• Nenhum resultado encontrado

O presente trabalho analisa os retornos anormais de ações que foram objeto de Ofertas Públicas de Aquisição no Brasil (OPA) entre 2004 e 2014. A oferta pública de aquisição é a oferta realizada por um proponente para a aquisição total ou parcial das ações de determinada companhia com capital aberto, em prazo e preço determinados. Portanto, a realização da OPA gera uma demanda específica pelo ativo em questão.

A existência de retornos anormais acumulados associados à realização de OPAs é também um indicativo quanto à rejeição ou não da hipótese de eficiência informacional semiforte no mercado acionário brasileiro.

Os resultados apresentados na seção anterior indicam a presença de retornos anormais positivos concentrados nos períodos anteriores ao momento zero. Com especial relevância destaca-se a véspera do anúncio, o dia do anúncio e o dia imediatamente posterior.

Em contrapartida, não há evidência estatisticamente significativa de retornos anormais, sejam positivos ou negativos, no período após o anúncio do fato relevante. A exceção encontrada na análise com o CAPm e RAM é o período (16) que equivale aos dez dias úteis posteriores ao evento e apresentou RAAM de 1,85% e 1,78% respectivamente nos ajustes supra citados. Ainda assim, os resultados são válidos a 10% de significância e quando extraído o dia posterior ao anúncio da amostra os resultados tornam-se não significativos.

Em síntese, a análise levada a cabo nesse trabalho indica que investidores que se anteciparam ao anúncio da OPA, de maneira intencional ou não, obtiveram retornos anormais positivos ajustados ao risco de cada ativo. Isso implica a rejeição da hipótese nula proposta neste estudo e também da hipótese de eficiência informacional semiforte no mercado acionário brasileiro.

Tais resultados evidenciam o valor informacional das decisões corporativas embutidas na OPA e a necessidade de reguladores, assessores financeiros e jurídicos e participantes de mercado manterem um controle rigoroso sobre o fluxo de informações, a fim de evitar o acesso monopolístico a esse tipo de conteúdo.

Ademais, o produto da análise ora realizada é consonante com a literatura acadêmica sobre estudo de eventos, em especial sobre fusões e aquisições no campo de finanças corporativas. Jarrell e Poulsen (1989), num estudo empírico com 663 aquisições realizadas entre

39

1960 e 1985 encontram um retorno anormal médio superior a 20% para as empresas adquiridas e próximo a zero, 1,14% para as compradoras.

Este trabalho é pioneiro à medida que as OPAs não são de natureza idêntica às operações de fusão e aquisição, pois preveem além da alienação de controle a terceiros também o aumento de participação do acionista controlador e o cancelamento de registro de companhia aberta.

Portanto, há um campo a ser explorado por estudos futuros como a avaliação de retornos anormais associados a OPAs em empresas de diferentes setores do mercado acionário, segregação das OPAs por tipo de objetivo, tais como cancelamento de registro ou alienação de controle e comparação dos resultados, aplicação de critérios adicionais na seleção de amostra como, por exemplo, números de anos que as ações estão listadas, e também adoção de outros modelos estatísticos e econômicos para determinação dos retornos normais. Tais resultados são importantes a fim de validar os resultados deste trabalho, contribuir para a estratégia de investidores e auxiliar reguladores na fiscalização das ofertas públicas de aquisição.

40

Referências Bibliográficas:

BALL, R. & BROWN, P. An Empirical Evaluation of Accounting Income Numbers. Journal

of Accounting Research, Autumn, 1968, pp 159-178

BERTUCCI, L.A.; AMARAL, H.F.; GARCIA, F.G. A estratégia de financiamento com subscrição de ações: o caso das empresas brasileiras. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, XIII, Rio de Janeiro, ENANGRAD, 2002, 9 p.

BROWN, S.J. & WARNER J.B. Measuring security price performance. Journal of financial

economics, v.8, 1980, p. 205-258

BROWN, S.J. & WARNER J.B. Using daily stock returns: The case of event studies. Journal

of financial economics, v.14, n.1, p. 3-31, 1985

CAMARGOS, M.A & BARBOSA, F.V. Eficiência informacional do mercado de capitais brasileiro pós-Plano Real: um estudo de eventos dos anúncios de fusões e aquisições. Revista

de Administração v.41, No. 1, Março, 20006 p. 43-58

CAMPBELL, J.Y., LO, A.W. & MACKINLAY, A.C. The econometrics of financial

markets. 2ª edição, Princeton University Press, 1997, 611 p.

