• Nenhum resultado encontrado

O crescimento da economia requer, entre outras medidas, o fortalecimento do mercado de capitais, um dos principais ambientes de financiamento de empreendimentos de longo prazo.

Um mercado de capitais desenvolvido é capaz de gerar expectativas de retorno positivo do custo do investimento. O custo do investimento é mensurado por critérios que pressupõem a confiabilidade das informações divulgadas pela companhia, apta a atender a necessidade de avaliar o risco, sem a preocupação focada na veracidade dessas informações ou a incerteza da existência de fraude conscientemente ocultada.

A confiança no sistema, que representa em última instância a análise individual de cada empresa, é sustentada por diversos mecanismos que asseguram a transparência das informações, o tratamento eqüitativo dos diversos acionistas, a prestação de contas e soluções para resolver conflitos entre os agentes envolvidos, seja o acionista controlador, os demais acionistas, o gestor ou outras partes interessadas.

O conjunto desses mecanismos consiste nas práticas da governança corporativa que, em síntese, constitui um fator importante de segurança da igualdade de oportunidade de ser informado e que tais informações sejam, em seu conteúdo, confiáveis e, na sua exposição, transparente.

mecanismos de governança corporativa é o Conselho de Administração.

O conselho tem por atribuição, mais que legal, porque a base da confiança sistêmica, assegurar o monitoramento da companhia. Tem por função alinhar os interesses dos gestores aos dos acionistas. Assim o é que os códigos das melhores práticas de governança corporativa recomendam a independência do Conselho de Administração com as atividades de execução, como também deixar de interferir no interesse da companhia em situações em que conflita com os interesses particulares. Para tanto, no exercício de suas funções não pode se inclinar em favorecimento de determinadas partes ou grupos.

O Conselho de Administração tem o dever de não apenas monitorar as atividades do corpo executivo da empresa, mas de fiscalizar a eficácia prática de suas decisões, por isso lhe é incumbido de eleger e destituir os diretores da companhia, bem como escolher e destituir os auditores independentes.

O conjunto das atribuições do Conselho de Administração, passando pelos deveres de diligência, lealdade e de informar, em última análise, tem por objetivo estabelecer a confiança do mercado em face da companhia, o que, por conseqüência, motiva o investimento do capital privado. Estabelecer a confiança do investidor no mercado de capitais não é senão o fundamento das boas práticas da governança corporativa.

Razão pela qual conclui-se que o Conselho de Administração representa um dos principais mecanismos da Governança Corporativa.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ARIDA, Pérsio; BACHA, Edmar Lisboa; RESENDE, André Lara. Credit, Interest and Jurisdictional Uncertaninty: Conjectures on the case of Brazil. Rio de Janeiro: IEPE/CdG, Texto para Discussão n.2, 2003, publicado em F. Giavazzi, I. Goldfajn e S. Herrera (orgs.), Inflation Targeting, Debt, and the Brazilian Experience, 1999 to 2003. Cambridge, MA: MIT Press, maio 2005.

ASCARELLI, Tullio. Problemas das sociedades anônimas e direito comparado. Campinas: Bookseller, 1999.

BACHA, Edmar Lisboa. Incerteza Jurisdicional e Crédito de Longo Prazo. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos de Política Econômica da Casa das Garças, 2004. BARBOSA, Fabio Colletti. O lucro é verde. Veja. Edição n° 2004, São Paulo, abril de 2007.

BARBOSA FILHO, Marcelo Fortes. Sociedade Anônima Atual: comentários e anotações às inovações trazidas pela Lei nº 10.303/01 ao texto da Lei nº 6.40/76. São Paulo: Atlas, 2004.

BARROS, José Roberto Mendonça; SCHEIKMAN, José Alexandre; CANTIDIANO, Luiz Leonardo; GOLDENSTEIN, Lídia; SILVA, Tereza Maria F. D. da; CARVALHO, Antonio G. Desafios e oportunidades para o mercado de capitais brasileiro. Estudo para o desenvolvimento do mercado de capitais. São Paulo: BOVEPA, junho de 2000.

