os critérios levantados pelos diversos hospitais, podem ser analisados,

visando compreender a força intercritérios e intracritério, e, assim, identificar os critérios mais importantes para o modelo de compras hospitalar.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, T.A. Processo de Decisão nas Organizações: construindo modelos de decisão multicritério. Atlas, 2013.

ANDERSSON, S.; SERVAIS, P. Combining industrial buyer and seller strategies for international supply and marketing management. European Business Review, v.22, p. 64– 81,2010.

AYRES, A.P.S. Gestão de Logística e Operações. Curitiba: IESDE, Brasil, 2009.

ARANTES, A.; FERREIRA, L.M.; KHARLAMOV, A.A. Application of a purchasing portfolio model in a construction company in two distinct markets. Journal of Management

in Engineering, v.30, 2014.

BAILY, P.; FARMER, D.; JESSOP, D.; JONES, D. Compras: princípios e administração. 8ª ed. SP, Atlas, 2010.

BALLOU, R. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. SP, Atlas, 2010.

BESKESE, A.; EVECEN, C. Supplier selection in healthcare sector. Journal of Trends in the

Development of Machinery and Associated Technology, v. 16, p. 91-94, 2012.

BILDSTEN, L. Buyer-supplier relationships in industrialized building. Construction

Management and Economics, v.32, p. 146–159, 2014.

BOWERSOX, D.J.; CLOSS, D.J. Logística Empresarial: O processo de Integração da Cadeia de Suprimentos. SP, Atlas, 2001.

BURT, D.N.; PETCAVAGE, S.D.; PINKERTON, R.L. Proactive Purchasing in the Supply

chain: the Key to Word-Class Procurement. MC Graw Hill, 2012.

BRUN, A.; PERO, M. Assessing suppliers for strategic integration: A portfolio approach.

International Journal of Business Excellence, v.4, p. 346-370, 2011.

CANIËLS, M.C.J.; GELDERMAN, C.J. Purchasing strategies in the Kraljic matrix - A power and dependence perspective. Journal of Purchasing and Supply Management, v.11, p. 141– 155, 2005.

CARPINETTI, L.C.R; LIMA JUNIOR, F.R.; OSIRO, L. Métodos de decisão multicritério para seleção de fornecedores: um panorama do estado da arte. Revista Gestão e Produção, v.20, p.781-801, 2013.

CASTRO, W. A. S.; GOMEZ, O. D. C.; FRANCO, L. F. O. Seleccion de provedores: uma aproximacion al estado del arte. Cuadernos de Administración, v. 22, p. 145-167, 2009. CHEN, C.T. Extensions of the TOPSIS for group decision-making under fuzzy environment.

CHEN, C.T.; LIN, C.T.; HUANG, S.F. A fuzzy approach for supplier evaluation and selection in supply chain management. International Journal Production Economics, v. 102, p. 289-301, 2006.

CHEN, D. Q.; PRESTON, D. S.; XIA, W. Enhancing Hospital supply chain performance: a relational view and empirical test. Journal of Operations Management, v.31, p. 391-408, 2013.

CHAI, J.; LIU, J.N.K.; NGAI, E.W.T. Application of decision-making techniques in supplier selection: a systematic review of literature. Expert Systems with Applications, v.40, p. 3872- 3885, 2013.

CHING, H.Y. Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada – Supply Chain. SP, Atlas, 1999.

CHRISTOPHER, M. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. São Paulo. Cengage Learning, 2013.

CHU, C.-H; LIANG, G. S.; LIAO C. T. Controlling inventory by combining ABC analysis and fuzzy classification. Computers and Industrial Engineering, v.55, p. 841–851, 2008.

COSTA, H.G; MANSUR, A.F.U.; FREITAS, A.L.P.; CARVALHO, L.A. ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores. Produção, v. 17, n. 2, p. 230-245, 2007. DAY, M.; MAGNAN, G.M.; MOELLER, M.M. Evaluating the bases of supplier segmentation: a review and taxonomy. Industrial Marketing Management, v. 39, p. 625–639, 2010.