COPELAND, T.E. & WESTON, J.F. Financial Theory and Corporate Policy. 3a edição. Addison-Wesley Publishing Co, 1988, p.447.

DOLLEY, James C. Characteristics and Procedure of Common Stock Split-ups. Harvard

Business Review, April 1933, pp 316-26

FAMA, Eugene F. et al. The Adjustment of Stock Prices to New Information. International

Economic Review, February, 1969, pp. 1-21.

FAMA, Eugene F. Efficient Capital Markets: A Review of Theory and Empirical Work. The

Journal of Finance, Vol. 25, No. 2, May, 1970, pp. 1575-1617.

FAMA, Eugene F. Efficient Capital Markets: II. The Journal of Finance, Vol. 46, No. 5, December, 1991 pp. 383-417.

FAMA, E.F., FISHER L., JENSEN M. & ROLL, R. The Adjustment of Stock Prices to New Information. International Economic Review, February, 1969, pp 1-21.

41

HOLTHAUSEN, F.S.; GALLI, O.C. Lançamento de DRs por empresas brasileiras no Mercado norte-americano: valorização de mercado, volatilidade e performance ajustada ao risco. In:

ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

ADMINISTRAÇÃO, XXV, Campinas, ANPAD, 2001, 15 p.

JARRELL, G. & POULSEN, A. The Returns to Acquiring Firms in Tender Offers: Evidence from Three Decades. The Journal of Financial Management, Autumn 1989, pp. 12-19.

LAMY FILHO, A. & PEDREIRA, J.L.B. A Lei das S.A. Editora Renovar, Rio de Janeiro, 1997, 885 p.

LEAL, R.P.C.; AMARAL, A.S. Um momento para o insider trading: o período anterior ao anúncio de uma emissão pública de ações. Revista Brasileira do Mercado de Capitais, Rio de Janeiro, v.15, n.41, p. 21-26, 1990.

LEITE, H; SANVICENTE, A. Z. Valor patrimonial: usos, abusos e conteúdo informacional. Revista de Administração de Empresas, São Paulo: FGV, v.30, n. 3, p. 17-31, jul-set 1990.

MACKINLAY, A. Craig. Event Studies in Economics and Finance. Journal of Economic

Literature, Vol. 35, No. 1. (March, 1997), pp. 13-39.

MANDELBROT, Benoit. Forecasts of Future Prices, Unbiased Markets, and Martingale Models. Journal of Business, 39 (January, 1966), 242-55.

MANNE, G. Henry. Mergers and the Market for Corporate Control. Journal of Political

Economy, April 1965, pp. 237-50.

MARKOWITZ. H. Portfolio Selection. The Journal of Finance, Vol. 7, No. 1, Mar. 1952, pp.77-91.

NAVARRO, P. O impacto de formas societárias sobre o valor das empresas de capital aberto: o caso da transformação de conglomerados financeiros em bancos múltiplos. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, XXI, Rio das Pedras, ANPAD, 1997, 15 p.

NOVIS NETO, J.A.; SAITO, R. Dividend yields e persistência de retornos anormais das ações: evidência do mercado brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, XXVI, Salvador, ANPAD, 2002, 15 p.

42

PEROBELLI, F.F.C; NESS Jr., W.L. Reações do mercado acionário a variações inesperadas nos lucros das empresas: um estudo sobre a eficiência informacional no mercado brasileiro. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, Florianópolis, ANPAD, 2000, 15 p.

PROCIANOY, J. L.; ANTUNES, M.A. Os efeitos das decisões de investimento das firmas sobre os preços de suas ações no mercado de capitais. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, XXV, Campinas, ANPAD, set. 2001, 15 p.

SAMUELSON, Paul A. Proof that Properly Anticipated Prices Fluctuate Randomly. Industrial

Management Review, 6, 1965, p. 41-9.

SCHIEHLL, E. O efeito da divulgação das demonstrações contábeis no mercado de capitais brasileiro: um estudo sobre a variação no preço das ações. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, XX. Angra dos Reis, ANPAD, set 1996, p. 289-303

SHARPE, William F. Capital Asset Prices: A Theory of market equilibrium under conditions of risk. The Journal of Finance, v.19, n.3, p. 425-442, 1964.

VIEIRA, K.M.; PROCIANOY, J.L. Reação dos investidores a bonificações: um estudo em países da América Latina. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS- GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, Campinas, ANPAD, 2001, 15 p.