BERLE, Adolf A.; MEANS, Gardiner C. A moderna sociedade anônima e a propriedade privada. Os economistas. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

BITTAR, Carlos Alberto. Responsabilidade civil: teoria e prática. Rio de Janeiro: Forense, 1989.

BOVESPA – Bolsa de Valores de São Paulo. Níveis diferenciados de governança corporativa. 2002. Disponível em <http://www.bovespa.com.br>.

BRASIL. Lei n° 6.404, de 15 de dezembro de 1976 e a lterações posteriores. Dispõe sobre as sociedades por ações.

BULGARELLI, Waldirio. Sociedades comerciais. 2a edição. São Paulo: Atlas, 1985. _________ Manual das sociedades anônimas. 9a edição. São Paulo: Atlas, 1997. _________ Regime jurídico da proteção às minorias nas S/A de acordo com a reforma da lei n° 6.404/76. Rio de Janeiro: Renovar, 1998.

CANTIDIANO, Luiz Leonardo. Reforma da lei das sociedades anônimas comentada. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

_________ Maior participação de minoritários condiz com realidade do mercado. Jornal Valor Econômico. São Paulo, 15/02/07.

CARVALHOSA, Modesto; LATORRACA, Nilton. Comentários à lei de sociedades anônimas. 2a edição. São Paulo: Saraiva, 1998. Volumes 2 e 3.

COMPARATO, Fábio Konder. Aspectos jurídicos da macroempresa. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1970.

_________ Competência privativa do conselho de administração para a designação de diretores, em companhia aberta. Novos ensaios e pareceres de direito empresarial. Rio de Janeiro: Forense, 1981.

COMPARATO, Fábio Konder; SALOMÃO FILHO, Calixto. O poder de controle na sociedade anônima. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

Coimbra: Livraria Almedina, 1993.

CVM – Comissão de Valores Mobiliários. Recomendações da CVM sobre governança corporativa. Junho, 2002. Disponível em <http://www.cvm.gov.br>. EIZIRIK, Nelson. Reforma das S.A. e do mercado de capitais. Rio de Janeiro: Renovar, 1997.

FRANÇA, Erasmo Valladão Azevedo e Novaes. Conflito de interesses nas assembléias de S.A. São Paulo: Malheiros, 1993.

FRANCO, Alberto Silva et. al. Código penal e sua interpretação jurisprudencial. 3a edição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1990.

FURTADO, Celso. Desenvolvimento e subdesenvolvimento, in Cinqüenta anos de pensamento na CEPAL. Rio de Janeiro: Record, 2000.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. São Paulo: Harbra, 1997.

GUERREIRO, José Alexandre Tavares. Responsabilidade dos administradores de sociedades anônimas. Revista de Direito Mercantil. São Paulo: Revista dos Tribunais, n° 42, 1981.

IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Disponível em <http://www.ibgc.org.br>.

IFC – International Finance Corporation; OECD – Organization for Economic Co- operation and Development. Estudos de caso de boa Governança Corporativa – Círculo de Companhias da Mesa-Redonda de Governança Corporativa da América Latina. 2005. Disponível em <http://www.ifc.org/corporategovernance>.

contabilidade das sociedades por ações. FIPECAFI. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2003.

LAMEIRA, Valdir de Jesus. Governança corporativa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

LAMY FILHO, Alfredo e PEDREIRA, José Luiz Bulhões. A Lei das S.A. Volume II. Pareceres. Rio de Janeiro: Renovar, 1996.

LEÃES, Luiz Gastão Paes de Barros. Comentários à Lei das Sociedades Anônimas. São Paulo: Saraiva, 1980.

_________ Estudos e pareceres sobre sociedades anônimas. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1989.

LIMA, Osmar Brina Corrêa. Responsabilidade civil dos administradores de sociedade anônima. Rio de Janeiro: Aide, 1989.