DE BOER, L.; LABRO, E.; MORLACCHI, P. A review of methods supporting supplier selection. European Journal of Purchasing & Supply Management, v.7, p. 75-89, 2001. DIAS, M.A.P. Administração de Materiais: princípios, conceitos e gestão.6ª ed. SP, Atlas, 2010.

DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo. Prentice Hall, 2004.

DRAKE, P.R.; LEE, D.M. Component prioritisation for strategic purchasing and the case study of a South Korean elevator manufacturer. International Journal of Advanced

Manufacturing Technology, v. 43, p. 883-895, 2009.

DRAKE, P.R.; LEE, D.M.; HUSSAIN, M. The lean and agile purchasing portfolio model.

Supply chain Management: An International Journal, v.18, n.1, 2013.

DUBOIS, A.; PEDERSEN, A. Why relationship do not fit into purchasing portfolio models: a comparison between the portfolio and industrial network approaches. European Journal of

Purchasing & Supply Management, v.8, p. 35-42, 2002.

DYER, J.H.; CHO, D.S.; CHU, W. Strategic supplier segmentation the next “best practice” in supply chain management. California Management Review, v.40, n.2, p.57-77, 1998.

FERREIRA, L.M.; KHARLAMOV, A.A. Application of Kraljic’s purchasing portfolio matrix in construction industry – A case study. In: International conference on industrial engineering and operations management. 18, 2012, PT. Anais…Guimarães, ICIEOM, 2012.

FIOCCA, R. Account portfolio analysis for strategy development. Industrial Marketing

Management, v. 11, n. 1, p. 53-62, 1982.

FISHER, M.L. Is the right supply chain for your product? Harvard Business Review, p. 83- 93, 1997.

GHATARI, A.R.; MEHRALIAN, G.; ZARENEZHAD, F.; RASEKH, H.R. Developing a Model for Agile Supply: an Empirical Study from Iranian Pharmaceutical Supply Chain.

Iranian Journal Pharmaceutical Research, v.12, p.193–205, 2013.

GRENNAN, M. Bargaining ability and competitive advantage: empirical evidence from medical devices. Management Science, v.60, p. 3011-3025, 2014.

HADI-VENCHEH, A. An Improvement to Multiple Criteria ABC Inventory Classification.

European Journal of Operational Research, v.201, p. 962–965, 2010.

HO, W.; XU, X.; DEY, P. K. Multi-criteria decision-making approaches for supplier evaluation and selection: a literature review. European Journal of Operational Research, v. 202, p. 16- 24, 2010.

HSU, P.; HSU, M. Optimizing the information outsourcing practices of primary care medical organizations using entropy and TOPSIS. Quality & Quantity, v. 42, p. 181-201, 2008. HSU, T.H.; SU, H.Y.; LIAO, P.P. Enhancing value creation of device vendors in the medical service industry: a relationship perspective. The Service Industries Journal, v. 30, p.1787- 1801, 2010.

JOSHI, D.; KUMAR, S. Intuitionistic fuzzy entropy and distance measure based TOPSIS method for multi-criteria decision making. Egyptian Informatics Journal, v.15, p.97-104, 2014.

KANNAN, D.; KHODAVERDI, R.; OLFAT, L.; JAFARIAN, A.; DIABAT, A. Integrated fuzzy multi criteria decision making method and multiobjective programming approach for supplier selection and order allocation in a green supply chain. Journal of Cleaner

Production, v.47, p. 355-367, 2013.

KAR, A.K.; PANI, A.K. Exploring the importance of different supplier selection criteria.

Management Research Review, v. 37, p. 89-105, 2014.

KARSAK, E.E.; DURSUN, M. An integrated fuzzy MCDM approach for supplier evaluation and selection. Computers & Industrial Engineering, v. 82, p. 82-93, 2015.

KARTHICK, S. KARTHIKEYAN, M.C. PRAVIN. A model for managing and controlling the inventory of stores items based on ABC analysis. The Global Journal of Researches in

KRALJIC, P. Purchasing must become supply management. Harvard Business Review, set- oct, p. 109-117, 1983.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M.A. Fundamentos da Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo, Atlas, 2008.

LAMBERT, D.M.; ADAMS, R.J.; EMMELHAINZ, M.A. Supplier selection criteria in the healthcare industry: a comparison of importance and performance. International Journal of

Purchasing and Materials Management, p. 16-22, 1997.