Apêndice

Apêndice 1: OPAs realizadas entre 2004 e 2014

Ano Empresa Ano Empresa

COMPvNHIv CIMENTO PORTLvND ITvU PLvSCvR PvRTICIPvÇÕES INDUSTRIvIS S.v

DOUvT CIv TEXTIL LIGHT Sv

SIFCO Sv D F VvSCONC Sv OPT MEC v PREC

SOUTO VIDIGvL Sv vRCELOR BRvSIL S.v.

LvTvSv S.v. BvNEX S/v - CRÉDITO, FINvNCIvMENTO E INVESTIMENTO CIv. DE CIMENTOS DO BRvSIL COMPvNHIv ELDORvDO DE HOTEIS

CREMER Sv COMPvNHIv BRvSILEIRv DE CvRTUCHOS - CBC CIv THERMvS RIO QUENTE TRvFO EQUIPvMENTOS ELETRICOS S.v. BvNCO DO ESTvDO MvRvNHvO Sv COPESUL - COMPvNHIv PETROQUÍMICv DO SUL ELECTROLUX DO BRvSIL Sv DISTRIB PRODUTOS PETROLEO IPIRvNGv S.v. vES SUL DISTRIB. GvÚCHv DE ENERGIv S.v. CIv. BRvS PETRÓLEO IPIRvNGv

BUNGE BRvSIL Sv REFINvRIv PET IPIRvNGv Sv

EMBRvTEL PvRTICIPvÇÕES Sv ELEKTRO ELETRICIDvDE E SERVIÇOS S.v.

CIRCULO S/v SvNTISTv TEXTIL Sv

FERTILIZvNTES FOSFvTvDOS S.v. FOSFERTIL CvLÇvDOS vZvLÉIv Sv ITvPvRICv Sv EMPREEND TURIST MvGNESITv Sv

BvNCO SUDvMERIS BRvSIL Sv GRvNOLEO Sv CI SEMS OLEvGS DER DE MvIO GvLLO S.v IND. COM. PÇS P/ vUTOM COSvN Sv INDUSTRIv E COMERCIO

SEB PvRTICIPvÕES ELEVv vLIMENTOS S/v

CMv PvRTICIPvÇÕES Sv vRCELORMITTvL INOX BRvSIL S.v. (vcesita) CIv TECIDOS SvNTvNENSE SUZvNO PETROQUIMICv S.v.

COMPvNHIv DE BEBIDvS DvS vMÉRICvS-vMBEV INDUSTRIvS MICHELETTO S/v STEVIvFvRMv INDUSTRIvL Sv CvLÇvDOS vZvLÉIv Sv SEvRv vLIMENTOS Sv TELEMIG CELULvR Sv

COMPvNHIv SIDERÚRGICv PvULISTv - COSIPv PETROFLEX INDÚSTRIv E COMÉRCIO S.v. SERVIX ENGENHvRIv Sv CONST vDOLPHO LINDENBERG Sv ECISv ENG COM E INDUSTRIv Sv TELE NORTE CELULvR PvRTICIPvÇÕES Sv TECHNOS RELOGIOS Sv vMvZONIv CELULvR S/v

vGF BRvSIL SEGUROS Sv SEMP TOSHIBv Sv

COMPvNHIv SIDERÚRGICv DE TUBvRÃO CIv. IGUvÇU DE CvFÉ SOLÚVEL NOVv vLIvNCv Sv Sv FvBRICv PRODS vLIMCS VIGOR DvNv-vLBvRUS S.v. INDÚSTRIv E COMÉRCIO CIv LECO DE PRODS vLIMENTICIOS vES SUL DISTRIB. GvÚCHv DE ENERGIv S.v. GEODEX COMMUNICvTIONS S.v. POLIPROPILENO PvRTICIPvCOES S.v. SUL vMERICv CIv NvCL SEGUROS POLIPROPILENO Sv TELEMIG CELULvR PvRTICIPvÇÕES S.v. COMPvNHIv FLUMINENSE DE REFRIGERvNTES PETROQUIMICv UNIvO Sv

INDUSTRIvS MICHELETTO S/v IRONX MINERvÇÃO S/v

JvRI CELULOSE Sv RECRUSUL Sv

MvNvSv MvDEIREIRv NvCIONvL Sv EXCELSIOR vLIMENTOS Sv. CIv FvBRIL MvSCvRENHvS CIv SEGUROS MINvS BRvSIL CENTRvIS ELÉTRICvS DO PvRÁ S.v - CELPv REFINvRIv PET MvNGUINHOS Sv SÃO CvRLOS EMPREENDS E PvRTICIPvÇÕES S.v BvNCO NOSSv CvIXv S/v BvCRvFT Sv INDUSTRIv DE PvPEL RENNER PvRTICIPvÇÕES Sv BvNCO DO ESTvDO DO CEvRv S/v - BEC BRvSIL TELECOM PvRTICIPvÇÕES Sv vCESITv Sv vBYvRv PLvNEJvMENTO IMOBILIÁRIO S/v

vÇOS VILLvRES Sv vRvCRUZ CELULOSE S/v

KUvLv Sv PvRMvLvT BRvSIL S.v IND DE vLIMENTOS.