LODI, João Bosco. Governança corporativa: o governo da empresa e o Conselho de Administração. Rio de Janeiro: Pioneira, 1988.

MARTINS, Fran. Comentários à lei das sociedades anônimas. Rio de Janeiro: Forense, 1989.

MCKINSEY & COMPANY. Global Investor Opinion Survey: Key Findings. 2002. Disponível em <http://www.mckinsey.com/clientservice/organizationleadership/ service/corpgovernance/pdf/GlobalInvestorOpinionSurvey2002.pdf>.

MCKINSEY & COMPANY; KORN FERRY INTERNACIONAL. 2001. Panorama de governança corporativa no Brasil. 2001. Disponível em <http://www.kornferry.com.br /site/PDF/KF_McK_governan.pdf>.

Consolidando a agenda para o crescimento. Estudo realizado em junho 2004.

OECD – Organization for Economic Co-operation and Development. Os princípios da

OCDE sobre o Governo das Sociedades. 2004. Disponível em <

http://www.oecd.org/dataoecd/1/42/33931148.pdf>.

PENTEADO, Mauro Rodrigues. Aumentos de capital das sociedades anônimas. São Paulo: Saraiva, 1998.

PINHEIRO, Armando Castelar. Mercado de Capitais e Crescimento Econômico: em direção a uma agenda de reformas. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos de Política Econômica da Casa das Garças, 2004.

RABELO, Flávio; SILVEIRA, José Maria da. Estruturas de governança e governança corporativa: avançando na direção de integração entre as dimensões competitivas e financeiras. Texto para discussão. IE/UNICAMP, n° 77. Campinas, 1999.

REQUIÃO, Rubens. Curso de direito comercial. 15a edição. São Paulo: Saraiva, 1985.

_________ Aspectos modernos de direito comercial: estudos e pareceres. São Paulo: Saraiva, 1980.

RIBEIRO NETO, Rubens Martinez; FAMÁ, Rubens. A importância da Governança Corporativa na gestão das empresas – O caso do Grupo Orsa. São Paulo: Estudo de Caso. Finanças, 2003.

ROSSETTI, José Paschoal; ANDRADE, Adriana. Governança Corporativa – fundamento, desenvolvimento e tendências. São Paulo: Atlas, 2004.

SILVEIRA, Alexandre Di Miceli. Governança Corporativa, Desempenho e Valor da Empresa no Brasil. Dissertação de Mestrado apresentada na FEA-USP. São Paulo, 2002.

SIMÕES, Paulo César Gonçalves. A Governança Corporativa e o Mecanismo do Tag Along. Jornal Valor Econômico. São Paulo, 2002.

SOUZA, Thelma de Mesquita Garcia e. Governança corporativa e o conflito de interesses nas sociedades anônimas. São Paulo: Atlas, 2005.

STEINBERG, Herbert. A dimensão humana da governança corporativa : pessoas criam as melhores e as piores práticas. 2a edição. São Paulo: Gente, 2003.

TEIXEIRA, Nilson. Avanços e desafios na reforma do mercado brasileiro de capitais. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos de Política Econômica da Casa das Garças, 2004.

TOLEDO, Paulo Fernando Campos Salles de. O Conselho de Administração na sociedade anônima: estrutura, funções, poderes e responsabilidade dos administradores. São Paulo: Atlas, 1999.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Apresentação de trabalhos acadêmicos: guia para alunos da Universidade Mackenzie. 3a edição. São Paulo: Editora Mackenzie, 2004.

VALVERDE, Trajano de Miranda. Sociedades por ações. Rio de Janeiro: Forense, 1959.

VIEIRA, Solange Paiva; MENDES, André Gustavo Salcedo Teixeira. Governança Corporativa: Uma Análise de sua Evolução e Impactos no Mercado de Capitais Brasileiro., v. 11, n. 22, Rio de Janeiro: Revista do BNDES, 2004.

Documentos relacionados