LAMBERT, D.M. Supply Chain Management: processes, partnerships, performance. Supply Chain Institute, Sarasota, FL, 2008.

LAMBERT, D. M.; COOPER, M. C. Issues in supply chain management. Industrial

Marketing Management, v. 29, p.65-83, 2000.

LEE, S.M.; LEE, D.H.; SCHNIEDERJANS. Supply chain innovation and organizational performance in the healthcare industry. International Journal of Operations & Production

Management, v. 31, p. 1193-1214, 2011.

LIMA JUNIOR, F. R.; CARPINETTI L. C. R. Uma comparação entre os métodos TOPSIS e Fuzzy-TOPSIS no apoio à tomada de decisão multicritério para seleção de fornecedores.

Gestão & Produção, v. 22, n. 1, p. 17-34, 2015.

LIMA JUNIOR, F. R.; PASSERI, H.R.; CARPINETTI L. C. R. Uma comparação entre a literatura acadêmica e a prática empresarial de seleção de fornecedores. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 34. 2014, PR. Anais...Curitiba: ENEGEP, 2014.

METTLER, T.; ROHNER, P. Supplier relationship management: a case study in the context of health care. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, v.4, p. 58- 71, 2009.

NARASIMHAN, R. An analytical approach to supplier selection. Journal of Purchasing and

Materials Management, n.19, p. 27-32. 1983.

NELLORE, R.; SODERQUIST, K. Portfolio approaches to procurement: analyzing the missing link to specifications. Long Range Planning, v.33, p. 245-267, 2000.

OLSEN, R.F.; ELLRAM, L.M. A portfolio approach to supplier relationships. Industrial

Marketing Management, v. 26, p. 101–113, 1997.

OSIRO, L. Uso da lógica fuzzy para avaliação e desenvolvimento de fornecedores baseado

em modelos de portfólio. 2013. 241 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Escola

de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

PARK, J.; SHIN, K.; CHANG T.; PARK, J. An integrative framework for supplier relationship management. Industrial Management & Data Systems, Vol. 110, p. 495 – 515, 2010. PAULUS JUNIOR, A. Gerenciamento de recursos materiais em unidades de saúde. Revista

QRUNFLEH, S.; TARAFDAR, M.; RAGU-NATHAN, T.S. Examining alignment between supplier management practices and information systems strategy. Benchmarking, v. 19, p. 604–617 2012.

ROSHANDEL, J.; MIRI-NARGESI, S.S.; HATAMI-SHIRKOUHI, L. Evaluating and selecting the supplier in detergent production industry using hierarchical fuzzy TOPSIS.

Applied Mathematical Modelling, v. 37, p. 10170- 10181, 2013.

SANTOS, P. G. Modelo de apoio a decisão multicritério para classificação de fornecedores

em nível de colaboração no gerenciamento da cadeia de suprimentos utilizando o método Electre Tri. 2012. 217 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) Programa de Pós-

graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco, Recife,2012. SARDINHA, U. I. Aplicabilidade do modelo de Portfólio de Kraljic, adaptado por

Gelderman e Van Weele, na aquisição de bens e serviços na indústria de óleo e gás – Estudo de caso TBG. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Industrial) –

Departamento de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

SHIRAZ, S.E.; ŞENGÜL, U.; EREN, M. Determination of extended fuzzy TOPSIS method of criteria leading to supplier selection for industries. Asian Social Science, v. 10, p. 1911-2025, 2014.

SIMCHI-LEVI, D.; KAMINSKY, P.; SIMCHI-LEVI, E. Cadeia de Suprimentos, Projeto e

Gestão: conceitos, estratégias e estudos de caso. 3ª ed. RS, Bookman, 2010.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A.; JOHNSTON, R.

Administração da Produção. SP: Atlas, 1999.

STEWART, T. J. A critical survey on the status of multiple criteria decision making theory and practice. Omega, v. 20, n. 5, p. 569-586, 1992.

TIEMAN, M.; GHAZALI, M.C. Principles in Halal purchasing. Journal of Islamic

Marketing, v.4, p. 281–293, 2013.