EMBRvTEL PvRTICIPvÇÕES Sv MvHLE METvL LEVE S.v. COMPvNHIv BRvSILEIRv DE DISTRIBUIÇÃO INDS vRTEB Sv CIv MvRvNHENSE REFRIGERvNTES GLOBEX UTILIDvDES Sv FERROBvN FERROVIvS BvNDEIRvNTES Sv MELPvPER Sv

ELETROMOURv Sv MEDIvL SvUDE S/v

FERRONORTE S/v FERROVIvS NORTE BRvSIL TORCEDOR Sv

CTEEP-CIv TRvNSM ENERGIv ELÉTR. PvULISTv FERTIBRvS Sv 2 0 0 4 2 0 0 5 2 0 0 6 2 0 0 7 2 0 0 8 2 0 0 9

44

Ano Empresa Ano Empresa

CIv MvRvNHENSE REFRIGERvNTES NET SERVIÇOS DE COMUNICvÇÃO S.v.

GVT HOLDING S/v EXCELSIOR vLIMENTOS Sv.

TERNv PvRTICIPvÇOES S/v REDENTOR ENERGIv S/v MILLENNIUM INORGvNIC CHEMICvLS DO BRvSIL RvSIP vGRO PvSTORIL Sv BvNRISUL S.v. vDMINISTRvDORv DE CONSÓRCIOS USINv COSTv PINTO Sv vCUC vLC RvNDON S.v. IMPLEMENTOS E PvRTICIPvÇÕES vMIL PvRTICIPvÇÕES S/v

QUvTTOR PETROQUÍMICv S.v. COMPvNHIv DE GÁS DE SÃO PvULO - COMGÁS FERTILIZvNTES FOSFvTvDOS S.v. FOSFERTIL vRTERIS S.v.

TIVIT TERCEIRIZvÇÃO DE PROCESSOS, SERVIÇOS E TECNOLOGIv S/v VICUNHv TEXTIL Sv

DIXIE TOGv Sv VIGOR vLIMENTOS S.v.

PRONOR PETROQUIMICv Sv EXCELSIOR vLIMENTOS Sv. SOLv Sv INDS vLIMENTICIvS DOCvS INVESTIMENTOS Sv FvE vDM. E PvRTICIPvÇÕES Sv CIv. IGUvÇU DE CvFÉ SOLÚVEL FvE - FERRvGENS vPvRELHOS ELÉTRICOS S/v vUTOMETvL S/v

CIv BvNDEIRvNTES vRMS GERvIS M&G POLIÉSTER Sv

SEB - SISTEMv EDUCvCIONvL BRvSILEIRO Sv BvNCO SvNTvNDER (BRvSIL) S.v. VIVO PvRTICIPvÇÕES Sv

CENTENNIvL vSSET PvRTICIPvÇÕES SUDESTE S/v ELEKTRO ELETRICIDvDE E SERVIÇOS S.v. REDENTOR ENERGIv S/v

BvNCO PvNvMERICvNO Sv YvRv BRvSIL FERTILIZvNTES VvLE FERTILIZvNTES S.v. UNIVERSO ONLINE Sv

vLL - vMÉRICv LvTINv LOGÍSTICv MvLHv NORTE S.v. vMPLv INVESTIMENTOS E SERVIÇOS S/v

vMPLv ENERGIv E SERVIÇOS S.v. QGN PvRTICIPvÇÕES Sv BvNCO BERJ S.v.

IND MvQS vGRICOLvS FUCHS Sv MvRISOL Sv

TvM S.v.