TRAUTMANN, G., BALS, L., HARTMANN, E. Global sourcing in integrated network structures: The case of hybrid purchasing organizations. Journal of International

Management, v.15, p. 194–208, 2009.

VECINA NETO, G.; MALIK, A.M. Tendências na assistência Hospitalar. Ciência & Saúde

Coletiva, v.12, p.825-839, 2007.

VERGARA, S.C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. Ed.12. São Paulo: Atlas, 2010.

WAGNER, S.M.; PADHI, S.S.; BODE, C. The procurement process. Industrial Engineer, v. 45, p. 34–39, 2013.

WU, I.-L.; SHEN, Y.-C.A Model for exploring the impact of purchasing strategies on user requirements determination of e-SRM. Information and Management, v.43, p. 411–422, 2006.

ZADEH, L. A. The concept of a linguistic variable and its application to approximate reasoning.

Information Sciences, v. 8, p. 199-249, 1975.

ZARBINI-SYDANI, A.; KARBASI, A.; ATEF-YEKTA, E. Evaluating and selecting supplier in textile industry using hierarchical fuzzy TOPSIS. Indian Journal of Science and

Technology, v.4, p. 1322-1334, 2011.

ZULIANI, L.L.; JERICÓ, M.C.; CASTRO, L.C.; SOLER, Z.A.S.G. Consumo e custo de recursos materiais em unidades pediátricas de terapia intensiva e semi-intensiva. Revista

APÊNDICE A – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE)

PESQUISA SOBRE CLASSIFICAÇÃO DE ITENS COMPRADOS E

RELACIONAMENTO COM FORNECEDOR POR MEIO DO USO DO MODELO DE PORTFÓLIO DE COMPRAS

A presente pesquisa tem como objetivo a classificação de itens de compras hospitalares e posicionamento estratégico, baseado no modelo de portfólio de compras.

A realização do presente estudo está sob a responsabilidade da discente Marlene Medeiros, sob orientação do Prof. Dr. Luciano Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Acadêmico em Administração) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Para tal, precisaremos de sua contribuição com algumas informações acerca do atual método de avaliação de itens comprados e relacionamento com fornecedores utilizados por esta empresa, estas informações serão coletadas por meio de entrevista semiestruturada.

Posteriormente, para testar o modelo de portfólio de compras, será utilizado questionário para coletar dados acerca de alguns itens comprados.

As informações obtidas através dessa pesquisa serão confidenciais e asseguramos o sigilo sobre sua participação. Os dados divulgados, não possibilitaram a identificação do nome dos participantes e da empresa estudada. A empresa será tratada no estudo com um nome fictício, sendo divulgado apenas a natureza da empresa (Hospital) e o cargo dos respondentes.

Você receberá uma cópia deste termo onde consta o telefone e e-mail do pesquisador, podendo tirar suas dúvidas sobre o estudo a qualquer momento.

Agradeço a atenção e aceite em participar da pesquisa.

Marlene Medeiros

Discente do Mestrado em Administração – PPGA/UFRN (84) 8803-3368

APÊNDICE B - ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA

PESQUISA SOBRE CLASSIFICAÇÃO DE ITENS COMPRADOS E

RELACIONAMENTO COM FORNECEDOR POR MEIO DO USO DO MODELO DE PORTFÓLIO DE COMPRAS

OBJETIVO: O objetivo desta etapa é identificar a metodologia utilizada pela empresa estudada

no processo de avaliação e relacionamento com fornecedores e avaliação dos itens comprados.

Cargos dos entrevistados: _______________________________

% gasto com compras em relação ao faturamento anual do último ano (2014): _________________________

1. Como é a estrutura organizacional do setor de compras da empresa, quanto ao número de funcionários do setor de compras?

2. Existe separação de compradores para diferentes categorias de produtos? Se sim, com base em que é realizada esta divisão (valores dos produtos, categorias, grupos de fornecedores, outros)?

3. A empresa usa alguma ferramenta de avaliação ou classificação de itens comprados? Qual? De que forma esta ferramenta auxilia no processo de gestão da compra?

4. Como é realizada a avaliação de fornecedores? Ela é baseada em que critérios?

5. O tipo de item comprado, interfere no relacionamento com fornecedores? Se sim, de que forma?

6. Quais os fatores complicadores do mercado de fornecimento, que tornam mais crítica a atividade de compras desta empresa?

7. Que características de alguns dos itens comprados, tornam mais crítica a atividade de compras desta empresa?

APÊNDICE C - QUESTIONÁRIO DE LEVANTAMENTO DOS ITENS DE COMPRAS PARA A PESQUISA.

Dentre os itens comprados na empresa, identifique 10 itens em que o processo de compras possua pelo menos uma das seguintes características, podendo possuir mais de uma ou até todas em um mesmo item.

Características:

- Mercado de fornecimento escasso; - Tempo de ressuprimento longo;

- Produto com limitações no fornecimento em função de fatores como: indústria farmacêutica só liberar a compra de um fornecedor, preço de tabela do plano de saúde, exigência do médico por uma marca específica, etc.;

- Produto de alto valor;

- Produto que gera alta rentabilidade para empresa;

- Produtos que tem impacto na imagem e crescimento do negócio;

- Produtos críticos dado sua ausência impactar diretamente no risco de morte de um paciente.

1._____________________________________________________________ 2._____________________________________________________________ 3._____________________________________________________________ 4._____________________________________________________________ 5._____________________________________________________________ 6._____________________________________________________________ 7._____________________________________________________________ 8._____________________________________________________________ 9._____________________________________________________________ 10.____________________________________________________________

Dentre os itens comprados na empresa, identifique 2 itens em que o processo de compras tenha característica não-crítica, ou seja, o item comprado não agrega valor ao produto final, nem a

imagem da empresa, o mesmo possui grande número de fornecedores e produtos substitutos no mercado, o tempo de ressuprimento é baixo.

1._____________________________________________________________ 2._____________________________________________________________

APÊNDICE D - DESCRIÇÃO DAS DIMENSÕES E CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DOS ITENS COMPRADOS.

CRITÉRIOS DA DIMENSÃO IMPORTÂNCIA DA COMPRA: C1. Rentabilidade: O quanto que o item influencia no lucro da empresa.

C2. Crescimento do Negócio: O quanto o item impacta na imagem da empresa e/ou no

crescimento do negócio, por fazer parte de serviços e procedimentos exclusivos deste estabelecimento em relação aos seus concorrentes.

C3. Custo do material: O impacto do custo total de aquisição do material, incluindo preço de

compra, frete, instalação, etc., em relação aos demais itens comprados.

C4. Risco: O quanto que a não utilização deste item, pode gerar risco de morte ou sequelas a

um paciente.

CRITÉRIOS DA DIMENSÃO COMPLEXIDADE DO FORNECIMENTO:

C5. Escassez da oferta: Se o mercado de fornecimento do item é bem abastecido de

fornecedores.

C6. Barreiras à entrada: Limitações do fornecimento decorridos por diversos fatores tais

como: indústria farmacêutica só liberar a compra de um fornecedor, preço de tabela do plano de saúde, exigência do médico por uma marca específica, etc.

C7. Avanço tecnológico: Nível de avanço tecnológico dos produtos que tornam difícil a

substituição tanto do item como de fornecedores

C8. Lead Time: Dificuldade quanto o tempo de ressuprimento do item, se no geral entre fornecedores é demorado ou não, interferindo nos procedimentos de compra e volumes de estoque.

Dimensão Complexidade do Fornecimento: Este fator reúne critérios que mensuram o

nível de dificuldade ou criticidade do mercado de fornecimento do item analisado.

Dimensão Importância da Compra: Este fator reúne critérios que mensuram a

importância estratégica de um item comprado de acordo com a influência que este tem nos resultados da empresa.

APÊNDICE E - ELICITAÇÃO DE PESOS PARA OS CRITÉRIOS

INSTRUÇÃO- Para atribuição dos pesos dos critérios que compõem a dimensão “importância

da compra”, defina entre os critérios aquele que tem maior importância no processo de decisão de compra. A este critério será atribuído “importância extrema” na escala. Em seguida, escolha dentre os critérios restantes, o que tem o menor de importância no processo de decisão de

Documentos relacionados