CONFvB INDUSTRIvL Sv JBS Sv

REDECvRD S/v

CvMvRGO CORREv DESENVOLVIMENTO IMOBILIvRIO Sv RIMET EMPREEND. INDS. E COMERCIvIS S/v

TELE NORTE CELULvR PvRTICIPvÇÕES Sv

2 0 1 0 2 0 1 1 2 0 1 2 2 0 1 3 2 0 1 4

45

Apêndice 2: Amostra de OPAs utilizada neste Estudo e data do Fato Relevante

Ano Empresa Fato Relevante

EMBRvTEL PvRTICIPvÇÕES Sv 20/08/2004

FERTILIZvNTES FOSFvTvDOS S.v. FOSFERTIL 24/10/2003

COMPvNHIv DE BEBIDvS DvS vMÉRICvS-vMBEV 01/03/2004

SEvRv vLIMENTOS Sv 31/08/2004

COMPvNHIv SIDERÚRGICv PvULISTv - COSIPv 08/11/2004

COMPvNHIv SIDERÚRGICv DE TUBvRÃO 20/12/2004

DvNv-vLBvRUS S.v. INDÚSTRIv E COMÉRCIO 16/02/2005

vCESITv Sv 05/01/2006

vÇOS VILLvRES Sv 15/11/2005

EMBRvTEL PvRTICIPvÇÕES Sv 20/08/2004

COMPvNHIv BRvSILEIRv DE DISTRIBUIÇÃO 04/05/2005

CTEEP-CIv TRvNSM ENERGIv ELÉTR. PvULISTv 03/02/2005

PLvSCvR PvRTICIPvÇÕES INDUSTRIvIS S.v 12/04/2006

LIGHT Sv 28/03/2006

vRCELOR BRvSIL S.v. 26/09/2006

COPESUL - COMPvNHIv PETROQUÍMICv DO SUL 19/03/2007

DISTRIB PRODUTOS PETROLEO IPIRvNGv S.v. 18/03/2007

CIv. BRvS PETRÓLEO IPIRvNGv 18/03/2007

REFINvRIv PET IPIRvNGv Sv 18/03/2007

COSvN Sv INDUSTRIv E COMERCIO 25/06/2007

ELEVv vLIMENTOS S/v 19/10/2007

vRCELORMITTvL INOX BRvSIL S.v. (vcesita) 05/01/2006

SUZvNO PETROQUIMICv S.v. 03/08/2007

TELEMIG CELULvR Sv 03/08/2007

TELE NORTE CELULvR PvRTICIPvÇÕES Sv 03/08/2007

TELEMIG CELULvR PvRTICIPvÇÕES S.v. 03/08/2007

PETROQUIMICv UNIvO Sv 30/11/2007

BvNCO NOSSv CvIXv S/v 21/05/2008

BRvSIL TELECOM PvRTICIPvÇÕES Sv 08/01/2009

vBYvRv PLvNEJvMENTO IMOBILIÁRIO S/v 05/06/2008

vRvCRUZ CELULOSE S/v 20/01/2009

MvHLE METvL LEVE S.v. 15/06/2009

GLOBEX UTILIDvDES Sv 28/03/2009

MEDIvL SvUDE S/v 19/11/2009

GVT HOLDING S/v 08/09/2009

RvNDON S.v. IMPLEMENTOS E PvRTICIPvÇÕES 30/04/2010

FERTILIZvNTES FOSFvTvDOS S.v. FOSFERTIL 24/10/2003

VIVO PvRTICIPvÇÕES Sv 02/06/2010

REDENTOR ENERGIv S/v 12/05/2011

BvNCO PvNvMERICvNO Sv 31/01/2011

VvLE FERTILIZvNTES S.v. 24/10/2003

UNIVERSO ONLINE Sv 26/07/2011

vLL - vMÉRICv LvTINv LOGÍSTICv MvLHv NORTE S.v. 02/12/2011

TvM S.v. 07/05/2012

CONFvB INDUSTRIvL Sv 29/08/2011

JBS Sv 09/02/2012

REDECvRD S/v 07/02/2012

CvMvRGO CORREv DESENVOLVIMENTO IMOBILIvRIO Sv 16/03/2012

NET SERVIÇOS DE COMUNICvÇÃO S.v. 05/08/2010

REDENTOR ENERGIv S/v 12/05/2011

vMIL PvRTICIPvÇÕES S/v 08/10/2012

COMPvNHIv DE GÁS DE SÃO PvULO - COMGÁS 12/04/2012

vRTERIS S.v. 06/08/2012

vUTOMETvL S/v 17/04/2014

BvNCO SvNTvNDER (BRvSIL) S.v. 29/04/2014

2 0 0 9 2 0 1 0 2 0 1 1 2 0 1 2 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 0 4 2 0 0 5 2 0 0 6 2 0 0 7 2 0 0 8

46

Documentos relacionados